Bacalhau de forno rápido ou bacalhau expresso

>> terça-feira, 12 de novembro de 2013

Para aqueles dias em que a vontade de comer bacalhau não pode esperar o processo de dessalgá-lo de um dia para o outro trocando a água várias vezes.  Esse prato aqui é "vapt-vupt": uma receita rápida e prática para preparar o bacalhau. Quem me ensinou essa forma de dessalgar o bacalhau foi a querida Josy do Cozinhando com Josy (obrigada pelo aprendizado, minha amiga!). E vamos lá...


Ingredientes
500gr de bacalhau desfiado
1 cebola pequena cortada em rodelas
2 xícaras de chá de batatas bolinhas descascadas
2 xícaras de chá de tomate cereja
1 xícara de chá de azeitona preta
1 xícara de chá de azeite
sal e pimenta do reino preta à gosto
1 ovo para decorar

Modo de Preparar
Para dessalgar o bacalhau rapidamente: ferva 1 litro de água em panela funda, desligue o fogo, despeje o bacalhau desfiado na água e deixe-o por, no máximo, 5 minutos. Coe o bacalhau imediatamente. Reserve.

Aproveite a água da panela da dessalga para cozinhar as batatas bolinhas. Em fogo médio, deixe-as cozinhando por 10 minutos. Desligue o fogo, coe as batatas e reserve.

Com um restinho da mesma água, cozinhe o ovo. Leve-o ao fogo baixo e, quando sua casca começar a rachar, desligue o fogo. Coe o ovo e deixe-o esfriar enquanto monta o  prato com o bacalhau.

Em um refratário que possa ir ao forno, despeje 1/2 xícara de azeite. Monte o prato nesta ordem: primeiro o bacalhau. Já no refratário, tempere-o com a pimenta do reino preta e corrija o sal. Depois as rodelas de cebola, a batata bolinha, o tomate cereja e as azeitonas. Regue com o restante do azeite.

Cubra o refratário com papel alumínio, leve ao forno médio (200ºC). Quando completar 20 minutos de forno, retire o papel alumínio e deixe por mais 10 minutos. O tempo total de forno é 30 minutos.

Ao retirar o refratário do forno, use as rodelas do ovo cozido sobre o bacalhau, para decorar. Sirva quente.

~.~

Beijos
Paula

31 comentários:

✿ chica 13 de novembro de 2013 06:55  

hmmmmmmmmmmmmmCoisa tão boa isso!Adoro e claro, adorei ver aqui!beijos,chica

Cozinha Caseira 13 de novembro de 2013 08:27  

Olá Paula

Adoro bacalhau de qualquer maneira. esta sugestão é mais que perfeita.

Beijinhos
http://www.pratocaseiro.blogspot.pt/

Josy 13 de novembro de 2013 08:38  

Hummm que delicia de bacalhau Paulinha, adoro bacalhau e esse foi mesmo expresso hehe. Ficou um lindo visual, e bacalhau e um dos meus peixes preferidos. Adorei. Obrigada por mencionar meu bloguito viu? Beijinhos um lindo dia pra vc

Marina 13 de novembro de 2013 08:45  

Saborosa sugestão!!!!
Bjs :)

Andréa 13 de novembro de 2013 09:26  

Bom dia querida!
Que ideia maravilhosa da nossa amiga Josy, ela arrasa sempre!
Seu prato ficou maravilhoso, deu água na boca, como sempre vc só nos apresenta pratos lindos e irresistíveis!

Beijos, fica com Deus ♥

Rosa Paula 13 de novembro de 2013 09:33  

Bacalhau é bom demais! Se o prato for prático como esse, melhor ainda!
Beijos,
Rosa

Tem sorteio de aniversário no Le Paquet

Bia Costa 13 de novembro de 2013 09:57  

Paula que ótima sugestão!!
Gosto muito de receitas práticas e deliciosas como esta.
Bjos

Guloso e Saudável 13 de novembro de 2013 11:12  

Bom dia Paula,
Ótima dica, passou-me despercebida na Josy pois faz anos que não utilizo o bacalhau salgado.
Pela praticidade e pela impossibilidade de consumir sal (devido à cardiopatia, embora tenha a PA baixa) só utilizo o bacalhau dessalgado.
Essa receita não só é muito apetitosa como também prática, perfeita para um apetite repentino rsrs ou emergência.
Beijo,
Vânia

Lylia 13 de novembro de 2013 12:53  

Delícia de receita, Paula! Eu também gosto muito da cozinha da Josy , tudo que vem de lá é muito gostoso.
Bj,
Lylia

Nice e Ana, temperado com carinho... 13 de novembro de 2013 14:09  

Ficou um escândalo de lindo Paula querida, bela receita, bjs e boa tarde, Ana ;).

Casar é assim... 13 de novembro de 2013 14:57  

Humm...bacalhau é uma delícia =)

Maria Ferreira N. Vechi 13 de novembro de 2013 17:05  

Nossa,fiquei com vontade de comer agora,água na boca...
Bjs!!

Santa Gastronomia 13 de novembro de 2013 17:11  

Paula:
fiquei encantada com esse preparo!
Não vi esse post da Josy, menina!
E eu sempre compro o bacalhau já dessalgado, para não ter trabalho mesmo! E fora que é muito mais caro?
Agora: será que só serve para o bacalhau já desfiado? Desde já vou perguntar a Josy tbém!
Mas com certeza essa receita eu levo!

Bjinhus e tenha um ótimo feriado!

