E a ganhadora foi...

>> sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Bom dia minhas amigas!

Foram 40 participantes do 'sorteio' da lembrancinha que trouxe da viagem a Florianópolis, mencionada neste post aqui.

O Random.org chegou ao resultado nº 10. Sendo assim, a ganhadora da lembrancinha foi a Selma do blog Das coisas que vejo e gosto.

Parabéns Selma!!! Já entrei em contato através do seu e-mail para pegar seu endereço.

Um beijo a todas e tenham um lindo fim de semana!
Paula

Read more...

Refresco de umbu

>> segunda-feira, 27 de agosto de 2012


O umbu é o fruto do umbuzeiro, vegetação originária dos chapadões semi-áridos do Nordeste brasileiro. Nos tempos da Colônia era chamado de ambu, imbu, ombu, corruptelas da palavra tupi-guarani "y-mb-u", que significava "árvore-que-dá-de-beber". Dada a importância de suas raízes,que conservam água em abundância, o umbuzeiro foi chamado "árvore sagrada do Sertão" por Euclides da Cunha. O Umbuzeiro vive mais ou menos 100 anos, e é um símbolo de resistência. (Texto adaptado do Wikipédia, aqui)

O umbu é um fruto bem azedinho de casca esverdeada, que fica amarela quando amadurece. Possui caroço revestido por suculenta polpa.

Devido à sua acidez,  não recomendo ingeri-lo diretamente àqueles que - como eu  rs rs rs -  têm propensão à azia, acidez, etc. Entretanto, descobri que através do suco é possível aproveitar o umbu de forma saudável e saborosa. Aí vai sugestão de suco.

Ingredientes para refresco de umbu

10 frutos
1/2 litro d'água
açucar a gosto  (usei 3 colheres cheias de sopa)
3 pedras de gelo

Coloquei tudo no liquidificador e bati em velocidade alta por ca 1 minuto. Coei o suco 2 vezes e estava pronto!


A água e o açucar balancearam a acidez do fruto, tornando o suco muito saboroso e suave. Além disso, o liquidificador triturou a casca agregando-a ao suco e aproveitando melhor do fruto, já que a casca é descartada quando o comemos.

O sabor do suco do umbu assemelha-se ao de cajá.

Aqui em São Paulo, não é fácil encontrá-lo. Foi uma surpresa para mim quando o Principe Encantado chegou com uma bandeja do fruto, após ida ao sacolão aqui ao lado de casa.  Nunca tinha visto Umbu em nenbum sacolão. 

Por sua vez, o Principe Encantado ficou surpreso por eu conhecer o fruto. Minha mãe já tinha introduzido o umbu em nossa casa desde a minha infância!

Se tiverem oportunidade, provem o suco! Vale a pena!

Uma boa semana a todos e um grande beijo!
Paula



Read more...

Florianópolis em agosto

>> quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Florianópolis é a capital do Estado de Santa Catarina, na Região Sul do Brasil. A cidade é uma ilha dividida em região Norte, Sul e Central. A região Norte é a mais badalada, a região Central mais comercial e a região Sul é mais tranquila, com praias “selvagens” – nossas preferidas!

Não conhecíamos Florianópolis e optamos por esse destino pela unanimidade: todos os nossos conhecidos que já foram para lá elogiam a ilha. Realmente vale a pena! É linda!

A propósito, aproveito este post para agradecer grandemente à Carol Vieira do blog Mundo da Carol que atenciosamente me passou dicas valiosas sobre o local, o que tornou a viagem mais especial e bem aproveitada.

O tempo foi nosso amigo: a temperatura estava fresca e agradável e em todos os dias o céu esteve azul e o sol brilhava desde as primeiras horas da manhã até o entardecer.

Florianópolis é conhecida por suas belas praias, mas nossa viagem não se limitou à elas. Nesta postagem mostro para vocês a variedade de locais que há para se conhecer lá. 
 
Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui

São duas “vilas” vizinhas na região Noroeste da ilha com forte herança da colonização Açoriana, principalmente na arquitetura. Caminhamos pelas duas vilas admirando as casas antigas e o valor histórico para o Brasil. Os moradores desta região de Florianópolis herdaram dos açorianos o sotaque de Portugal.
 
 
 
 
 
 
 
Fortaleza de Santo Antônio
 
Trata-se de um forte que fez parte do sistema defensivo da ilha de Santa Catarina. Construído no século XVIII para consolidar o domínio português no sul do Brasil. Foram três construções mais significativas desse sistema, que formavam o triângulo defensivo da Barra Norte da Ilha de Santa Catarina.
 

