Plágio da Executiva de Panela

>> sábado, 31 de agosto de 2013


Pois é pessoal, a bonequinha “marca registrada” do blog EXECUTIVA DE PANELA foi plagiada. Nesta semana, uma amiga blogueira me alertou do possível plágio enviando o link do blog plagiador. Ao acessá-lo, fiquei chocada. Apesar de alguns disfarces, da alteração nas cores do desenho e da inclusão de outros elementos, o plágio era nítido! Reparem só na ilustração que estava lá:



O disfarce era tal que havia até uma história da criação da bonequinha! Gente, minha bonequinha tem sim uma história muito especial que é minha com a Katia Bonfadini, ilustradora talentosíssima,  autora da bonequinha do EXECUTIVA DE PANELA e administradora do maravilhoso blog Casos e Coisas da Bonfa.

A Katia poderia perfeitamente ter “torcido o nariz” para essa fã “babona” aqui mas, quando entrei em contato com ela há 2 anos para criar minha bonequinha, ela não somente me acolheu com muito carinho e alegria como também impulsionou a criação do EXECUTIVA DE PANELA.

Nossa bonequinha “nasceu” através de várias trocas de e-mail sobre ideias, formas, cores, elementos e posições. Algumas visualizações de layout também foram feitas até a aprovação do desenho. Ou seja, a bonequinha não surgiu “do nada” - houve um sério “trabalho” fundamentando a arte. Além disso tudo, a bonequinha foi criada com base nas minhas características físicas.

Por isso fiquei muito chateada ao ver minha ilustração sendo usada no blog de outra pessoa. Imediatamente entrei em contato com a Katia Bonfadini para saber o que poderia ser feito nessa situação e, pasmem, ao acessar o blog plagiador, a Katia descobriu que uma outra ilustração dela havia sido plageada também! Vejam só esta síntese elaborada pela Katia. Reparem na xícara e fumacinha:



Plágio é crime e "dá" cadeia. O Código Penal Brasileiro aborda o delito Contra a Propriedade Intelectual no artigo 184 cujo parágrafo primeiro prediz pena ou reclusão de 2 a 4 anos, com multa.

Neste site há uma excelente elucidação sobre a abominação que é o plágio: 
http://www.institutohipnologia.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=121:crime-de-plagio&catid=6&Itemid=18

Lá está afrase de COSTA NETTO que achei muito apropriada:
“(...) o crime de plágio representa o tipo de usurpação intelectual mais repudiado por todos: por sua malícia, sua dissimulação, por sua consciente e intencional má-fé em se apropriar – como se de sua autoria fosse – de obra intelectual (normalmente já consagrada) que sabe não ser sua (do plagiário).”

Sabemos das facilidades que a internet permite no acesso a todo tipo de imagem e som; porém, a cópia ou utilização da obra ou arte de alguém sem o devido crédito ou autorização é FURTO intelectual. Atitude covarde e recriminável.

Sobre o direito autoral, o link da Fundação da Biblioteca Nacional http://www.bn.br/portal/index.jsp?nu_pagina=32#9 esclarece que “A doutrina do direito autoral qualifica como obra intelectual toda aquela criação intelectual que é resultante de uma criação do espírito humano (leia-se intelecto), revestindo-se de originalidade, inventividade e caráter único e plasmada sobre um suporte material qualquer. Como disse Henry Jessen: "A originalidade é condição sine qua non para o reconhecimento da obra como produto da inteligência criadora. Só a criação permite produzir com originalidade. Não importa o tamanho, a extensão, a duração da obra.” (...)

Agir com respeito e seriedade com a obra ou arte de outrém não se trata de virtude. Trata-se do que é correto, direito e legal. 

Portanto, plágio deve ser deve ser relatado para coibir mais ações desonestas desse tipo. Denuncie!

Para mim, criar é um dom de Deus! Valorizo demais esse DOM porque eu não o tenho. Maravilho-me com fotografias, pinturas em óleo sobre tela e esculturas. Por isso, os artistas por mim são preservados, respeitados e valorizados. 

Após contato com a plagiadora, todas as imagens e “historinha” foram retiradas do blog dela. A situação resolveu-se de forma “amistosa”.