A Paixão da Isa 13 de novembro de 2013 17:37  

engraçado eu hoje tb fiz um mas foi de caril pois adoro mas o teu ele esta 5* e esse arroz fica super bem adorei bjs bs

Cuca 13 de novembro de 2013 18:03  

Gostei muito da dica para dessalgar o bacalhau, a nossa querida Josy sempre com óptimas dicas!
Ficou com um aspecto muito bom, Paula! Uma óptima refeição :)

Beijinhos*

Andréa 13 de novembro de 2013 18:28  

Paula,
obrigada por perguntar sobre o meu olho!
A pálpebra ainda está vermelha, mas a médica disse que é normal, me pediu pra fazer compressa quente, estou fazendo o que ela pediu, antes era gelada, agora é quente, rsrs.
Na semana que vem tenho consulta com ela e vou levar o resultado do exame que ela pediu p/ fazer análise, estou super ansiosa.
Ore por mim, p/ que eu fique 100% boa logo.

Bjs ♥

São Ribeiro 13 de novembro de 2013 20:41  

Adoro receitas com bacalhau e este ficou uma maravilha
bj

Marisa Vlasic 14 de novembro de 2013 11:22  

Eu amo bacalhau Paula!! Por aqui é super difícil encontrar o salgado, o fresco é um pouco mais fácil de ser encontrado, mas o alemão gosta mesmo é de carne de porco, o que mais se vê por aqui…hehe...Enfim, vou matar a saudade de bacalhau no Brasil, estarei por aí na segunda quinzena de dezembro e vou ficar dois meses, portanto vai dar tempo de saborear muito bacalhau…rsrs
A dica da queridíssima Josy é muito boa.
Seu bacalhau ficou um espetáculo Paula, super apetitoso, deu vontade de invadir a tela do computador!!
Beijinhos

Marisa Vlasic 15 de novembro de 2013 09:51  

Minha querida Paula, pretendo passar em São Paulo sim, até porque tenho família lá, moram em Alphaville. Vou adorar encontrar com você, sinto uma grande afinidade contigo e tenho muita vontade de conhecê-la pessoalmente. Te aviso a data em que estarei por aí para que possamos combinar!!

Beijinhos e um ótimo fim de semana!!

Flávia 16 de novembro de 2013 09:57  

Adorei a dica!
Fica aí uma boa dica para o Natal!
Beijos

Selene 16 de novembro de 2013 11:10  

Adorei a receita.
Bom FDS

Danni e Lype 16 de novembro de 2013 17:07  

Querida Paulinha,
Como sempre arrasando na cozinha com esses pratos MARAVILHOSOS!!! Até salivei com esse bacalhau DELICIOSO!!! AMEI!!!
Obrigada pelo seu sempre carinho comigo...
Beijos, Irene

Blog do Chocolate 16 de novembro de 2013 17:53  

Adorei a aparência deliciosa deste seu bacalhau, Paula, além do que é um prato de sucesso em qualquer ocasião, sem dúvida ! :)
Cores e apresentação linda !

Um beijinho

Nanda Bez 18 de novembro de 2013 12:17  

Nunca fiz bacalhau, na verdade eu sempre achei que não gostasse do tal do bacalhau, mas acho que foi uma má experiência que tive, porque alguns que tenho comido até acho gostoso. O seu está com uma cara ótima. Minha vó sempre faz bacalhau, vou falar pra ela esse jeito mais rápido de dessalgar. Beijo.

Larissa ViviTodoDia 19 de novembro de 2013 11:06  

Que delicia, eu preparei bacalhau pro meu marido uma vez so, aqui na Inglaterra eles fazem bacalhau de um jeito diferente, acho o nosso melhor. O seu ficou com uma cara boa demais Paula! Bjs

Wagner Silva 21 de novembro de 2013 14:07  

Olá executiva!
Parabéns pelo seu blog! É ótimo, tudo parece delicioso!
Vimos que você tem muitas receitas no seu blog e queremos lhe apresentar www.tuasreceitas.com.br, um site onde nossos usuários podem procurar entre mais de 350.000 receitas dos sites web e blogs mais populares do Brasil.

No site criamos a seção Top blogs de receitas www.tuasreceitas.com.br/top-blogs-de-receitas , um ranking de blogs ao que você também pode cadastrar seu blog.

Nós indexamos suas receitas e os usuários as podem encontrar utilizando nosso motor de busca. Dessa maneira nós geramos muito trafico para os blogs do nossos blogueiros.

E você não precisa se preocupar com nada porque tudo no Tuasreceitas.com.br é grátis!

Tuasreceitas.com.br tem sites irmãos em Portugal, Argentina, Chile, Espanha, França, EUA e Suécia, entre outros.

Você quer fazer parte desta grande família?

Também estamos no Facebook( www.facebook.com/Tuasreceitas)

Estamos à sua disposição!

Tuasreceitas.com.br

Sileni Machado 21 de novembro de 2013 16:27  

Oi Paula, adoro bacalhau e o seu prato ficou uma tentação! Receitas da amiga Josy são maravilhosas!
Bjs ♥
www.viveraprendendo.com

Arione Torres 22 de novembro de 2013 17:28  

Oi querida, que delícia hein?? Simples e fácil!! Adorei!
Tenha uma ótima semana, beijos!!

Ana Paula 8 de dezembro de 2015 08:40  

Oi Paula!!

Hoje no blog fiz um especial de Natal só com receitas de blogs que curto... Indiquei esse seu bacalhau como opção!

Beijos!

Back to TOP