Refresco de umbu

>> segunda-feira, 27 de agosto de 2012


O umbu é o fruto do umbuzeiro, vegetação originária dos chapadões semi-áridos do Nordeste brasileiro. Nos tempos da Colônia era chamado de ambu, imbu, ombu, corruptelas da palavra tupi-guarani "y-mb-u", que significava "árvore-que-dá-de-beber". Dada a importância de suas raízes,que conservam água em abundância, o umbuzeiro foi chamado "árvore sagrada do Sertão" por Euclides da Cunha. O Umbuzeiro vive mais ou menos 100 anos, e é um símbolo de resistência. (Texto adaptado do Wikipédia, aqui)

O umbu é um fruto bem azedinho de casca esverdeada, que fica amarela quando amadurece. Possui caroço revestido por suculenta polpa.

Devido à sua acidez,  não recomendo ingeri-lo diretamente àqueles que - como eu  rs rs rs -  têm propensão à azia, acidez, etc. Entretanto, descobri que através do suco é possível aproveitar o umbu de forma saudável e saborosa. Aí vai sugestão de suco.

Ingredientes para refresco de umbu

10 frutos
1/2 litro d'água
açucar a gosto  (usei 3 colheres cheias de sopa)
3 pedras de gelo

Coloquei tudo no liquidificador e bati em velocidade alta por ca 1 minuto. Coei o suco 2 vezes e estava pronto!


A água e o açucar balancearam a acidez do fruto, tornando o suco muito saboroso e suave. Além disso, o liquidificador triturou a casca agregando-a ao suco e aproveitando melhor do fruto, já que a casca é descartada quando o comemos.

O sabor do suco do umbu assemelha-se ao de cajá.

Aqui em São Paulo, não é fácil encontrá-lo. Foi uma surpresa para mim quando o Principe Encantado chegou com uma bandeja do fruto, após ida ao sacolão aqui ao lado de casa.  Nunca tinha visto Umbu em nenbum sacolão. 

Por sua vez, o Principe Encantado ficou surpreso por eu conhecer o fruto. Minha mãe já tinha introduzido o umbu em nossa casa desde a minha infância!

Se tiverem oportunidade, provem o suco! Vale a pena!

Uma boa semana a todos e um grande beijo!
Paula



24 comentários:

Maísa 27 de agosto de 2012 12:43  

Paula
Adoro umbu e amooo esse suco com sabor ímpar...Maravilha!beijão

luci 27 de agosto de 2012 13:26  

Deve ser delicioso esse suco eu ainda nào experimentei umbu fiquei curiosa,boa semana beijos

Guloso e Saudável 27 de agosto de 2012 14:09  

Oi Paula,
Adoramos esse suco, é deveras refrescante devido ao azedinho, é muito agradável, com sabor sem igual e aroma característico, ótima sugestão.
Boa semana, beijo,
Vânia

são33 27 de agosto de 2012 15:00  

NÃO CONHECIA ESSE FRUTO ,MAS MESMO ASSIM ACEITAVA JÁ UM COPO DE SUMO.
BOA SEMANA
BJS

Margarida Abreu 27 de agosto de 2012 15:43  

Paula, nao conheço, mas fiquei curiosa, o suco me parece delicioso!!

Beijocas

Kati Monteiro 27 de agosto de 2012 16:17  

Paula,
umbu é daquelas frutas que só existe no Brasil!
Para mim tem gosto de uma sobremesa que a minha tia faz, a umbuzada, que é um doce de umbu com leite condensado, servido bem fresco.
Frutinha gostosa mesmo!
Beijos

Simone Scharamm 27 de agosto de 2012 16:55  

Oi, Paula,
Que interessante, não conheço essa fruta, mas adoro fruta azedinha!rs!
Aproveitou a viagem?
Beijos!

