Farofa-fá!

>> quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Das mesas mais luxuosas até ao clássico franguinho assado, lá está ela: a farofa. Indispensável. Tenha a refeição peru, tender, chester, peixe ou até mesmo um churrasquinho, a farofa é “a” guarnição que reina absoluta. Quem há de negar?

Esta versão é minha receita básica. A quantidade serve bem a 2 pessoas. Você pode torná-la adocicada incrementando-a com uvas passas, ameixa ou abacaxi picados. Ou então enriquece-la com ovos cozidos, miúdos, bacon,... A farofa é tão versátil que se adapta a qualquer paladar. Se for servir peixe, experimente esta receita com 1 banana nanica madura, picada em cubinhos.

Farofa básica da Executiva de Panela

1 xícara de chá de farinha de mandioca crua
½ cenoura ralada (com o ralador mais fino, para ficar tipo uma papa)
100 gr de manteiga com sal
Sal a gosto

Leve ao fogo baixo uma panela com a manteiga. Aguarde a manteiga derreter e despeje a farinha de mandioca. Aumente o fogo para médio. Misture a farinha de mandioca com a manteiga, mexendo sempre, por cerca de 1 minuto. Despeje a cenoura ralada e continue mexendo por cerca de 1 a 2 minutos, até perceber que a farinha e a cenoura incorporaram. E está pronto! Desligue o fogo, tempere com sal a gosto – coloque o sal aos poucos, em pitadas, e vá provando até atingir seu paladar.




Estando em época de restrospectiva, quem se lembra dessa melodia, hein, hein?



x.x.x

22 comentários:

Casar é assim... 26 de dezembro de 2012 15:06  

Pa...eu AMO a farofa que a minha mãe faz.....e agora que acho que já estou morando ano apê (rsrs) já fiz a marmitinha ontem e trouxe um pouquinho pra casa!! rsrs..

beijossss e um liiindo 2013 pra vc e pra sua família =)

Larissa Banister 26 de dezembro de 2012 17:41  

Que delicia Paula! Eu te mandei um email, quando puder da uma olhada! Bjos

Danni e Lype 26 de dezembro de 2012 18:34  

Oi Paulinha,
Tudo bom? Como passou o Natal?
Querida, muito obrigada pela sua preocupação comigo, viu?
Eu estou me recuperando aos poucos. Mas, já estou bem melhor.
Adorei a sua farofa-fá... Hummm!!!EU AMO farofa!!!
Grande beijo, Irene

São Ribeiro 26 de dezembro de 2012 19:57  

Nunca comi mas pelo excelente aspecto é coisa boa.
bjs

Marly 26 de dezembro de 2012 20:58  

Paula,

A farofa realmente tem fãs apaixonados, rsrs. Esta de cenoura tem a vantagem de ser mais saudável sem deixar de ser saborosa!

Beijo e - desde já - receba os meus votos de bom reveillon e um maravilhoso 2013!

Guloso e Saudável 27 de dezembro de 2012 07:13  

Bom dia Paula,
Aqui em casa metade é fã apaixonado, são papa farofa os outros até se esquecem, mas tendo uma farofa assim deliciosa e com linda coloração, sempre vai bem...
Beijo,
Vânia

Nal Pontes 27 de dezembro de 2012 14:34  

Delicia esta receita além de ficar
um colorido lindo. Parabéns pelo blog. acabei de conhecê-lo. Desejo um dia maravilhoso prá vc. bjs.

O meu pensamento viaja 27 de dezembro de 2012 15:50  

Gostei do toque vegetal e colorido da cenoura!
Beijo

Casa da Rê etc e tal... 27 de dezembro de 2012 18:27  

Olá, obrigada pela simpática visita, seja muito bem vinda! Eu adoro farofa, mas não mais que a minha irmã, ela sim é viciada em farofa ahahaha
bjo

✿ chica 27 de dezembro de 2012 19:52  

Adoooooooro farofas e quando vou ao Nordeste, me lavo com as de lá!!

beijos,FELIZ 2013, tudo de bom!

Quanto aos blogs, atualizo todos seguidamente.

Assim, podes escolher o que mais te chamar,sr beijos,chica

Bia Costa 27 de dezembro de 2012 20:14  

Farofa é muito bom mesmo, amei a dica do acompanhamento com peixe huum...

