Bolo com frutas cristalizadas

>> sexta-feira, 29 de março de 2013




Ingredientes
1/2 xícara de chá uva passa branca
1/2 xícara de chá de uva passa preta
150 ml de rum
200 g de manteira derretida
1/2 xícara de damasco seco
1 xícara de frutas cristalizadas
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
1 1/2 xícara de açúcar
4 ovos
(Não estranhe: este bolo realmente não leva leite.)


Modo de preparo
1 horas antes de iniciar o preparo do bolo, lave escorra a uva passa branca e uva passa preta, deixe de molho no rum. Ao iniciar o preparo do bolo, corte o damasco em cubinhos pequenos. Peneiro o damasco e as frutas cristalizadas junto com a farinha de trigo. Pré aqueça o forno a 250ºC. Em uma vasilha, junte a manteiga derretida e o açúcar. Bata bem até que fique incorporados. Adicione os ovos, um por vez, e depois a farinha de trigo e fermento. Quando a mistura estive bem incorporada, adicione a uva passa com o rum e, logo após, as frutas cristalizadas. Unte uma forma para bolo inglês com manteiga e farinha de trigo. Despeje a massa e leve ao forno, diminuindo a temperatura para 180ºC. O tempo de forno é aproximadamente 1 hora. Faça o teste do palito: após 40 minutos da massa dentro do forno, espete um palito de fósforo nela. O palito deve sair seco e limpo. Estando o bolo assado, deixe esfriar fora do forno por 10 minutos. Então, desenforme.


























Beijos a todos e bom feriado!
Paula

Read more...

Canja de galinha

>> quinta-feira, 21 de março de 2013

E o Outono chegou na hora certa, diminuindo a temperatura. Dias frios, chuvosos, com vento e céu nublado nos remetem ao aconchego do interior da casa. Vidraças fechadas e embaçadas, banhos quentes, meias e pantufas pela sala, edredons e minutinhos a mais na cama ao acordar pela manhã. Aos poucos ensaiamos a chegada do Inverno. É tempo de se esconder... de se proteger. Seja dos golpes de vento, das variações de temperatura e do sereno. Como dizia minha amada avó "sereno na cabeça é veneno". Use e abuse das jaquetas, cardigans, moletons, gorros e chapéus. Mas, se com tudo isso, um resfriado ainda lhe 'achar', pare, repouse e prove esta canja de galinha.

Ingredientes
1 peito de frango com pele e osso
2 cenoura grandes
3 mandioquinhas médias
vagem, algumas
tomilho, quanto baste
alecrim, poucas folhas
pimenta do reino a gosto
sal a gosto

Modo de preparo
Despeje 2 litros de água filtrada em um caldeirão, coloque o peito de frango dentro, tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 45 minutos. Enquanto isso, descasque as cenouras e as mandioquinhas. Corte-as em cubinhos pequenos, uniformes. Higienize as vagens, cortando-as em rodelas de tamanho próximo aos cubinhos. Reserve.

Volte ao caldeirão. Retire o peito de frango, mantendo o fogo aceso. Despeje dentro do caldeirão toda a cenoura, mandioquinha e vagem cortadas. Enquanto cozinham, desfie a carne do frango colocando os pedaços de volta ao caldeirão. Ao término do processo, devolva também o osso do peito do frango no caldeirão. Tempere com sal, pimenta do reino, tomilho e alecrim. Mexa levemente apenas para incorporar a carne, ao caldo e legumes. Está pronto! Sirva quente.

Nota: os temperos e ervas são à gosto. Prove o caldo até atingir o sabor desejado. O osso do frango liberará colágeno e proteínas,  por isso não o despreze. Mantenha-o sempre dentro do caldeirão quando for esquentar a canja para servir.

Bom fim de semana!
Beijos,
Paula




Read more...

Sugestões para a Páscoa

>> quarta-feira, 13 de março de 2013



Duas sugestões de decoração de mesa na Páscoa:   para um 'café da tarde' e para um 'brunch'. Começando, porém, com o principal: os ovos de Páscoa! Ebaaaa!
Estes ovos nada mais são do que ovos de chocolate industrializados da Nestlé, Garoto, etc; que qualquer supermercado vende nesta época. Só troquei a embalagem envolvendo-os em guardanapo de tecido de diferentes cores. Descartei a embalagem original. Para não deixá-los soltos, coloquei-os todos juntos dentro de uma cesta de vime forrada com guardanapos de papel verde. Como sobrou um espacinho, aproveitei para incluir o pequeno vaso de flores.

