Florianópolis em agosto

>> quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Florianópolis é a capital do Estado de Santa Catarina, na Região Sul do Brasil. A cidade é uma ilha dividida em região Norte, Sul e Central. A região Norte é a mais badalada, a região Central mais comercial e a região Sul é mais tranquila, com praias “selvagens” – nossas preferidas!

Não conhecíamos Florianópolis e optamos por esse destino pela unanimidade: todos os nossos conhecidos que já foram para lá elogiam a ilha. Realmente vale a pena! É linda!

A propósito, aproveito este post para agradecer grandemente à Carol Vieira do blog Mundo da Carol que atenciosamente me passou dicas valiosas sobre o local, o que tornou a viagem mais especial e bem aproveitada.

O tempo foi nosso amigo: a temperatura estava fresca e agradável e em todos os dias o céu esteve azul e o sol brilhava desde as primeiras horas da manhã até o entardecer.

Florianópolis é conhecida por suas belas praias, mas nossa viagem não se limitou à elas. Nesta postagem mostro para vocês a variedade de locais que há para se conhecer lá. 
 
Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui

São duas “vilas” vizinhas na região Noroeste da ilha com forte herança da colonização Açoriana, principalmente na arquitetura. Caminhamos pelas duas vilas admirando as casas antigas e o valor histórico para o Brasil. Os moradores desta região de Florianópolis herdaram dos açorianos o sotaque de Portugal.
 
 
 
 
 
 
 
Fortaleza de Santo Antônio
 
Trata-se de um forte que fez parte do sistema defensivo da ilha de Santa Catarina. Construído no século XVIII para consolidar o domínio português no sul do Brasil. Foram três construções mais significativas desse sistema, que formavam o triângulo defensivo da Barra Norte da Ilha de Santa Catarina.
 

 
Atualmente a Fortaleza de Santo Antônio é um ‘museu’. No local, os pesquisadores encontraram panelas, travessas e louças finas como faiança portuguesa e francesa. Encontraram também ossos de animais e pedaços de garrafas de vinho. É mencionado que esta fortaleza falhou na defesa da ilha. Os canhões nunca foram usados. Após nossa visita, nossa conclusão foi que os oficiais e soldados comiam e se divertiam muito, isso sim! Sou a favor desta concepção: “Make food, not war!” rs rs rs
 
Projeto Tamar
 
Situado na Barra da Lagoa, região central da ilha, trata-se de espaço reservado para o estudo e tratamento de tartarugas. Aprendemos que as tartarugas existem há 150 milhões de anos. Há 7 espécies no mundo e no Brasil há 5: Cabeçuda, De Pente, Verde, Oliva e De Couro. Infelizmente todas estão nas listas oficiais de espécies ameaçadas de extinção.

 
 
 
 
 
Jurerê Internacional
Não tenho palavras para descrever o meu espanto em relação a este local. Situado no Norte da ilha, trata-se de loteamento de casas de altíssimo padrão. Fomos até lá para conhecer a famosa “praia do Jurerê” e encontramos estas residências cinematográficas, sem muros, sem grades... Sem comentários.
 
 Os restaurantes
 
Florianópolis é famosa pela 'sequência de camarão'. Trata-se de um prato em que servem camarão de diversas formas: ao alho e óleo, à milanesa, cozido... Aí está um exemplo.
 
 
O hotel

Optamos por este hotel-pousada na Lagoa da Conceição - parte central da ilha voltada para o Oceano Atlântico. O hotel fica literalmente na beira da lagoa. O local é muito tranquilo e bonito. Apesar dos tantos passeios que fizemos, confesso que ficamos um bom tempo na beira da piscina apreciando a natureza em geral. Nunca vi tantas espécies de pássaros ao mesmo tempo como neste local - todos eles livres, “pescando” na lagoa, pousados nas árvores ou andando pelo gramado.




Foi uma viagem muito boa para nós: as praias e restaurantes estavam vazios. Chegamos a ficar em muitos restaurantes vazios. Mas vejam: fomos fora de temporada. Os moradores e comerciantes nos disseram que em temporada o trânsito é muito difícil e os locais ficam lotados. Por isso recomendamos evitar o local entre dezembro a fevereiro, e no mês de julho.