Agradeço imensamente à querida blogueira que teve a fidalguia de me alertar do possível plágio, e também à Katia Bonfadini que, com profissionalismo e elegância, conduziu a situação de forma brilhante.

Hoje era para ter a postagem da receita de um creme de mandioquinha com cenoura delicioso que fiz aqui em casa, mas tive de mudar a programação para tratar de um assunto que, acho eu, deveria ser óbvio.

Quem precisar de mais informações e embasamento legal sobre o tema, pode procurar o Artigo 184 nestes links dos sites do Governo:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del2848.htm
http://legis.senado.gov.br/legislacao/ListaPublicacoes.action?id=102343

Quem quiser informações sobre Direitos Autorais e registro de obras, veja orientações aqui no site da Fundação Biblioteca Nacional, órgão do Governo:
http://www.bn.br/portal/index.jsp?nu_pagina=32#9

Quem quer conhecer o lindo trabalho da Katia Bonfadini, veja aqui:
http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/

Aqui há também um pouquinho mais sobre a bonequinha do Executiva de Panela e sobre o Chá entre Amigas:
http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2011/11/executiva-de-panela.html
http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/search/label/Ch%C3%A1%20entre%20Amigas

~.~

Beijos a todos e justiça seja feita, SEMPRE
Paula

32 comentários:

Cris Miyke 31 de agosto de 2013 11:20  

Nossa que coisa chata né amiga?? Ainda bem que já se resolveu!
Beijos e ótimo fim de semana!

Cris Miyke
delicinhasecoisinhas.blogspot.com

✿ chica 31 de agosto de 2013 11:25  

Puxa, que pena que isso exista! Mas as providências, pelo jeito, foram tomadas,né? Boa sorte! beijos,chica

Executiva de Panela 31 de agosto de 2013 11:40  

Olá meninas! Sim, é uma situação muito chata. De fato, as providências foram tomadas e tudo já se resolveu! Beijos, Paula

Mel Villas-Boas 31 de agosto de 2013 11:52  

Oi Paula!
Realmente, um absurdo! Acho que essas pessoas não fazem ideia do que é o trabalho de um ilustrador, um fotógrafo ou qualquer outro tipo de artista, né?
Fiquei passada quando vi que outros elementos da Kátia também tinham sido copiados!!
Que bom que tudo se resolveu de forma rápida.
Beijos e ótimo final de semana.
Mel

Cuca 31 de agosto de 2013 12:23  

Há pessoas que não se tocam mesmo! Não sei como conseguem copiar e roubar o trabalho de outras pessoas! Sim, porque criar um bonequinha dessas é um trabalho! Houve o trabalho de uma ilustradora por trás que a fez para ser parecida com a Paula e não com a plagiadora! Enfim, espero que tudo se resolva :)

Beijinhos*

Flávia Mergulhão 31 de agosto de 2013 14:13  

Plágio é um dos grandes problemas atuais na internet.
Ainda bem que td terminou bem.
Beijos

Josye Duran 31 de agosto de 2013 14:16  

Infelizmente isso vem ocorrendo cada vez mais na blogsfera, são imagens e textos que são plagiados. Fico feliz que tenha resolvido de forma amigavel.
Bjss

Bia Jubiart 31 de agosto de 2013 15:54  

Paulinha, tô boba que absurdo!
Sou admiradora dos trabalhos da Bonfa, mega exclusivo, e tive o privilegio de ser entrevistada por ela.
Já tive minha imagens copiadas, até por blogueira que se dizia amiga, fiquei com pena das figuras, com relação a imagem na net pouco coisa pode se fazer, infelizmente!

Pra vc e família um ótimo fds!

Bjossss

Criando Artes Carla 31 de agosto de 2013 22:47  

Oi Paula, plagiaram até a bonequinha.
Querida essa para mim é novidade.
Pensei que só acontecia no meio das artesãs. O que tem de plagio de peças amiga. Que bom que vc já resolveu tudo.
Aproveito para lhe desejar um bom domingo.

Marisa Vlasic 1 de setembro de 2013 06:05  

Que chato Paula, infelizmente a cara de pau dessas pessoas não tem limites. É super desagradável se deparar com essa falta de respeito ao trabalho alheio. Um trabalho que foi idealizado, planejado, desenvolvido e realizado com toda a dedicação, seriedade e empenho, aí chega alguém e se apodera na maior…é demais né?!! Felizmente tudo se resolveu da melhor maneira possível.

