Dicas para organizar um romântico Dia dos Namorados e sugestões de decoração de mesas para um jantar, almoço ou café repleto de amor

>> sábado, 25 de maio de 2013




Antes iniciar as dicas, gostaria de deixar umas palavrinhas aos solteiros. O Dia dos Namorados se aproxima, como sempre, repleto de corações por todos os lados. Solteiros: se ainda não é dessa vez que vocês vão passar este dia com alguém especial, nada de se amuar em um canto! O Valentine’s Day é uma data que celebra o amor - sentimento que, sobretudo, é permeado por gratidão.

Presenteie a quem você ama – seja quem for. Veja que belo este costume no Japão, onde o Dia dos Namorados inclui presentes para amigos, chefes e colegas de trabalho. Que tal se inspirar nessa ideia para demonstrar seus sentimentos a alguém querido? Muitas são as pessoas pelas quais somos gratos por estarem ao nosso redor, não é mesmo?

Quanto àqueles que planejam celebrar através de um encontro intimista e aconchegante, envolvendo comidinhas, aí vão algumas dicas de organização e decoração. Arregace as mangas e divirta-se!

No quesito 'organização' do evento, 3 passos fazem parte de uma ocasião: planejamento, execução e curtição. Apesar de a última ser deliciosa, você deve sentir prazer nas três fases, ok? Lembre-se que o  tempo deve estar a seu favor: quanto maior a antecedência, melhor serão as possibilidades de economizar e ter um evento bem sucedido.

Planejando – principais pontos a considerar

  • Onde será o evento ? É um local tranquilo? Será um evento a 2 ou uma festa?
  • Como será a ocasião: jantar, almoço, happy hour, um café da manhã, finger food?
  • Quais e quantos pratos serão servidos? Para um jantar, por exemplo, o básico é: prato principal + sobremesa + bebida (inclusive água) e, claro, um cafezinho no final. Se quiser incrementar, inicie com um antepasto, depois a entrada, para só então passar ao prato principal.
  • Qual será o tema da decoração? Clássico? Moderno? Provençal? Rústico?... Existem inúmeros temas para explorar. Para a decoração da mesa, costumo escolher 2 cores como base. A partir daí defino os pratos, copos, taças, talheres e guardanapos. Velas e flores são indispensáveis e uma trilha sonora que agrade a todos também!

Executando – comprinhas com antecedência
Procure fazer as compras das flores e alimentos com o máximo de antecedência possível.
  • Decoração da mesa: se possível, faça a decoração da mesa 1 dia antes do evento ou, no mínimo, muitas horas antes dele iniciar. O processo de decoração de uma mesa, por mais simples que pareça ser, costuma levar algumas horas porque quando as ideias “saem do papel” a criatividade aflora intensamente. A parte da decoração é das minhas favoritas porque novas ideias surgem durante todo o processo, o que é muito motivante!
  • Decoração do ambiente: geralmente a decoração da mesa também nos inspira a decorar o ambiente com toques diferentes. Então, capriche no banheiro deixando-o livre e bem cheiroso, com sabonete novo e toalhas limpas e bem dispostas sobre a pia ou gancho. Além do arranjo na mesa, espalhe flores e velas pela casa. Escolha uma trilha sonora que agrade a todos. São detalhes que contribuirão para tornar o momento mais charmoso.
  • Preparação dos pratos: se você não sabe cozinhar, tente pelo menos preparar a sobremesa. Algo feito por você vai alegrar muito o(s) seu(s) convidados, tenha certeza! Quanto aos demais pratos, compre-os prontos (e de qualidade) em um local de confiança. Se você sabe cozinhar... Bem... Calcule direitinho o tempo de preparo dos alimentos de forma que, quando a hora chegar, tudo esteja pronto, inclusive você! Ahhh... Evite experiências nestas ocasiões. Você pode perder tempo e, o que é pior, resultado.
Estando todos os passos acima bem alinhados, sobra... você! 

