Gelatina com frutas

>> quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Veni, vidi, vici (em português: "Vim, vi, venci") foi a frase que pensei quando desenformei esta gelatina. É das sobremesas mais bonitas que conheço. Por isso, desde a primeira vez que a vi, quis prepará-la. Foram tentativas frustrantes até chegar a esta receita que transmito para vocês. Em resumo, não basta apenas diminuir a quantidade de água no preparo desta gelatina. É necessário também "dar mais liga" já que as frutas são aquosas. Então complementei a receita com gelatina em pó incolor e o resultado está nesse ensaio fotográfico!


























Ingredientes
2 caixas de gelatina de abacaxi
1 caixa de gelatina de pêssego
1 1/2 colher de chá de gelatina sem sabor
2 colheres de sopa de açúcar
Frutas de sua preferência cortadas em cubinhos
Usei:
1/2 mamão Papaya
1 manga Tommy 
algumas uvas verdes Thompson
algumas uvas Niágara
algumas amoras
capuchinhas laranjas (flores comestíveis)
folhas grandes de manjericão

Material necessário:
Travessas (de preferência de vidro) para a gelatina líquida, concha para despejar a gelatina aos poucos, uma forma que proporcione desenformar a gelatina.

























Modo de preparar:
Gelatina de abacaxi: em uma travessa, despeje os dois pacotes da gelatina de abacaxi em pó, 1 colher de sopa de açúcar e 1 colher de chá da gelatina em pó. Prepare de acordo com a instrução da embalagem com o cuidado de reduzir 100ml de água para cada caixa da gelatina. Então, para as 2 embalagens da gelatina, o total de água é 1000ml; mas reduz-se para 800ml.

Gelatina de pêssego: em outra travessa, despeje o pacote da gelatina de pêssego em pó, 1 colher de sopa de açúcar e 1/2 colher de chá da gelatina em pó. Prepare de acordo com a instrução da embalagem com o cuidado de reduzir 100ml de água para cada caixa da gelatina. Então, sendo 1 embalagem da gelatina, o total de água é 500ml; mas reduz-se para 400ml

Reserve as gelatinas e pique as frutas.

























Montagem:
Não é possível preparar esta gelatina de uma só vez, despejando todo o líquido em uma forma e depois colocando as frutas. Bem, é possível sim. A gelatina endurece normalmente MAS as frutas se amontoarão todas no fundo da forma, se amontoando. Então o efeito visual não fica bonito. 

Por isso, é preciso prepará-la aos poucos. Por etapas. Na primeira etapa, preencha a forma com no máximo 2cm da gelatina de pêssego. Utilize a concha para fazê-lo. Depois, disponha as frutas e flores. Se você gosta bem enfeitado, forme um padrão na disposição das cores e tipos de frutas. Na minha primeira camada, utilizei as capuchinhas, morangos, uvas roxas pequenas e amoras. Estando as frutas (e flores) bem dispostas, leve à geladeira por 30 minutos ou até endurecer. O restante da gelatina e das frutas devem estar em temperatura ambiente, aguardando.

Na segunda etapa, repete o mesmo processo porém acrescentando mais gelatina de pêssego e adicionando a gelatina de abacaxi. Nesta etapa acrescentei o mamão e a manga cortados em cubos pequenos, junto das demais frutas. Novamente, leve à geladeira por 30 minutos ou até endurecer. 

Na terceira e última etapa repita o processo mas, desta vez, despejando toda a gelatina e utilizando toda a fruta restante. Leve à geladeira de um dia para outro e está pronta!

























Para desenformar:
Ferva água suficiente para banhar metade da forma da gelatina. Despeje a água fervente em uma panela grande ou em qualquer recipiente onde você possa colocar a forma da gelatina sobre ele sem que transborde. Retire a forma da geladeira e coloque-a imediatamente sobre a água fervente. Deixe por alguns segundos (só alguns segundos senão a gelatina derrete) e vire a forma sobre um prato. A gelatina se desprenderá facilmente da forma!

Et voilà! Está pronta a gelatina!

























Um beijo e um excelente final de semana! 
Paula


Ahhh... Boa sorte aos candidatos do Enem! Um pedacinho desta gelatina para vocês!


~.~

Read more...

Manga com canela, mel e iogurte natural - uma surpresa!

>> quinta-feira, 17 de outubro de 2013



Eureca!!! Aí está minha "obra prima" de sobremesa primaveril. Ela é "light", saudável, doce, seu sabor é exótico, é bonita, muito saborosa, refrescante e... fácil de preparar! Uma surpresa de manga com canela, mel e iogurte natural.

