Tomate confit

>> segunda-feira, 29 de junho de 2015



Facinho de preparar e muito saboroso. Foi o acompanhamento do prato principal no nosso jantar do Dia dos Namorados 2015 (estou devendo a postagem da arrumação da mesa). Tomate confit é versátildemais: pode ser colocado em cima de pães e torradas em substituição à manteiga, pode ser recheio recheio de carnes, tortas, massas e pães; ou servir como acompanhamento puro (como eu fiz).



Ingredientes

6 tomates italianos

2 colheres (sopa) de azeite extra-virgem para untar a assadeira
2 colheres  (sopa) de sal marinho
1 colher (chá) de pimenta do reino moída na hora
1 xícara (chá) de azeite extra-virgem de boa qualidade para regar sobre os tomates
1/2 ramo de tomilho
2 talos de manjericão


Modo de Preparo

Pré aqueça o forno a 180º.
Lave bem os tomates, retire a pele, corte-os em 4 no sentido vertical (formando pétalas), retire o miolo e as sementes. Reserve.
Unte com azeite uma assadeira de tamanho suficiente para caber as pétalas dos tomates lado a lado.
Arrume as pétalas dos tomates, sem colocar uma sobre a outra.
Polvilhe o sal e a pimenta do reino sobre os tomates, de forma que todos fiquem temperados.
Despeje a xícara de chá do azeite sobre todos os tomates.
Corte pedaços dos ramos de tomilho e disponha sobre cada um dos tomates.
Corte folhas de manjericão e disponha sobre cada um dos tomates.
Cubra a forma com papel alumínio.
Leve ao forno a 180º por 45 minutos.
Retire o papel alumínio e asse por mais 15 minutos.
Desligue o forno e deixe a forma dentro, por mais 30 minutos.

Estão prontos!

Bom apetite!

17 comentários:

São Ribeiro 29 de junho de 2015 10:12  

Adoro tomate e assim com essas ervas aromáTicas que eu tanto gosto deve ter ficado muito saboroso
Boa semana
bj

Bety 29 de junho de 2015 12:35  

Love tomato confi! Your smell amazing!

Prata da casa 29 de junho de 2015 15:10  

Que delícia esse tomate feito assim. Com as ervas aromáticas, deve ser uma maravilha!
Bjn
Márcia

Andrea Bitencourt 29 de junho de 2015 16:57  

Olá Paula!!
Hmmm...adoro! É o tomate em uma de suas melhores versões de receita!!
Beijos e ótima semana pra ti! =)

Lylia Diógenes 29 de junho de 2015 17:16  

Delícia, Paula, bem aromático.
Bj,
Lylia

Gabriela Rodrigues 30 de junho de 2015 13:10  

Humm, delícia Paula!!!
E mostra sim a mesa do Dia dos Namorados! =)

Beijos!!

Gabriela Rodrigues 1 de julho de 2015 10:59  

Oi Paula!

Super obrigada pelos elogios do meu vídeo! Adorei que vc gostou!!
Só lembrando que o texto não é meu, é da minha amiga Sheila Correia que trabalha aqui comigo!!!
Eu gravo, apresento e edito ;)

Obrigada!!!
beijoss!!
Gábi

Trainee de Cozinheira 1 de julho de 2015 11:23  

Oi Paula!! quanto tempo não visito blogs, mal consigo postar..é que estou sem ajudante e me tornei uma pessoa enjoada demais aí fico tentando com uma, com outra e não,gosto de nada, mas vou continuar tentando, senão fico exausta!! por isso não tenho mais tempo para o blog e nem nada, agora que vi que faz um mês que não coloco nada no blog.
Mas foi bom demais ver vc por lá! e hoje vendo seu confit de tomate me interessei, adoro tomates e vou anotar tudinho prá fazer por aqui, sempre ajuda no lanche do marido!
Bjs
Maura

Andréa 1 de julho de 2015 14:45  

Boa tarde, queria Paula!
Hummmmmmm...que aroma gostoso, hummmmmmmm...!
Facinho de preparar mesmo e pelos ingredientes fica bom demais!

Obrigada pelo comentário no meu blog, amo a sua visita!
Quanto a sua pergunta, o fogão é meu amo coisas rústicas, tenho aqui
na minha pequena cobertura.

Bjs, feliz Julho! ♥

Josy 1 de julho de 2015 16:39  

Ai que delicia Paulinha. Adoro tomates confit, pleo sabor, aroma que ficam enquanto assam, e como vc diz é perfeito para várias receitas. Ficou lindo. Amei sua preparação. Beijinhos miga

Marly 2 de julho de 2015 14:14  

Oi, Paula,

Tomate confit é muito gostoso, prato realmente simples e saboroso. De vez em quando eu o faço também mas, embore eu varie as ervas, no meu não pode faltar alho, rsrs. Que delícia este seu!

Um beijo e - desde já - bom fim de semana!

Ana Claudia 2 de julho de 2015 15:49  

Paula, amo tomate confit! o seu está lindo demais!
beijos

Luma Rosa 4 de julho de 2015 03:46  

Oi, Paula!
Que maravilha!! Imagina se não favoritei! Eu amo tomate. Praticamente como todo dia. Não é preciso muito para ser feliz!! :)
Bom fim de semana!!
Beijus,

Carola 6 de julho de 2015 16:18  

Fantástico....vou fazer com certeza!

Joana 8 de julho de 2015 08:43  

Oi Paula, lindo prato, eu adoro esses alternativos para passar no pão, acho esse um bom substituto para alternar com o tradicional antepasto italiano. Vou fazer. Bjs
Joana

Danni e Lype 12 de julho de 2015 17:34  

Oi Amiga,
ADOREI!!! Parece rápido, fácil e DELICIOSO!!! Vou experimentar...
Grande beijo, Irene

Camila Duarte 25 de julho de 2015 00:16  

Que delícia Paula! Arrasou! Um beijo

Back to TOP