Reserve um mínimo de tempo só para você antes do início do evento. Você não vai querer ver o(s) convidado(s) chegando e você ali, descabelado, de avental, com fumaça na cozinha... rs Eu costumo deixar tudo pronto ou semi-pronto 1 hora antes dos convidados chegarem. Assim, sobra tempo para tomar um banho tranquilo, me arrumar, acender as velas, descansar um pouquinho no sofá ...

Afinal, por mais delicioso que estejam os pratos servidos, por mais linda que esteja a mesa... Uma ocasião de sucesso depende exclusivamente de quem recebe. É preciso deixar o convidado à vontade e, ao mesmo tempo, dar-lhe o máximo de atenção sempre! E essa é a ‘força-tarefa’ de um anfitrião: manter seus convidados felizes!


Decoração de mesas para almoço, café da manhã e jantar -  minhas peripécias para você se inspirar.

Esta é uma decoração bastante simples, rápida e econômica. Pétalas de rosas espalhadas no centro da mesa, circundado velas comuns, dentro de copinhos de vidro pequenos.



Nessa decoração não utilizei flores e coloquei dois castiçais altos e dois baixos para compor o centro. Note que o balde de gelo está sobre um pano, evitando que a transpiração do gelo em volta do balde escorra e molhe a toalha de mesa.



























Aqui em São Paulo, a temperatura na época do Dia dos Namorados é gelada. Para quem mora em regiões quentes, porém, um tema como 'mar' é bem adequado, leve e alegre. No arranjo do centro utilizei conchinhas que catei nas praias, flores e velas. 


























Preto, branco e prata é uma combinação muito elegante. Detalhes sobre essa linda decoração podem ser encontrados aqui no blog da Katia Bonfadini.



























Bastante simples e econômico, este arranjo é composto de poucas rosas, sem o talo, dispostas sobre copos de whisky alinhados no centro da mesa. Utilizei apenas dois suportes baixos de velas, ao lado direito dos pratos – próximo ao guardanapo.



























Nesta mesa optei pela cor branca para simbolizar pureza. Neste jantar, com serviço completo, dispus sobre a mesa toda a louça acompanhada dos talheres apropriados. Servi os pratos nesta ordem: antepasto, entrada, prato principal, sobremesa e o cafezinho. 





























Para os adeptos de comida oriental, que tal uma ocasião “Xing Ling” rosa.... 


























... ou “Japa” tropical? rs rs rs


























Uma Happy hour com queijos e vinhos é prático e fácil de organizar. Ideal para quem não tem muito tempo. Todos os petiscos podem ser comprados no supermercado, inclusive as flores para o arranjo. A montagem pode ser feita em uma mesa de centro. Use peças bonitas e pequenas para incrementar o momento.

























Para quem tem pique de acordar cedo e comer bastante, sugiro um café da manhã. O resto do dia fica só para namorar.


























Singela e delicada, esta decoração de mesa também foi para um café da manhã. O arranjo de flores deu início à toda a decoração da mesa. A cor base é rosa – suave, ok?
























































Para quem tem um espaço ao ar livre, com mesinha e cadeiras, aí está uma sugestão alegre e com poucos itens.



























Uma forma muito charmosa de “contar” os pratos a serem servidos é colocar um cardápio sobre o prato.


























E para os aventureiros, um picnic no parque. Lembrando que tem de carregar todas as coisas, ok? Então, atenção para organização: os itens devem ser leves e o mais simplificado possível.

























Bem, seja qual for sua escolha e seja com quem for, desejo que seja um DIA FELIZ!


