Mousse de coco

>> quarta-feira, 25 de junho de 2014



























Ingredientes
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
200 ml de leite de coco (1 garrafinha)
1/2 xícara de chá de água quente (não deixar ferver)
1 envelope de gelatina em pó sem sabor, incolor
1/2 xícara de chá de coco ralado (usei o orgânico da Finococo)

Material
Liquidificador
Copinhos, forminhas ou forma


Modo de preparo
Usando o liquidificador, bata por 1/2 minuto o leite condensado, o creme de leite e o leite de coco. Reserve.

Em seguida, em uma panelinha, esquente a água sem deixar ferver e despeje todo o conteúdo da gelatina em pó. Após a gelatina dissolver na água, adicione este líquido aos demais (no copo do liquidificador) junto com o coco ralado e bata por mais 1/2 minuto.

Despeje a mistura em copinhos, taças, forminhas ou forma grande. 

Leve à geladeira por 5 horas e está pronto!

Para evitar transtornos na hora de desenformar, achei melhor gelar a mousse em copinhos e taças. Decorei com lâminas de coco.


Beijos!
Paula


Read more...

Dia dos Namorados... Azul!

>> sexta-feira, 20 de junho de 2014

No Brasil o Dia dos Namorados é comemorado em 12 de junho. Neste ano de 2014, além do Dia dos Namorados, a data também foi festa de abertura da Copa do Mundo e o primeiro jogo desta Copa: Brasil X Croácia.


Com tantas festas acontecendo simultaneamente, decidi antecipar a comemoração para o fim de semana anterior. Isto acabou prolongando a comemoração, pois a mesa está arrumada até hoje! Tudo o que tive de fazer foi descartar as flores conforme elas iam murchando.

Desta vez, pela primeira vez, optei pela cor azul para a decoração da mesa. Nos últimos tempos tenho notado uma mudança de preferência em minha paleta de cores. De tons terra estou partindo para a paleta magenta que engloba lilás, azul turquesa e amarelo.

Para mim, o azul representa placidez e equilíbrio. É uma cor com base sólida, marcante e tranquila. Como diz a designer de interiores Mon Liu, "a cor azul é excelente para segurança, paz, limpeza, concentração. Dá credibilidade, purifica a alma e lembra o céu e o mar..."

Por todas essas sensações que a cor azul proporciona,  decidi elaborar um Dia dos Namorados Azul!  E aí está o resultado.

Antes de montar a composição desta mesa, pesquisei no Google várias imagens utilizando os termos "mesa azul" ou "table settings blue". As melhores combinações das cores azul e branca eram aquelas com louças brancas (podendo também ser estampada com cor azul), vidros transparente e azul e acessórios prata.
O jogo americano e guardanapos de pano foram um achado na loja de tecidos Cinerama. As flores foram adquiridas no supermercado Pão de Açúcar. Foi um alívio encontrar, no mesmo lugar, flores em tons lilás e rosa tão harmônicos entre si. Isso evitou um garimpo de flores na região Sul de São Paulo que é bem limitada no tocante a variedade e preço. Optei pelos cravos verde claro para contrastar com todas as demais cores da mesa e equilibrar os tons lilás das flores.

Finalmente o tampo da minha mesa está "em ordem" para utilizá-lo sem toalha. Neste ano, contratei o serviço de um carpinteiro para restaurar a mesa porque estava bem judiada. A mesa tem aproximadamente 30 anos; foi comprada pelos meus pais durante minha infância. Vinha acompanhando a família desde então e, num dado momento, eu me apossei dela. Tem um valor especial para mim. Foi a primeira vez, depois da restauração, que fiz uma decoração sem toalha.

E essa é a mesa posta. Fiz bacalhau em postas ao forno e purê de batatas. Como sobremesa, preparei uma mousse de coco que pretendo publicar nas próximas postagens.

Ainda utilizamos esta decoração de mesa por muitos dias. Vejam como fica no café da manhã.



Um beijo a todos e bom fim de semana!
Paula

Read more...

Pavê de frutas

>> domingo, 8 de junho de 2014

Essa receita é tão facinha de preparar que você não precisa mais se preocupar com a sobremesa para o Dia dos Namorados ou para assistir o jogo da Copa, ou até mesmo quando a sogra preparar aquele almoço caprichado e você quiser levar algo. 

