Bacalhau cremoso

>> quinta-feira, 16 de maio de 2013

Ao primeiro bocado deste bacalhau cremoso, me surpreendi comigo mesma e até pensei: "Nossa, foi eu quem fez isso?!?" Sim, essa foi uma bem sucedida experiência na cozinha! Porém, nem sempre é assim... Muitas foram as vezes em que me decepcionei com o resultado de receitas que vejo por aí... Mas dessa vez, hmmmmm... recomendo até para os mais exigentes apreciadores de bacalhau. A inspiração veio daqui da Josy e daqui do Tudo Gostoso.


Os ingredientes:

500 gr de batata
500 gr de bacalhau dessalgado em lascas pequenas
3 dentes de alho
1 cebola grande cortada em cubinhos
1/4 xícara de azeite
300 gr de creme de leite fresco
queijo parmesão ralado
azeitonas verdes para enfeitar

Fiz assim: destaquei 500 gr de postas de bacalhau em lascas pequenas, visando facilitar a dessalga. Coloquei as lascas em um pirex, cobrindo-as com água bem gelada e pedras de gelo. Levei à geladeira, substituindo a água gelada a cada 3 horas. A última troca foi antes de dormir, quando deixei o bacalhau de molho até o dia seguinte. Pela manhã não foi mais preciso repetir o processo. Escorri a água e reservei. 

Próximo à hora do almoço, coloquei 500 grs de batata sem casca para cozinhar em água com sal, até estarem macias mas firmes. Estavam prontas quando espetei um garfo nelas, inserindo-o sem fazer força. Retirei-as do fogo, escorri a água e reservei.

Enquanto as batatas esfriavam, preparei o bacalhau cremoso assim: amassei os 3 dentes de alho em um pilão e piquei 1 cebola grande em cubinhos. Em uma panela funda, já com o azeite e em fogo alto, refoguei a cebola até ficar transparente e adicionei o alho abaixando imediatamente a chama para fogo baixo. Rapidamente adicionei o bacalhau e misturei bem. Mexendo sem parar, acrescentei o creme de leite incorporando-o ao refogado do bacalhau. Desliguei o fogo, deixando a panela sem tampar.



Voltei às batatas cortando-as em rodelas de espessura média e arrumando-as sobre um refratário de vidro. Sobre elas, despejei o creme do bacalhau. Polvilhei o queijo parmesão ralado sobre todo o creme, enfeitando-o com a azeitona verde. Levei ao forno em temperatura de 230º, deixando gratinar por aproximadamente 30 minutos. Decorei com duas rodelas de ovo cozido.

A dessalga do bacalhau levou aproximadamente 16 horas.
O tempo de preparo do prato é de 1 hora, contando o tempo de forno.
Rende 10 porções.



Beijos e bom fim de semana!
Paula

50 comentários:

✿ chica 16 de maio de 2013 20:51  

Noooossa, com um vinhozinho, tudo de bom! Parece ótimo! Adoro! beijos,chica

Luiza Mallmann 16 de maio de 2013 22:59  

Nossa, tava mesmo precisando de inspiração. Comprei bacalhau e falta fazê-lo, hehehe! Coisa boa demais da conta! Amei a dica!

Beijos,

Luiza Mallmann
decorarsustentavel.blogspot.com

Cozinha de Mulher 16 de maio de 2013 23:44  

Hummmm que delícia..
Menina.. que arraso..
A carinha está linda.... parece que me chamando..
Nossa!! Como eu queria,agora mesmo..
Nem me importaria em já ser muito tarde..
A Josy linda sempre nos inspira mesmo né?

Beijinhos minha linda... estava com saudades desse cantinho fofo..

Larissa Banister 17 de maio de 2013 02:54  

MARAVILHOSO! Faz muitos anos que eu não como um bacalhau, fiquei morrendo de vontade... Beijos

Cuca 17 de maio de 2013 04:49  

Ficou com um aspecto delicioso!!! E eu que gosto tanto de bacalhau... Que refeição deliciosa, parabéns :)

Beijinhos e bom fim-de-semana*

Guloso e Saudável 17 de maio de 2013 05:37  

Bom dia Paula,
Pelo visual do prato, ingredientes, origem da receita e suas habilidades culinárias adivinha-se que é um delicioso prato, parabéns.
Beijo, bom final de semana,
Vânia

São Ribeiro 17 de maio de 2013 06:12  

Adoro bacalhau e achei este uma delicia.
Vou ter que fazer.
bjs

Liliana (Addicted) 17 de maio de 2013 07:19  

Que bacalhau delicioso!
beijinhos e um bom fim de semana :)

luci 17 de maio de 2013 07:25  

Que maravilha de prato eu adoro bacalhau
bom final de semana
beijos

Marisa Valadas 17 de maio de 2013 07:57  

Que bom aspecto tem esse bacalhau

Lylia 17 de maio de 2013 09:37  

Oi , Paula,
Olha só a coincidência: hoje também postei uma receita com bacalhau parecida com a sua.
Adoro experimentar receitas com bacalhau e a sua será a próxima.
Bj,
Lylia

Das coisas que vejo e gosto. 17 de maio de 2013 10:16  

Oi flor!

