Bolo de coco

>> domingo, 3 de maio de 2015





Essa receita é da queridíssima Andrea do blog Quitutes da Andrea. O bolo ficou delicioso! Obrigada por compartilhar esta gostosura, Andrea! O bolo também ficou bonito e associei ao uso da farinha de trigo São Jorge, que ganhamos no 3º Encontro de Blogueiras, do qual falei aqui. Sou bastante desconfiada em relação a este ingrediente porque pode comprometer toda a receita. Entretanto, a farinha de trigo São Jorge deixou o bolo consistente e fofo. Pode confiar!

Receita da massa do bolo

Ingredientes
3 ovos
2 xícaras de chá de açúcar
2 e 1/2 xícaras de chá de farinha de trigo (usei da marca São Jorge)
50g de coco ralado
100g de manteiga
1 xícara de chá de leite
1 pitada de sal
1 colher de sopa de fermento em pó químico  (usei da marca Nita)

Modo de fazer a massa
Acenda o forno a 180ºC para pré aquece-lo.
Unte com manteiga e farinha de trigo uma forma para bolo, com furo no meio. Reserve.
Retire e despreze a película que envolve as gemas.
Em uma tigela grande, bata as gemas junto com o açúcar. Após a mistura se tornar pastosa, acrescente a manteiga cortada em pedacinhos. Bata novamente até obter um creme claro. 
Adicione o leite e o coco ralado. Mexa incorporando-os ao creme.
Peneire a farinha de trigo sobre essa mistura, mexendo até incorporar. Reserve.
Jogue uma pitadinha de sal nas claras e bata-as até atingir ponto de neve. Adicione à massa do bolo, mexendo delicadamente. Junte o fermento em pó, mexa levemente apenas para misturar à massa.
Despeje na forma.
Leve para assar em forno pré-aquecido 180°C até dourar. Se preciso faça o 'teste do palito'.
Levei 1 hora para assar o bolo.


Cobertura

A receita da cobertura não é a mesma indicada pela Andrea. Usei outra receita  porque estava ansiosa para experimentar os produtos presenteados pela Ducoco. Ficou assim:

Ingredientes
1 vidro de leite de coco da Ducoco
2 pacotes de 100g de coco ralado da Ducoco
um pacote para misturar com os ingredientes
o outro pacote para polvilhar sobre o bolo (usei o úmido e adoçado da Ducoco)
1/2 xícara (chá) de leite
1/2 xícara (chá) de açúcar

Modo de preparo da cobertura
Em uma vasilha misture os ingredientes da cobertura e espalhe sobre o bolo. (Isso mesmo, pessoal! Não vai ao fogo: basta misturar os ingredientes). Polvilhe o coco ralado sobre o bolo já molhado com a cobertura. Sirva em temperatura ambiente ou gelado.

Bolo pronto, logo depois de assado

~.~

* Esse não é publieditorial. É a opinião sincera da blogueira.

15 comentários:

✿ chica 3 de maio de 2015 16:00  

Uma delícia de bolo e sabor! bjs, linda semana,chica

Andréa 3 de maio de 2015 16:27  

Paula minha querida,
que surpresa gostosa! Estou toda fofa em saber que vc fez uma receitinha do meu blog, rsrs.
Obrigada pelo carinho, vc é muito cute e uma querida tbm!
Seu bolo ficou lindo, deu vontade de provar uma fatia, hummmmmmm...!

Tenha um ótimo final de domingo e uma feliz semana!
Bjs ♥

O meu pensamento viaja 4 de maio de 2015 07:09  

Adoro coco, mas, confesso, quando aplicado em bolos , tenho sempre algum receio de que resulte seco.
Não deixarei de testar.
muito obrigada.
beijo da Nina

Marisa Valadas 4 de maio de 2015 07:52  

Eu adoro coco, que delicia de bolo

Patricia Merella 4 de maio de 2015 08:27  

Amiga,para tudooooo!
Tenho que fazer este bolo!
Obrigada por partilhar,
beijinhos

Andrea Bitencourt 4 de maio de 2015 10:13  

Olá Paula!!
Esse bolo está realmente de dar água na boca, agora quem vai ficar pensando nele sou eu!!! rsrsrs
As receitas da Andréa são fonte de inspiração pura!!!
Beijo e uma semana abençoada pra ti! =)

Josy 4 de maio de 2015 10:55  

Paulinha querida, onde tem coco sempre me deixa curiosa e com vontade de fazer rapidamente. Bolo de coco é uma verdadeira delicia e vindo do blog da querida Déia é delicia na certa. Adorei. Beijinhos, ótima semana

Gélia Carvalho 4 de maio de 2015 20:44  

Que delícia minha linda, eu adoro as receitas da Andreia ela arrasa, olha ja usei as duas marcas de farinha que ganhamos e as duas muito boas, ao menos comigo tudo certo.

Beijocas

Dejanira Rodrigues 4 de maio de 2015 21:41  

Hummmm, que deliciaaaa de bolo.!!! Fofissimoooo e molhadinho eh tudo de bommmm. Apreciemmmm.!!!!

A Casa Madeira 5 de maio de 2015 21:53  

É o bolo que mais gosto de comer!
Bom começo de maio.
Janicce.

Fla - Arte na Cozinha 7 de maio de 2015 10:55  

Eu amo essa farinha! Uma pena eu não encontrar aqui em Sorocaba.
Para fazer pães é uma beleza!
O seu bolo ficou lindo!
Bjs

Graça Pereira 8 de maio de 2015 13:21  

Tudo que leve coco...para mim já está aprovado. Na imagem, está uma delícia e vou fazê-lo para este domingo.
Obrigada por partilhar esta receita.
beijo
Graça

Santa Gastronomia 8 de maio de 2015 16:34  

Huuum, Paula!
Deu água na boca! Ou será coco? Rsrs..
Tá lindo mesmo!
Bjinhus..

Regina Melo-Jocknevich 17 de maio de 2015 07:27  

Humm, adoro bolo de coco, e essa receita é simples de fazer, gostei!

Vivi Cherry 3 de junho de 2015 20:12  

Muito boa receita.
Fiquei muito feliz em conhecer seu blog.
bjuxxx
Casa Cherry

Back to TOP