Uva passa com iogurte natural integral, mel e nibs de cacau

>> segunda-feira, 20 de julho de 2015

Mais uma sobremesa sem açúcar, sem farinha mas com muito afeto e bem docinha! Quem dá o "toque" especial é o nibs de cacau, que é a semente do cacau fermentada, seca e torrada. É crocante, como as oleaginosas e seu sabor é levemente amargo. Uso da marca Amma, que acho sensancional! Estou tão apaixonada por este ingrediente que aplico em tudo o que posso. Hoje a dica é polvilhar sobre esta deliciosa sobremesa "preto e branco".







Ingrediente para 2 copos de whisky

1 xícara de uva passa
1 xícara de iogurte natural integral
2 colheres de sopa de mel
1 colher de sopa de nibs de cacau

Modo de preparo

Distribua os ingredientes nos copos de whisky, dividindo em porções iguais. Para cada copo: coloque 1/2 xícara de uva passa como base, depois despeje 1/2 xícara de iogurte natural integral e1 colher de sopa de mel sobre o iogurte. Polvilhe 1/2 colher de sopa de nibs de cacau. Está pronta!

Na hora de saborear, misture tudo!


nibs de cacau







Read more...

Crème brûlée

>> segunda-feira, 13 de julho de 2015

Quer fazer bonito na hora da sobremesa? Aí está uma que impressiona: o creme brûlée! Um creme de baunilha aveludado, doce, com uma casquinha crocante de açúcar caramelizado, feito na hora de servir. Um charme e sobremesa deliciosa!


Do Wikipedia:
“Crème brûlée (francês para "creme queimado") (..) uma sobremesa feita com creme de leite, ovos, açúcar e baunilha, com uma crosta de açúcar queimado por um maçarico, (...)."

O segredinho para um Crème brûlée bem sucedido, é utilizar ingredientes na temperatura ambiente e assar em forno baixíssimo, sem pressa. 

Também acho ideal fazer esta sobremesa com 1 dia de antecedência, assim, a consistência e temperatura fica perfeita.


Ingredientes
1 unidade de baunilha em fava
400 ml de leite
500 ml de creme de leite
9 gemas peneiradas
200 gramas de açúcar cristal orgânico
Q.B. açúcar cristal orgânico para caramelizar

Material “especial”
Ramekins ou tigelinhas pequenas e refratárias, que possam ir ao forno para assar em banho-maria.
Maçarico (não recomendo o culinário. A pressão da chama é fraquíssima e demora muito para caramelizar). O meu é este da foto, um maçarico para trabalhos leves de manutenção em geral que também é bom para flambar alimentos de forma prática e rápida. Comprei em uma casa de produtos alimentícios japoneses. Para quem mora em SP, é fácil encontrar no Bairro da Liberdade.




Modo de preparo
Pré aqueça o forno a 165 graus.
Esquente 1 litro d’água para o banho maria.
Em uma panela coloque o creme de leite e o leite.
Abra a fava de baunilha e coloque as sementes e a fava na panela junto com leite e o creme. Leve ao fogo médio, mexendo lentamente, até começar a levantar fervura. Desligue o fogo. Reserve.
Em uma tigela de vidro, bata ligeiramente as gemas com o açúcar.
Adicione aos poucos as gemas, mexendo sempre - de preferência com um fouet. Essa etapa é muito importante! Você deve acrescentar as gemas bem lentamente e mexer constantemente para as gemas não cozinharem.
Peneire essa mistura. Distribua-a entre os ramekins que for levar ao forno.
Coloque os ramekins em uma assadeira, despeje a água quente na assadeira - o suficiente para preenchê-la até a metade.
Leve a assadeira ao forno - já pré aquecido – para que o creme asse em banho-maria. Deixe por aproximadamente 20 a 25 minutos. O ponto correto é quando o centro estiver quase como uma gelatina.
Retire do forno e deixe esfriar completamente. Leve à geladeira somente após estarem em temperatura ambiente. Deixe na geladeira por pelo menos 4 horas. 

Instantes antes de servir, salpique sobre o creme de cada ramekin açúcar orgânico o suficiente para cobrir a superfície do creme. Com o maçarico, caramelize.

Gosto de caramelizar em frente ao convidado: na mesa da refeição, levo o ramekin já sobre uma tábua de madeira e, ao lado do convidado, ligo o maçarico e faço a caramelização. É uma performance! rs rs rs 



Peço para o convidado esperar um pouco para esfriar, cerca de 1 minuto.

Depois é só se deleitar! 






Beijos e boa semana!

Paula

Read more...

Back to TOP