Moyashi refogado

>> domingo, 22 de setembro de 2013

Alguns aspectos da cultura japonesa sempre me atraíram muito, principalmente os que remetem a um Japão tradicional como a arquitetura dos templos japoneses, os jardins e a decoração minimalista de interiores. Também aprecio a conduta discretíssima e silenciosa deste povo. Ainda não conheço o Japão, mas está na lista das minhas viagens "dos sonhos".


A culinária japonesa também é das minhas favoritas, sobretudo pratos quentes como tepan (grelhado com legumes e vegetais), sukiyaki (cozido com legumes em que se prepara na hora em que se come), tonkatsu (costela de porco frita e empanada) e a deliciosa "sopinha" missoshiro.

Dia desses preparei este aqui, o "moyashi" ou  brotinho de feijão. Fiz "abrasileirado": um refogado com cebola, tomate, salsinha e sal. É um acompanhamento saudável principalmente para servir com peixes e omelete.

Prefiro ele menos crocante e bem macio, por isso deixo-o de molho em água quente mais tempo do que o recomendado nas instruções das embalagens. Para quem gosta dele mais crocante, reduza uns 5 minutos o tempo marcado no modo de preparo desta receita.






Ingredientes
1 pacote de 250gr de brotinho de feijão (moyashi)
1 cebola pequena
1 tomate
1 punhado de salsinha
1 colher de chá de sal
azeite para refogar
1 fio de shoyu para completar o tempero

Modo de preparar
1. Coloque 1 litro d´água para ferver. Enquanto isso, em água corrente, lave bem o moyashi e escorra-o utilizando peneira ou escorredor de macarrão. Reserve. Quando a água ferver, desligue o fogo. Coloque todo o moyashi em uma vasilha e despeje água quente sobre ele. Deixe-o de molho nesta água por aproximadamente 10 minutos.

2. Enquanto isso, pique a cebola em cubinhos pequenos. Reserve. Tire a pele e as sementes do tomate, corte-o também em cubinhos pequenos. Reserve. Pique a salsinha, aproximadamente 1/2 colher de sopa picada. Reserve. Escorra o moyashi

3. Leve uma panela tipo caldeirão em fogo médio com 1/4 de xícara de chá de azeite. Despeje a cebola para refogar. Quando a cebola estiver transparente, despeje o moyashi. Abaixa a chama do fogo para mínimo. Deixe uns 3 minutos refogando. Mexa de vez em quando para não grudar.

4. Despeje o tomate e salsinha no caldeirão. Incorpore bem com o moyashi. Tempere com sal e um fio de shoyu.   Deixe refogar por mais 1 ou 2 minutos. Desligue o fogo.

Está pronto!

~.~

Beijos e boa semana a todos!
Paula



28 comentários:

Trainee de Cozinheira 22 de setembro de 2013 15:46  

Oi Paula, nunca fiz, gosto muito, mas agora tenho uma referência, bjs
Maura

Andréa 22 de setembro de 2013 16:25  

Paula querida,
uma receita tão simples e fica com um aspecto delicioso. O meu filho ama comida japonesa, vou fazer, essa receita!

Bjs, feliz semana ♥

Prata da casa 22 de setembro de 2013 17:10  

Uma receita fácil,simples e cheia de sabor. Ficou com ótimo aspeto.
Bjn
Márcia

São Ribeiro 22 de setembro de 2013 17:48  

Tem um aspecto tão bom que tenho a certeza que ia adorar.
bjs

Cristiane Marino 22 de setembro de 2013 18:27  

Oi Paula, adoro Moyashi, mas sempre usei na salada. Vou experimentar seu refogado.
Bjs e ótima semana

Marlene 22 de setembro de 2013 19:07  

Hum, que apetitoso! Parece ter ficado muito gostoso! Desejo uma linda noite e uma semana regada de muitas alegrias! Bjo

Léia 22 de setembro de 2013 21:33  

Oi Paula, nunca fiz.Parece delicioso.
Beijos querida, tenha uma excelente semana.

Danni e Lype 22 de setembro de 2013 22:05  

Oi Paulinha,
Tudo bom? Hummm!!! Eu ADORO Moyashi!!! O seu ficou com um aspecto de quero ++++!!!! ADOREI!!!
Grande beijo e uma ótima semana, Irene

Dalila Pinheiro 23 de setembro de 2013 09:00  

Oi Paula,
Muito atraente, por vezes me sinto estranha no ninho por gostar dessa culinária!
Boa semana pra você, bjs

Sadhia Hage 23 de setembro de 2013 09:29  

amei adoro moyashi e este seu esta divino querida bjokas doces

Sabor no Prato 23 de setembro de 2013 10:14  

Oi Paula. Sabe, eu não sou muito fá da culinária japonesa, mas este seu pratinho ficou com uma aparência tão gostosa (pode ser por causa da técnica de "abrasileiramento", rsrs) que eu até queria experimentá-lo :)

Abraços. Fabiana.