**Uma lembrancinha da viagem para vocês!**
SORTEIO

De Florianópolis, trouxe uma lembrancinha para vocês: este marcador de página da bonequinha e uma toalhinha colorida de renda de bilro.


A renda de bilro também é herança a cultura açoriana. É um belíssimo artesanato! Na fortaleza de Santo Antônio tive a oportunidade de presenciar as rendeiras bordando e fiquei emocionada em ver a complexidade desta técnica.

Gostaria muito, muito mesmo de ter trazido algo para cada amiga blogueira que sempre prestigia o “Executiva de Panela” com tanto carinho, mas foi inviável. Por isso farei um sorteio.

Para participar basta deixar um comentário nesta postagem com seu nome, cidade/estado e e-mail de contato.

Todas as amigas blogueiras podem participar, de todos os lugares do Planeta - from all over the Planet!

A participação inicia hoje 23/agosto/2012 e encerra no dia 31/agosto/2012. Publicarei o resultado no dia 01/setembro/2012. O resultado será apurado pelo Random.org.

~.~

Um grande beijo à todos!

Paula


55 comentários:

Isadora 22 de agosto de 2012 22:02  

isadora adler
grandeisa@gmail.com
Rio de Janeiro RJ
http://deliciasdaisa.blogspot.com.br/

EU QUERO!!

luci 22 de agosto de 2012 22:12  

Adorei as fotos Floriánopolis é linda mesmo beijos

luci 22 de agosto de 2012 22:16  

Participando do sorteio beijos
Luciana Morassutti
luciana.lucilu@gmail.com
Curitiba-Pr

Danni e Lype 22 de agosto de 2012 22:39  

Querida Paulinha,
Que viagem DELICIOSA!!! Viajar é tudo de BOMMMM!!! ADORO!!!
Eu quero... Obrigada pela oportunidade...

Irene
danni.lype@gmail.com
São Paulo - SP

Beijos, Irene

Veronica Kraemer 22 de agosto de 2012 23:07  

Paula querida, que fotos lindas!!! Amei muito!
Já pinterestei algumas!
To dentro do sorteio, adorei!
Veronica Kraemer
veverokra@gmail.com
São Paulo - S.P.
Beijossssssss
Vero

Kati Monteiro 23 de agosto de 2012 04:11  

Oi Paula
Adorei as fotos de Floripa! Tenho muita vontade de conhecer.
Para o sorteio:
Kati Monteiro
endereço de entrega no Brasil mesmo:
Recife/PE.
O email eu mando se eu ganhar.
Beijos

Guloso e Saudável 23 de agosto de 2012 05:28  

Olá Paula,
Adorei conhecer consigo (virtual) Florianópolis, muito interessante as semelhanças com os Açores.
Lindíssimas paisagens e as fotografias retrataram fielmente, humm, os camarões também estavam muito apetitosos.
Beijo,
Vânia

Miminhos da Mito 23 de agosto de 2012 05:58  

Olá

Que viagem linda e que sitio fabuloso eu ouvia falar muito deste local nas novelas :) tem uma historia linda e o trabalho com as tartarugas é fabuloso, as casas de luxo até parece as casas dos filmes looool.


Mito Borges
mitoborges@gmail.com
Paris França

Bjs

Flávia Mergulhão 23 de agosto de 2012 06:19  

Que viagem bacana. Fui a Floripa uma vez apenas, mas estava tão frio...
Adorei as fotos e os mimos tb!rs
Flávia mergulhão
ateliedacaie@gmail.com
Niterói-RJ

Bjos =)

Margarida Abreu 23 de agosto de 2012 07:08  

Aiiiiiiiii Meu Deus, eu quero voltar ao Brasil, e com estas fotos ainda fiquei com mais vontade... mas eu quando voltar ao Brasil, nao volto para Portugal... fico por aí mesmo!!!

Que maravilha!!

Beijocas

Izis Borck 23 de agosto de 2012 07:25  

Concorrendo!!!!
Belas fotos.
Beijocas
izisborck2008@gmail.com
Ponta Grossa _ Paraná

Bia Jubiart 23 de agosto de 2012 08:26  

Bom dia Paula!

Que delícia de férias tranquilas, também somos atípicos as grandes temporadas.

