Receitas com bacalhau

>> segunda-feira, 23 de março de 2015

Quatro deliciosas sugestões de pratos usando bacalhau. Para acessar as receitas, basta clicar no título acima das fotos.

Bacalhau de forno rápido ou bacalhau expresso



Bolinho de bacalhau







Bacalhau cremoso








Bacalhau a portuguesa



Read more...

Como dessalgar bacalhau

>> segunda-feira, 16 de março de 2015

Para quem trouxe do mercado aquela bandeja com um belo pedaço de bacalhau coberto de sal, aí vão dois métodos de como dessalgá-lo sem perder a textura e o sabor característico. 


Dessalga em água gelada

É preciso, no mínimo, 12 horas para dessalga com água gelada. Calcule esse tempo antes de usar o bacalhau em sua receita. Apesar de mais demorado, esse método é mantém a textura do bacalhau firme, bem como seu sabor característico. 

Se você comprou o pedaço inteiro do bacalhau, primeiro destaque-o em lascas pequenas, sempre desprezando as espinhas, barbatanas e cauda. Coloque as lascas em uma vasilha, lave-as bem, coe a água. 

Método: Distribua as lascas em um pirex, cubra-as com água bem gelada e pedras de gelo. Leve à geladeira. Substitua a água a cada 3 horas. Se durante esse processo, a noite chegou e é hora de você dormir, não há problema algum no bacalhau ficar de molho na mesma água até o dia seguinte. Contanto que você tenha feito pelo menos 2 trocas de água anteriormente. Passadas 12 horas escorra a água e o bacalhau está pronto para a sua receita!
Destaque o pedaço do bacalhau em lascas, para diminuir o tempo de dessalga.










Distribua as lascas em um pirex, cubra-as com água bem gelada e pedras de gelo. Leve à geladeira. Substitua a água a cada 3 horas. Passadas 12 horas escorra a água e o bacalhau está pronto para a sua receita!

Dessalga em água fervente

Esse método é bem mais rápido que o primeiro. É muito prático, porém, altera levemente a textura e sabor do bacalhau.

Método: ferva 1 litro de água em panela funda, desligue o fogo, despeje o bacalhau desfiado na água e deixe-o por, no máximo, 5 minutos. Coe o bacalhau imediatamente. Lave o bacalhau com água gelada e está pronto para a sua receita.


Dica: Aproveite a água da panela da dessalga para cozinhar as batatas bolinhas. Em fogo médio, deixe-as cozinhando por 10 minutos. Desligue o fogo, coe as batatas e reserve. Sirva junto com sua receita de bacalhau.


Read more...

Pudim de leite condensado

>> segunda-feira, 9 de março de 2015

Este é o pudim de leite condensado mais bonito que já fiz até hoje, graças à nossa querida Sadhia do Artes da Sadhia na cozinha.





A receita original -> AQUI

Read more...

Back to TOP