Beijos,
Paula



60 comentários:

O meu pensamento viaja 26 de maio de 2013 06:28  

Belíssimo post!
O dia dos namorados, aqui, comemora-se a 14 de Fevereiro.
Ainda assim, as dicas continuam sendo preciosas e lindas.
Beijo

✿ chica 26 de maio de 2013 06:38  

Lindas mesas e arranjos. Aqui pra agradecer teu carinho e dizer que estamos curtindo bastante aqui o filhão e hoje, niver do maridão! beijos,chica

Receber e Celebrar 26 de maio de 2013 08:53  

Paula, como sempre, adorei as dicas!! Planejar tudo com antecedência é fundamental, né? Esse ano vou fazer um jantarzinho romântico a dois. Aqui em casa mesmo. Ainda não decidi o cardápio, mas acho que vou pra cozinha só pra preparar a sobremesa (que como vc disse, é importante!) Os demais pratos vou encomendar, assim tenho mais tempo pra preparar todos os outros detalhes.

Adorei rever as fotos das suas mesas! Todas inspiradoras!! Beijos, Mel

Izis Borck 26 de maio de 2013 09:08  

Dicas maravilhosas.
Beijocas
Izis

Renata Boechat 26 de maio de 2013 09:36  

Minha amiga, no quesito eventos você é ganhadora,suas mesas são sempre super fonte de inspiração,
cada uma mais linda que a outra, eu não saberia dizer qual delas me agrada mais!

Mas por possuir uma certa queda pelo vermelho, acho que vou eleger a mesa vermelha com as rosas nos copos de whisky, ficou lindíssima!

Parabéns, meu abraço, e votos de um ótimo domingo

Sandra Portugal 26 de maio de 2013 11:39  

Paula
Super inspiradoras as suas propostas de organização para oferecer carinho em forma de uma boa mesa!
E nada como um planejamento para ter tudo bem elaborado e se conseguir um clima adequado para a ocasião!
Lindas ambientações, parabéns querida!
bjs Sandra
www.projetandopessoas.com.br
e curta a página do facebook
http://www.facebook.com/projetandopessoas
e no twitter:@Projetapessoas

lena 26 de maio de 2013 13:21  

Olá Paula.
Adorei as suas ideias. Vou me inspirar em algumas.
Beijinhos grandes.

Blog do Chocolate 26 de maio de 2013 15:05  

Olá Paula :)

Que publicação tão completa e que fotos belíssimas ! :)

Não tenho grande jeito para este tipo de arranjos, mas adorava ter !

Obrigada pelas úteis idéias !

Beijinhos

Isabel

Guloso e Saudável 26 de maio de 2013 15:51  

Ola querida Paula,
Sem dúvidas estas dicas são muito úteis, o post muito bem organizado, gostei muito das decorações, também o post é muito inspirador para o dia dos namorados ou outros dias, parabéns.
Beijo,
Vânia

Zi Faleiro 26 de maio de 2013 17:51  

Olá Paula! Adorei as inspirações! Eu também gosto de uma mesa bem posta... Aqui também tem dia dos namorados! Beijos

Andréa 26 de maio de 2013 18:33  

Olá querida boa noite!
Decorações maravilhosas, dicas perfeitas, amo o seu bom gosto, parabéns!

Beijos, fica com Deus ♥

Marisa Vlasic 26 de maio de 2013 18:41  

Oi Paula querida, nem saberia dizer qual dessas mesas é a mais bonita, vários estilos diferentes e todos igualmente lindos, caprichados e de muito bom gosto, parabéns pelas sugestões divinas e maravilhosas!!

Muito obrigada pela sua mensagem e seu carinho minha amiga, felizmente parece que tudo voltou ao normal lá no meu cantinho.

Beijocas e uma ótima noite de domingo !!

Cozinha de Mulher 26 de maio de 2013 18:55  

Paula minha linda.. que lindo post..
Amei as dicas.. as sugestões estão perfeitas, uma mais linda que a outra..
Eu tenho um motivo a mais pra comemorar, afinal no dia dos namorados também comemoro o aniversário de namoro com o amor.. então comemoração dupla srrs

Beijoka e uma noite linda viu?

