Como dessalgar bacalhau

>> segunda-feira, 16 de março de 2015

Para quem trouxe do mercado aquela bandeja com um belo pedaço de bacalhau coberto de sal, aí vão dois métodos de como dessalgá-lo sem perder a textura e o sabor característico. 


Dessalga em água gelada

É preciso, no mínimo, 12 horas para dessalga com água gelada. Calcule esse tempo antes de usar o bacalhau em sua receita. Apesar de mais demorado, esse método é mantém a textura do bacalhau firme, bem como seu sabor característico. 

Se você comprou o pedaço inteiro do bacalhau, primeiro destaque-o em lascas pequenas, sempre desprezando as espinhas, barbatanas e cauda. Coloque as lascas em uma vasilha, lave-as bem, coe a água. 

Método: Distribua as lascas em um pirex, cubra-as com água bem gelada e pedras de gelo. Leve à geladeira. Substitua a água a cada 3 horas. Se durante esse processo, a noite chegou e é hora de você dormir, não há problema algum no bacalhau ficar de molho na mesma água até o dia seguinte. Contanto que você tenha feito pelo menos 2 trocas de água anteriormente. Passadas 12 horas escorra a água e o bacalhau está pronto para a sua receita!
Destaque o pedaço do bacalhau em lascas, para diminuir o tempo de dessalga.










Distribua as lascas em um pirex, cubra-as com água bem gelada e pedras de gelo. Leve à geladeira. Substitua a água a cada 3 horas. Passadas 12 horas escorra a água e o bacalhau está pronto para a sua receita!

Dessalga em água fervente

Esse método é bem mais rápido que o primeiro. É muito prático, porém, altera levemente a textura e sabor do bacalhau.

Método: ferva 1 litro de água em panela funda, desligue o fogo, despeje o bacalhau desfiado na água e deixe-o por, no máximo, 5 minutos. Coe o bacalhau imediatamente. Lave o bacalhau com água gelada e está pronto para a sua receita.


Dica: Aproveite a água da panela da dessalga para cozinhar as batatas bolinhas. Em fogo médio, deixe-as cozinhando por 10 minutos. Desligue o fogo, coe as batatas e reserve. Sirva junto com sua receita de bacalhau.


8 comentários:

São Ribeiro 16 de março de 2015 11:26  

Assim nunca fiz, quando compro peço para cortar em postas e depois ponho a demolhar com a pele virada para cima, mudo a água 2 vezes por dias , deixo cerca de 24 horas.
Aqui como é uma posta dá mais jeito assim.
Boa semana
bjs

Ana Maria Braga 16 de março de 2015 12:12  

Aprendi aqui a dessalgar. Fazia diferente.
Bjs e boa semana. Obrigada.

Executiva de Panela 16 de março de 2015 13:36  

Oi São! Acabei de aprender com seu comentário como dessalgar o bacalhau em postas. Muito bom! Obrigada! Beijos!

Executiva de Panela 16 de março de 2015 13:37  

Oi Ana Maria Braga! Acho que há várias formas de dessalgar o bacalhau. A sua forma também deve ser boa. Se quiser, compartilhe. Beijos!

Josy 16 de março de 2015 14:23  

Paulinha, muito interessante essa técnica do gelo, ainda mais sabendo que a textura e o sabor não se alteram. Excelente dica amiga. Obrigada. Beijinhos, ótima semana

Andrea Bitencourt 23 de março de 2015 10:51  

Olá Paula!!!
Como filha e neta de portugueses, não dispenso um bom bacalhau!!! Mas o meu preferido de sempre são os bolinhos...hmmmm!!!
Beijos e ótima semana pra ti! =)

Rita Sperchi 30 de março de 2015 20:48  

Hummm amo bacalhau, e nessa pascoa vai bem esse receita é divina tudo de bom bjão pra vc e boa Pascoa


Abraços com carinho!

└──●► *Rita!!

Teresa Newman 31 de março de 2015 10:19  

Boas opções aqui não falta do dessalgar ao preparar do prato. Boa Páscoa!

Back to TOP