Amei o passeio! Geralmente as pessoas mostram muito as praias, este lado mais histórico não conhecia.

Presentinhos? Oba tô dentro!

biaarte@hotmail.com

Tenha um dia iluminado!

Beijooooooooo

Das coisas que vejo e gosto. 23 de agosto de 2012 08:28  

Florzinha!

Primeiro... que postagem linda! Completa e cheia de ótimas dicas para alguém como euzinha aqui, que não conhece Florianopolis.

Segundo... Que bonequinha mais linda! Quero participar do sorteio tbm : )

Beijos grande!

Selma Oliveira / São Luís - MA
selma_oliveira1980@hotmail.com

Beijos!!!

"Manjares da Manu" 23 de agosto de 2012 08:46  

Uau...que lugar mais lindo!!!
Fiquei encantada!!!

Manuela Escariz
manuelaescariz@ig.com.br
Rio de Janeiro-RJ
Seguidora: Manjares da Manu

Bjs...Obrigado!!!

Marcia Cristina Cardinali,  23 de agosto de 2012 08:56  

Que lugar lindo... nem dá vontade de voltar !!!
Marcia Cristina Cardinali
marcia@acl.com.br
São Paulo - SP.

lili 23 de agosto de 2012 10:30  

Quero participar Liliana sp-sp
lilsilva@uol.com.br
Bjo

Joana 23 de agosto de 2012 11:09  

Eu não me importava nada de apanhar um avião agora e ir até aí! Muito bonito :)
Foram umas férias maravilhosas de certeza!
Um beijinho

Renata Boechat 23 de agosto de 2012 11:45  

Minha querida,

Que viagem!

Não conheço Floripa, mas está nos meus planos, pois só ouço maravilhas dessa cidade, e agora pude comprovar com seu post de belíssimas fotos.
Praia mais linda, hotel bacanérrimo, e essas casas? Gente, parecem de cinema! sem falar nos camarões...que sonho!
Tenho certeza que curtiram muito,claro!

Grande abraço, seja muito bem vinda!


Renata 23 de agosto de 2012 12:01  

Olá Paula,
Obrigada pela sua visita, e pelas palavras de carinho e encorajamento. Dizem que o que fazemos com prazer é o que fazemos de melhor e blogar pra mim tem sido um hobby de imenso prazer. Fico super feliz que tenha gostado do meu trabalho :o)
Adorei o passeio por Floripa que vc nos proporcionou, que praia maravilhosa! Já vou guardando esse destino ( e suas preciosas dicas) para minha volta ao Brasil rsrs
Obrigada tb pelo convite ao sorteio, que lembranças lindas!
bjsss
Renata Lacerda
testado.provado.aprovado@gmail.com
Rio de Janeiro- RJ
obs: não estou no Brasil mas tenho residencia no RJ.

Roberta Lito 23 de agosto de 2012 12:11  

Paulinha, amei floripa só de olhar sob as sua impressões e saber que tem tradições portuguesas me fizeram amar mais ainda. Bom, quero participar do sorteio e trazer para minha casa estas maravilhas que trouxe de lá.
Roberta lito
sg/rj
rlito1garofle@gmail.com

Duxa 23 de agosto de 2012 12:34  

Olá Paula, após ler este post e ver estas maravilhosas partilhas, acredita que fiquei sem palavras, que lugares lindos!!!!!!!
É muito interessante observar as influências dos povos nas regiões, poder respirar culturas e conhecer um pouco sobre elas, adoro esse tipo de viagens!
Adorei os souvenirs, que amorosos;)
Beijinhos Paula, obrigada pelo convite.
Então aqui fica a minha participação:
Dulce Caldeira
cozinhadaduxa@hotmail.com
Portugal

Katia Bonfadini 23 de agosto de 2012 13:50  

Oi, Paula! Floripa é mesmo linda e GRANDE!!!! Então dá pra passar bastante tempo sem conhecer tudo! É uma ótima desculpa pra voltar, rsrsrs! Claro que quero participar do sorteio! E pretendo fazer o kit de outono sim, lembro que vc gostou... mas talvez um modelo diferente pro ano que vem, que tal? Pode deixar que te aviso! Um grande beijo! E quero participar do sorteio! Que mimos fofos!!!!!