Marisa Vlasic 23 de setembro de 2013 11:28  

Oi Paula, sou fã da culinária japonesa e adoro moyashi!!
Sabe que nunca preparei, adorei o modo como o preparou, ficou lindo e com aspecto delicioso!!

Beijinhos e uma excelente semana!!

Maria Ferreira N. Vechi 23 de setembro de 2013 11:30  

Olá!
Ainda não comi moyashi. Esse seu está com cara ótima,parece delicioso.
Bjs,ótima semana!

Carol Vieira 23 de setembro de 2013 19:08  

Paula, que delícia de receita.

Eu adoro broto de feijão na salada, bem crocante. Compro bastante aqui em casa, mas desta forma eu nunca fiz.
Qualquer dia desses vou testar a sua receitinha, rs.

Eu adoro os japoneses e aqui em SP como tem vários eu aproveito para conversar, pegar ideias e até tenho várias amizades com japoneses.

Eu gosto da educação, silêncio e inteligência deles...

Japão também está na minha listinha de viagens, rs.

Beijos :o))

Luma Rosa 24 de setembro de 2013 15:48  

Oi, Paula!!
Que delícia!! Amo broto de feijão! Gosto refogadinho como fez, também gosto como salada com atum e cenoura, também refogado com frango e pimentão vermelho... Nham!!
Feliz primavera para você!!
Beijus,

Heloísa 24 de setembro de 2013 15:56  

Paula,
Ficou um prato bem apetitoso.
E muito simples, não?
Beijo.

A Paixão da Isa 24 de setembro de 2013 18:42  

humm esta com um aspecto tao bom quem ia adorar era o meu filho pois ele tb adora tudo que é japones humm bjs bs

Maria de Lourdes Ruiz 24 de setembro de 2013 20:56  

Vim agradecer sua visita em meu blog e também conhecer o seu. Adorei tudo isso aqui! Estou te seguindo para poder receber suas atualizações.
Nunca comi moyashi, mas vendo sua receita me deu vontade de experimentar!

Bjs

Guloso e Saudável 25 de setembro de 2013 05:49  

Bom dia Paula,
Sou fã da culinária do oriente, gosto muito de moyashi.
Também por vezes faço adaptações abrasileiradas, este preparado pela Paula está encantador, tem muito frescor, é leve, prático, tem lindo visual o que o torna muito apetitoso.
Beijo,
Vânia

Casar é assim... 25 de setembro de 2013 13:00  

Oi Paula!

Nunca comi esse prato japonês! Gosto mesmo do Shimeji e Shitake bem quentinho na chapa =)

beijos!

Blog do Chocolate 25 de setembro de 2013 18:09  

Olá Paula,

Que refeição deliciosa, um prato invulgar mas cheio de bom sabor além de muito saudável !
É uma proposta excelente ! :)

Obrigada pelos votos de aniversário, adorei vê-la por lá ! :)

Um beijinho *

Arione Torres 26 de setembro de 2013 18:18  

Oi querida, que post maravilhoso!
Parece uma delícia! Adorei!
Beijos e boa semana!

Nanda Bez 26 de setembro de 2013 19:38  

Que delícia parece ser... Parece um macarrãozinho. Deve ser bem saudável, né. Beijo.

Ane 26 de setembro de 2013 20:06  

Oi Paula!Tudo bem?Agradeço sua visita e comentario,também estou te seguindo!Gosto de cozinhar mas acho que nem tanto como vc,mas pelo que eu vi temos muito mais em comum,começando pelas viagens!Um beijo e prazer em conhecer!

Cuca 27 de setembro de 2013 17:17  

Uma receita muito simples, mas com um aspecto delicioso! É uma óptima sugestão de acompanhamento :)

Beijinhos*

Cozinha de Mulher 27 de setembro de 2013 20:32  

Paula que delícia..
Acredita que eu não fazia ideia de que era assim?
Hummmm fiquei aqui desejando essa maravilha agora mesmo..
Vou tentar fazer aqui em casa..
Acho que as formiguinhas vão amar..

Beijinhos minha linda.. e uma noite super linda viu?

Márcia Rocha 26 de outubro de 2013 11:07  

Adooooooooro... Huuuuuummmmmm!!!
Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

http://decolherpracolher.blogspot.com

Back to TOP