Bjos

ღღღღ Cici ღღღღ 27 de dezembro de 2012 20:50  

Oláááá!!
Obrigada pelo seu carinho no meu blog. Já ficarei por aqui tb!
Amoooo farofa, especialmente apimentada... heheh!
Com relação a esta música, não é da minha época... kkkkkkkkkkkkk! #mentira
Bjns, e um Feliz 2013!!!
:D

Rita 28 de dezembro de 2012 14:43  

♥¸.•**•.¸ ¸.♥♥¸.•**•.¸ ¸.♥♥¸.•*
Olá boa sexta feira, chegando o final
de ano, eu vim deixar um abraço, elogiar seu Blog mais uma vez, e dizer que em 2013, espero que nossa
amizade continue assim com muita alegria,um final de semana cheio de
felicidades pra você
Bjuss
Rita!!!!
¨`*• (¨`•.•´¨) ♡ .•*

Andréa Cabral de Oliveira 28 de dezembro de 2012 17:33  

Olá Paula,
Vim retribuir a visita e conhecer seu cantinho, estrou adorando.
Estarei sempre aqui.
Feliz 2013, com tudo de bom que ele irá nos oferecer.
Beijo Grande.
Andréa Cabral

Eliane Sampaio 28 de dezembro de 2012 20:25  

Oiii Paula!
obg pela a visitinha carinhosa no meu blg =)

Aii eu amooooo farofa, aqui em casa nao falta nunca, é bom demais!

Bjoos, eli.

KINHA 29 de dezembro de 2012 10:34  

Olá Paulinha

Adoro farofa e tenho uma pessoa que trabalha comigo a já 17 anos, que faz uma deliciosa. Como gosto de doce e salgados misturados ela criou uma de frutas que é o manjar dos deuses.
Vim agradecer e retribuir a sua visita, obrigada. Adorei seu blog e já estou te seguindo.
Um ótimo sábado para vc...

AMIGA da MODA by Kinha

Patricia Galis 29 de dezembro de 2012 17:34  

Seu blog é um encanto, adorei a receita e já copiei, vou testar.
Feliz ano novo a ti e toda sua família, que esse ano seja de sonhos realizados.

J Araújo 29 de dezembro de 2012 18:26  

Vim conhecer seu blog, e achei o máximo o Titulo do mesmo, com certeza uma jogada de mestre. Feliz 2013 pra você e sua família.

abraço

Romy Almeida 29 de dezembro de 2012 23:20  

Olá :)
Venho agradecer e retribuir a sua visita ao meu blogue :D
Adorei essa farofa, nunca fiz com cenoura e gostei muito da sugestão :D

Votos de um Feliz 2013 :D

Bjs

Fabiola 30 de dezembro de 2012 09:05  

Oi Paula
Foi um prazer imenso te receber em meu cantinho. Já havia passado por aqui e agora vim para ficar! Tudo tão lindo, adorei suas fotos e os quitutes... deliciosos. Um excelente 2013 para você e vamos trocar muitas figurinhas!
Beijos mil
Fabiola

"Manjares da Manu" 30 de dezembro de 2012 09:14  

AMOOOOO, FAROFA!!!!DELÍCIA!!!

FELIZ ANO NOVO!!!!
E QUE VC REALIZE TODOS OS SEUS SONHOS!!!!
MUITA SAÚDE, PAZ E FELICICADES!!!!

BJS...

Eva 30 de dezembro de 2012 09:20  

Amiga querida, obrigada pelo carinho, vim te dar aquele abraço, lembra da música? hhehe, eu amei o post, lembro muito dessa música e tem uma coisa, a única farofa que sei fazer é a farofa tostada na manteiga, vou misturar com cenoura ralada, a cor ficou maravilhosa né, achei uma dica e tanto, nada como conhecer a arte da cozinha. Parabéns, flor, pelo blog, pela tua personalidade, sempre digo por trás de um blog há um recado da pessoa que faz o blog e você manda muito bem na descomplicação da casa e da cozinha e que pode e é um grande prazer esse preparo. Feliz Ano Novo, Paula, Muiiitas alegrias e bênçãos pra vc e sua família. bjinho. Obrigadaaa!

Back to TOP