Para as duas porções da foto acima, usei uma manga Tommy, um copo de 190gr de iogurte natural, uma colher de sopa (rasa) de canela e 1/4 de xícara de chá de mel. Como preparar: misture o iogurte com mel, reserve. Descasque a manga, pique-a em pedacinhos. É provável que vá formar um purê e suco. Junte tudo (o purê, os pedacinhos e o suco) e reserve. Agora é só montar.

Divida cada porção em dois, colocando-as nos copos de whisky nesta ordem: primeiro o purê, os pedacinhos e o suco da manga, depois a canela polvilhada sobre a manga.  Cuidadosamente despeje o iogurte sobre a manga e a canela. Está pronto!

Sobre o iogurte despejei um fio de mel e decorei com a capuchinha, flor comestível . Comemos tudo! Até a capuchinha!

Beijos e bom fim de semana!
Paula

Read more...

Bolo de limão cravo

>> sábado, 12 de outubro de 2013

Limão cravo é aquele limão de cor laranja bem forte. Sua casa tem manchas esbranquiçadas e ressecadas dando a impressão de que não está bom, mas é só impressão. Quando ele está passado, sua casca escurece, mofa e ele fica bem enrugado. O limão cravo é mais macio que os demais tipos de limão e, apesar de ácido, é também menos azedo que os demais. Em chácaras e sítios paulistanos sua colheita é farta. É bastante comum a sua distribuição entre amigos, parentes, vizinhos e conhecidos.

Seu sumo pode ser usado em molho de saladas, molho para peixes e carnes. Sua casca e bago se transforma em compotas, geleias, doces e tantas outras variações culinárias.

Hoje, minha sugestão para um bom aproveitamento do limão cravo é esse bolinho simples. Confesso que antes da preparação estava  bastante apreensiva em relação à acidez do bolo. Mas, ao primeiro bocado, constatei que a combinação do limão cravo com os demais ingredientes resultou em um sabor muito discreto e suave. Nem parecia bolo de limão! Portanto, é mais uma receita que recomendo sem medo de "errar a mão".




Ingredientes
1/2 xícara de chá de leite
1/2 xícara de chá do suco do limão cravo
3 xícaras de chá de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de sal
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de raspas de casca do limão cravo
200g de manteiga em temperatura ambiente
2 xícaras (chá) de açúcar
4 ovos
manteiga e farinha para untar as formas

Material necessário
3 tigelas, peneira, batedeira, 2 formas para bolo inglês, colheres e xícaras medidoras.

Modo de preparo
1. Unte com manteiga e farinha 2 formas para bolo inglês. Reserve.
2. Pré-aqueça o forno a 180ºC.
3. Em uma das tigelas, misture o leite e o suco de limão. Reserve.
4. Em outra tigela peneire a farinha de trigo, o sal e o fermento em pó. Adicione as raspas de limão. Reserve.
5. Em outra tigela para a batedeira, coloque a manteiga e o açúcar. Bata em velocidade média até a mistura estar bem cremosa, acrescente os ovos um a um, batendo bem após cada adição. Abaixe a velocidade da batedeira ao mínimo e acrescente, alternadamente e em 3 adições, a mistura de leite e a farinha, terminando com a mistura da farinha.
6. Divida a massa nas duas formas e leve ao forno por cerca de 40 minutos, teste com um palito para verificar o ponto do bolo.

Deixe esfriar por 10 minutos e retire-os das formas deixando-os esfriar completamente.

Bom apetite!

Beijos e bom fim de semana!
Paula

Read more...

JUBIART – biojóia brasileira ou "Brazilian biojewelry"

>> domingo, 6 de outubro de 2013

Ainda pretendo fazer uma postagem com minhas reflexões sobre o que é exercer a função de executiva. Por enquanto e em resumo, digo que é bom. Mesmo rodeada pela seriedade e gravidade no que tange tomada de decisões que impactam diretamente em pais e mães de família; não é fácil mas é bom.


Se você está diariamente dentro da sala de aula de uma graduação, pós-graduação, MBA, curso de extensão ou - que seja - fazendo qualquer esforço honesto para aprimorar seus conhecimentos, se atualizar e, sobretudo, obter melhores condições na carreira: vá em frente! 

É muito bom colher frutos do próprio esforço e trabalho. Produzir é uma glória! Materialmente falando, você poderá realizar sonhos, adquirir produtos e serviços (objetos do seu desejo) e – o mais bacana de tudo – ajudar pessoas ao seu redor. 

