Filé de pescada com molho de limão

>> domingo, 30 de setembro de 2012


O sacolão aqui perto de casa tem um bom fornecedor de peixes. Até agora não me decepcionei com os peixes que comprei lá. Sou grata por isso porque sou bastante desconfiada em relação às peixarias da cidade de São Paulo já que não temos rios limpos nem mar. Portanto, os peixes que vemos em supermercados e peixarias não são daqui e não são frescos.
 
Sempre pensei muito na logística e manipulação que houve até o peixe chegar a um supermercado ou peixaria daqui. Por outro lado, comprar peixe congelado e industrializado foi decepcionante para mim. Fiz isso uma só vez para nunca mais, pois eles são sem gosto e de textura emborrachada.

Aliás, em se tratando de carnes congeladas, evito. Já fiz vários testes e seja carne de peixe, ave ou de boi, é o frescor da carne que garante o sucesso da receita. O sabor e textura da carne fresca é muito superior ao da congelada. 
 
Minha dica para que um prato com carne seja bem sucedido é usar carne fresca e de um bom fornecedor.

Agora, vamos aos filés!


Filé de pescada grelhado

Ingredientes

filé de pescada, o quanto baste (usei só 4 porque aqui em casa somos um casal)
1 ovo
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de farinha de rosca
Sal
Pimenta
1 limão


Deixei os filés de pescada descansando por uns 15 minutos em uma travessa, regados em limão, sal e pimenta do reino. Sequei-os bem com papel toalha e repousei-os sobre uma tábua de bater carne. Misturei o ovo inteiro em uma tigelinha pequena e, com a ajuda de um pincel culinário, pincelei o ovo na frente e verso dos filés mantendo-os sempre na tábua. Em um prato coloquei a farinha de trigo e passei os filés um a um, frente e verso, pela farinha. Tudo bem delicadamente para não encharcar os filés nem de ovo e nem de farinha. Ainda mantendo os filés sobre a tábua de carne, polvilhei a farinha de rosca sobre os eles, frente e verso. Nesta parte, apenas polvilhar a farinha de rosca sobre eles é o suficiente para que, ao grelhá-los, a textura crocante fique mais suave. Com um fio (generoso) de azeite reguei uma frigideira bem quente (bem quente mesmo) e grelhei os filés frente e verso.
 
 
Molho de limão
 
Inspirei-me na receita do molho de limão do site da Nestlé. Mas achei que a quantidade de creme de leite indicado na receita era demasiada. Além disso, minhas experiências com creme de leite fresco sempre são bem sucedidas, resultando em pratos mais leves e mais saborosos. Por isso, na minha versão do molho utilizei creme de leite fresco e uma quantidade beeem menor do que indicava a receita da Nestlé. O resultado foi um molho leitoso porém consistente, com suave sabor de limão! 
Ingredientes
 
1/2 colher de sopa de margarina light 
1 colher sopa de farinha de trigo 
1 xícara e meia (chá) de leite desnatado 
1 colher (chá) de sal 
3 colheres (sopa) de suco de limão 
1 colher de sopa de creme de leite fresco
 

Modo de preparo

Em uma panela, aqueça a margarina e doure a farinha de trigo.  Junte o leite e misture bem, até engrossar. Misture o sal e o suco de limão. Desligue o fogo e misture o creme de leite fresco até ficar homogêneo.
 
 
Sirva o molho sobre os filés de peixe.
 
~.~
 
Uma linda semana a todos!
Paula
 
 


 

21 comentários:

Prata da casa 30 de setembro de 2012 12:03  

Olá Paula:estes filetes devem ser muito bons,pois ficaram lindos. Gosto também muito do gosto do limão na comida.
Bj
Márcia

são33 30 de setembro de 2012 12:04  

ESSES FILÉS FICARAM UMA DELICIA.
EU SOU MAIS PEIXE QUE CARNE,LOGO IA ADORAR ESSA COMIDA.
BOM DOMINGO
BJS

Guloso e Saudável 30 de setembro de 2012 12:51  

Olá Paula,
Concordo quanto ao frescor dos alimentos, o interessante é que consegue-se comer peixe brasileiro de ótima qualidade na Europa e aqui temos dificuldade devido aos padrões de qualidade.
Ótima receita e sugestão é um prato delicioso.
Bom domingo, beijo,
Vânia

Roberta Lito 30 de setembro de 2012 12:55  

Adoro peixes, mas quase não faço,além do meu marido não gostar, moro em apto e sempre faço a opção de comer fora,ou seja, num restaurante ou na casa de terceiros.