Liliane,  27 de agosto de 2012 17:21  

Paula, adorei essa dica, nunca comi umbu, esse suco parece super refrescante.
Beijinho
www.caminhodagula.blogspot.com

arte da sadhia 27 de agosto de 2012 19:13  

adoro umbu é maravilhoso as vezes compro aqui em são paulo mas não dá temnpo de fazer suco pois eu chupo tudo kkkkk amei e vou tentar fazer ...ja tomei sorvete dele é divino também bjão

Josy 27 de agosto de 2012 19:58  

Nunca provei Umbu Paulinha. Pelas suas características deve ser muito bom. Esse seu principe encantado é um Lord hehehe. Lindo suco, vou ver se acho que fiquei curiosa. Beijinhos ótima semana

"Manjares da Manu" 27 de agosto de 2012 21:10  

Amoooo, esta frutinha, mas suco ainda não provei, mas com certeza é maravilhoso!!!!

Bjs...Uma ótima semana!!!!

Danni e Lype 27 de agosto de 2012 22:00  

Querida Paula,
Eu não conheço umbu... Mas, deve ser DELICIOSO!!! Eu fiquei com muita vontade de experimentar... Vou procurar...
Grande beijo, Irene

Chá Mate com Pinhão 27 de agosto de 2012 22:38  

Olá Paula, conhecia apenas a polpa congelada, realmente é muito saboroso. Embora, certamente não se comparar ao natural.

Bjos
Bia

Das coisas que vejo e gosto. 27 de agosto de 2012 22:52  

Umbu é coisa boa demais!!!

E como alguém já citou aqui nos comentários, umbuzada é uma sobremesa deliciosa!!!

Deu saudades agora da minha terrinha....

Beijos

Selma

Roberta Maia 27 de agosto de 2012 23:45  

Deliciaaaaaa...adoro!!! Nunca mais tomei!!!

Beijinhos Iluminados!!
Tenha uma Bela Semana!!

Miminhos da Mito 28 de agosto de 2012 05:47  

Olá

Não conhecia este fruto , mas o sumo fico com uma cor linda :D

Bjs

Léia 28 de agosto de 2012 14:46  

Oi Paula, adoro a variedade de frutas que o nosso país possui, mas infelismente não conheço todas.
Adoraria provar esse refresco.
Beijos e tudo de bom.

Nina Paim 28 de agosto de 2012 15:09  

Olá Executiva!
Vim conhecere, fui logo recebida pelo umbú que adoro, pois sou Nordestina/salvador. Gostei muito das postagens e do blog. Peço licença prá seguir, posso? Me visita também. Beijinhos e boa semana.

Carol Vieira 28 de agosto de 2012 21:33  

Nossa, que delícia!! Deu água na boca!!! Eu adoro sucos naturais e principalmente de frutas diferentes.
Beijos :o)

Andréa 30 de agosto de 2012 16:27  

Querida Paula,
esse suco bem geladinho é bom demais, senti o sabor azedinho aqui......hummm.....que delícia!

Fique com as bençãos de Deus!
bjs ♥

António Jesus Batalha 31 de agosto de 2012 17:46  

Olá , passei pela net encontrei o seu blog e o achei muito bom, li algumas coisas folhe-ei algumas postagens, gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns, e espero que continue se esforçando para sempre fazer o seu melhor, quando encontro bons blogs sempre fico mais um pouco meu nome é: António Batalha. Como sou um homem de Deus deixo-lhe a minha bênção. E que haja muita felicidade e saude em sua vida e em toda a sua casa.
PS. Se desejar seguir o meu blog,Peregrino E Servo, fique á vontade, eu vou retribuir.

Emília 15 de setembro de 2012 15:10  

Oi Paula! Tô sumida, mas estamos bem, acho que falta tempo e um pouco de ânimo, mas logo volto a postar!
Não conheço umbu nem cajá rsss. Aí fica difícil né rss.
Bjos

Anônimo,  17 de março de 2016 13:57  

Simples assim,amo,amo!!!!

Back to TOP