Jerusalém

>> domingo, 28 de abril de 2013


Antes mesmo de começar a escrever sobre Jerusalém havia me decidido a mostrar algo diferente do que se vê nas ‘procuras’ do Google. Este camelo fofo, por exemplo, fica no mirante de Jerusalém, onde se vê um  panorama da cidade. O camelo serve de "modelo": para montá-lo, paga-se 2 dólares. Porém como sou expressamente contra a exploração de animais, um ‘close’ dele foi o suficiente para me deixar feliz.


Apesar de termos optado por um pacote turístico, com passeios rigorosamente programados durante os 10 dias, tiramos um dia livre para nos aventurarmos pela cidade. Ao analisarmos o mapa de Jerusalém, descobrimos um Zoológico Bíblico e seguimos para lá onde encontramos muitos bichinhos interessantes.
























Por toda a Israel que visitamos, encontramos plantações de oliveiras. Estima-se que estas árvores abaixo, localizadas no Monte das Oliveiras, datam da época de Nosso Senhor Jesus.

Em Jerusalém, há igrejas católicas por toda a parte. Pude constatar belos mosaicos e afrescos – verdadeiras ‘obras de arte’.
Até o chão das igrejas são obras de artístico mosaico.

Jerusalém tem muros altos e extensos...

... e belas construções.

Foi em Jerusalém que percorremos a Via Dolorosa – trajeto feito por Nosso Senhor Jesus antes de ser crucificado.

Também registramos seu povo.

É muito difícil expressar em poucas palavras e imagens tudo o que vimos nestes 10 dias em Israel. Fomos ao muro das lamentações, museu com os escritos do mar morto, restaurantes e uma série de lugares que não retratei nas postagens. Para quem tiver interesse em conhecer o local, não esqueça de que é muito seco. Todo o tempo utilizei umidificante nasal, filtro solar em forma de creme e muito hidratante. Nos passeios, calcei sapato fechado pois há areia em todo o lugar. Como visita-se inúmeros lugares religiosos, pede-se sempre usar blusas ou camisas com manga e saias ou calças abaixo do joelho. Ou seja, evitar regata e shorts/bermuda.

A viagem para Israel e Jerusalém marcará para sempre nossos corações. Jerusalém é uma cidade único e inesquecível.

Espero que tenham curtido!

Beijos
Paula

Read more...

10 dias em Israel

>> segunda-feira, 22 de abril de 2013



Israel sempre foi um roteiro dos meus sonhos. Tinha uma imagem puramente espiritual do local, mas o que vi lá nestes 10 dias vai muito além da espiritualidade. Encontrei um Estado evoluído, com contrates entre modernidade e antiguidade, história e religião, e povos completamente diferentes. Há muito o que falar sobre o local mas desta vez o relato será breve e visual.

Formado em 1948, após a 2ª Guerra Mundial, Israel estruturou-se de forma sólida. A região foi escolhida porque há registros históricos de que pertencia aos judeus há pelo menos 4.000 anos.





















Apesar da geografia desértica, a agricultura é intensa. É surpreendente a variedade de frutas, legumes e verduras que se encontra lá. Os israelitas importaram plantas nativas de outros países - inclusive do Brasil - e com elas desenvolveram sua própria cultura agrícola. Comemos bananas e mangas muito mais saborosas do que as daqui do Brasil! 


Em pleno deserto vi plantação de manga, banana, abóbora, milho, oliveira e outras que não consegui identificar.


No deserto também vi camelos e cabras.















Nos hotéis e supermercados deparei-me com uma impressionante variedade de derivados de laticínios brancos como queijos, coalhada, cream cheese, iogurtes e outros preparados cremosos. Nos restaurantes experimentamos carne de boi, peixe, frango e cordeiro. Todas macias, saborosas e bem temperadas. Como os judeus não comem carne de porco, não se encontra carne de porco e derivados.

Passeei por sítios arqueológicos. Alguns muito antigos, onde senti que havia muita história ali.











Em contraste com esta antiguidade, vi casas completamente equipadas com um sistema de energia solar, antena parabólica e aquecedor de água e, sobretudo, uma arquitetura muito bem planejada!








































Vi moças lindas, fardadas e portando armas. Em Israel o serviço militar é obrigatório também para as mulheres. Os homens servem 3 anos e as mulheres 2 anos. Estes jovens andam naturalmente pelas ruas, armados.















Deparei-me com um mercado inimaginável de artigos religiosos.


















Caminhei à beira mar.


E presenciei um belíssimo por do sol.





Curiosidades sobre a viagem

* Entre ida e volta, são 32 horas de vôo - sem contar o tempo nos aeroportos. 

* Mesmo acostumada a viagens 'independentes' - onde traço meu próprio roteiro, desta vez escolhi viajar através de pacote turístico. Não me arrependo da opção, visto que só mesmo através de um guia conseguiria absorver tanta história e costumes em apenas 10 dias. 

* Em Israel os banheiros possuem 2 tipos de botões para a descarga. Um botão para o nº 1 e outro para o nº 2.

* Momentos emocionantes foram navegar de barco pelo mar da Galiléia – onde nosso Senhor Jesus andou sobre as águas; e estar na Basílica da Agonia e Monte das Oliveiras – onde nosso Senhor Jesus orou antes de ser preso.


Na próxima postagem falarei mais de Israel, especificamente sobre Jerusalém - cidade única, linda e inesquecível.


Espero que nestes 10 dias todas tenham ficado bem por aqui, na "nossa" Terrinha tão querida.


Beijos e boa semana!
Paula



Read more...

Viajando...

>> sábado, 6 de abril de 2013

fonte: www.setemalas.com.br



Indo a paisagens desérticas, 
paragens onde ainda não fui,
ver um povo que sempre quis conhecer,
pousar onde sempre quis estar!

Até a volta!

Beijos e fiquem bem!
Paula


Read more...

Back to TOP