Saudades viu?

Beijos

Andréa 30 de setembro de 2012 17:03  

Querida Paula, paz e bem!
Aqui em casa faço peixe uma vez por semana, deveria fazer mais vezes, mas os peixes que vendem por aqui são congelados e os frescos tem gosto de formol, eu detesto, rsrs.
A sua receita é ótima e deixou o seu prato lindo e saboroso!

Tenha um início de semana repleto de bençãos junto a sua família!
bjs ♥

Chá Mate com Pinhão 30 de setembro de 2012 18:11  

Paula minha amiga, concordo com você!!
Gostei muito da forma que empanou os filés. Raramente os preparo dessa maneira pela "bagunça", mas como amei sua técnica agora poderei prepará-lo mais vezes.
Excelente sugestão de molho!!
Bjos
Bia

Papoila 30 de setembro de 2012 19:02  

Vim conhecer o teu blog e fiquei encantada com estes filetes. Muito crocantes e adoro o molho de limao. Fiquei seguidora. Boa semana. Bjs

Beth 1 de outubro de 2012 04:42  

Paula, que rica refeição esse peixinho està com um aspecto bem delicioso!

bjs

Kinha 1 de outubro de 2012 08:43  

Deve ter ficado divino.

Meu Canto Na Cozinha 1 de outubro de 2012 10:44  

Oi Paula
Hoje farei peixe no jantar. Vou usar tilápia que por aqui não se chama saint Peter e graças a isso o preço é excelente, uns files grossos maravilhosos. Já vou aproveitar e fazer esse molho de limão.
Seu prato ficou lindo, como sempre.
Um grande beijo
Paty

Meu Canto Na Cozinha 1 de outubro de 2012 10:45  

Ahhh estou de volta ao lar.... Colocando a vida em ordem rsssss
Logo estarei de volta ao blog
Bjs

Meu Canto Na Cozinha 1 de outubro de 2012 10:49  

Será que meu comentário sobre o peixe apareceu pra vc? Espero q sim rsssss senão aí vai ele novamente.
Eu disse q farei tilápia hoje pq eu adooooro esse peixe e aqui é super acessível. Vou fazer o molho de limão pq fiquei com água na boca de ver essa sua foto maravilhosa, sempre caprichosa.
Beijos
Paty

Joana 1 de outubro de 2012 10:59  

Devem estar óptimos!!!
Essa fotografia está maravilhosa!
Um beijo

Heloísa 1 de outubro de 2012 13:36  

Paula,
Muito gostosos esses filés de peixe.
E com molho de limão fica um prato completo.
Beijo.

"Manjares da Manu" 1 de outubro de 2012 14:28  

HUMMM....QUE DELÍCIA!!!!

FICOU MARAVILHOSO!!!!

BJS....UMA LINDA SEMANA!!!!

Léia 2 de outubro de 2012 22:50  

Oi Paula, peixe com limão é uma combinação perfeita.Adorei.Beijos e tudo de bom.

Ana Claudia 3 de outubro de 2012 09:21  

Amei esse molho de limão para acompanhar o peixe.
Beijinhos,
Aninha

Sandra Portugal 4 de outubro de 2012 16:50  

Paula, você os serviu com aipim?
Fiquei em dúvida do que acompanhou.
passando sempre por aqui para deixar o meu carinho!
bjs Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com.br//

Rita 6 de outubro de 2012 21:13  

Minha querida essa receita vou
fazer para meu irmão que adoro
peixe, hummm ele vai gostar
Tenha uma linda noite com um belo amanhecer
Bjuss com carinho
Rita!!!

Josy 7 de outubro de 2012 08:40  

Paulinha querida, não me lembro se ja passei aqui e deixei comentario, mas estou colocando as visitas atrasadas em dia e me desculpe se estou passando com atraso. Vc está bem? Espero que tenha melhorado do braço. Amo peixe e frutos do mar e de fato eles fresquinhos tem o sabor melhor que os congelados, fora o que vem de peso de água que acabamos pagando né? Seu peixe ficou delicioso, com esse molho de limão e a guarnição ficou uma linda apresentação. Bjos um excelente final de semana amiga

Blog do Chocolate 26 de outubro de 2012 19:21  

Olá Paula, :-)

Este prato de filé está com um aspecto muito convidativo, é daqueles pratos que nunca se recusa...

Como eu adoro peixe, comeria com todo o prazer !

Beijinhos

Back to TOP