Beijocas e um excelente domingo !!

Sonica 1 de setembro de 2013 07:47  

Que coisa mais desagradável, em Paulinha? Adorei seu blog, estarei sempre por aqui! Bj

Prata da casa 1 de setembro de 2013 08:37  

Olá Paula: o descaramento de algumas pessoas é de pasmar. Infelizmente já tenho lido o desabafo de algumas blogueiras que se queixam de plágio e ,embora seja crime, não sei até que ponto a lei é respeitada.
Bjn
Márcia

Léia Silva 1 de setembro de 2013 13:08  

Oi querida
Lembro-me bem quando a Kátia fez a tua bonequinha, pois foi através dela que conheci o teu blog!
Sinto um grande desânimo quando vejo essas coisas. Já cheguei a pensar em desistir do meu blog quando "umazinha" começou a roubar as minhas fotos, cortando onde estava escrito o nome do blog. Fiquei muito triste. Entrei em contato com ela e ela fez apenas ironias, então entrei em contato com o wordPress, provei que o material era meu e eles retiram tudo do tal blog!
Isso é coisa de gente sem talento.
Te desejo uma ótima semana.
Bjim
Léia

Andréa 1 de setembro de 2013 18:17  

Minha querida,
infelizmente tem muita gente que não tem caráter e nenhuma criatividade gosta de pegar carona nas costas dos outros, ainda bem que vc resolveu este problema que é super chato e dar canseira.

Que o seu mês de Setembro seja regado de paz, saúde e muitas bençãos na graça de Deus!
Bjs ♥

Executiva de Panela 1 de setembro de 2013 19:12  

Meninas, obrigada pela solidariedade! Lendo o comentário de vocês, percebo que esse tipo de situação é recorrente. Felizmente há legislação para plágio e, através do comentário da Léia, vejo que até os administradores das plataformas dos blogs estão dispostos a contribuir com a gente. Que bom! Beijos, Paula

Renata 1 de setembro de 2013 19:43  

Nossa Paula, dá muita tristeza ver essas coisas acontecendo cada vez com mais frequencia em tantos blogs que eu gosto e visito sempre. Difícil entender como tem pessoas capazes de roubar imagens, fotos, receitas, ideias...
Sucesso pra vc e uma semana linda!
bjs

Nanda Bez 1 de setembro de 2013 22:14  

Que chato... Nunca aconteceu comigo (pelo menos que eu saiba, né) então não sei como eu ia ficar.
Mudando de assunto, quem mora sozinha sempre tem na geladeira os "coringas". Pra mim acho que é o ovo. Tomate eu compro os pelados em latinhas, então não estraga nunca e o iogurte eu tenho SEMPRE, ultimamente eu mesma tenho feito o meu, mas esse tem que ser consumido rápido, pois é caseiro não tem conservantes. Acabo nem fazendo muita coisa quando estou sozinha, fico mais nesses coringas. Beijo!

Katia Bonfadini 2 de setembro de 2013 06:12  

Oi, Paula!!!! O post ficou ótimo e só tenho a agradecer pelo seu carinho e elogios! A sua ilustração foi um trabalho que adorei fazer e também me senti muito triste quando vi o tal blog contando a história da "criação" da bonequinha... como assim????? É realmente muito desanimador perceber que essa situação é recorrente e afeta muitas blogueiras que atuam em nichos diferentes. Li o comentário da Léia e não sabia do episódio do roubo de suas fotos. O pior foi a pessoa ser irônica! Acho que quem faz esse tipo de coisa é tão carente de atenção que é digno de pena. Fico feliz que no caso da sua ilustração a blogueira tenha se desculpado prontamente e retirado a imagem do ar. Acho sempre melhor resolver essas questões amigavelmente, mas também sei que é importante divulgar o fato para que não aconteça novamente. Como você escreveu, plágio é crime, é coisa séria e dá cadeia! Um super beijo!!!!!

Casar é assim... 2 de setembro de 2013 09:09  

Oi Paula!

Um belo de um mal estar pro fim de semana esse, hein??!!
Ainda bem que tudo foi resolvido, né? Ufa!!!

Beijos!!