Gabriela Gomes 26 de maio de 2013 19:13  

Que dicas ótimas! Adorei seu blog, realmente muito incrível, tem tudo para fazer o maior sucesso; Já estou seguindo, segue o meu também?
www.espacegirl.com

Danni e Lype 26 de maio de 2013 19:51  

Oi Paulinha,
ADOREI as suas dicas!!! E as sugestões de decorações uma mais LINDA que a outra... Parabéns!!!
Muito obrigada pelo seu sempre carinho e beijos, Irene

FAZENDO ARTE 26 de maio de 2013 20:19  

Olá Paula!
Que lindas fotos, ótimas dicas!
Beijos, Oslaine

Nanda Bez 26 de maio de 2013 23:55  

Ai, ai, ando tão relaxada,só passo o tempo estudando, nem faço mais quase comida elaborada, menos ainda arrumar e decorar as coisas bonitinhas. Esse dia dos namorados nem o namorado vou conseguir ver. Triste, né? Mas quando tudo estiver mais calmo eu quero fazer alguma coisa assim especial e tentar deixar a mesa (quase) tão linda quanto a sua :) Beijo.

Juliana Leal Valera 27 de maio de 2013 09:55  

Tem lindas idéias nesse post!
O Valentine´s Day já passou por aqui, mas sempre é bom fazer um jantarzinho romântico para o maridão.
Beijos

Camila Faria 27 de maio de 2013 10:55  

Quantas lindas inspirações! Adoro quando tudo é bem branquinho, as flores, as louças... Perfeito!

Cíntia A. S. Sevaux 27 de maio de 2013 13:49  

Nossa, que lindas e inspiradoras suas mesas!!!Adorei!!!! bjinhos !!!

Casar é assim... 27 de maio de 2013 14:24  

Ameiii a decoração que tem os mosquitinhos no centro de mesa =)

Ótimas inspirações!!

beijossss!!!

Rosana Gomes 27 de maio de 2013 14:47  

Oi Paula,

Adorei seu blog! Andei por várias páginas já..

Ah, e adorei também as sugestões.

Uma ótima semana. Beijo!

A Paixão da Isa 27 de maio de 2013 18:22  

wuau tudo mt bonito como sempre amiga esta tao lindo bjs

Heloísa 27 de maio de 2013 19:06  

Paula,
Suas ideias e sugestões estão lindas.
Só estou esperando para ver o que vai fazer no dia.
Beijo.

Sonica 27 de maio de 2013 21:33  

Adorei seu blog, Paula! Parabéns ! Bj

Ysandra Pena 27 de maio de 2013 21:53  

voce muito criativa em...arrebentou...=D

Beijocas

http://virandocomida.blogspot.com

luci 28 de maio de 2013 13:53  

Que mesas lindas adorei as dicas
beijos

Renata 28 de maio de 2013 14:05  

Oi Paula,
Que lindas fotos, que lindas mesas, que ótimas sugestões, tudo no maior capricho! Parabéns e obrigada por compartilhar tantas idéias bacanas :o)
bjsss

Cantinho da Zazá 28 de maio de 2013 14:36  

Oi Paula!
Só tenho um coméntário a fazer sobre o seu post: PER-FEI-TO!
E ainda com direito um show de imagens que irão direto para o meu Pinterest!
Bjs e obrigada pela visita lá no meu Cantinho!
Zazá

Minha vida de campo 28 de maio de 2013 16:30  

Menina que tantas dicas preciosas. Amei todas, esse da tábua de queijos está divino, me deste muitas ideias.
Bjos e tenha uma ótima semana.

Roberta Lito 28 de maio de 2013 19:56  

Paulinha,

Mais uma vez, arrasando nas dicas... eu sempre me inspiro quando venho por aqui.

Beijos

Daniel Moura 28 de maio de 2013 20:27  

Gostei da dica ao ar livre ... mas todas estão lindas ..

abraço
Daniel Deywes
http://feitonahora.blogspot.com.br

Dri Viaro 28 de maio de 2013 21:52  

Lindas opções, vamos ver se faço algo ;)

beijos

Aim'Art 29 de maio de 2013 06:49  

Que sugestões maravilhosas, tudo de muito bom gosto. Beijinhos,

Patricia Mancini 29 de maio de 2013 10:26  

Opções para todos os gostos e tipos de mesas.