Coisas de Tássia 23 de agosto de 2012 14:05  

Oi Tudo bem? Vim retribuir a visitinha e dizer que adorei seu blog.

Quanto a Florianópolis é um lugar maravilhoso, quase todo verão vamos para alguma praia de SC passar as férias de verão e é certo que damos uma passadinha por Floripa, pois ela sempre deixa saudades.

Aproveito para participar do sorteio.

Tássia Meinhardt
meinhardttassia@gmail.com
Santa Cruz do Sul - RS

Josy 23 de agosto de 2012 15:05  

Paulinha querida essas fotos são maravilhosas, que lugar gostoso vc escolheu, ouço falar maravilhas de Floripa, mas infelizmente ainda não tive o prazer de conhecê-la. As tartarugas que lindas não? E vc teve a sorte de pegar fora de temporada tudo mais calmo e tranquilo para poder aproveitar o máximo. Adorei as fotos.Tudo muito colorido. E o premio do sorteio é uma graça, claro que vou participar. Obrigada e boa sorte a todos. Beijinhos

Josy
mariajosyg@hotmail.com
Campinas - SP

Receber e Celebrar 23 de agosto de 2012 17:53  

Paula, amamos as fotos!! Elas estão LINDAS! Dá pra ver que foram dias maravilhosos em Floripa!
Também estamos dentro do sorteio! Quem sabe não é nosso dia de sorte?!

Mel e Marina
receberecelebrar@gmail.com
São Paulo

Especiarias Doces 23 de agosto de 2012 18:35  

Oi Paulinha!
Acredita que eu moro nesse paraíso?
Como diz o próprio hino:
Um pedacinho de terra,
perdido no mar!...
Num pedacinho de terra,
beleza sem par...
Jamais a natureza
reuniu tanta beleza
jamais algum poeta
teve tanto pra cantar!
Um grande beijo,
Fernanda.

Andréa 23 de agosto de 2012 18:44  

Querida Paula,
primeiramente obrigada pelo cometário tão carinho que vc deixou no meu blog vc é uma pessoa linda e iluminada!
Fiquei de boca aberta com as fotos, parecem uma pintura, estão perfeitas!
Eu prefiro viajar para as parias fora de temporadas, prefiro curtir o lugar e descansar.
Obrigada por vc nos proporcionar estas fotos tão lindas, viajei com vc, rsrs.

Eu quero participar e ganhar este presente tão lindo que vc trouxe p/ uma de nós.

Andréa
luziandrea@yahoo.com.br
Belo Horizonte-Mg

Fique com as bençãos de nosso querido e poderoso Deus!
Beijos ♥

Joana 23 de agosto de 2012 18:59  

Joana Morais
joanaigmorais@gmail.com
Coimbra, Portugal
(há pouco esqueci)
Um beijinho

CRIKA 23 de agosto de 2012 19:29  

Adorei as fotos, principalmente as comidinhas, hummm que delícia!!!
Gostaria de participar do sortei.
Cristiane Leite
cris_shine@hotmail.com
Santo André - SP

Lenita 23 de agosto de 2012 19:59  

Querida Paula,
Muito obrigada pelo convite para participar no seu sorteio, faço-o com muito gosto.
Que maravilhosa viagem partilhas com quem visita este teu maravilhoso blogue, adorei as fotos e toda a descrição que fazes, sonho tanto poder visitar o Brasil... e o sonho comanda a vida!
Um beijo bem grande.

Helena Gonçalves
lenita_pg@hotmail.com
Portugal

Gina 23 de agosto de 2012 20:00  

Paula,
Florianópolis tem recantos muito bonitos. Estive lá duas vezes e agora minha filha mora lá.
Estou planejando minha 3ª ida à ilha.
Quero participar do sorteio sim

Regina Castro
contato@nacozinhabrasil.com
Curitiba(PR)
Bjs.

