Festa pizza em casa

>> sábado, 22 de junho de 2013



Fácil de organizar, versátil e agrada à maioria: festinha com pizza! Funciona assim: basta disponibilizar recheios variados e complementos como cebola, azeitona, tomate...  e cada um monta a sua pizza de acordo com seu gosto pessoal. É bom até para os amigos 'veggies' (vegetarianos).  A inspiração veio de um comentário aqui no Executiva de Panela, da minha amiga Sandra Portugual, do blog Projetando Pessoas.

Para servir utilizei um jogo de café com xícaras pequenas; alguns potinhos de vidro, e uns pires grandes para os recheios maiores.  É possível organizar grande parte das coisas em uma mesa de centro; como foi o meu caso. Só precisei de uma mesa auxiliar para colocar o molho de tomate, os talheres, pratos e guardanapos - o que não ocupa muito espaço. Cada um comeu no colo e alguns mais comilões (como eu), enquanto saboreavam sua pizza - já deixavam outra assando no forno .

As compras no supermercado foram:
- massa pronta para pizza pequena
- molho de tomate pronto
- cogumelo
- alcaparra
- azeitona preta sem caroço
- ervilha
- milho verde
- coração de alcachofra
- atum ralado (em conserva)
- ovos
- tomate cereja
- tomate Débora
- cebola
- queijo muçarela em fatias finas
- queijo branco meia cura
- queijo parmesão ralado
- alho

* Verifique se em sua despensa há azeite e orégano - complementos indispensáveis.

É importante pré-aquecer o forno antes dos seus convidados chegarem. Assim, quando as pizzas forem ao forno, não demorará muito para estarem prontas.

Bebidas: à gosto do pessoal. Acompanha bem: suco de uva, vinho tinto, refrigerantes...

Os ramos de alecrim, raminhos de tomilho e folhas de manjericão são da hortinha aqui na varanda do meu apartamento. Estas ervas daqui são meu "xodó"!

















Piquei o alho em pedacinhos e coloquei-o neste potinho em formato de coração, para "aquecer os corações".























Nestes pratos maiores, coloquei recheios mais usados: muçarela cortada em tirinhas e enrolada, queijo branco meia cura cortado em cubinhos e coração de alcachofra inteiro. No pote branco ao lado do coração está o queijo parmesão ralado para salpicar sobre a pizza.




















Escorri toda a água do atum e coloquei-o nesta 'cocotte'. Ele ficou aguardando na geladeira até o momento de servir. Temendo contaminação, não deixei-o ao ar livre.























Os "toppings" (recheios) dispostos nas xícaras pequenas foram ovos cozidos cortados em cubinhos, tomate cereja cortado em rodelas, cebola cortada em cubinhos, azeitona preta cortada em rodelas, ervilha, alcaparra, tomate Débora cortado em cubinhos e champignons cortados em lâminas.




















































O molho de tomate, colheres, espátula e cortador de pizza foram dispostos em uma mesa auxiliar da sala, próximo à tabua dos recheios e das pizzinhas.






















Espero que tenham gostado!
Beijos
Paula
~.~

Read more...

Torta de palmito cremosa

>> terça-feira, 18 de junho de 2013



Pessoal, achei a receita da torta mais cremosa que já provei. E é de liquidificador! Muito prática e fácil de preparar.  A massa é líquida ao ir para forno mas após assada fica consistente e muito cremosa. Mesmo fria ela mantém a cremosidade. A receita é da Maizena, extraída do excelente blog Delicias da Priscila Beneducci. O recheio de palmito é ideia minha. Incorporei à massa a um refogado de palmito inspirado  na Palmirinha. Para quem tem família grande, recomendo dobrar as medidas. Aqui em casa esta torta acabou rapidinho!


