Dicas para organizar um romântico Dia dos Namorados e sugestões de decoração de mesas para um jantar, almoço ou café repleto de amor

>> sábado, 25 de maio de 2013




Antes iniciar as dicas, gostaria de deixar umas palavrinhas aos solteiros. O Dia dos Namorados se aproxima, como sempre, repleto de corações por todos os lados. Solteiros: se ainda não é dessa vez que vocês vão passar este dia com alguém especial, nada de se amuar em um canto! O Valentine’s Day é uma data que celebra o amor - sentimento que, sobretudo, é permeado por gratidão.

Presenteie a quem você ama – seja quem for. Veja que belo este costume no Japão, onde o Dia dos Namorados inclui presentes para amigos, chefes e colegas de trabalho. Que tal se inspirar nessa ideia para demonstrar seus sentimentos a alguém querido? Muitas são as pessoas pelas quais somos gratos por estarem ao nosso redor, não é mesmo?

Quanto àqueles que planejam celebrar através de um encontro intimista e aconchegante, envolvendo comidinhas, aí vão algumas dicas de organização e decoração. Arregace as mangas e divirta-se!

No quesito 'organização' do evento, 3 passos fazem parte de uma ocasião: planejamento, execução e curtição. Apesar de a última ser deliciosa, você deve sentir prazer nas três fases, ok? Lembre-se que o  tempo deve estar a seu favor: quanto maior a antecedência, melhor serão as possibilidades de economizar e ter um evento bem sucedido.

Planejando – principais pontos a considerar

  • Onde será o evento ? É um local tranquilo? Será um evento a 2 ou uma festa?
  • Como será a ocasião: jantar, almoço, happy hour, um café da manhã, finger food?
  • Quais e quantos pratos serão servidos? Para um jantar, por exemplo, o básico é: prato principal + sobremesa + bebida (inclusive água) e, claro, um cafezinho no final. Se quiser incrementar, inicie com um antepasto, depois a entrada, para só então passar ao prato principal.
  • Qual será o tema da decoração? Clássico? Moderno? Provençal? Rústico?... Existem inúmeros temas para explorar. Para a decoração da mesa, costumo escolher 2 cores como base. A partir daí defino os pratos, copos, taças, talheres e guardanapos. Velas e flores são indispensáveis e uma trilha sonora que agrade a todos também!

Executando – comprinhas com antecedência
Procure fazer as compras das flores e alimentos com o máximo de antecedência possível.
  • Decoração da mesa: se possível, faça a decoração da mesa 1 dia antes do evento ou, no mínimo, muitas horas antes dele iniciar. O processo de decoração de uma mesa, por mais simples que pareça ser, costuma levar algumas horas porque quando as ideias “saem do papel” a criatividade aflora intensamente. A parte da decoração é das minhas favoritas porque novas ideias surgem durante todo o processo, o que é muito motivante!
  • Decoração do ambiente: geralmente a decoração da mesa também nos inspira a decorar o ambiente com toques diferentes. Então, capriche no banheiro deixando-o livre e bem cheiroso, com sabonete novo e toalhas limpas e bem dispostas sobre a pia ou gancho. Além do arranjo na mesa, espalhe flores e velas pela casa. Escolha uma trilha sonora que agrade a todos. São detalhes que contribuirão para tornar o momento mais charmoso.
  • Preparação dos pratos: se você não sabe cozinhar, tente pelo menos preparar a sobremesa. Algo feito por você vai alegrar muito o(s) seu(s) convidados, tenha certeza! Quanto aos demais pratos, compre-os prontos (e de qualidade) em um local de confiança. Se você sabe cozinhar... Bem... Calcule direitinho o tempo de preparo dos alimentos de forma que, quando a hora chegar, tudo esteja pronto, inclusive você! Ahhh... Evite experiências nestas ocasiões. Você pode perder tempo e, o que é pior, resultado.
Estando todos os passos acima bem alinhados, sobra... você! 

Reserve um mínimo de tempo só para você antes do início do evento. Você não vai querer ver o(s) convidado(s) chegando e você ali, descabelado, de avental, com fumaça na cozinha... rs Eu costumo deixar tudo pronto ou semi-pronto 1 hora antes dos convidados chegarem. Assim, sobra tempo para tomar um banho tranquilo, me arrumar, acender as velas, descansar um pouquinho no sofá ...