Receita anotadinha! Adoro bacalhau!!!

Beijos

Selma

marijose 17 de maio de 2013 10:48  

Me gusta mucho el bacalao y este plato tiene un aspecto maravillosos¡¡¡ besos

lena 17 de maio de 2013 14:19  

Adoro bacalhau e gostei muito da receita.
Beijinhos grandes

Bia Jubiart 17 de maio de 2013 15:44  

Hummmmmmm

Paulinha (sou íntima agora rsrsrs), trouxe bacalhau lá do mercadão, umas postas lindas, vou fazer esta receita, achei fácil, e o bacalhau molhado/cremoso faz uma combinação legal p/ não ficar tão seco.

Tenha um fim de semana luz!

Bjossssss

A Paixão da Isa 17 de maio de 2013 16:51  

gostei mt pois adoro bacalhau e este esta perfeito bjs bfs

Marisa Vlasic 17 de maio de 2013 20:19  

Oi Paula, eu adoro bacalhau, mas por aqui é difícil de encontrar o bacalhau salgado, é mais fácil encontrar o fresco, então você imagina a saudade que me dá de comer um gostoso bacalhau como esse que você preparou, seu prato ficou com um aspecto delicioso mesmo e me deu uma vontade danada de experimentar!!

Beijinhos e um excelente fim de semana!

Ana Maria 18 de maio de 2013 18:44  

Que delícia!
Gostei bastante da sugestão.
Um beijinho

vera ferraz 18 de maio de 2013 19:10  

Esta receita parece perfeita para o passatempo a decorrer no meu blogue, desta vez válido para portugal e brasil!! Conto consigo?
Bijinhos

Álbum da Cozinha 18 de maio de 2013 20:43  

Muito obrigada Paula
por tua visita e tuas palavras carinhosas e, sem nenhuma cerimônia, te aviso que levei e postei teu hummmmm prato de bacalhau cremoso.
Excelente fim de semana pra ti mimosa
Se não concordares é só me avisar.
Jinh ♥ s

Rita 19 de maio de 2013 08:27  

menina que luxo esse prato
Adoro bacalhau e esse parece divino
com um vinho aia ai, vai de boa é
de saborear cantando rsrsrs
Abraços de bom domingo
Bjuss
Rita!!!

Carol 19 de maio de 2013 10:31  

Oi, Paula, não sou muito fã de bacalhau, mas uma vez comi um cremoso, que deve ser tipo o seu, que eu amei, pois não ficou com gosto muito forte...
Um lindo domingo!!
Beijos!!

Prata da casa 19 de maio de 2013 16:16  

Olá Paula: vi que a receita era de bacalhau e fiquei logo alerta!! Adoro e o teu está mesmo com ótimo aspeto.
Bjn
Márcia

Magia da Inês 19 de maio de 2013 17:02  

Hummmm!!!
Delícia, bom demais!
¸.•°✿✿⊱彡
Boa semana!
¸.•°✿✿⊱彡Beijinhos¸╭⊰✿¸.

Andréa 19 de maio de 2013 19:10  

Paula,
com essa preparação só pode ter ficado um prato super delicioso, as fotos estão lindas e tem gostinho de quero mais...hummmm!

Tenha uma semana super abençoada na paz do Senhor!
Bjs ♥

Partilhando Sabores e Receitas,  20 de maio de 2013 07:00  

Olá! Vim finalmente retribuir a visita. Chego aqui e vejo esta receita de bacalhau! Eu adoro bacalhau e esta receita é muito boa!
Um beijinho

Heloísa 20 de maio de 2013 14:37  

Que bacalhau delicioso, Paula.
Quem sabe faço num próximo dia.
Beijo.

Renata Boechat 20 de maio de 2013 15:56  

Querida Paula,

Sem dúvida nenhuma foi uma experiência muitíssimo bem sucedida, podemos ver (que pena que não podemos comer!!!) que o bacalhau ficou um sucesso!

Delícia devidamente anotada, claro!

Bjos pra você,

"Manjares da Manu" 20 de maio de 2013 18:57  

FICOU MARAVILHOSO!!!