Sileni Machado 29 de maio de 2013 14:44  

Olá Paula, com essas dicas maravilhosas não há dia dos namorados que dê errado! As fotos são lindas, td de mt bom gosto! Como costumo acordar mt cedo (força do hábito) gostei da ideia do café da manhã e dps namorar o resto do dia, rs.
Parabéns pelo lindo blog e obrigada por acompanhar o Vivendo e Aprendendo! :)
Bjssss e um ótimo feriado pra vc!
www.viveraprendendo.com

Carol Vieira 29 de maio de 2013 19:06  

Paula,

Ameeei essas ideias. Estou pensando em preparar algo em casa e vou usar essas dicas, rs.

Beijosss :o))

Rita 30 de maio de 2013 15:12  

Olha me surpreendeu essa decoração
tão chic.....parabéns belo bom gosto
Deixo um abraço carinhoso
De bom final de feriado
Bjuss
Rita!1

Ana Claudia 31 de maio de 2013 16:25  

lindas mesas, gostei de todas...
beijos, bom final de semana

Selene 1 de junho de 2013 12:06  

Adorei as dicas.
O próximo jantar romantico cá em casa vai ter algumas das sugestões.

Beijinhos

Álbum da Cozinha 1 de junho de 2013 21:12  

Ohhh Paula!
És uma querida. Te love viu?
Tua gentileza é sempre muito cativante e me motiva a seguir em frente.
Que Deus a proteja de todo o mal e a mim não desampare né?
Belos arranjos para mesas, muito elegantes e ao mesmo tempo passíveis de fazer para quem tem bom gosto como você.
Boa Noite Paula e Ótimo Domingo.

"Manjares da Manu" 1 de junho de 2013 21:56  

UMA MESA MAIS LINDA Q A OUTRA!!!
ARRASOU!!!!

BJS....

Luma Rosa 2 de junho de 2013 01:15  

Oi, Paula!
Adoro as comermorações do dia dos namorados e não podemos perder a oportunidade de fazer uma fita, não é mesmo?
Nesse dia gostamos de sair e sempre preparo alguma coisinha para o maridón beliscar e bebericar antes de sairmos. A mesa do "Happy hour com queijos e vinhos" é ideal para mim.
Sou aquele pessoa providente que no dia a dia tem sempre coisinhas na geladeira para alguma eventualidade, nessas surpreendo! O que parece uma saia justa, acaba sendo um desafio.
Tenho amigos bastante festeiros, não somente na minha casa mas na casa deles também. Sempre nos encontramos em casa antes de sair para qualquer lugar.
Cada mesa que posta é uma inspiração. Dessa vez foi um super post! Tive que favoritar!!
Beijus,

ღღღღ Cici ღღღღ 2 de junho de 2013 15:22  

Nossa, super parabéns pelo post!
As dicas são valiosíssimas.
E babei em cada decoração, sabia? Nossa, muito lindas mesmo.
Queria muito prepara algo a dois por aqui, mas é impossível qdo se mora junto com a enteada e a sogra... hahaha! #fail
Bjns
:)

Bia Jubiart 2 de junho de 2013 21:20  

Oi Paula, fui lendo e vendo vc falando calmamente... parabéns pela montagens das mesas, cada uma mais linda que a outra. Gostei muito da idéia da flor na água, vou preparar algo parecido p/ o maridão.
Sei que não tes face, mas vou compartilhar o seu link lá...

Bjooooo

REINVENTANDO 3 de junho de 2013 00:40  

Nossa, amei as ideias para esse dia.
Abraços.Sandra

Aline - Receitazada 3 de junho de 2013 09:38  

Inspirações belíssimas :)
Me encanto com cada detalhe desse.
Quero ver se faço algo bem lindo este ano também :)
Beijãooo

Marly 3 de junho de 2013 13:34  

Oi, Paula,

Desculpe o atraso por aqui, tenho andado tão cheia de compromissos e coisas para fazer que estou quase pedindo uma pausinha para resolver uma parte das questões, rsrs.
As suas mesas são lindas e o melhor é que não são dispendiosas. Amei todas elas, nem saberia qual escolher, se fosse forçada a isso, rsrs.