Afinal, por mais delicioso que estejam os pratos servidos, por mais linda que esteja a mesa... Uma ocasião de sucesso depende exclusivamente de quem recebe. É preciso deixar o convidado à vontade e, ao mesmo tempo, dar-lhe o máximo de atenção sempre! E essa é a ‘força-tarefa’ de um anfitrião: manter seus convidados felizes!


Decoração de mesas para almoço, café da manhã e jantar -  minhas peripécias para você se inspirar.

Esta é uma decoração bastante simples, rápida e econômica. Pétalas de rosas espalhadas no centro da mesa, circundado velas comuns, dentro de copinhos de vidro pequenos.



Nessa decoração não utilizei flores e coloquei dois castiçais altos e dois baixos para compor o centro. Note que o balde de gelo está sobre um pano, evitando que a transpiração do gelo em volta do balde escorra e molhe a toalha de mesa.



























Aqui em São Paulo, a temperatura na época do Dia dos Namorados é gelada. Para quem mora em regiões quentes, porém, um tema como 'mar' é bem adequado, leve e alegre. No arranjo do centro utilizei conchinhas que catei nas praias, flores e velas. 


























Preto, branco e prata é uma combinação muito elegante. Detalhes sobre essa linda decoração podem ser encontrados aqui no blog da Katia Bonfadini.



























Bastante simples e econômico, este arranjo é composto de poucas rosas, sem o talo, dispostas sobre copos de whisky alinhados no centro da mesa. Utilizei apenas dois suportes baixos de velas, ao lado direito dos pratos – próximo ao guardanapo.



























Nesta mesa optei pela cor branca para simbolizar pureza. Neste jantar, com serviço completo, dispus sobre a mesa toda a louça acompanhada dos talheres apropriados. Servi os pratos nesta ordem: antepasto, entrada, prato principal, sobremesa e o cafezinho. 





























Para os adeptos de comida oriental, que tal uma ocasião “Xing Ling” rosa.... 


























... ou “Japa” tropical? rs rs rs


























Uma Happy hour com queijos e vinhos é prático e fácil de organizar. Ideal para quem não tem muito tempo. Todos os petiscos podem ser comprados no supermercado, inclusive as flores para o arranjo. A montagem pode ser feita em uma mesa de centro. Use peças bonitas e pequenas para incrementar o momento.

























Para quem tem pique de acordar cedo e comer bastante, sugiro um café da manhã. O resto do dia fica só para namorar.


























Singela e delicada, esta decoração de mesa também foi para um café da manhã. O arranjo de flores deu início à toda a decoração da mesa. A cor base é rosa – suave, ok?
























































Para quem tem um espaço ao ar livre, com mesinha e cadeiras, aí está uma sugestão alegre e com poucos itens.



























Uma forma muito charmosa de “contar” os pratos a serem servidos é colocar um cardápio sobre o prato.


























E para os aventureiros, um picnic no parque. Lembrando que tem de carregar todas as coisas, ok? Então, atenção para organização: os itens devem ser leves e o mais simplificado possível.

























Bem, seja qual for sua escolha e seja com quem for, desejo que seja um DIA FELIZ!


Beijos,
Paula



Read more...

Bacalhau cremoso

>> quinta-feira, 16 de maio de 2013

Ao primeiro bocado deste bacalhau cremoso, me surpreendi comigo mesma e até pensei: "Nossa, foi eu quem fez isso?!?" Sim, essa foi uma bem sucedida experiência na cozinha! Porém, nem sempre é assim... Muitas foram as vezes em que me decepcionei com o resultado de receitas que vejo por aí... Mas dessa vez, hmmmmm... recomendo até para os mais exigentes apreciadores de bacalhau. A inspiração veio daqui da Josy e daqui do Tudo Gostoso.


Os ingredientes:

500 gr de batata
500 gr de bacalhau dessalgado em lascas pequenas
3 dentes de alho
1 cebola grande cortada em cubinhos
1/4 xícara de azeite
300 gr de creme de leite fresco
queijo parmesão ralado
azeitonas verdes para enfeitar

Fiz assim: destaquei 500 gr de postas de bacalhau em lascas pequenas, visando facilitar a dessalga. Coloquei as lascas em um pirex, cobrindo-as com água bem gelada e pedras de gelo. Levei à geladeira, substituindo a água gelada a cada 3 horas. A última troca foi antes de dormir, quando deixei o bacalhau de molho até o dia seguinte. Pela manhã não foi mais preciso repetir o processo. Escorri a água e reservei. 