Torta de palmito cremosa

Primeiro, prepare o recheio da torta: o REFOGADO DE PALMITO

Ingredientes:
1/2 xícara de chá (rasa) de azeite
1 cebola branca cortada em cubinhos
1 tomate sem casca, sem semente, cortado em cubinhos
Palmito picado (usei a quantidade que tem dentro do vidro de conserva comprado em supermercado)
1/2 xícara de chá de azeitona verde sem caroço cortada em rodela
1 xícara de chá de ervilha
1/2 copo de requeijão cremoso
1 colher de sopa de farinha de trigo
Sal e pimenta, a gosto
Salsa e cebolinha, a gosto

Modo de preparo:
Em fogo médio, aqueça o azeite e refogue a cebola. Quando a cebola estiver transparente, adicione o tomate picado e refogue por mais 1 minuto. Acrescente o palmito, a ervilha, as azeitonas, o sal e a pimenta. Mexa delicadamente e continue refogando por mais 1 minuto.  Adicione o requeijão cremoso, a salsa, a cebolinha e a farinha. Misture bem. Cozinhe por poucos segundos. Está pronto! Desligue o fogo. Reserve.


Terminado o preparo do refogado, vamos à MASSA DE LIQUIDIFICADOR MAIZENA

Antes de iniciar o preparo da massa, acenda o forno a 200ºC para pré aquece-lo

Ingredientes: (utilizei os copos de requeijão como medida)
3 ovos
500 ml de leite (ou 2 copos de requeijão)
200 ml de óleo de milho (ou 2/3 copo de requeijão)
30 g parmesão (ou 3 colheres de sopa)
1 copo requeijão farinha de trigo
1 copo requeijão de amido de milho
1 colher (sopa) fermento em pó para bolo

Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Reserve


Montagem da torta

Unte um refratário médio com manteiga e farinha (usei pirex retangular com aproximadamente 28cm x 22cm). Despeje a massa líquida no refratário. Com colheradas e começando pelas pontas, coloque o refogado de palmito sobre a massa. O recheio vai afundar, porque é mais pesado que a massa, mas não se preocupe! O importante é distribuir bem o refogado por toda a massa, começando pelas pontas.

Torta antes de ir ao forno

Asse em forno médio (ca 200ºC) por 35 minutos.

Está pronta sua torta bem cremosa de palmito!

Aqui está um pedacinho para vocês:




Beijos,
Paula

Read more...

Bolo com castanha portuguesa

>> sexta-feira, 14 de junho de 2013



Não faz muito tempo que conheci a castanha portuguesa. Foi uma descoberta! Fiz várias análises com esta castanha tão diferente de todos os tipos que já havia visto. Descobri que não dá para consumi-la crua como as nozes, amêndoas, a castanha-do-pará ou até amendoim. Antes do consumo, deve-se cozinhá-la por pelo menos uns 20 minutos em panela de pressão. Para mim seu sabor não foi marcante nem característico, por isso decidi preparar algo com ela - usá-la como complemento: um bolo!




Ingredientes
3 ovos separados
1 1/2 xícara de chá de açúcar
2 xícaras de chá de farinha de trigo peneirada
1 colher de sopa de manteiga
1 xícara de chá de castanha portuguesa picada (previamente cozidas por 40 minutos)
1/4 de xícara de chá de leite
1 colher de chá de fermento em pó.

Modo de preparo
Ligue o forno a 180º para aquece-lo. Unte com manteiga e farinha de trigo uma forma redonda com furo no meio ou uma forma para bolo inglês. Reserve. Bata as claras em neve e reserve. Bata o açúcar, as gemas e a manteiga até formar um creme esbranquiçado.   Incorpore as claras em neve delicadamente. Adicione o leite e, aos poucos, a farinha de trigo. Acrescente a castanha portuguesa e o fermento em pó, sempre mexendo levemente.  Despeje sobre a forma untada e leve ao forno por cerca de 40 minutos - faça o teste do palito.

Sobre meu bolo salpiquei um pouco da castanha portuguesa, com açúcar de confeiteiro e canela.

As castanhas portuguesas podem ser substituídas por nozes ou castanha-do-pará. Fica bom também!

Beijos e bom fim de semana
Paula
~.~





Read more...

Back to TOP