Sagu com especiarias

>> domingo, 16 de setembro de 2012

Amigas blogueiras, desculpem-me pela ausência de comentários em seus blogs. Após minhas férias, novas experiências profissionais e pessoais surgiram. Graças a Deus estou na mesma empresa e tudo em casa também se mantêm. Mesmo assim, é um momento completamente novo para mim: estou lidando com novas funções e tarefas. Tenho fé de que os frutos serão gloriosos, pois são novos (e bons) aprendizados.

A adaptação a esta  nova fase exige bastante dedicação. O tempo ficou curto e não estou conseguindo acessar a blogosfera com tanta frequência. Estejam certas, porém, de que sempre que possível estarei visitando-as.

A sobremesa de hoje foi feita em homenagem ao meu pai. Sou filha de pais separados e, devido a isso, tenho visto meu pai bem menos do que gostaria. Entretanto, em momentos de saudades, me consolo com as felizes memórias da minha infância, em que meu pai teve participação integral e fundamental. Foram muitos passeios em parques, museus, eventos culturais e viagens. Mas, sobretudo, meu pai transmitiu a mim e aos meus irmãos excelentes valores e educação! Obrigada por tudo, pai!

Quanto ao Sagu, é uma das sobremesas de minha infância, que meu pai gostava muito! Hoje apresento uma versão minha, com vinho, suco de uva e especiarias.


Sagu com especiarias

Ingredientes para a calda
250 ml de vinho tinto doce
500 ml de suco de uva concentrado
250 ml de água
5 paus de canela
10 cravos
Açucar a gosto (não usei) – prove o açucar da calda antes de incorporá-la ao sagu

Modo de preparo da calda:
Leve ao fogo médio uma panela com o vinho tinto, o suco de uva, a água, a canela e os cravos. Quando iniciar fervura, desligue o fogo. Reserve. Prepare o sagu. Antes de incorporar a calda ao sagu, retire os paus de canela e os cravos.


Ingrediente para o sagu
250 g de sagu de mandioca
2 ½ litros de água

Modo de preparo do sagu
Primeiro: esqueçam tudo o que vocês lêem nas embalagens de sagu, porque o modo que os fabricantes ensinam faz o sagu virar uma papa. O sagu deve ir ao fogo em água fria e ir cozinhando, em fogo baixo. Então, vamos lá: em uma panela grande, coloque a água e o sagu. Leve-o ao fogo baixo SEM MEXER. Mexa o sagu só de vez em quando para evitar que grude no fundo da panela. Porém, mexa o mínimo possível porque o sagu solta muito amido de milho e se mexê-lo muito vira uma papa. Quando a maioria das bolinhas ficarem transparentes, desligue o fogo. Retire o sagu da panela, colocando-o em outra travessa. Coloque essa travessa com o sagu sobre uma forma cheia de água fria e bastante gelo, para dar um choque térmico no sagu. Esse choque térmico serve para interromper o cozimento do sagu. Adicione a calda ao sagu, incorporando-os levemente. Leve à geladeira para resfriar. Sirva-o gelado.
~.~

Beijos a todos, tenham uma linda semana

Paula




18 comentários:

Cíntia A. S. Sevaux 16 de setembro de 2012 17:50  

Olá Paula!Parabéns pelas novas oportunidades que estão surgindo na sua vida!!!Essa sobremesa preferida de seu pai, também é a preferida do meu marido...Nunca tinha visto com suco de uva junto com o vinho...Que bom que apesar da separação, seus pais conservaram o papel de cada um na vida dos filhos...Uma ótima semana p/ vc !!!

luci 16 de setembro de 2012 18:05  

Que delícia de sagu adorei a receita beijos

são33 16 de setembro de 2012 18:12  

POR MIM ESTAS DESCULPA SEI COMO É A FALTA DE TEMPO,EU AGORA TENHO MAIS TEMPO PORQUE NÃO TRABALHO DE MANHA SENÃO NÃO PODIA VIM AQUI TANTAS VEZES.
GOSTEI DA SOBREMESA TEM MUITO BOM ASPECTO.
BOA SEMANA
BJS

COLHENDO FLORES ENTRE ESPINHOS 16 de setembro de 2012 18:20  

igual ao da minha mãe, delicioso!
linda semana para vc

Andréa 16 de setembro de 2012 18:36  

Querida Paual,
que Deus abençoe sempre a sua vida e seus projetos!
Meus pais tbm são separados, depois de 30 de matrimônio meu pai separou da minha mãe, fazer o q? rsrs.
Nunca comi sagu, vendo a sua receita fiquei com vontade de provar, o aspecto tá bom demais!

