O antes e depois de uma varanda

>> terça-feira, 1 de julho de 2014

Ainda não contei aqui como gosto de decoração. É um dos meus hobbies. As revistas que mais compro são voltadas para decoração. Pensando bem, é o único segmento de revista que compro. Neste ano, a propósito, descobri meu designer de interior favorito: o talentosíssimo Sig Bergamin. Quando conheci os projetos dele, me identifiquei muito. Principalmente pelas cores. O Sig é colorido! Além da questão das cores, ele propaga - com muita sabedoria - que decoração não tem tendência. Uma casa deve, na verdade, contar a história do seu dono e mostrar a personalidade dele. Sempre pensei como o Sig, mas achava que era a única.

Bem, essa é apenas uma breve introdução para um tópico do qual pretendo voltar a falar outras vezes aqui no blog. Por enquanto, gostaria de mostrar o antes e o depois da varanda do meu apartamento.

Quando vim morar aqui, um dos meus xodós era a varanda. Entretanto, por um bom tempo não tive oportunidade de "cuidar" dela porque as prioridades eram outras. Por isso, ela ficava ali "esquecida", servindo de depósito de plantinhas, pufe e outros objetos.

O tempo passou e percebi que não conseguiria decorar esse ambiente sozinha. Fui em busca de ajuda. Encontrei a Silvia, decoradora e proprietária da Contemporânea Casa, no bairro do Brooklin em São Paulo. A Silvia deu o "pontapé" inicial à mudança da varanda e, com o passar dos meses, fui complementado com mais alguns vasos e "bichinhos". E vejam só o antes e o depois da varanda.


A varanda é minúscula e de frente para uma avenida muito barulhenta. Por isso não criei um ambiente de estar nela. Em vez disso, optei por alguns objetos, vasos de plantas e vasinhos com ervas. Quem está na sala pode contemplá-la tranquilamente e também sentir o aroma das ervas. A varanda abriga, também, alguns bichinhos. O primeiro que chegou foi o caramujo. Depois de garimpar muito, encontrei-o na Secret de Famille.
Pouco depois veio o par de formiguinhas. Encontramos elas em Ubatuba, na loja Oyporan. De lá, viajaram com a gente até São Paulo e ficaram pela varanda. São feitas de latinha de alumínio. Veja que fofura e criatividade do artista.
Por fim, veio esta minhoquinha da Califórnia, dentro na nossa bagagem. Deixei-a "morando" no vaso do buchinho para ela sinalizar quando a terra estiver ficando seca. (A minhoquinha muda de cor.) Felizmente isso ainda não aconteceu. Sinal que cuido bem das minhas plantinhas. É verdade! Gosto muito delas.
Depois da repaginada na varanda, posso concluir que plantas também são uma das minhas paixões. O que me inibe de povoar meu apartamento com plantas é seu  tamanho reduzido. É muito pequeno mesmo. Sonho em morar em uma casa, repleta de vasos pelo chão e pendurados. Mesmo em casa de campo, acho a integração com plantas fundamental e as teria em ambientes como sala, varanda, cozinha, área de serviço e biblioteca ou escritório.




























E então, gostaram da repaginada na varanda? Vocês também gostam de plantas?

Beijos
Paula

25 comentários:

Guloso e Saudável 1 de julho de 2014 07:20  

Bom dia Paula,
Como a varanda ficou cheia de vida, ficou maravilhosa, adorei a repaginada e os bichinhos em especial a minhoca, linda e muito útil aqui no Ceará.
Boa semana, beijos,
Vânia

Cintya Maria Pedroso Ferrari 1 de julho de 2014 09:00  

Ficou linda sua varanda! E os detalhes (seus bichinhos), super delicados e fofinhos!!!
Também adoro plantas, moro em uma casa e tenho vários vasos e um canteiro que construímos no ano passado, mas ainda acho que ainda preciso comprar mais vasos, pois as plantas trazem vida à nossa casa! O verde faz toda diferença!
Acho que vou seguir seu conselho e buscar a ajuda de um profissional para finalizar o meu projeto...
Bjs e parabéns!!!

Gabriela Rodrigues 1 de julho de 2014 10:29  

Pá....sua varanda é um mimo!! Uma graça!!! =)

Tbm preciso arrumar a minha...mas ainda estamos como vc estava antes, com outras prioridades!!! rsrs...Mas um dia ela será tão aconchegante quanto a sua!!! Pelo menos as plantinhas eu já tenho...aliás, amei essa minhoquinha que muda de cor!! Muito útil e fofinha!!! =)
Sua varanda pega qual sol, da manhã, da tarde ou o dia todo?

Beijos!!!
Gábi

Nice e Ana, temperado com carinho... 1 de julho de 2014 10:34  

Ficou espetacular Paula, lindo d+, cada detalhe mais gracioso que o outro, parabéns !!!, bjs e uma super semana, Ana ♥...