MARLENE 23 de agosto de 2012 20:19  

Oi Paula,
Amei as fotos e tenho a maior vontade de conhecer Florianópolis, aliás, o sul do Brasil deve ser tudo de bom.
Espero uma visita sua lá no meu cantinho, ficarei muito feliz.
Aproveito para participar do sorteio, ok?
Bjs,
Marlene da Paz
São Paulo
Blog Flores e Framboesas

COLHENDO FLORES ENTRE ESPINHOS 23 de agosto de 2012 20:30  

Juliana cruz
sorocaba-sp
julianaacp@hotmail.com

Álbum da Cozinha 23 de agosto de 2012 20:47  

Paula de Deus

Que fotos lindas, o curso sobre fotografia vai aprimorar, mas, jamais, apreender o que está 'latente' em teu ♥
Sou de Porto Alegre e Floripa é quase minha segunda casa (fica a 6 horas cá de casa), BUT jamais prestei atenção a alguns recantos como tu muito bem fotografastates.
Agora que estou aposentada .....
Vou espiar algumas das imagens que fizestes.
Claaaaro que vou participar e te ajudar na divulgação do sorteio
But
é tão em cima,
Mas, vamos ver o que dá né?

Mil Jinh♥s

Chá Mate com Pinhão 23 de agosto de 2012 22:13  

Olá Paula, que delícia de viajem e que imagens lindíssimas. Floripa é realmente muito linda!!

Ahh estou preparando novos bordados, quero o quanto antes mostrá-los.

Obrigada pelo convite para participar do sorteio!!

Bia Costa
Colombo PR
chamatecompinhao@hotmail.com

Bjooos

Cucina Mon Amour 24 de agosto de 2012 05:07  

Oi querida.
Lindas essas fotos e a viagem...
Eu fui para Florianopolis no 2009, mas passei por la muito depressa pois foi por motivo de trabalho...
Mas me lembro que almocei numa churrascaria e a carne era fantastica..
Como faço para partecipar ao premio??? eu moro aqui na italia...
Mas agradeço muito por ter lembrado de mim.
Um abraço.
Thais

marijose 24 de agosto de 2012 12:01  

Que bellas fotografias, unos lugares preciosos, me gustaria visitarlos algun dia.

Maria Jose Rodriguez Castro
mariajose1142@hotmail.com
Pontevedra-España
BESOS

Ana Claudia 24 de agosto de 2012 14:07  

Amiga, Florianópolis é maravilhosa, gosto demais!!!
AH, eu quero esses mimos... rsrsrs
Beijinhos, bom final de semana
Ana Claudia Vasques
anaclaudianacozinha@gmail.com
Sorocaba-SP

Luiza Mallmann 24 de agosto de 2012 15:53  

Olá...

primeiro, obrigada pelo carinho lá no blog! Segundo, Floripa é mesmo muito linda! Temos parentes por lá, e volta e meia escapamos para aquele paraíso! As meninas adoram projeto Tamar. E a pousadinha que vc ficou é bem semelhante a uma onde ficamos, na Praia de Armação! Super delícia um passeio assim, né?

Terceiro, quero participar sim...

Beiokinhas e excelente fds!

Luiza Mallmann
mallmann.luiza@gmail.com
decorarsustentavel.blogspot.com
Porto Alegre/RS

Lylia 24 de agosto de 2012 15:59  

Que linda viagem, Paula! Florianópolis é muito linda mesmo!
E você muito especial por lembrar-se de nós.
Quem sabe eu tenha a sorte de ganhar a bonequinha?
lyliadiogenes@gmail.com
Brasília - DF

Santa Gastronomia 24 de agosto de 2012 17:10  

Paula:
eu morei em Floripa nos anos 80! E tem mais: morava na Lagoa da Conceição! Fui muito feliz por lá!
Este ano, nas férias de janeiro, dei uma passada por lá, pois tenho muitos parentes que moram nesta ilha. Realmente fiquei horrorizada com tantos turistas, hehe! Mas mesmo assim valeu muuuito a pena, pois além de ser linda, pude rever lugares que adorava, inclusive a nossa casa!


Sandra Bylaardt
Niterói - RJ
sandramariafb@gmail.com

Bjinhus..

Carol Vieira 25 de agosto de 2012 00:07  

Paula, que viagem deliciosa e as fotos são estão lindas! Realmente você foi na melhor época, porque eu já fui no carnaval e é muito confuso. O trânsito é pior que de SP, acredite!!!
Fiquei com vontade de voltar. Sempre é bom voltar para um lugar especial né?
Jurerê Internacional é realmente fora do contexto. Nem parece Brasil né? Parece Miami com casas de altíssimo luxo e pessoas milionárias, rs.