Tenha uma semana repleta de bençãos e vitórias!
bjs ♥

Heloísa 16 de setembro de 2012 18:39  

Paula,
Sagu também foi um doce da minha infância, e já falei sobre ele algumas vezes no meu blog.
Costumo servi-lo com creme de baunilha, como coloquei aqui:
http://blogdavovohelo.blogspot.com.br/2010/09/doce-lembranca.html

Beijo.

Sandra Portugal 16 de setembro de 2012 19:17  

Paula, amo sagu!!!
Fiquei aqui babando.....
Saudades das minhas viagens ao Sul quando me deliciava com sagu diariamente.
Decidi, vou comprar e fazer em casa!
E que bom que há novidades profissionais e pessoais!
Muito sucesso!
bjs Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com.br//

Das coisas que vejo e gosto. 16 de setembro de 2012 22:21  

Oi Paula!

Que bom que tudo está bem! Com cereteza os frutos serão colhidos.

Gostei da receira e ficou linda, assim, nessa taça.

Beijos

Selma.

Guloso e Saudável 17 de setembro de 2012 06:25  

Bom dia Paula,
Muitos sucessos no novo cargo.
Nunca fiz sagu, esta receita ficou muito linda, adoro suco de uva, vou experimentar fazer.
Boa semana e beijo,
Vânia

Renata Boechat 17 de setembro de 2012 08:44  

Minha amiga, a vida de todos nós tem estado assim mesmo: muitos compromissos pessoais e profissionais que deixam a gente num rodopio sem fim...mas é bom que seja assim, nos mantém vivos e alertas!

Por aqui não temos tanto o hábito de sagu, mas já provei algumas vezes e gostei muito, e este seu, bem como a foto estão especiais.

Te deixo meu abraço e votos de muito boa sorte na nova empreitada,

Renata

Santa Gastronomia 17 de setembro de 2012 13:52  

Sagú era uma sobremesa muito presente em minha infância tbém! E mamãe a fazia com vinho tinto. Adorávamos! Aliás, adoro ainda!

Bjus e ótima semana!

"Manjares da Manu" 17 de setembro de 2012 19:00  

OLÁ, PARABÉNS.....E É SEMPRE MUITO BOM RELEMBRAR A INFÂNCIA!!!

EU NUNCA COMI SAGU....PARECE SER UMA DELÍCIA!!!!

BJS.....ÓTIMA SEMANA!!!!
TEM SORTEIO LÁ NO BLOG!!!!

Danni e Lype 17 de setembro de 2012 21:27  

Querida Paula,
Boa sorte nessa sua nova fase!!! Tudo de bom!!! Muito sucesso e prosperidade...
Hummm!!! Eu adoro Sagú!!! Com vinho então... É tudo de BOMMM!!!
Grande beijo, Irene

Chá Mate com Pinhão 18 de setembro de 2012 00:11  

Olá Paula, sabe que nunca fiz sagu. Gostei muito de ter aprendido com você.
Ficou muito bonita a apresentação e sem dúvidas muito saboroso!!

Bjos
Bia

Simone Scharamm 18 de setembro de 2012 15:24  

Oi, Paula,
Desejo boa sorte e sucesso nessa nova fase da sua vida!
A receita parece maravilhosa, vou experimentar!
Sobre a máscara de dormir, tem uma pronta, aguardo seu contato para combinarmos o envio, ok?
Beijos!

Lylia 21 de setembro de 2012 09:07  

Querida Paula,
Eu também ando na correria, e tenho andado em falta com as amigas.Entendo seu momento e nessas horas o importante é nos dedicarmos aoso novos desafios.
Bj e lindo dia,
Lylia

Carol Vieira 27 de setembro de 2012 19:18  

Paula, que delícia!!!! Eu comi muito sagu quando era criança... O aroma dele quando está preparando é delicioso né? Gosto deste feito em casa e nada daquele comprado. Beijos :o))

Gostei Demais 25 de janeiro de 2013 15:57  

Oi,Paula! Que bom saber que passou lá na minha cozinha!Obrigada pelo recadinho. A propósito, adorei esta receita. Certamente farei pois estou sempre buscando doces sem leite.beijos
Cláudia

Back to TOP