Uma chef em minha casa

>> segunda-feira, 9 de julho de 2012

Olá pessoal! Desejo que todos estejam bem! Tive de me afastar um pouquinho da blogosfera devido às horas extras de trabalho e outras atividades que exigiram um pouquinho mais de mim; mas estou de volta!

Apesar de estar me sentindo melhor, continuo com aquele probleminha muscular. Mas vejam só, foi a oportunidade que encontrei para pôr em prática um desejo que há muito gostaria de realizar: ter aulas de culinária!

A história começou assim: trabalho em um bairro gastronomicamente privilegiado em São Paulo chamado Itaim Bibi. Neste bairro há restaurantes para todos os bolsos e gostos. Recomendo a região para os apreciadores da gastronomia porque sempre tive experiências bem sucedidas nos restaurantes em que fui conhecer.

Um deles, em particular, se tornou dos meus favoritos: o restaurante Eat. Comandado por 2 irmãs, uma chef e a outra nutricionista, o local reune tudo de bom para um restaurante. O ambiente por si só agrada: é moderno, colorido, claro e alegre. E em se tratando dos pratos... Ahhh ... Todos os que experimento são uma deliciosa combinação de sabores.

O sistema ‘a la carte’ permite uma variedade de combinações entre saladas, proteínas e acompanhamentos.  Uma das minhas combinações prediletas é a farofa de banana, com salada de folhas e hambúrguer de fraldinha ao molho de mostarda.

Foi em uma das minhas habituais visitas ao restaurante que conheci a formidável chef Cindy!

Ao vê-la, não resisti em bater um papo rápido sobre culinária e explicar minha paixão e desejo de me aprimorar nisso. Trocamos e-mails para conversar mais a respeito. Expliquei minhas expectativas e deficiências, a Cindy analisou tudo, montou módulos de aula e, finalmente,... uma chef veio aqui em casa!

Pessoal, foi uma das experiências mais gratificantes e felizes da minha vida! Aprendi tanto com a Cindy, mas tanto, que jamais esquecerei essa jovem tão competente e especial! A Cindy é formada em Gastronomia pelo Senac e se especializou no sul da França. Imaginem o potencial dessa profissional!

Foram 3 aulas de 4 horas/cada que deixaram uma riqueza de conteúdo que permanecerá para sempre em minha vida.

Aprendi a fazer os molhos básicos como o Bechamel, o de tomates frescos, e também os acompanhamentos aromáticos como o ‘mirepoix’ – item que se tornou indispensável em minhas preparações.
base de molho de tomate


Aprendi sobre agentes espessantes como o ‘roux’ –meus molhos e sopas deixaram de ser aguados! E a fazer um ‘bouquet garni’ e cebola Piquet.

cebola piquet e bouquet garni

Também aprendi técnicas de cortes de legumes como ‘brunoise’, ‘julienne’ e ‘chifonade’.


Aprendi sobre a manipulação de carnes e seus pontos como ‘bleu’, ‘mal passada’, ‘ao ponto’, ‘bem passada’ e as técnicas de carnes recheadas, grelhadas e assadas.


Tive uma grande vitória graças às aulas com a Cindy: grelhar o peixe sem despedaçá-lo inteiro! rs

filés de Saint Peter (sem despedaçar!)

Aprendi a descascar 15 tomates em menos de 5 minutos!


Na aula de confeitaria, tive noções de manipulação com pasta americana, aprendi a fazer ganash de chocolate, a fazer cupcakes e creme brullé.  Este é o resultado desta aula deliciosa.

cupcackes e creme brullé

Conheçam o meu primeiro cupcake!

1º cupcake da Executiva de Panela


É isso, pessoal! Investir em aprendizado! Aprimorar o que se gosta de fazer... sempre! Seja na culinária, na costura, na Administração, ...  Aprender sobre o que se gosta sempre é muito gratificante!

À formidável chef Cindy, meu eterno agradecimento pelos ensinamentos. Para quem tiver a oportunidade, não deixe de conhecer o simpático restaurante dela: Restaurante Eat, Rua Clodomiro Amazonas, nº 77, Bairro Itaim Bibi, São Paulo - SP.  Telefone (11) 3078-1214.

~.~

Beijos e uma linda semana a todos!
Paula

24 comentários:

Cela 9 de julho de 2012 19:27  

Que maravilha! Estou doida pra fazer umas aulas de culinárias, mas preciso formar antes, hahaha. Tô quase lá, só mais um semestre!

Receber e Celebrar 9 de julho de 2012 20:22  

Que delícia, Paula!! Fiquei morrendo de vontade de conhecer o restaurante da Cindy!!
Pelas fotos dá pra ver que foram muitas coisas bacanas nas aulas! Alguma receitinha ou dica da chef virão pro blog? :)
Beijos!
Mel

Conceição Pimentel e Elizabete Pimentel 9 de julho de 2012 20:49  

Tem um aspecto bem apetecível. Deve ter ficado uma delícia.


Adorei o seu blog.


Bjs. e boa semana

Flávia Mergulhão 9 de julho de 2012 20:50  

Que chique!
Adorei esta idéia de um chef em casa!
Imagino as maavilhas que vc prepará daqui em frente!Mas, não deixa de vir mostrar não,ok?Sentimos sua falta!
Bjão

Danni e Lype 9 de julho de 2012 20:59  

Querida Paula,
Estava com muitas saudades suas... Que ótimo que voltou... Nossa!!! Fiquei de boca aberta com tantas coisas MARAVILHOSAS que aprendeu nesse curso... Eu adoraria fazer um curso desses também... Parabéns, querida!!!
Grande beijo e uma semana MARAVILHOSA para você, Irene

Cela 9 de julho de 2012 21:09  

Pois é, fiquei fora um tempo por causa da minha monografia e da faculdade. Agora que a faculdade me deu férias, aproveitei pra voltar com o blog e postar umas receitas. Mas em breve devo dar outra sumidinha, não tão longa!

