Chocolate quente

>> quarta-feira, 31 de julho de 2013

É assim que gosto de chocolate quente: bem denso! Foi em Campos do Jordão, a convite de minha sogra, que beberiquei esta delícia pela primeira vez. Há alguns anos passeávamos por lá quando ela me convidou para tomar chocolate quente. Levou-me em uma loja de chocolates muito charmosa: com decoração provençal e aconchegante. Afastada da parte central da cidade, a loja era muito tranquila também. Infelizmente minha memória é péssima para nomes próprios e não lembro o nome da loja. Mas foi lá que provei o chocolate quente que mais gosto: denso, quente e "meio amargo". Desde então vinha testando misturas entre chocolate em pó, em barra e leite. Fiz um verdadeiro 'laboratório' para encontrar a fórmula daquela bebida. Encontrei nesse ano e repasso para vocês.



As medidas abaixo dão para 2 xícaras de café, ou seja, para você e o(a) amado(a)! Para quem gosta de chocolate quente denso, esta bebida fica tão gostosa que corre-se o risco de perder o controle. Por isso é melhor fazer pouquinho mesmo.

Os ingredientes tem de ser de qualidade! Chocolate bom com leite bom. Usei chocolate Amaro da Lacta, com 43% de cacau e leite integral da marca Molico (não é o leite em pó). Modo de preparo: derreti 65 gramas do chocolate em banho maria e esquentei 75 gramas do leite sem deixar ferver. Tudo medido na balança! Despejei metade do chocolate em uma xícara e outra metade na outra. Completei com o leite e - com uma colherzinha de pau - mexi, mexi... até o chocolate incorporar com o leite e transformar-se em um líquido denso. Ficou pronto!

Sentei-me com o marido no sofá, cada um com sua xicrinha na mão e...



Beijos,
Paula


Read more...

Tacos mexicanos

>> sábado, 27 de julho de 2013

Comidinha para esquentar neste frio daqui de São Paulo. Nutritiva e apetitosa. O preparo é tão rápido, que é ideal para quem não quer ficar muito tempo longe do sofá, debaixo das cobertas. Agora vocês já sabem por onde ando ultimamente neste inverno. rs Aqui em casa já tinha a massa pronta do taco, da marca Casa Fiesta. Daí bastou preparar o recheio de carne moída, da receita aqui embaixo.



Taco mexicano 
Tempo de preparo: 1 hora
Rende 6 tacos

Ingredientes do recheio de carne moída
1/2 kilo de carne moída (usei patinho)
1/2 cebola grande cortada em cubinhos
2 dentes de alho amassados
folha de louro
1 colher de sopa de molho inglês
pimenta do reino
sal
óleo
pimenta dedo de moça (opcional) cortada em rodelas finas

Modo de preparo
Refogue a cebola no óleo fazendo assim:  leve uma caçarola pequena ao fogo médio, despeje 3 colheres de sopa de óleo, junte a cebola. Misture levemente. Quando a cebola ficar transparente, adicione os 2 dentes de alho. Mexa por poucos segundos, no máximo até o alho dourar levemente. Despeje a carne moída no refogado, adicionando também 1 ou 2 folhas de louro. Mexa sempre. Quando toda a carne adquirir coloração de cozimento (amarronzada), adicione os temperos: 1 colher de sopa de molho inglês, 1 colher de café de molho inglês, 1 colher de chá de sal e, se for usar, 1 colher de sopa rasa da pimenta dedo de moça. Incorpore todo este tempero à carne, mexendo por alguns segundos e está pronto o recheio!

Para a montagem do taco, basta seguir as instruções da embalagem, ou seja, assar os tacos em forno baixo ou 180º C por 5 minutos. Ao retirá-los do forno, coloque-os no prato ou travessa onde serão servidos. Recheie um por um com a carne moída. Pode incrementar o recheio salpicando alface cortada em tiras pequenas e curtas, e também polvilhando queijo parmesão sobre o recheio de carne moída.

~.~

Beijinho e boa semana para nós!
Paula

Read more...

Cocada de corte

>> quarta-feira, 24 de julho de 2013

É um menino! E graças a Deus saudável! Parabéns aos pais! A chegada do bebê real me fez refletir sobre a alegria que a humanidade sente com o nascimento. É uma celebração social! Familiares, amigos, vizinhos, colegas de trabalho e até mesmo meros conhecidos se alegram com a chegada de um bebê. Acho bonita esta tradição, que demonstra como desejamos vida!


Hoje trago uma deliciosa receita de cocada de corte. Impossível comer um pedacinho só. Atenção, porém, para este detalhe: tenho por hábito reduzir as medidas de açúcar indicadas nas receitas. No caso desta receita não dá para fazer isso porque o açúcar "dá a liga" na cocada deixando-a macia e firme. Não reduza a medida senão ela não "endurece" e fica grudenta,  ok?




Cocada de corte

Ingredientes
1 lata de leite condensado
2 medidas (da lata) de açúcar
2 xícaras de coco em flocos (ou 100g de coco ralado)
manteiga para untar

Modo de Preparo
Unte com a manteiga uma superfície lisa e limpa. Após a mistura da cocada ir ao fogo, você terá de despejá-la nesta superfície. Em uma panela, junte o leite condensado, o açúcar e o coco em flocos (ou ralado). Leve ao fogo baixo, mexendo sempre. Quando desprender do fundo da panela está pronto. Despeje imediatamente sobre a superfície lisa previamente untada e nivele. Para nivelar você pode utilizar uma colher grande, ou mesmo um rolo de massas. Em ambos os casos estes utensílios devem estar untados. Deixe esfriar e corte na forma de sua preferência: quadrados, losangos (da foto), etc    Está pronta a sua cocada!