A seguir está a decoração da mesa para o café da tarde. As cores base foram "lime" e azul. Os pães, bolos e petiscos diversos foram comprados em padaria. Só preparei a salada de frutas com kiwi, melão, mamão e uva Thompson decorando o topo.












brunch da Páscoa

Servido por volta das 11 horas da manhã, com serviço americano.  Procurei utilizar cores claras tanto na toalha como louças. Cor base: verde. Petiscos com bastante proteína para substituir o 'almoço'.



























Feliz Páscoa!






























~.~

Read more...

O almoço de aniversário de uma linda mulher

>> sábado, 9 de março de 2013



Há cerca de um mês recebi um telefonema da minha querida cunhada Thais convidando-nos para o seu almoço de aniversário. Fiquei tão alegre com o convite, que logo quis saber os detalhes da festa. Quando descobri a pretensão dela em fazer um almoço bem personalizado, para pessoas muito queridas, logo me ofereci para ajudar na decoração das mesas.

A partir daí, deu-se início a um projeto que me trouxe aprendizado, muitas surpresas boas e muitas alegrias. Foi realmente um prazer executá-lo!

Primeiro porque tenho elevada estima pela Thais - minha querida cunhada que reúne uma série de qualidades difíceis de encontrar hoje em dia; mesmo que isoladamente. Ela é amável, delicada, discreta e muito educada. Por isso o título da postagem diz “uma linda mulher”.

Depois pela empolgação de, pela primeira vez, organizar uma decoração de mesa para 20 convidados. Foi simplesmente muito emocionante! Afinal, como vocês costumam ver por aqui no blog, os almoços e jantares daqui de casa são para, no máximo, 6 pessoas; já que meu apartamento não acomoda muita gente.


Voltando ao tema, a festa foi no fim de semana passado, na linda residência dos pais da Thais. O dia estava ensolarado, o céu completamente azul e a temperatura típica de um dia de Verão. Ofereceu-se uma deliciosa feijoada light preparada pelo chef Antônio que, com seu toque especial, fez a melhor couve refogada que já provei. A sobremesa? Ahhh... Confiram no fim da postagem a bela mousse de maracujá preparada pela mãe da Thais especialmente para a ocasião.

A seguir, estão as fotos que tirei especialmente para vocês. Duas mesas foram utilizadas para acomodar os 20 convidados: a mesa da sala de jantar e a mesa da área externa. Por isso dividi a postagem em 2 partes, para não misturar os ambientes.

Mesa da área externa

As louças, jogos americanos, taças e talheres da mãe da Thais facilitaram, e muito, a decoração desta mesa. Reparem na harmonia das peças, conferindo à um toque alegre e colorido.
A proposta foi uma decoração mais descontraída e bem florida.
































Arranjos florais nas cores branca e amarela compunham a decoração do centro de ambas as mesas. Os arranjos foram elaborados a partir de ramalhetes de 5 tipos de flores naturais. Foi uma grata surpresa descobrir perto aqui de casa uma Floricultura 24 horas, com atendimento simpático e preços muito acessíveis para a região.























Em cada lugar à mesa estava disposto um 'mimo' para o convidado: um brigadeiro gourmet dentro de uma caixa de acrílico transparente, enlaçada com fita de cetim branca e um bilhetinho agradecendo pela presença. Sobre o prato, um cardápio indicava o que seria servido no almoço.
























Mesa da sala de jantar

Na mesa de jantar, a ambientação foi mais clássica. As cores bases dos jogos americanos eram neutras, já que a beleza das louças e talheres tinha de sobressair.


O mesmo 'mimo' para os convidados foi disposto na mesa interna. Mas desta vez, sobre o guardanapo em cima do prato. O cardápio ficou ao lado esquerdo próximo à taça.



Destaque para o formato sextavado do prato, e o belíssimo faqueiro encrustado em detalhes dourados.










O apetitoso buffet de feijoada foi servido ao ar livre. Para finalizar, a deliciosa mousse de maracujá, disposta de forma tão charmosa, foi um deleite para os olhos.