Trainee de Cozinheira 1 de julho de 2014 10:41  

Ideia ótima!! eu tenho uma assim, mas falta repaginar, rsrs, bjs
Maura

São Ribeiro 1 de julho de 2014 13:58  

Adorei a mudança ficou linda.
Bjs

Josy 1 de julho de 2014 15:42  

Paulinha querida, que vc era uma maravilhosa professora de decorações em mesa eu já sabia, mas não sabia que vc tbém era ótima jardineira kkkk Adorei sua varanda, a diferença do antes e depois é gritante, encheu de vida está linda, adorei os bichinhos, em especial a minhoquinha, uma graça. Parabéns, ficou lindo seu cantinho cheio de vida. Beijocas

Cuca 1 de julho de 2014 16:02  

Também gosto muito de plantas para tornar o ambiente da casa mais alegre e vivo! Estou a mudar de casa e tenho que comprar as minhas plantas :)
Adorei as mudanças que fez!! Ficou um cantinho muito especial!

Beijinhos*

Prata da casa 1 de julho de 2014 16:10  

Olá Paula: ficou linda e cheia de vida a sua varanda. Parece um jardim e muito bem cuidado.
Bjn
Márcia

Especiarias Doces 1 de julho de 2014 17:56  

Paula, que linda que ficou a sua varanda! Adorei!
Beijinhos,
Fernanda.

Renata 1 de julho de 2014 19:20  

Oi Paula!

Adorei! Ficou super gostosa e bonita sua varanda. Achei legal você ter colocado os vasinhos de ervas, porque o aroma é super estimulante.
Uma das coisas que mais sinto falta é de ter uma varandinha no apê.

beijos, Renata
palpitandoemtudo

Marly 1 de julho de 2014 20:56  

Oi, Paula,

A sua varanda ficou linda, as plantas são aposta certeira, sempre dão vida e ar de acolhimento aos ambientes. Os bichinhos deram um charme extra. Ah, e o Sig Bergamin é mesmo talentoso!

Um beijo e boa noite

O meu pensamento viaja 2 de julho de 2014 07:02  

Bom dia, Paula, antes da falar na sua varanda, deixe que lhe diga que Partilho da sua opinião - a minha casa reflecte quem a habita, independentemente das tendências e modas.
A varanda , muito bem aproveitada, resultou lindamente, como se de um pequeno jardim se tratasse.
Adoro plantas e, sendo uma exagerada, convivem comigo em todos os espaços. Já tenho publicado fotos que testemunham o que afirmo.
Um grande beijinho da Nina

Denise Rangel 2 de julho de 2014 21:07  

Paula, adorei o resultado! Fiquei curiosa quanto ao chão. Os pedriscos foram colocados soltos?
Minha varanda é igual a sua. Gostei da ideia de pôr as plantas todas em um canto. Ficou um amor!
Beijo, menina

Renata Boechat 2 de julho de 2014 21:41  

Minha amiga, sua varanda está super convidativa, cheia de vida, e os bichinhos deram uma carinha super alegre e descontraída,
Delícia olhar suas plantas, estão lindas, parabéns!

Selene 3 de julho de 2014 06:12  

A varanda que se transformou em jardim!
Ficou linda

Gélia Carvalho 3 de julho de 2014 11:33  

Oi Paula, acho que gosto mais ainda de decorar do que de cozinhar, Eu adoro o Sig Bergamin, mas confesso que tenho uma quedinha pelo João Armentano tb, trabalhei numa loja de móveis para o público AA, e vi muitas casas decoradas por eles, cada mansão!!
Amei sua varanda, vc mora por perto eu moro na região de Interlagos.

Ja tive mais planta,s hoje fiquei com as mais fáceis de cuidar, fiz um jardim lindo no Lava rápido do meu marido, mas depois que parei de ir lá, ja não é mais tão bonito.
vou adorar posts, sobre decoração aqui, bom gosto não lhe falta.

bjs

Gélia

A Paixão da Isa 3 de julho de 2014 17:20  

wuau ficou mt bonita gostei mt bjs bs

Andréa 3 de julho de 2014 18:06  

Paula minha querida,
você é super prendada que Deus te conserve assim. Sua varanda ficou linda, parabéns!
Eu moro em apartamento, não tenho varanda mas tenho plantas nas grades das janelas. Adoro plantas elas dão vida aos ambientes.

Que Jesus te abençoe!
Bjs ♥

Roberta Lito 5 de julho de 2014 20:56  

Paulinha, que vida as plantas trazem para nossa vida, ficou graciosa sua varanda.Beijossss

Andrea Bitencourt 8 de julho de 2014 11:10  

Olá Paula!!
Sua varanda ficou incrível, ótimo aproveitamento de espaço!!
O piso coberto com as pedrinhas deu um charme a mais!!
Adorei seu blog, vou voltar sempre!!!
Beijos!!!!

Beth/Lilás 10 de julho de 2014 23:24  

Paula, que gracinha ficou sua varanda menina! Acho que vou até copiar esta ideia num cantinho que tenho por aqui, adorei!
Olha, vou deixar no final da semana um convite pra você lá no blog, passa lá, ok.
beijos cariocas

Regina Melo-Jocknevich 20 de julho de 2014 13:57  

Olá Paula, tudo bem?

Eu tbém adoro varandas, e achei o máximo a repaginada q fez na sua. Plantas mudam o ambiente completamente, só de olhar pra elas acho que nosso estado de espírito se eleva. Não conheço essa minhoquinha mas ela é muito legal.

Gina 25 de agosto de 2014 00:36  

Adorei, Paula! Que transformação! Contagia qualquer um, até os que não são amantes de plantas.
Uma ótima semana pra você!
Bjs.

Back to TOP