Morri com as lembrancinhas!!! Quero ganhar urgente, rs.

carolssvieira.gmail.com
São Paulo/SP

Beijos e um lindo final de semana :o)

Eva Sabbado 25 de agosto de 2012 11:56  

Paula do céu, que show esse post, amo Floripa, vc além de compartilhar essas maravilhas, nos mima? eu queeeroo, Eva Sabbado, evasabbado@gmail.com, Novo Hamburgo, RS

Sandra Portugal 25 de agosto de 2012 20:23  

Paula, que fotos mais lindas! Que olhar especial sobre as belezas de Floripa, que tanto amo!
Se der tempo gostaria de participar do sorteio.
Sandra Portugal
Projetapessoas@hotmail.com
Rio de Janeiro, RJ

Tenho pensado muito em vc e tenho certeza de que vai gostar do que preparei para celebrar os dois anos do Blog! Estou postando uma série de artigos especiais!
Tudo o que se faz na vida precisa ter Amor, Humor e Significado!
Estou lançando um Selo Desafio amanhã, 26/08, gostaria muito da sua adesão respondendo às questões e participando da semana de festa de aniversário do blog!
Projetando Pessoas - 2 anos de Blog!
bj Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com.br//

Rita 26 de agosto de 2012 08:34  

Menina que sonho de lugar, adorei, bom, espero conhecer um dia, as fotos foram marcantes valeu a pena o passeio, desejo que vc faça mais e mais desses lindas viagens
Abraços de bom dia
Bjuss
Rita!!!!

Atirap1@hotmail.com




REINVENTANDO 26 de agosto de 2012 15:07  

Que viagem maravilhosa é essa? Não conheço essa cidade, mas é um dos meus destinos para conhecer. Bjs.Sandra

Renata Boechat 26 de agosto de 2012 16:30  

Uai, acho que me esqueci de deixar meu nome para o sorteio...puxa, mas aqui está:

Renata Boechat
eternosprazeres@gmail.com
Belo Horizonte MG

Espero que ainda dê tempo,
Obrigada minha amiga!

Curry and Comfort 27 de agosto de 2012 08:13  

Beautiful holiday!! Gorgeous photos. :)

Cela 27 de agosto de 2012 11:40  

Que delícia de viagem!

Obrigada pelos parabéns lá no blog. :)

Marcela Linhares
mlinhares26@gmail.com
Belo Horizonte/MG

Simone Scharamm 27 de agosto de 2012 16:57  

Já vi que a viagem foi maravilhosa, que bom!!!
Quero participar do sorteio!
Simone Scharamm
s.scharamm@hotmail.com
Niterói. RJ

Beijocas!

Amehlia Digital ® 30 de setembro de 2012 20:01  

Adorei viajar por suas fotos...
ainda não conheço Floripa e penso
que deve ser uma cidade linda mesmo.
Tenha uma linda semana! =)
Um bejim!

J Lapa 14 de novembro de 2012 14:23  

Moro em Floripa, descendente de açorianos e parabenizo-a pelas fotos de nossa cidade. Temos muitos outros atrativos e lugares interessantes para visitar. Realmente, no verão prefiro ficar nas praias mais próximas de casa por causa do trânsito (Pântano do Sul e baln. açores, praias líndissimas e não são divulgadas na mídia. A cidade tem vida noturna, boa gastronomia: com bares, restaurantes de bom nível e um povo que acolhe e gosta dos turistas. Nos falta, para atender melhor, apenas mobilidade urbana.

Nanda Bez 6 de abril de 2013 11:26  

Acho incrível como quando a gente mora num lugar esquece de conhecer tantas coisas que estão ao nosso alcance sempre. Eu por exemplo nunca visitei o projeto Tamar e conheço muita gente que mora no Rio e nunca foi ver o Corcovado. Santo Antônio é lindo e os restaurantes são maravilhosos, adoro a gastronomia de Florianópolis e bares locais. Beijo!

Anônimo,  14 de fevereiro de 2014 18:37  

Gostaria de saber o nome dessa pousada que fica na lagoa da Conceição, e lindíssima.

Não aguardo

Rosa
Cabralrosamaria@gmail.com

Back to TOP