Beijos!

Dany Pereira 9 de julho de 2012 21:13  

Que máximo a sua experiencia... Deve ter sido uma delicia essas aulas e uma chef só pra vc te ensinando varias coisas. Aprendizado pra vida toda! Bjsss

Josy 9 de julho de 2012 21:19  

Paulinha querida, fiquei tão feliz quando vi seu comentário, ja estava com saudades amiga, e fiquei mais feliz ainda com essa noticia maravilhosa, ter uma Chef de Cozinha em nossa cozinha não é para qualquer um hein amiga! Que delicia, que proveitosa essas aulas, e quanto vc aprendeu! Que bom logo vc vai colocar em prática muitas delicias não é? Seu cupcake ficou nota 10. Lindo. Parabéns a Chef e a vc que teve essa maravilhosa idéia das aulas culinárias. Adorei o post. Bjos Paulinha e obrigada pela força e carinho. Boa semana

Heloísa 9 de julho de 2012 21:59  

Paula,
Que coisa fantástica!
Tantas lições em pouco tempo. Adorei esse seu curso e, se morasse em SP, iria atrás da Cindy.
Beijo.

Cozinha de Mulher 9 de julho de 2012 22:07  

Que fofo o seu cantinho.. adorei..
É tão bom aprender coisas novas né?
Um beijo e uma semaninha mais que linda pra você..
Sheila

Guloso e Saudável 10 de julho de 2012 04:06  

Olá Paula,
Já estava com saudade, ótimo que está de volta e com conhecimento aprimorado.
Parabéns à chef Cindy pela transferência dos conhecimentos e a si que os absorveu.
Beijo,
Vânia

Bia Jubiart 10 de julho de 2012 05:51  

Lendo na maior animação, parecendo que estava nas aulas junto de vcs! Que maravilha! Aprender sobre o que se gosta nunca é demais!

Paula, também estava meio ausente, por motivo de viagem. A última vez que estive em Sampa, fui no restaurante italiano chamado "O Gato Comeu" Vc conhece?

Estou com novidades em utilitários/decoração postarei sobre na próxima semana...

Beijossssssss

Margarida 10 de julho de 2012 06:29  

Nossa que delicia aprender todas as tecnicas com uma chef... adorava ter esse previlegio tb,,, alias meu sonho é mesmo entrar em uma escola de gastronomia e me formar em chef!!!

Beijocas

Roberta Lito 10 de julho de 2012 16:26  

Paulinha querida que bacana estas aulas com a chef cindy, legal ela ter ido até sua casa e passar tanto conhecimento. Estou querendo ir até o final do ano em sp e quero muito conhecer este bairro gastronomico, quem sabe não jantamos juntas por lá?! Bjks

Andréa 10 de julho de 2012 16:58  

QUERIDA PAULA,
FIQUEI TÃO FELIZ COM A SUA VISITA AO MEU BLOG, VC É UMA PESSOA ENCANTADORA, AINDA BEM QUE VC VOLTOU PRA NOS PRESTIGIAR COM SEUS BELOS POSTS, VC FAZ FALTA.
QUE CHIC TER UMA CHEF DE COZINHA EM SUA CASA, QUE RIQUEZA APRENDER TANTAS COISAS MARAVILHOSAS, PARABÉNS E SUCESSOS SEMPRE!

BEIJINHOS, FICA COM AS BENÇÃOS DE DEUS!

Ana Claudia 10 de julho de 2012 22:25  

Que aprendizado...queria tanto que tivesse algum curso por aqui desse jeito!!
Beijos
Ana Claudia

Moranguetes 11 de julho de 2012 14:35  

Olá Paula !
Vim conhecer o teu cantinho... Uau, quanta coisa maravilhosa que encontrei !
Adorei as fotos neste teu post, tanta coisa que aprendeste !
Beijinhos e fico a aguardar a tua visita.
Beijinhosssss.

Gerson Moysés 11 de julho de 2012 16:55  

Eu conheço o Restaurante Eat. É excelente!

Izis Borck 11 de julho de 2012 21:09  

Que delícia de aula em... estou apreensiva para ver suas novas receitas.
beijocas

Renata Boechat 11 de julho de 2012 21:18  

Minha querida amiga Executiva,

Eita que essa aula rendeu hein? Puxa, que maravilha! Vejo que aprendeste foi muito né? Bom demais!

Deixo aqui pra você meu abraço bem grande, e agradeço seu carinho lá no EternosPrazeres,

Renata

Gina 11 de julho de 2012 23:16  

Oi, Paula!
Uma aula personalizada, excelente e bem variada. Gostei!
Bsj.

Espaco Home 13 de julho de 2012 13:15  

Paula....que experiência bacana!!!
É muito bom quando temos a oportunidade de fazer aquilo que gostamos. Concordo com você, investir em aprendizado é muito gratificante.
Agora ficaremos aqui na espera dos frutos destas aulas.
Bjs Gladys

Katia Bonfadini 16 de julho de 2012 14:51  

Paula, que ótima ideia essa de ter aulas particulares com uma chef cheia de experiência e talento! Os pratos ficaram liiiindos! Que belo presente vc se deu! Adorei... quem sabe eu também me animo??? Beijão!

Angelica 5 de outubro de 2012 19:56  

Que boa idéia! Eu nunca tinha pensado em algo parecido, é uma honra
ter aulas particulares com uma chef cheia de experiência e talento. Eu trabalho. Eu trabalho em dois restaurantes em itaim bibi, eu sou uma empregada de mesa

Back to TOP