Peito de frango assado ao molho de laranja com canela

>> domingo, 1 de novembro de 2015

Desenvolvi esta receita em setembro passado, durante minhas férias na roça - local que me estimulou muito a explorar ingredientes o mais natural possível.


Além disso, há alguns meses comecei a ler sobre ‘alimentação de verdade’ que, diga-se de passagem, não tem nada a ver com alimentos “light”, “diet” etc. Aliás, é um assunto para muitas horas de papo. Espero, cada vez mais, desenvolver muitas postagens aqui sobre o tema. Adianto que há rica literatura de autores como: Michael Pollan, Nina Planck, Pat Feldman e Sonia Hirsch.

A propósito, foi Sonia Hirsch quem me inspirou a desenvolver esta receita. Em um de seus livros ela sugere o preparo de frango assado ao molho de laranja e canela. Então, durante minhas férias na roça desenvolvi a receita.

O prato é simplesmente saboroso e perfumado! Prepare-se ao abrir o forno, pois um aroma adocicado irá invadir sua cozinha e casa.



Ingredientes
2 peitos de frango desossados
1 cebola roxa
Sumo de 5 laranjas pêra
5 paus de canela
10 cravos
1 colher de chá de canela

Para marinar:

½ xícara de shoyu (usei o shoyu macrobiótico da marca Daimaru - não contém aromatizantes, corantes nem glutamato e monossódico, sem adição de açúcar e não contém glúten.
1 xícara de vinho branco
1 xícara de água filtrada
Sal e pimenta do reino a gosto


Modo de preparo
Marinar
Na noite anterior ao preparo, faça a marinada dos peitos de frango. Coloque-os em uma vasilha, tempere-os com sal e pimenta do reino a gosto. Despeje sobre eles o shoyu, vinho branco e a água. Esta marinada deve cobrir os peitos de frango. Tampe a vasilha. Leve à geladeira. Deixe descansar de um dia para o outro.


Assar
No dia seguinte à marinada,  calcule 1 hora antes de servir para assar os peitos de frango. 
Faça assim:
Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Utilizando uma peneira , escorra os peitos de frango desprezando o líquido da marinada. Reserve.
Separe a assadeira onde o frango será assado. Um tamanho de assadeira 20cmx20cm é suficiente.
Corte a cebola roxa em rodelas. Disponha as rodelas juntas na assadeira, que servirão de ‘colchão’ para os peitos de frango.
Arrume os peitos de frango em cima das rodelas de cebola.
Despeje o sumo das 5 laranjas sobre os peitos de frango.
Distribua os paus da canela e os cravos pelo sumo das laranjas.
Polvilhe a canela em pó pelo sumo da laranja.
Cubra a assadeira com papel alumínio.

Leve ao forno. Passados 20 minutos, vire os peitos de frango e leve ao forno novamente, deixando-os assar por mais 20 a 30 minutos sem o papel alumínio.
Leva-se de 40 a 50 minutos para assar em forno médio.

Transfira os frangos para uma travessa, despejando um pouco do molho sobre eles. Coloquei as rodelas de cebola por cima. 

Dica para servir: Leve também à mesa uma molheira com o restante do sumo da laranja, cravo e paus de canela. Quem quiser mais molho, tem a opção de servir-se da molheira.

Sirva quente.

*.*.*

Beijos, bom feriado e boa semana!
Paula

13 comentários:

Sefa Gencal 1 de novembro de 2015 17:50  

Merhabalar, ellerinize sağlık. Çok leziz ve çok güzel görünüyor. http://sefagen.blogspot.com.tr

Saygılar.

Bia Costa 2 de novembro de 2015 00:59  

Minha amiga que receita maravilhosa! Obrigada por dividir.

Estudar sobre "alimentação de verdade" é mesmo algo fascinante. Já conhecia alguns dos autores que mencionou.
Amo as combinações de ingredientes, a riqueza de variedades naturais, e tenho tido cada vez menos vontade de consumir muitos tipos de alimentos industrializados.
Bjos

Bia Jubiart 2 de novembro de 2015 10:15  

Paula! Que delícia!!! Tive até a sensação do aroma, amo pratos agridoce,especiarias? Idemmmmmm
Vou tentar fazer com certeza.