 
Atualmente a Fortaleza de Santo Antônio é um ‘museu’. No local, os pesquisadores encontraram panelas, travessas e louças finas como faiança portuguesa e francesa. Encontraram também ossos de animais e pedaços de garrafas de vinho. É mencionado que esta fortaleza falhou na defesa da ilha. Os canhões nunca foram usados. Após nossa visita, nossa conclusão foi que os oficiais e soldados comiam e se divertiam muito, isso sim! Sou a favor desta concepção: “Make food, not war!” rs rs rs
 
Projeto Tamar
 
Situado na Barra da Lagoa, região central da ilha, trata-se de espaço reservado para o estudo e tratamento de tartarugas. Aprendemos que as tartarugas existem há 150 milhões de anos. Há 7 espécies no mundo e no Brasil há 5: Cabeçuda, De Pente, Verde, Oliva e De Couro. Infelizmente todas estão nas listas oficiais de espécies ameaçadas de extinção.

 
 
 
 
 
Jurerê Internacional
Não tenho palavras para descrever o meu espanto em relação a este local. Situado no Norte da ilha, trata-se de loteamento de casas de altíssimo padrão. Fomos até lá para conhecer a famosa “praia do Jurerê” e encontramos estas residências cinematográficas, sem muros, sem grades... Sem comentários.
 
 Os restaurantes
 
Florianópolis é famosa pela 'sequência de camarão'. Trata-se de um prato em que servem camarão de diversas formas: ao alho e óleo, à milanesa, cozido... Aí está um exemplo.
 
 
O hotel

Optamos por este hotel-pousada na Lagoa da Conceição - parte central da ilha voltada para o Oceano Atlântico. O hotel fica literalmente na beira da lagoa. O local é muito tranquilo e bonito. Apesar dos tantos passeios que fizemos, confesso que ficamos um bom tempo na beira da piscina apreciando a natureza em geral. Nunca vi tantas espécies de pássaros ao mesmo tempo como neste local - todos eles livres, “pescando” na lagoa, pousados nas árvores ou andando pelo gramado.




Foi uma viagem muito boa para nós: as praias e restaurantes estavam vazios. Chegamos a ficar em muitos restaurantes vazios. Mas vejam: fomos fora de temporada. Os moradores e comerciantes nos disseram que em temporada o trânsito é muito difícil e os locais ficam lotados. Por isso recomendamos evitar o local entre dezembro a fevereiro, e no mês de julho.

**Uma lembrancinha da viagem para vocês!**
SORTEIO

De Florianópolis, trouxe uma lembrancinha para vocês: este marcador de página da bonequinha e uma toalhinha colorida de renda de bilro.


A renda de bilro também é herança a cultura açoriana. É um belíssimo artesanato! Na fortaleza de Santo Antônio tive a oportunidade de presenciar as rendeiras bordando e fiquei emocionada em ver a complexidade desta técnica.

Gostaria muito, muito mesmo de ter trazido algo para cada amiga blogueira que sempre prestigia o “Executiva de Panela” com tanto carinho, mas foi inviável. Por isso farei um sorteio.

Para participar basta deixar um comentário nesta postagem com seu nome, cidade/estado e e-mail de contato.

Todas as amigas blogueiras podem participar, de todos os lugares do Planeta - from all over the Planet!

A participação inicia hoje 23/agosto/2012 e encerra no dia 31/agosto/2012. Publicarei o resultado no dia 01/setembro/2012. O resultado será apurado pelo Random.org.

~.~

Um grande beijo à todos!

Paula


Read more...

Voltei

>> sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Gente... Voltei da viagem! Agora sinto que terei de "pegar no tranco" para voltar ao ritmo de vida dos paulistanos.  Sem pressa alguma - claro: afinal ainda tenho muitos dias de férias! Aos pouquinhos, estou preparando a postagem da viagem - fomos para Florianópolis (linda)! A foto acima é de um dos momentos, na beira da piscina do hotel. Bem, por ora, minha preferência é manter a "preguicinha" e visitar os blogs que tanto gosto!  Beijos a todas! Paula

Read more...

Os céus aqui de casa e um até breve!

>> sábado, 4 de agosto de 2012

Estou em férias! 30 dias! Isso sim é luxo: trinta dias de férias! rs  Consegui! Que sensação de tranquilidade! Não é Verão, mas assim como nossas amigas européias, aproveitarei estes dias de folga para "escapar" da rotina. O Principe Encantado e eu visitaremos praias brasileiras. As águas estarão geladas (eu sei), mas creio que poderemos curtir muito os raios de sol.

Falando em raios de sol, deixo com vocês os 'céus' que vejo da varanda do meu apartamento. Tenho hábito de tratar as imagens das comidinhas que faço - geralmente ajusto brilho e contraste. Porém, dessa vez não mexi em absolutamente nada: as imagens desta postagem são diretamente da máquina fotográfica.

Deixo também um até breve, seguido do meu abraço carinhoso! Possivelmente terei dificuldade de acessar o blog e e-mails, mas tenham certeza de que sentirei saudades!

Beijos,
Paula
















Read more...

Back to TOP