Este pavê faz bonito e não requer habilidade alguma na cozinha. Nem mesmo um fogão você precisa ter! É muito fácil preparar este pavê. Você compra os ingredientes e monta! Como diria nossa querida Lylia Diogénes: simples assim!

E vamos lá...













Ingredientes

2 bolos sabor laranja da marca Panco ou Casa Suiça (não usem Pullman porque é muito seco)
1 lata de leite condensado
1 xícara de chá de leite
½ xícara de chá do sumo do limão Taiti
1 colher de sopa das raspas da casca do limão Taiti
1/2 xícara de conhaque ou vinho branco (pode ser doce ou seco)
Frutas que usei (todas previamente higienizadas):
Morangos (cerca de 2 xícaras de chá)
Manga Palmer (1/2 manga cortada em cubinhos pequenos)
Uva Itália (1 xícara)
Uva Thompson roxa (algumas unidades)
Uva Niágara rosada (1 xícara)

Opcional: folha de hortelã para decorar junto das frutas.

Material
Refratário redondo de 25cm de diâmetro ou retangular de 33cm x 20cm


Modo de preparo

1. Higienize todas as frutas. Reserve.

2. Corte o bolo em fatias de 2cm. Arrume as fatias no refratário, dispondo-as de maneira que preencha ao máximo o refratário. Se preciso, corte pequenos pedaços para preencher espaços vazios.

3. Em uma tigela, despeje o leite condensado, o leite, o sumo do limão e o conhaque. Misture-os bem. Depois de incorporado, despeje este líquido sobre as fatias do bolo, já no refratário.

4. Polvilhe as raspas do limão sobre todo o bolo.

5. Agora é hora de adicionar as frutas: retire a folha verde dos morangos, pique-os reservando umas 5 unidades para decorar o pavê. Espalhe os morangos picados sobre o bolo. 

6. Após esse processo, basta adicionar as demais frutas alternadamente, para deixar o pavê com um bonito aspecto.

7. Terminado de dispor todas as frutas. Cubra o refratário com um filme plástico e leve à geladeira. 

Sirva gelado!

Obs.: De um dia para o outro fica mais gostoso, mas pode fazer o pavê com um mínimo de 5 horas de antecedência e manter na geladeira até servir. Também fica bom!

Bom apetite!











Read more...

Dia dos Namorados 2014

>> quinta-feira, 5 de junho de 2014

Ao contrário dos demais países, no Brasil  o Dia dos Namorados é comemorado em 12 de junho.

Além do Dia dos Namorados, no dia 12 de junho teremos também a festa de abertura da Copa do Mundo e o primeiro jogo desta Copa: Brasil X Croácia. Tanto a festa de abertura quanto o primeiro jogo ocorrerão na cidade onde moro, chamada São Paulo.

Muito sabiamente nossa Prefeitura decretou feriado aqui na cidade. Portanto, teremos um pouquinho a mais de tempo para organizar as “festanças”. 

Aos que vão comemorar o Dia dos Namorados em casa, aí vão algumas sugestões de arrumação de mesa para um momento bem romântico e aconchegante!

Se quiser saber mais sobre cada ocasião ou ver mais imagens, basta clicar no título e você será direcionado para a postagem de mostra evento.

Se você vai servir ‘massa’ ou está inspirado na Itália para comemorar a data, aí vai minha dica: decoração “a la Toscana”. Tons terra e cores fortes.


Se seu/sua amada é ‘zen’ e você não quer gastar muito tempo com arrumação, a dica é uma “happy hour” temática, com louças de cerâmica, tons neutros e muita comidinha saudável.


Quem não gosta de pizza? E quem nunca quis adicionar um ingrediente ou outro ao recheio da pizza ‘delivery’? Esta festinha permite isso: uma infinidade de variações no recheio. Arrume a mesa com vários ingredientes e deleite-se com o resultado!








Aos que querem esquentar a casa literalmente, sugiro servir uma fondue. Como a chama do queimador se mantém acesa enquanto a fondue é servida, o ambiente costuma ficar mais “quente”. Ideal para quem está em cidades mais frias nesta época do ano. Minha fondue ainda é a de carne e costumo servi-la com diversos tipos de molho.

Se você quiser mais dicas para organizar seu Dia dos Namorados, dá uma olhadinha também nestas:


Feliz Dia dos Namorados!!!!

Beijos
Paula


Read more...

Back to TOP