Ainda materialmente falando porém, há coisas neste contexto de consumo que, infelizmente,  você nunca conseguirá comprar: o bom atendimento e generosidade.

Essas duas formas de comportamento não dependem de dinheiro em si. Não há negociação nisso. Dependem exclusivamente de quem está do outro lado, daquele que recebe você para atender-lhe e lhe dar o que é desejado.

Que o diga Oprah Winfrey pelo tratamento que sofreu em uma loja de luxo de Zurique, na Suiça, em julho deste ano. Oprah é uma milionária apresentadora da televisão americana que, estando em Zurique, decidiu dar um passeio pelas ruas e visitar lojas exclusivas de lá. Oprah, ao pedir a uma vendedora para ver uma bolsa exposta em uma vitrine, recebeu um “não” com o complemento de que a bolsa era “cara demais”. Pois é, dinheiro não compra bom atendimento.

Por isso faço questão de indicar o local que tem generosidade e bom atendimento. É bom adquirir algo em que junto vem um atendimento carinhoso e alegre.

Hoje indico uma loja que não conheço fisicamente. Estou há 2.000 km de distância dela e ainda assim, ao comprar lá, adquiri não só produtos de qualidade, mas uma série de sensações gostosas.

Jubiart

Biojóias brasileiras ou Brazilian biojewelry

Se o Brasil tivesse um coração, eu diria que está localizado no Estado de Tocantins, que fica bem no meio do País. É lá que esta charmosa loja reflete tão bem as riquezas naturais que o Brasil oferece.

Os produtos são muito especiais, trata-se de artesanato feito à mão, com fibras, sementes e materiais extraídos da flora brasileira. Em especial da região da Amazônia, que todos nós já ouvimos falar.

Estar fisicamente longe da Jubiart não é problema. A loja online funciona perfeitamente bem. Minhas encomendas sempre vieram pelos Correios, intactas. Além disso, quando o pacote chega, além da encomenda, chega também carinho, atenção e generosidade. A caixa de compras da Jubiart contém deliciosas vibrações.

O endereço da loja online da Jubiart: http://www.jubiart.com.br/

E o que é que a Jubiart tem?

* Biojóias: brincos, colares, anéis, acessórios para o cabelo, ...
* Marcadores de livros, chaveiros, porta-chaves, ...
* Enfeites para decoração da casa como vasos, móbiles, mensageiros da natureza...
* Utensílios domésticos como porta copos, descanso de panelas, cestos e travessas.

Todos os itens são feitos a mão por competentes artesãs - verdadeiras artistas. A matéria-prima é composta de fibras, sementes, cascas e pedras. Tudo extraído da flora brasileira e tudo sustentável.

Aqui estão alguns itens que já adquiri da Jubiart.

PORTA COPOS






PALITO PARA PRENDER CABELO
















DESCANSO DE PANELA e CHAVEIROS













Junto com a encomenda, a Jubiart envia orientações de todos os produto adquiridos. São bilhetinhos impressos informando a composição de todo objeto adquirido e de como cuidar dele. Ah... Também chega cartão carinhoso com dizeres da Bia.
















.
E quem é a verdadeira joia da Jubiart?

É a mulher, mãe, esposa, amiga e empreendedora! É a Bia. Sou fã desta empresária pela transparência, simplicidade e competência no que faz. A Bia transfere eficiência e qualidade desde o primeiro contato até o pós-venda. Tive oportunidade de conhecê-la pessoalmente quando veio a São Paulo receber o merecido prêmio do Sebrae de “Mulher de Negócios/categoria Empreendedora Individual”.

Tivemos um encontro rápido, mas como tudo o que a Bia faz, deixou generosidade, carinho e aprendizado para mim. A Bia trouxe estes e mais alguns presentinhos que guardo com carinho (e ciúmes): um livro excelente sobre mulheres brasileiras com destaque no exterior, inclusive. Pude saber mais sobre Bidu Sayão, Gisele Bündchen e outras mulheres conhecidas internacionalmente. Comidinhas: feijãozinho minúsculo e castanha do pará - ainda farei postagem deles, e outras coisinhas mimosas.


O final de ano está chegando e junto vem as festas e época de presentear e demonstrar nossa gratidão às pessoas queridas. Fica aqui minha sugestão de presentear de forma original, exótica e bonita. Para contato com a Jubiart:



contato:  biaarte@hotmail.com


Boas compras!

Beijos

Paula

NOTA: Isso não é um "publieditorial" ou postagem paga, tampouco um anúncio. É minha opinião de consumidora e cliente da loja.


Read more...

Back to TOP