Próximo à hora do almoço, coloquei 500 grs de batata sem casca para cozinhar em água com sal, até estarem macias mas firmes. Estavam prontas quando espetei um garfo nelas, inserindo-o sem fazer força. Retirei-as do fogo, escorri a água e reservei.

Enquanto as batatas esfriavam, preparei o bacalhau cremoso assim: amassei os 3 dentes de alho em um pilão e piquei 1 cebola grande em cubinhos. Em uma panela funda, já com o azeite e em fogo alto, refoguei a cebola até ficar transparente e adicionei o alho abaixando imediatamente a chama para fogo baixo. Rapidamente adicionei o bacalhau e misturei bem. Mexendo sem parar, acrescentei o creme de leite incorporando-o ao refogado do bacalhau. Desliguei o fogo, deixando a panela sem tampar.



Voltei às batatas cortando-as em rodelas de espessura média e arrumando-as sobre um refratário de vidro. Sobre elas, despejei o creme do bacalhau. Polvilhei o queijo parmesão ralado sobre todo o creme, enfeitando-o com a azeitona verde. Levei ao forno em temperatura de 230º, deixando gratinar por aproximadamente 30 minutos. Decorei com duas rodelas de ovo cozido.

A dessalga do bacalhau levou aproximadamente 16 horas.
O tempo de preparo do prato é de 1 hora, contando o tempo de forno.
Rende 10 porções.



Beijos e bom fim de semana!
Paula

Read more...

Resultado do Sorteio

>> quinta-feira, 9 de maio de 2013

E quem levou o kit de luva e pegador de panela com ilustrações dos principais monumentos e pontos de Jerusalém foi a....

Chica! 

O resultado foi apurado através do concurso da Loteria Federal nº 4760 de 8 (oito) de maio de 2013. O 1º (primeiro) prêmio foi 20.490.  Foram 36 participações conforme a relação logo abaixo. Portanto utilizei a casa da unidade.

Parabéns Chica! Entrarei em contato com você por e-mail para obter endereço de entrega do kit.


Obrigada pela participação de todas!


Beijos
Paula


00. Chica
01. Márcia, Prata da Casa
02. Mel, Receber e Celebrar
03. Nanda Bez, Pensando na Janta
04. Marisa Vlasic, Sabores da Vida
05. Bia, Jubiart
06. Gina, Nacozinha
07. Bia, Chá Mate com Pinhão
08. Camila Olivato
09. Larissa Banister, Vida Todo Dia
10. Vânia, Guloso e Saudável
11. Izis Borck, Mil e Uma Idéias Cabem nesse blog
12. Regina Garbulho
13. Leonice Campelo
14. Josy, Cozinhando com Josy
15. Lili
16. Paty, Meu Canto na Cozinha
17. Sheila Zanella, Vida Suculenta
18. São Ribeiro, Rapa Tachos
19. Fernanda Medeiros
20. Andréa, Quitutes da Andréa
21. Fabiola, Brie com Goiabada
22. Gabi, Casar é assim
23. Air Batirsta
24. Malu Oliveira
25. Didi Oliveira
26. Isabel
27. Géssica (Kinha)
28. Irene, Danny e Lype
29. Fabiana, Sabor no Prato
30. Luiza Mallmann, Decorar Sustentável
31. Marcia Machado
32. Adriana Abiatti, Minha Essência
33. Fafah, Panelinha da Fafah
34. Cuca
35. Susana, Tertulia da Susy
36. Elenara

Read more...

Sorteio

>> sábado, 4 de maio de 2013


Trouxe de Jerusalém. É um kit de luva e pegador de panela, ambos de pano, com ilustrações dos principais monumentos e pontos da cidade. Quando vi este kit, minha vontade foi adquirir 1 para cada amiga blogueira que está sempre por aqui, incentivando e prestigiando este blog. Mas não dá: pela quantidade que eu traria, certamente a imigração de Israel e do Brasil iriam suspeitar de "muamba". rs  Então, só poderei presentear uma de vocês.

Por isso lanço este sorteio, válido para o mundo todo! A regra é simples: basta deixar um comentário nesta postagem até 7/maio/2013. 

O resultado será apurado através do concurso da Loteria Federal nº 4760 na quarta-feira, dia 8 (oito) de maio de 2013. Utilizarei a unidade, dezena ou centena final do 1º (primeiro) prêmio.

Divulgarei o vencedor a partir de quinta-feira, dia 9 de maio de 2013. 


Boa sorte a a todas!

Beijos,
Paula

Read more...

Back to TOP