Almôndega

>> sexta-feira, 11 de julho de 2014

Tentei algumas receitas de almôndegas até chegar a esta. Entre erros e acertos, aprendi algumas peculiaridades sobre este simples bolinho de carne. O pão francês é ingrediente fundamental para dar leveza ao bolinho; e a cebola tem de ser bem picadinha, miudinha mesmo, para não sobressair.


Ingredientes

500gr de carne moída (usei patinho). Peça para o açougueiro moer 2 vezes.
1 pão francês amanhecido
1/2 xícara de leite
1 ovo
1 cebola tamanho médio bem picadinha
2 dentes de alho bem amassados
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Noz moscada a gosto

Retire a casca do pão francês, jogue a casca fora, parta o pão em pedaços pequenos e deixe de molho no leite por 5 minutos. Esprema bem e reserve o pão. Deite fora o leite.

Em uma vasilha coloque a carne moída, o pão espremido, a cebola, o alho e o ovo inteiro. Misture bem. Tempere com sal, pimenta do reino e noz moscada. Torne a misturar, incorporando todos os ingredientes com os temperos.

Faça bolinhas e leve à geladeira por 1 hora.

Frite em óleo quente.

Pode servir com molho de tomate ou só frita.

~.~

Bom apetite!

Beijos
Paula

11 comentários:

✿ chica 11 de julho de 2014 08:03  

Essa receita é muito legal.Simples e todos gostam, ainda mais as crianças! bjs, lindo fds! chica

São Ribeiro 11 de julho de 2014 09:31  

Gosto tanto e essas tem um aspecto delicioso
Bom fim de semana
bjs

D Augusto 11 de julho de 2014 19:39  

Adoro almondegas. Eu gosto muito de assá-las tb. Ficam ótimas. Essa semana estava pesquisando fotos de mesa de casamento com bolo e achei uma linda aqui no seu blog. Acho que um aniversário de 40 anos. Está super salva na minha pastinha de inspirações rsrsrs.

Beijos

Andrea Bitencourt 12 de julho de 2014 01:43  

Hmmmm...adoro!!! Fiquei com água na boca!!!! Beijos e ótimo final de semana! =)

Beth/Lilás 13 de julho de 2014 00:50  

Humm Paula, saio daqui com água na boca e a lembrança olfativa e afetiva das almôndegas que minha fazia na infância, eram assim também, com pãozinho e cebola picadinha. Delícias!
Olha, tem um convite pra você lá no meu Blog, passa lá para ver, ok.
beijos cariocas


Guloso e Saudável 14 de julho de 2014 05:42  

Bom dia Paula,
Huumm, que deliciosa refeição, ficaram lindas estas almondegas, ótima receita.
Beijo, boa semana,
Vânia

Michelle Hernandez 15 de julho de 2014 17:28  

Paula
Levei sua receita e achei curioso o pão francês, deve ficar mais levinha.
Outro dia fiz uma que levava farinha, mas ficou borrachuda. Eu adoro almôndegas com espaguete :)
Besitos

Algodão Tão Doce 20 de julho de 2014 17:10  

A amizade nos faz ver o mundo com olhos novos.
Feliz dia do amigo!!!!!
Beijos Marie.

Gélia Carvalho 22 de julho de 2014 10:53  

Oi Paula, eu adoro este bolinho e me lembro bem da minha mãe colocando o pão na receita, aqui em casa esta receita é feita pelo maridão.
ficou linda as fotos.

bjs

Gélia

Trainee de Cozinheira 25 de julho de 2014 21:39  

Oi Paula!!
Gostei das almôndegas, estava pensando em fazer umas prá mim, são práticas, adorei!! bjs
Maura

Carol Vieira 28 de julho de 2014 13:17  

Paula, eu adorooo almôndegas e faço justamente assim. Geralmente não como fora de casa, então faço em casa para saborear com calma, rs.

Ficou com uma cara boa as almôndegas.

Beijos :o)

Back to TOP