Apiário artesanal Nakatani

>> domingo, 5 de outubro de 2014

É um privilégio buscar um ingrediente direto do produtor. Foi o que fiz dia desses, em busca de mel. Conheci o apiário artesanal Nakatani, em Mogi das Cruzes. Na verdade, além do garimpo de um produto puríssimo e de qualidade, foi também um passeio repleto de aprendizado sobre mel, floradas e abelhas.

























Sempre tento trazer o melhor ingrediente para minha culinária, ou seja, o ingrediente mais puro e natural possível. Ver de perto o cultivo de um determinado ingrediente, faz-me sentir segura sobre sua qualidade. No apiário Nakatani, ao conhecer os processos de produção e também as produtoras (sim, as abelhinhas), tive certeza da pureza do mel.


























Além de aprender sobre a produção do mel, conheci também outros derivados como o pólen, a geleia real e o mel da abelha Jataí. O pólen tem propriedades tão ricas quanto as da geleia real!
Pólen produzido pelas abelhas


Além de produtos alimentícios, lá também é feito velinhas de cera das abelhas.
Velas produzidas com cera das abelhas

No local, ofereceram uma degustação de mel. Os sabores são nitidamente diferentes dependendo do tipo de abelha que produz e da florada.


Além de conhecer mais sobre o mel e seus derivados, fomos até as produtoras dele: as abelhinhas. Conhecemos suas casinhas e como se organizam para fazer essa delícia.


























A apicultura possui um vasto universo de informações. Em uma tarde no apiário artesanal Nakatani aprendi muito. Mesmo sentindo que foi apenas uma "breve percepção" sobre o mundo das abelhinhas, foi o suficiente para encantar-me!
Se você quer conhecer o local, o apiário fica em um sítio em Mogi das Cruzes, a aproximadamente 1 hora de São Paulo, pela Rodovia Ayrton Senna. Recomendo telefonar antes e agendar a visita. Assim, é mais propício encontrar a administradora do apiário, Higussa Nakatani.

Apiário Nakatani 
Chegando em Mogi, pegar a estrada Mogi-Salesópolis (SP 88)
No km 66,2 da SP 88 entre em por estrada discreta, que é de terra. Siga por ela.
Siga as placas "cerâmica" até a entrada do sítio Nakatani.
Bairro Capixinga - Mogi das cruzes - SP
TEL.: (11) 4792-2164 

Coordenadas do GPS:

S 23.5676º x O 46.10201º (entrada para a estrada do Capixinga)

S23.56821º x O 46.09856º (coordenada aproximada do Sítio Nakatani)

~.~

Bom passeio!
Beijos
Paula

9 comentários:

Andréa 6 de outubro de 2014 08:03  

Bom dia minha querida!
Bom demais iniciar a semana com essa postagem maravilhosa!
Super rica a sua postagem, lindas fotos, tudo perfeito, adorei!

Beijinhos e feliz semana junto a sua família ♥

Patricia Merella 6 de outubro de 2014 09:25  

Ola querida
Lindo o post,o mel é tão rico e
precioso.Um privlégio seu,beijinhos

Selma Helena. 6 de outubro de 2014 10:32  

Eita que coisa linda!!!
Mel é saúde!!!
Amei!!!
Beijos!

Gabriela Rodrigues 6 de outubro de 2014 11:41  

Oi!

Eu já fui na Cidade das Abelhas, em Cotia. Tbm aprendi bastante coisa sobre as abelhinhas! Mas confesso que tenho medo delas!!! rsrs...E não sou muito fã de mel, mas pra vc que gosta do natural mesmo, vale a pena ir atrás do original, direto da fonte!! rsrs...Fora que o passeio deve ser bem legal! =)

beijos!!
Gábi

Sadhia Hage 6 de outubro de 2014 12:17  

minha amiga querida tudo bem? querida que maravilha amei e que lindos e delicados aquelas velas estou apaixonada lindissimo post bjokas querida

Josy 6 de outubro de 2014 14:05  

Paulinha querida, adoro seus passeios e seus textos a respeito, pois parece que estamos passeando com vc, tamanha descrição que faz.Que delicia de tarde, adoro mel,e mel puro dificilmente tem quem não goste. Amei as fotos e as velinhas são tão encantadoras! O aroma deve ser super delicado e o mel maravilhoso com certeza. Beijinhos, ótima semana

Marly 6 de outubro de 2014 23:32  

Oi, Paulinha,

Realmente, a boa cozinha não pode abrir mão dos melhores produtos e este mel deve ser de muito boa qualidade. Também achei as velas muito lindas, o post, aliás resultou muito bom, parabéns.

Um beijo

Kátia Brito 7 de outubro de 2014 15:29  

Paula,passei para conhecer voce,pois acabei de ver seu bolo de maçã no blog da Patricia ,o que ja me deu garantias de encontrar muita coisa boa por aqui. Adorei a receita do bolo,vou preparar amanhã, e esse post do Apiário está incrível! Deu muita vontade de ir conhecer... Querida,obrigada por partilhar essas delicias,voltarei sempre. Beijinhos,Katia.

Trainee de Cozinheira 9 de outubro de 2014 16:45  

Eu nunca fui num apiário, mas tem um local aqui na serra que vende um mel produzido por eles muito bom, legal sua dica, quem sabe passando por aí não me arrisco...
bjs
Maura

Back to TOP