Aline Cabral (ANINE) 2 de setembro de 2013 10:38  

Bem, fico impressionada com o descaramento das pessoas. No mundo globalizado de hoje, o que pensa um tipo de pessoa como esta? Ainda mais sabendo que a Katia possui mais de mil seguidores espalhados pelo mundo. Nunca ninguem iria descobrir? Espertinha!!!

E olha que não é a primeira vez que isso acontece com a Katia, meu pai eterno...abaixo a inveja...

Que bom que foi descoberto em tempo. Beijos

Veronica Kraemer 2 de setembro de 2013 13:26  

Paula querida, ainda bem que tudo se resolveu!
Esta internet está uma bagunça, gente mal educada plagiando e roubando imagens a torto e a direito...
Fico feliz por tudo ter dado certo, gosto muito de vocês!
bjos e tudo de bom
Vero

Guloso e Saudável 2 de setembro de 2013 13:49  

Olá Paula,
Ótimo que conseguiu resolver a contendo.
Infelizmente também temos tido uma vasta experiência nesse campo, felizmente o google modificou o sistema de análise dos blogs e ficou mais rígido aos castigos a quem executa o plágio.
Obrigada por nos repassar as informações.
Boa semana, beijo,
Vânia

Isa 2 de setembro de 2013 15:42  

Tem gente que nao tem noção né!
A gente pensa, estuda, trabalha com tanto carinho pra dar vida aos nossos blogs e eles acham que assim... facim facim podem sair copiando tudo!!! aff!!

bjuus

Coisas de Tássia 2 de setembro de 2013 19:21  

Guria, quanta deselegância desta pessoa em copiar o trabalho de outra. Fiquei pasma. Já vi acontecer com outro blog querido também.

Abraços,

Roberta Lito 2 de setembro de 2013 20:20  

Paulinha é muita cara de pau mesmo... eu tive a minha logo copiada descaradamente em março no FB e além da logo o nome ChocoLito's, assim que vi logo entrei em contato com a Joana que fez a logo e outras amigas me ajudaram a denunciar a página. Fico boba com a falta de criatividade e sem vergonhice de copiar algo que não lhe pertence... espero que esteja tudo certo agora. Beijos

Executiva de Panela 2 de setembro de 2013 23:54  

Meninas, quanto mais leio os comentários, mais me surpreendo com a lamentável recorrência desse tipo de situação. Felizmente, porém, vejo que há assistência de vários lados: das blogueiras amigas, do pessoal do suporte técnico dos blogs e até mesmo do Google! Que bom poder contar com esse amparo! Com isso, tenho certeza de que esse tipo de situação vai diminuir cada vez mais. Beijos e obrigada pelo carinho e consideração! Paula

Trainee de Cozinheira 3 de setembro de 2013 21:17  

Isso é sempre muito desagradável..e acho que já aconteceu com muita gente, só espero que as pessoas pelo menos aprendam a respeitar o que não foi criado por elas!! bjs
Maura

Danni e Lype 4 de setembro de 2013 18:59  

Querida Paulinha,
Nossa!!! Que coisa mais desagradável... Ainda bem que conseguiu resolver amistosamente...
A bonequinha com certeza é sua marca registrada e achei muito importante você ter ido atrás dos seus direitos... Parabéns!!!
Grande beijo, Irene

Tertúlia da Susy 5 de setembro de 2013 10:31  

Esta situação é muito fora mas, casa vez acontece mais, porque as pessoas não são sinceras e nada originais.
Tenta por isso para trás das costas e continuar o bom trabalho aqui do blog.
É irritante mas, contornável.
Kiss, Susana
Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/09/Galette-de-Maca.html

Panelinha da Fafah 5 de setembro de 2013 18:28  



Mas que chato! Falta de imaginação!
Se ela teve tanto talento assim para camuflar , pois então que criasse algo inédito né não!
Já começou mal a garota!
Muito feio isso!

bjnhs////////

Carol Vieira 10 de setembro de 2013 23:44  

Isso é lamentável e inadmissível!
Eu vejo muitas reclamações de plágio de artesanatos (fotos)... Realmente não dá!

:o)

Bia Costa 11 de setembro de 2013 01:11  

Que situação!!! Que bom que conseguiu resolver, mas é mesmo de entristecer.

Back to TOP