O trabalho em equipe na organização da festa e a alegria de todos os participantes, inclusive convidados, resultou em um dia feliz que ficará marcado no coração de todos os que lá estiveram. 


Um bom domingo e boa semana a todos!

Beijos
Paula







Read more...

Pavê de Pêssego

>> segunda-feira, 4 de março de 2013





Ingredientes

2 pacotes de 180gr de biscoito tipo champagne
1 lata de leite condensado
2 colheres de sopa de suco de limão
½ xícara de chá de rum
1 lata de pêssego em calda (utilizaremos um pouco da calda e todo o pêssego)


Modo de Preparo

Misture bem o leite condensado, com o suco de limão, o rum e 1 xícara da calda do pêssego. Reserve. Retire os pêssegos da calda e faça cubinhos pequenos com ele. Reserve. O pavê é feito com camadas do biscoito, dos líquidos misturados e do pêssego. Então, em uma travessa pequena como um pirex, disponha as bolachas tipo champagne, regue com a mistura dos líquidos e espalhe os cubinhos do pêssego sobre as bolachas. Repita a operação. Não deixe sobrar a mistura dos líquidos. Regue tudo sobre o pavê, mesmo finalizado. Para decorar, você pode utilizar cerejas, morangos ou mesmo sobras do pêssego. Leve à geladeira por, no mínimo, 3 horas antes de servir. Sirva gelado.


Na foto, o pavê está “desconstruído”. Servi em taças para coquetel. É uma sugestão para servir quando há poucos convidados ou queremos . 


Beijos e uma linda semana a todos!
Paula



Read more...

Quem ganhou o livro "Larousse das Sobremesas"?

>> sábado, 2 de março de 2013




O sorteio foi lançado no início do mês de fevereiro. 72 participantes se inscreveram para ganhar o "Larousse das Sobremesas" de Pierre Hermé - obra completíssima com as principais sobremesas da culinária francesa.


A apuração se deu através do sorteio nº 4741 da Loteria Federal realizado hoje, dia 02/março/2013. Sendo 72 participantes, utilizei a última dezena do 1º (primeiro) prêmio que foi:

66.525

E a ganhadora do livro "Larousse das Sobremesas" de Pierre Hermé é ...




Adriana Abbiati



Parabéns, Adriana! Entrarei em contato através de e-mail para obter endereço para remessa do entrega do livro.

Agradeço a participação de todas e espero estarmos juntas em próximos sorteios.

Beijos,
Executiva de Panela


00 Vânia
01 Léia
02 Larissa Banister
03 Susy
04 Katia Bonfadini
05 Izis Borck
06 Cintia Sevaux
07 Marly Oliveira
08 Alinne Moller
09 Isa
10 Renata Boechat
11 Dany Pereira
12 Josy
13 Lia
14 Selene
15 Márcia
16 Paty
17 Pri Montanher
18 Cici
19 Irene
20 São
21 Carol Vieira
22 Veronica Kraemer
23 Cela
24 Marisa Vlasic
25 Adriana Abbiati
26 Bia Jubiart
27 Gabriela
28 Virginia
29 Daphne
30 Sadhia
31 Boni Frati
32 Maria Luiza
33 Ana Claudia
34 Luci
35 Sandra Bylaardt
36 Camila Ribeiro
37 Maria Inês
38 Liliane
39 Lylia
40 Katia Albuquerque
41 Cintya Ferrari
42 Sandra Portugal
43 Nicole
44 Luiza Mallmann
45 Fabiana Braga
46 Elena
47 Regina Garbulho
48 Carina Dias
49 Anônimo
50 Bia Costa
51 Larissa Marinho
52 Paula Vieira
53 Andréa
54 Lenita
55 Manuela Escariz
56 Jô Reis
57 Ratolinha
58 Romy Almeida
59 Patricia
60 Chica
61 Miuda
62 Sandra
63 Regina Castro
64 Ester Andrade
65 Regina Mendes
66 Heloisa
67 Ana Claudia Araujo
68 Maristela Benelli
69 Roberta Velloso Tridapalle
70 Aline Gonçalves
71 Eleanara

~.~.~.~.~

Read more...

Back to TOP