Cocada de corte

>> quarta-feira, 24 de julho de 2013

É um menino! E graças a Deus saudável! Parabéns aos pais! A chegada do bebê real me fez refletir sobre a alegria que a humanidade sente com o nascimento. É uma celebração social! Familiares, amigos, vizinhos, colegas de trabalho e até mesmo meros conhecidos se alegram com a chegada de um bebê. Acho bonita esta tradição, que demonstra como desejamos vida!


Hoje trago uma deliciosa receita de cocada de corte. Impossível comer um pedacinho só. Atenção, porém, para este detalhe: tenho por hábito reduzir as medidas de açúcar indicadas nas receitas. No caso desta receita não dá para fazer isso porque o açúcar "dá a liga" na cocada deixando-a macia e firme. Não reduza a medida senão ela não "endurece" e fica grudenta,  ok?




Cocada de corte

Ingredientes
1 lata de leite condensado
2 medidas (da lata) de açúcar
2 xícaras de coco em flocos (ou 100g de coco ralado)
manteiga para untar

Modo de Preparo
Unte com a manteiga uma superfície lisa e limpa. Após a mistura da cocada ir ao fogo, você terá de despejá-la nesta superfície. Em uma panela, junte o leite condensado, o açúcar e o coco em flocos (ou ralado). Leve ao fogo baixo, mexendo sempre. Quando desprender do fundo da panela está pronto. Despeje imediatamente sobre a superfície lisa previamente untada e nivele. Para nivelar você pode utilizar uma colher grande, ou mesmo um rolo de massas. Em ambos os casos estes utensílios devem estar untados. Deixe esfriar e corte na forma de sua preferência: quadrados, losangos (da foto), etc    Está pronta a sua cocada!

Depois me diga se é possível comer um pedacinho só dela, ok?


Um beijo
Paula

18 comentários:

Isa 25 de julho de 2013 00:03  

AMO AMO AMO!!

minha mãe faz uma dessas e é IMPOSSIVEL comer um só pedaço!!

Maravilhosa!!

Paula, ta rolando sorteio de um joguinho americano lá no blog!!

beeeijoos

Felisberto Junior 25 de julho de 2013 00:26  

Olá!Bom dia
Como vai?
sim...um menino...
nossa, que bela receita de cocada.
vim agradecer pelo carinho da participação em meu blog
Obrigado
Bela quinta feira
Beijos

Rosangela Cunha 25 de julho de 2013 07:44  

Huumm, que eu adoro uma cocadinha de corte!!!A sua está com um aspecto incrível,a que a minha avó fazia, ficava igualzinha a sua, que delícia!!!Beijinhos

Andréa 25 de julho de 2013 08:39  

Bom dia minha querida! Paz e bem sempre!
Um bebezinho alegra qualquer ambiente.
Sou fã de cocadas, estas pedem bis, impossível comer só uma...hummmmm!
Levo a receita, ficaram d+!

Bjs, feliz quinta-feira!

Nice e Ana, temperado com carinho... 25 de julho de 2013 09:36  

Paula querida adoro cocada principalmente quando na receita tem leite condensado, ficaram lindas, bjs, um ótimo dia, Ana ;).

Marisa Vlasic 25 de julho de 2013 11:05  

Delícia de cocada Paula!! Realmente muito difícil comer somente um pedacinho…rsrs
Valeu pela dica amiga, também tenho o hábito de reduzir o açúcar nas receitas!!

Beijinhos carinhosos!

Lylia 25 de julho de 2013 11:22  

Oi Paula,
Realmente o nascimento de um bebê é um milagre e como tal deve ser celebrado.
Fiquei de olho nos seus livros, " A Arte de Viver", leio e releio. " Receber com Charme" é outro sempre consultado. Fiquei feliz com a coincidência de gostos.
E a cocada então nem se fala.
Bj,
Lylia

Cuca 25 de julho de 2013 12:07  

Errei, achava que seria uma menina :)
Adorei esta cocada, ficou com um aspecto maravilhoso! Gosto tanto de côco e nunca fiz...

Beijinhos*

São Ribeiro 25 de julho de 2013 13:23  

Excelente aspecto e com coco eu ia adorar.
bjs

Trainee de Cozinheira 25 de julho de 2013 14:14  

Nossa adoro cocada, manda aí umas Paula, rsrsrs, bjs
Maura

Josy 25 de julho de 2013 17:55  

Paulinha que bom saber que mais um bebê vem ao mundo com saúde e abençoado por Deus, o pequenino príncipe de Cambridge recebeu um belo nome né? George. Eles devem estar muito felizes com essa bênção. Agora sua cocadinha ficou mesmo linda, não tenho receita de cocada, vou levar a sua e olha que sou apaixonada por coco. Ficaram lindas. Beijinhos

Alinne Moller 25 de julho de 2013 19:25  

Amoooooooooo cocada.... essa parece deliciosa... vou testar no fim de semana.
bjim

Guloso e Saudável 26 de julho de 2013 07:17  

Bom dia Paula,
O perigo dessa cocada de corte é sentar-me próximo ao prato..., adoro cocada, ficou linda e deliciosa.
Bom final de semana, beijo,
Vânia

Vivi TodoDia 26 de julho de 2013 08:43  

Paula do ceu eu amo cocada, como boa nordestina e nao como uma ha anos! Menina aqui so se fala no bebe real, os ingleses de fato amam a monarquia. Beijos

Pepa 26 de julho de 2013 15:31  

Oi Paula, é a Vi, que delicia de cocada, pena que não dá para reduzir o açúcar, mas se for uma pessoa moderada, o que não é meu caso..kkkk, um pouco de açúcar não faz diferença.
Muitos beijos,Vi

Selene 27 de julho de 2013 13:43  

Que aspecto irresistível...
Beijinhos
Selene

Carol Vieira 30 de julho de 2013 22:11  

Paula, que receita fácil. Faz tanto tempo que não como uma cocada, hehehe.
Beijos :o)

Nanda Bez 31 de julho de 2013 20:49  

Cocada é muito bom :) Uma vez quando criança uma professora nos mostrou como fazer no colégio e demos as cocadas de presente para dia das mães em embalagens fofas de vidro com desenhos nossos. Sabe o que mais gostei? De comer ela quentinha mesmo! Hummm, delícia. :)

Back to TOP