BJS...BOA SEMANA!!!!

Josye Duran 21 de maio de 2013 07:20  

Hummm...ano bacalhau e este me parece delicioso!!
Conheci seu blog pela Chica, sempre estou buscando receitas para fazer aqui em casa, e já notei que aqui tem muitas receitas gostosas, amei!!
Bjss

Ana Claudia 21 de maio de 2013 14:46  

Lindo e deve estar mega apetitoso, gostei muitooooo....
Adoro bacalhau assim.
Beijos

ღღღღ Cici ღღღღ 21 de maio de 2013 23:24  

Que lindoooo!
E deve ter ficado divino tb.
Adoro bacalhau, mas nunca preparei.Vou favoritar a receita!
Bjns
:)

Rosangela Cunha 22 de maio de 2013 07:54  

Olá querida!!!!! Que bacalhau mais apetitoso esses seu, adorei!!!!!!! Quero agradecer pela sua visita lá no meu cantinho, fico feliz que você tenha gostado!!!!!! Também estou adorando o teu lugarzinho, que é super charmoso e cheio de delícias!!!!
Beijinhos e um ótimo dia!!!!

Nanda Bez 22 de maio de 2013 11:55  

Nossa, ficou lindo mesmo! Eu também teria me orgulhado :)Sou péssima com apresentação dos pratos...
Beijo!

Tertúlia da Susy 22 de maio de 2013 12:26  

Adoro pratos de bacalhau e adorei este.
Kiss, Susana
Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/05/2-edicao-do-projeto-escolha-do.html

Luma Rosa 22 de maio de 2013 22:03  

Oi, Paula!!
Parece muito bom! Fácil de fazer e todos os ingredientes casam muito bem entre si e como rende, heim?
Já levando a receita!
Beijus,

CASA DE FIFIA 23 de maio de 2013 09:08  

sò a visão deste bacalhau colocou em agitação minha papilas gustativas rs
a minha percentual de sucesso na cozinha è muito baixa
por isso sou muito repetitiva, faço quase sempre as mesmas coisa, as que sei que acerto rs

baci

Fimère 23 de maio de 2013 16:51  

un joli plat bien délicieux et appétissant j'adore
bonne soirée

O meu pensamento viaja 23 de maio de 2013 16:59  

Gosto muito de pratos de bacalhau no forno. Este parece excelente.
Beijo

Josy 23 de maio de 2013 18:01  

Paulinha minha florzita não acredito que vc publicou essa delicia dia 16 e hoje já é dia 23 e vc não me disse nada!!!! Eu não vi esse post no meu blogroll! Não entendi amiga, pois eu acompanho sempre as atualizações dos blogs por lá e não vi a sua. Me desculpe Paulinha, se eu soubesse teria vindo antes, fico tão feliz qdo vejo que alguma receita minha inspirou alguma amiga. Que lindo que ficou, realmente esse bacalhau é dos deuses. Poxa desculpe viu, se eu soubesse teria vindo antes, muito obrigada por mencionar meu cantinho. Adorei, me deu vontade de novo desse bacalhau rsrsr, fico feliz que vc aprovou. Beijinhos

Meu Mundo Meu Quarto 23 de maio de 2013 21:24  

Olá!
Ameeei o seu blog!
Se puder dá uma passadinha no meu e deixa um comentário?
Meu mundo, Meu quarto

Ana 24 de maio de 2013 05:11  

Adoro bacalhau e achei este uma delicia.
Vou ter que fazer

Patricia M. M. Duwe 24 de maio de 2013 21:48  

Você acredita que nunca comi bacalhau? Se me perguntar não sei dizer o porque! Mas também já fiz alguns pratos tão gostosos que quase não acreditei que fui eu que fiz!! Vamos ver se me inspiro comprar um bacalhau para experimentar. Bjs

Regina Melo-Jocknevich 25 de maio de 2013 15:29  

Hummm, parece ser delicioso. Já dei um 'pin' nele e qq dia desses vou experimentar essa receita :)

Cocina con vistas 28 de maio de 2013 16:47  

Pelo ingredientes, origem da receita e suas habilidades culinárias adivinha-se que é um delicioso prato, parabéns.
Besos.

Nice e Ana 4 de junho de 2013 09:56  

Nossa que bacalhau lindo, adorei seu blog, bjs e boa semana, ;)

Gina 14 de junho de 2013 12:50  

Paula, bacalhau tem lugar de destaque sempre, nas mais diversas preparações. Gosto muito!
Quero fazer uma observação que admiro. Você colocou suas fontes de inspiração. Tem muita gente que não coloca e, muitas vezes, diz que criou a receita...
Bom final de semana!

Back to TOP