Grata pela receita, um bom feriado para vc e família!

Bjooooo

Patricia Merella 2 de novembro de 2015 15:00  

Paulinha, meu marido é Português e ama cozinhar.Ele faz frango com molho de laranja ou abacaxi,mas nunca comi com o toque de canela,adorei! Os set de table são de cá do Ikea,obrigada pelo seu carinho,beijinhos

Marly 2 de novembro de 2015 15:20  

Oi, Paulinha,

Com relação ao Halloween, eu tenho formação presbiteriana, religião que não é lá muita simpática a este festa, que tem origem pagã. Mas, depois que uma amiga foi morar nos EUA e viu que o evento também tem um aspecto de "dia de dar doces às crianças e se divertir com elas" eu passei a fazer menção a ele, dentro desse espírito. Mas também não o comemoro em casa, rsrs.
Já o seu post é bem apropriado, nestes tempos em que buscamos uma alimentação saudável e saborosa. Tenho lido estes autores também e já mencionei a Sonia Hirsche lá no blog. O frango deve ter resultado mesmo supimpa, aromático e delicioso!

Um beijo e boa semana

piteis da dinha 2 de novembro de 2015 16:46  

Vixi que eu já fiquei daqui imaginando mesmo o aroma dessa maravilha ao abrir o forno.
Hummmm, quero experimentar!
Bjsss e um ótimo finalzinho de tarde p/vcs

Evanir 2 de novembro de 2015 20:16  

Durante esse tempo afastada dos blogs
senti muitas saudades de todos que
de alguma forma não deixou por um só dia meu blog sem nenhum comentário.
Agradeço de todo coração pela fidelidade isso não tem preço
uma amizade sem questionamento linda e silenciosa
num carinho de apertar o coração.
Hoje agradeço pelo apoio no silêncio das horas e dos tempos.
Uma semana na paz e na luz de Jesus.
Foi triste meu afastamento
marcado por perdas e lagrimas doloridas,
mas Deus nos da um dia recolhe para sua verdadeira Pátria.
Um beijo carinhoso saudades sem Fim.
Eva..

Sadhia Hage 3 de novembro de 2015 10:13  

oi minha linda tudo bem??? eu gostei muito da receita e adoro este tipo de molho em peito de frango pois deixa a receita com um toque de quero mais e a sua receita esta perfeita bjokas doces e boa semana

Gabriela Rodrigues 3 de novembro de 2015 17:17  

Oi Paula!

Que delícia de receita, mas não tenho paciência de fazer algo de um dia pro outro, é capaz de esquecer os franguinhos na geladeira....rsrs...é melhor eu passar a receita pra minha mãe! rs..

Que alegria ler o que vc me escreveu, que esteve na Pousada dos Anjos!!! Uma delícia a pousada, o café da manhã e a cidade, né??? E como é bom acordar com aquela vista das montanhas!!!! Adorei!!! =)
Conte mais depois de como foi a viagem com as suas fotos, quero ler e ver suas impressões!!!

Agora vc tem que ir pra penedo na Pousada Serra da Mata!! rsrs...

Beijos!!

Marta Moura 3 de novembro de 2015 17:58  

Tenho de experimentar, deve ficar divino!

Andréa 4 de novembro de 2015 18:40  

Paulinha minha linda e querida amiga!

Pra mim uma alimentação de verdade tem que ter cor, aroma e sabor!
Primeiro a gente come com os olhos, depois vem o aroma e por último o sabor, eu pelo menos sou assim, rsrs. Se o sabor me agradar vou longe, rsrs.
Comida tem que ter tempero, como uma boa mineira gosto de comida bem temperada e se for feita no fogão à lenha melhor ainda.
Quando vamos pra roça da minha sogra ela sempre faz frango caipira no fogão à lenha e biscoito frito de polvilho tbm, hummmmmmmm...!
Com ingredientes simples vc fez um frango gourmet, pela receita e foto deve ter ficado maravilhoso!

Beijinhos no seu ♥

Santa Gastronomia 5 de novembro de 2015 20:36  

Adorei está receita! Vou fazê-la como experiência de quem sabe assar o peru de natal com o cravo e a canela, pois a laranja já uso!
bjinhos

Back to TOP