Feliz 2013!

>> domingo, 30 de dezembro de 2012

Vista da varanda da Executiva de Panela

Nem uma vidinha
Nem um vidão
Simplesmente uma vida
Plena e intensa
Mas não tensa.
Com alguém para amar
Com um ombro para chorar
Com momentos para brindar
Com grana para gastar
Com amigos para compartilhar.
Simplesmente uma vida
De erros e acertos
Com alguns exageros
De muito entendimento
E pouco arrependimento.
Uma vida larga
Sem margem, cheia de aragem
Para quem embarca
Com a cara e a coragem
Nesta maravilhosa viagem!
 
Autor: desconhecido (mas se souberem me avise que darei os devidos créditos)
 
 
FELIZ 2013, com força e coragem!
 
São os votos da Executiva de Panela.
 
 

Read more...

Farofa-fá!

>> quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Das mesas mais luxuosas até ao clássico franguinho assado, lá está ela: a farofa. Indispensável. Tenha a refeição peru, tender, chester, peixe ou até mesmo um churrasquinho, a farofa é “a” guarnição que reina absoluta. Quem há de negar?

Esta versão é minha receita básica. A quantidade serve bem a 2 pessoas. Você pode torná-la adocicada incrementando-a com uvas passas, ameixa ou abacaxi picados. Ou então enriquece-la com ovos cozidos, miúdos, bacon,... A farofa é tão versátil que se adapta a qualquer paladar. Se for servir peixe, experimente esta receita com 1 banana nanica madura, picada em cubinhos.

Farofa básica da Executiva de Panela

1 xícara de chá de farinha de mandioca crua
½ cenoura ralada (com o ralador mais fino, para ficar tipo uma papa)
100 gr de manteiga com sal
Sal a gosto

Leve ao fogo baixo uma panela com a manteiga. Aguarde a manteiga derreter e despeje a farinha de mandioca. Aumente o fogo para médio. Misture a farinha de mandioca com a manteiga, mexendo sempre, por cerca de 1 minuto. Despeje a cenoura ralada e continue mexendo por cerca de 1 a 2 minutos, até perceber que a farinha e a cenoura incorporaram. E está pronto! Desligue o fogo, tempere com sal a gosto – coloque o sal aos poucos, em pitadas, e vá provando até atingir seu paladar.




Estando em época de restrospectiva, quem se lembra dessa melodia, hein, hein?



x.x.x

Read more...

Sugestão de mesa para Natal ou Réveillon

>> sábado, 15 de dezembro de 2012

Nesta época do ano é muito fácil montar mesas para comemorar as festas, já que as lojas estão repletas de variados enfeites coloridos, brilhantes e bem elaborados! Então, mãos à obra para deixar sua mesa da ceia com seu toque de decoradora!

Montei esta mesa para a 'Passagem do Ano'. Normalmente as cores são ‘prata e branco’ mas optei por branco e dourado para ‘aquecer’ a decoração. Outras combinações bonitas que você pode experimentar são verde e vermelho, verde e dourado ou vários tons de verde. Nesta época do ano belos e variados enfeites são facilmente encontrados! Solte sua imaginação e criatividade!



Minha sala não é grande, por isso não há espaço para um aparador ou buffet. Então deixei na cozinha as travessas com as comidas. Sendo assim, a mesa foi decorada apenas com as taças, pratos, talheres e centro de mesa. Aproveitando o espaço da mesa, dispus taças para vinho, água ou refrigerantes, e também champagne. Quando a virada do ano chegou, todos pegaram seus copos na mesa para brindar.




Utilizei guardanapos de pano, envolvidos em fitas largas, dessas para presente. Na parte de trás, juntei os dois lados da fita com durex, de forma que ficasse mais fácil para retirá-la quando o guardanapo fosse utilizado. As minúsculas bolinhas douradas foram compradas nestas lojas de R$ 1,99. Aqui perto de casa tem uma lojinha assim, muito boa, repleta de bugigangas que em raras ocasiões são bem úteis.



