Bolo de banana sem açúcar e sem farinha de trigo, com amêndoas

>> domingo, 23 de março de 2014



Este bolo é pouco adocicado porque aproveita apenas a frutose (açúcar das frutas) da banana. A receita não contém açúcar industrializado nem farinha de trigo. Para quem gosta de bolo com pouco doce, o sabor agradará bastante. A aveia substitui a farinha de trigo, conferindo um toque mais saudável. A receita é ideal para quem está em fase de reeducação alimentar e com vontade irresistível de comer um bolinho. (Eu, eu, eu!)


Ingredientes
3 bananas nanicas bem maduras
2 ovos pequenos
1/2 xícara de óleo
1 xícara de aveia em flocos
1 xícara de amêndoas picadas
1 colher (sopa) de fermento em pó
Manteiga e farinha de trigo apenas para untar a forma


Material utilizado para preparo
Liquidificador
Forma para bolo inglês


Modo de preparo
Pré-aqueça o forno a 200º. Unte a forma com manteiga e farinha de trigo.
Coloque as bananas, os ovos e o óleo no copo do liquidificador. Bata até obter uma mistura líquida - isso leva menos que 1 minuto. Adicione a aveia e o fermento em pó. Bata mais um pouco, apenas para incorporá-los à mistura. Por último adicione as amêndoas picadas mas não use o liquidificador senão irá triturá-las. Misture-as à massa utilizando uma colher de pau. Despeje a massa na forma para bolo inglês, que foi previamente untada. Leve ao forno pré-aquecido por aprox. 30 minutos.* Está pronto!

*Como a temperatura varia de forno para forno; após 25min assando, passe a observar o bolo para verificar se ficou pronto.


Bom apetite e boa semana!
Beijos
Paula


Read more...

Sorbet de manga

>> quinta-feira, 13 de março de 2014



Sorbet é uma iguaria gelada preparada à base de frutas e água. É servido entre os pratos de uma refeição, visando limpar o paladar entre eles. 

Também pode ser servido como sobremesa. É pouco calórico, muito saboroso e refrescante. Vai bem em dias quentes. 

Seu preparo é simples e, apesar das receitas indicarem a composição água + fruta + açúcar; incrementei minha receita utilizando vinho branco em vez de água e adicionando raspas de limão após a fase de congelamento. O sabor do vinho e das raspas de limão não sobressaíram ao paladar e conferiram um sabor ainda mais refrescante ao sorbet. Vamos à receita:

Ingredientes
500gr de pedaços de manga bem madura, já descascada e descaroçada (usei manga rosa)
1 limão
50 gr de açúcar
1/4 de xícara de vinho branco seco

Modo de preparo
Em uma tigela, amasse os pedaços da manga, fazendo um purê. Adicione o sumo (coado) de 1 limão, o açúcar e o vinho. Leve ao liquidificador, batendo por alguns segundos. Despeje a mistura em um pote de plástico com tampa, feche-o e leve ao refrigerador por 12 horas.

Após este tempo, retire do refrigerador. Leve a mistura congelada ao liquidificador batendo por alguns segundos, adicione raspas de limão, e está pronto para servir!


* Esta é uma das receitas que preparei com as frutas que trouxe do sítio da minha amiga, que comentei nesta postagem aqui.


Beijos e bom fim de semana!
Paula

Read more...

Uma rede preguiçosa para deitar em Bandeirantes no Paraná

>> domingo, 9 de março de 2014



Sou grande admiradora do período do Carnaval unicamente para descansar! rs Nunca fui chegada ao 'ziriguidum'. Não entendo de desfile, escola de samba, tampouco tenho samba no pé... Entretanto, o período do Carnaval sempre agradou pelo feriado prolongado que proporciona mais dias para descanso.


Mesmo gostando muito dos dias “preguiçosos” de Carnaval, também evito viajar nesta época. Os relatos das viagens deste período não são nada bons: trânsito, acidentes nas estradas, estabelecimentos cheios. Este ano, porém, criei coragem e coloquei o pé na estrada.

Fui para Bandeirantes, cidade no norte do Paraná, estado da região Sul do Brasil. Assim como inúmeras outras cidades do interior brasileiro, Bandeirantes é acanhada. Não possui infraestrutura de transporte nem de lazer e cultura. Alias, se não fosse por um motivo muito especial, talvez jamais conhecesse Bandeirantes.

Esse motivo especial foi visitar a Dina. "A" amiga, sabe? São 20 anos de uma abençoada amizade que consola, dá força, anima e eleva. Amizade boa que engrandece e tranquiliza. Amizade como esta é o elixir do bom humor.

Assim, lá fomos nós conhecer a nova morada desta minha amiga: seu sítio em Bandeirantes. Ah... quanta paz e tranquilidade naquele recanto. Quanta vida naquela terra vermelha. Foram dias de boa música, boa comida e, mais do que tudo, excelente companhia.

O sítio era cercado de plantação de cana e soja. A propósito, pesquisando no Google opções de lazer na cidade, só encontrei a seguinte informação no Desciclopédia: Bandeirantes tem 15.000 pés de cana. rs Sim, Bandeirantes é uma cidade de muita cana-de-açucar e soja; mas a atração desta vez é o pomar no sítio da minha amiga, onde a fatura vai além.

Com árvores e arbustos das mais variadas espécies de frutas e legumes, colhemos do pé banana, abacate, caqui, pera, maracujá, jabuticaba e tantas outras frutas. Reproduzo abaixo as delícias desfrutadas na viagem.

Uma rede preguiçosa para deitar

Mesa de frutas colhidas do pé






Abacate

Banana

Caqui

Jabuticaba

Jaca




Limão


Mamão



Manga

Maracujá


E aqui, a vista da varanda da casa.

Sim, foram dias maravilhosos, verdadeiramente relaxante. Das frutas colhidas surgiram receitas saborosas que pretendo publicar nas próximas postagens.

Seja na folia ou na cozinha, no agito da praia ou tranquilidade do campo, desejo que vocês também tenham passado bons dias de Carnaval!

Beijos e boa semana
Paula

Read more...

Back to TOP