Depois me diga se é possível comer um pedacinho só dela, ok?


Um beijo
Paula

Read more...

Enquanto o bebê real não chega... Londres!

>> sábado, 20 de julho de 2013

E aí pessoal? O bebezinho real da Inglaterra é menino ou menina? Acho que é um menininho. Enquanto a mídia aguarda ansiosa lá na frente do hospital, até passando por trotes com sósias; eu, daqui, deixo-vos estas fotos dos dias que passei lá em Londres. Ahhh... Cidade originalíssima e muito, muito encantadora.

Londres reúne aqueles ônibus vermelhos de dois andares e os táxis (cabs) pretos, clássicos e muito charmosos - considerados os melhores táxis do mundo! Ambos "marcas registradas" da cidade.




























 Há muitos restaurantes, lojas e pubs ("bares"com lindas fachadas, cheias de detalhes decorativos combinando entre si.  Cativam o olhar.
Ao ver esta placa, cheia de opções, decidi ir para o "Green Park".

 Chegando lá, olhem só que espetáculo de jardim encontrei. Através de um amigo meu que mora em Londres, soube que os ingleses apreciam muito a jardinagem.

Também encontrei um 'afoito' morador, aberto à novas amizades. Tanto é que ele chegou bem pertinho para tirar foto.


 Esses moradores do parque pareciam sentir frio. Não quis incomodar já que o 'bicudo" estava com cara de "poucos amigos".

Esta ruela, a "alley", é uma das muitas passagens estreitas que tem por Londres. Carros não passam. Só pessoas e ciclistas. Circulei por ela bastante, para ir e voltar ao albergue da juventude onde me hospedei.
A placa abaixo fica em frente ao albergue "Holland Park" onde me hospedei. O local tem muita história, sem dúvida, mas pouco espaço. Os quartos... afff.... muito apertados! Dormi em um quarto com 12 camas - isso mesmo, 12 - e totalmente ocupadas por moças e senhoras! Valeu, porém hoje sou adepta do modesto mas privativo estilo da rede Formule 1 e Ibis.

























Os pontos turísticos mais comuns em London como o Big Ben,  London Eye (roda gigante-sca) e o Palácio de Buckingham podem ser facilmente vistos através de buscas no Google. Eu, como de hábito, quero mostrar para vocês coisas que vi.

Beijos na expectativa pela chegada do bebezinho real!
Paula


Read more...

Uma fondue tropical lá na Revista Vida Todo Dia!

>> terça-feira, 9 de julho de 2013

Estou me sentindo muito feliz com esse meu momento de fama! A Larissa Banister, brasileira linda e super competente que mora na Inglaterra e edita a revista VIDA TODO DIA, me convidou para contribuir com essa revista deliciosa, repleta de assuntos voltados ao público feminino. Lá tem moda, beleza, festas, vida profissional, viagens, culinária e muitos outros temas abordados de forma leve e agradável de se ler.

Nesta edição, contribuo com uma fondue tropical - uma sugestão aconchegante e colorida para receber os amigos neste inverno.









Vai lá conferir esta fondue e outras belezuras de várias blogueiras talentosíssimas e queridas.

É só clicar aqui.


~.~

Beijos!
Paula

Read more...

Bolo de coco macio

>> terça-feira, 2 de julho de 2013








Mais uma receita que vai para minha lista 'top 10'. Encontrei-a aqui e confesso que, enquanto lia seu modo de preparo, fiquei bastante desconfiada. Afinal tudo parecia simples demais. Tanto é que, ao verter a massa na forma, pensei comigo mesma: "Hmmmm... Isso não vai dar certo." Porém, que alegria ver - depois de exatos 35 minutos - um bolo lindo e crescido sair do forno! Mais alegria ainda foi provar o primeiro bocado... Depois o segundo, o terceiro... rs  E foi assim minha história como esse bolo de coco feliz! Bolo boníssimo! Pode confiar!

Ingredientes

Massa
3 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
100 g de margarina
1 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de fermento em pó

Cobertura
1 vidro de leite de coco
2 pacotes de 100g de coco ralado:
   um pacote  para misturar com os ingredientes
   o outro pacote para polvilhar sobre o bolo
1/2 xícara (chá) de leite
1/2 xícara (chá) de açúcar


Modo de Preparo da massa

Acenda o forno a 180º para pré-aquecê-lo. Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador, exceto o fermento e a farinha. Transfira o líquido batido no liquidificador para uma vasilha. Adicione a farinha e o fermento e mexa delicadamente. Despeje essa mistura em uma forma de 32x25 cm, já untada com margarina e farinha de trigo. Leve ao forno médio por aproximadamente 35 minutos ou até dourar. Retire do forno e faça furos com um garfo por todo o bolo. 

Agora, ao preparo da cobertura

Em uma vasilha misture os ingredientes da cobertura e espalhe sobre o bolo. (Isso mesmo, pessoal! Não vai o fogo nem nada: basta misturar os ingredientes).  Polvilhe coco ralado sobre o bolo já molhado com a cobertura. Sirva em temperatura ambiente ou gelado e...

Bom apetite!



~.~

Próxima terça-feira, dia 9 de julho é feriado civil aqui no Estado de São Paulo. Um feriado em memória ao dia em que o povo paulista pegou em armas para lutar pelo regime democrático no País na chamada Revolução Constitucionalista de 1932. Mais uma das inúmeras datas que nos fazem refletir mais um pouquinho sobre a coragem do nosso povo trabalhador.


Nos vemos após o feriado! Até lá, tudo de bom para vocês!


Beijos
Paula

Read more...

Back to TOP