Repare bem no centro da mesa. Ele foi montado sobre uma tampa de pirex! Esta sim foi uma criação de momento! A composição feita de acordo com o que a forma e tamanho do pirex permitiam; e os enfeites dispostos de acordo com o que havia em mãos naquele momento. Utilizei velas douradas, velas brancas, bolas douradas e laranjas -  opacas ou brilhantes - e adornos dourados. Os cones do pinho deram o “toque de natureza” preenchendo espaços vazios do arranjo.



 






Para fazer uma “gracinha” para os convidados, finalizei a decoração com um bombom Ferrero Rocher em cada lugar na mesa. Teve gente que não esperou a sobremesa para saboreá-lo (eu – rs rs rs), e teve gente que aguardou até o cafezinho, para prová-lo junto (gente fina!).




Espero que tenham gostado da sugestão! Quero ver a sua mesa bem bonita e enfeitada! Mande para mim as fotos, ficarei muito feliz!


Beijos e boa semana!
Paula









Read more...

Salada florida

>> sábado, 8 de dezembro de 2012

Apenas algumas folhas de alface crespa, azeitonas pretas (sem caroço, please!) e algumas capuchinhas vermelhas comestíveis. No centro, um ninho de brotinho de alfafa. Nada de muito complicado, coisa de quem quer passar o Verão se refrescando na praia, na piscina, no rio... 

Beijos e um ótimo fim de semana !

Paula



 






Read more...

Dupla comemoração: 39 + 7

>> domingo, 2 de dezembro de 2012


Foi uma dupla comemoração! Aproveitei a proximidade do meu aniversário com o da minha amada sobrinha Olivia e assopramos as velinhas juntas. A ideia foi de última hora, por isso chamei a festa de “instantânea”.






Comecei escolhendo as cores base. Por pura praticidade, permaneci na zona de conforto: rosa e marrom. Já tinha grande parte do material em casa. Por isso não precisei ir às compras das forminhas de papel, dos guardanapos, balões e todo o resto.







Para otimizar mais o tempo curto, encomendei os doces, salgados e bolo. Optei por 2 tipos de docinhos levando em conta as cores base da festa: marrom para o brigadeiro e rosa para o “bicho de pé” .  As balinhas da lembrancinha e os merengues (suspiros rosa) foram comprados em supermercado.

As lembrancinhas eram  potinhos de vidro com confete, enlaçados com fita rosa, e um saquinho de balas-chiclete, fechado com fitas nas cores lilás e rosa.
 

Na louça branca em forma de coraçãozinho dispus balinhas Mentos.
 
Enchi parte dos potinhos de acrílico com Nescau Balls e, para enfeitar, utilizei palitinho de acrílico enlaçado com a lã que uso para bordar tapeçaria.
 
Escolhi 2 tipos de salgado, considerando o que agrada à maioria: coxinha e empadinha de palmito.
 
O Smurf foi o protagonista da mesa. Era o único bichinho de pelúcia que tinha e decidi, “de última hora”, utilizá-lo para dar um aspecto mais descontraído à decoração.
 

Gosto muito de bolo com morango e a Olivia também. Então encomendei bolo recheado com ganache e morango. Pedi para que a cobertura não tivesse enfeites. Sendo assim decorei-o junto com a Olivia com estes confeitos em forma de coração, adquiridos em supermercado.
 
E assim foi nossa festinha de aniversário, ocorrida bem depois da data "real", já que a Olivia havia comemorado de outra forma e eu viajado para o Litoral Norte de SP - pretendo postar as paisagens em breve.
 
Espero que tenham gostado do "improviso"! Gostaria de agradecer especialmente ao Príncipe Encantado que tanto ajudou na logística de ir e vir para buscar as encomendas, enquanto eu enfeitava a mesa.
 
Beijos a todos e um ótimo fim de semana!
Paula

Read more...

Back to TOP