Beijoca e ótima semana!

Léia Silva 4 de junho de 2013 04:26  

Querida Paula
Que belas dicas aos solteiros!
Não conhecia esse costume no Japão e achei muito lindo.
Aqui comemora-se o dia dos namorados em fevereiro, mas como sou brasileira tenho a desculpa de comemorar duas vezes - hehehe!
As tuas dicas valem ouro, pois nunca tinha pensado em todos os detalhes como você descreveu e o teu post me fez repensar em minhas atitudes e acho que devo ser mais romântica.
Você tem muito talento para decoração, parabéns!
Vi que ainda tenho muito o que aprender.
Bjo grande
Léia

Flávia Mergulhão 4 de junho de 2013 12:32  

Lindas dicas!
T^o aqui pensando como será esse dia, já que cai numa 4a e eu trabalho o dia inteirinho...ah...mas vou me virar pra fazer alguma surpresinha!
Bjosss

Amehlia Digital ® 4 de junho de 2013 14:26  

Tanto tempo que não faço um jantar assim...=} e o segredo é planejar realmente tudo com calma e deixar as crianças com alguém, né?!

Sobre o bolinho da Jacquet, eu comprei aqui mesmo em sampa... lá no pão de açúcar de Moema, mas acho que vendem em todas as filiais.
Um bejim pra você, querida!

Lylia 7 de junho de 2013 10:49  

Ótimas sugestões, Paula! Adorei!
Bj e bom fim de semana,
Lylia

Catarina - A Cozinha da Kinhas 9 de junho de 2013 09:05  

Amei as ideias de decoração das mesas :) tudo lindo!

beijos e bom domingo!

mimosefuxicos.blogspot.com 9 de junho de 2013 19:30  

Estou retribuindo sua visita ao meu blog. Estou atrasada mas só agora consegui :)
Adorei as ideias românticas!
Beijos
Taís

Artes da Mel 11 de junho de 2013 21:50  

Oi Paula! Estava mesmo com saudades de todos ! Obrigada pela delicada mensagem q vc me deixou! Arrasou no post, as sugestões estão lindas! Vamos celebrar o amor!!!
Beijão
Mel

Anônimo,  12 de junho de 2013 00:48  

adorei as dicas muito pratico e criativo com toque de sutileza,nao e preciso muito para mostrar o verdadeiro sentimento das pequenas coisas,adorooooooooooo

Andrea - Sweet and Saucy 12 de junho de 2013 17:50  

Paula,

Passei para agradecer, agora aqui na sua casa, o carinho que você teve comigo!

Fiquei impressionada com sua gentileza, além das dicas brilhantes, é claro!!!

Adorei tudo!!!

Beijos

Luma Rosa 13 de junho de 2013 10:42  

Oi, Paula!
Gosto da praticidade do Queijos & Vinhos para comemorar a data. Gostei também da sugestão para o café da manhã - mesa rosa.

* Tem um espaço grande entre as imagens e o texto seguinte. Dá uma olhada no editor de texto (html) para aproximar. Ou então no próximo texto que escrever, ao lado do editor, onde está escrito "opções" - clica ali e vai aparecer alguns ítens para sinalizar. Em "modo de escrever", opte por "Mostrar html literalmente". Em "Quebras de linha" pressione "enter" para inserir quebras de linha.
Acho que é esse último ítem que está causando a desconfiguração do texto, pois a cada parágrafo a tag
cria espaços a mais.

Bom restinho de semana!!

Vergalhão 13 de agosto de 2013 10:33  

Parabéns pelo blog. Maravilhoso artigo, e decoração de mesas. Já estou adicionando seu site aos meus favoritos!

Back to TOP