Canjica

>> quinta-feira, 12 de julho de 2012


Que interessante! No Brasil, este doce varia de nome de acordo com a região. Por exemplo: a canjica aqui em São Paulo é o mungunzá na região Nordeste! E lá a canjica é o curau de milho daqui. Nomenclaturas à parte, todos estes doces são deliciosos.

Bastante comum nas festas juninas, a canjica é um doce feito basicamente com milho branco, leite e açucar. Entretanto, há inúmeras variações nas receitas. Abaixo está minha sugestão. Fiz um panelão, levei para o Escritório e o pessoal - ávido por um docinho após o almoço - aprovou.

Ingredientes

500 g de milho branco (para canjica)
1 litro de leite
1 vidro de leite de coco
50 g de coco ralado
1 lata de leite condensado
1/2 xícara de açúcar (ou à gosto)
Canela em pó para polvilhar

Modo de preparo

Coloque o milho de molho em água de um dia para o outro. Escorra o milho, leve-o à panela de pressão, adicione água o suficiente para cobrir o milho. Cozinhe na pressão por ca 1 hora ou até ficar macio. Terminado este processo, troque o milho e a água para uma panela maior.
Com exceção da canela, adicione os demais ingredientes à canjica. Cozinhe tudo em fogo brando por mais 15 minutos, mexendo sempre.

Para servir, polvilhe a canela em pó ou jogue uns cravos sobre o doce.

~.~

Um beijo e um lindo fim de semana!
Paula

21 comentários:

Receber e Celebrar 12 de julho de 2012 22:02  

Hummm... vou colocar o milho de molho AGORA

Anônimo,  12 de julho de 2012 22:18  

Amo canela...
Bj Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com//

Trainee de Cozinheira 12 de julho de 2012 22:25  

Menina adoro isso, se não engordasse tanto comeria muito!!!
Gostei da sua receita com coco ralado é muito bom!!bjs
Maura

Danni e Lype 12 de julho de 2012 22:30  

Querida Paula,
Eu ADORO canjica... É assim que eu costumo chamar... Hummm!!! Que DELÍCIA!!! A apresentação ficou LINDA!!! Parabéns, viu???
Grande beijo, Irene

Duxa 13 de julho de 2012 05:05  

Olá Paula, como vais?
Sempre achei esta receita uma delicia, comi uma coisa parecida em casa de uma amiga Brasileira, e fiquei literalmente a babar, ai que coisa tão boa!!!
Obrigada por partilhares a receita, a foto está fantástica!
Beijinhos, bom fim de semana.

Bia Jubiart 13 de julho de 2012 07:02  

Bom dia Paula!

Muda muito mesmo!
Parece estar apetitoso, gostei do trançado de fundo, parece fibra de palha...

Tenha uma ótima sexta!

Beijoooooooo

Roberta Lito 13 de julho de 2012 07:50  

Oi paulinha! Tb fiz canjica e por conscidencia tb estou levando para o trb, a bichinha rende que é uma beleza. Bjs

Guloso e Saudável 13 de julho de 2012 13:03  

Oi Paula,
Com o nome de munguzá, mungunzá, curau ou canjica, o sabor é sempre delicioso, com o sabor forte a canela, humm.
Bom fim de semana, beijo,
Vânia

Maísa 13 de julho de 2012 18:44  

Amoooo! Uma super delícia...nunca usei leite de coco mas deve ficar bom demais!!beijão

Alinne Möller 13 de julho de 2012 19:28  

HUmmmmmmmmm canjica... amo.. amo... boa pedida para o fim de semana. bjim bom fim de semana

são33 13 de julho de 2012 19:35  

NUNCA COMI MAS O ASPECTO DEIXOU-ME COM AGUA NA BOCA...ADORAVA PROVAR.
BOM FIM DE SEMANA
BJS

Josy 13 de julho de 2012 21:57  

Oi Paulinha tudo bem amiga? Melhorou? Espero que sim. Adoro canjica e seja lá o nome que tiver acho deliciosa. Adoro quentinha hehe. Tem emprego pra mim no seu escritório? Quem sabe ganho uns mimos desses que vc oferece aos seus amigos de trabalho hehehehe
Bjos querida excelente final de semana

Sandra Portugal 14 de julho de 2012 08:05  

Oi Paula querida,
hoje vim te convidar a visitar o Projetando Pessoas, pois gostaria de ter seu feed back sobre o tema!
bjs Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com//

Renata Boechat 14 de julho de 2012 08:36  

Minha querida

Tenho certeza que o pessoal se alegrou! Quem não gosta de canjica, me fala? Canjica pra mim é alimento de alma, conforta e aquece...

Deliciosa, certamente!

Fimère 15 de julho de 2012 06:49  

j'aime beaucoup la noix de coco et cette crème ne peut que ravir les papilles
bonne journée

Chá Mate com Pinhão 15 de julho de 2012 13:17  

Olá Paula, que delícia!! Também conheço por canjica.
Segundo meu pai, fazem o mugunzá com carne seca ou bacalhau, ele disse que é muito bom rss...
Ainda não provei nenhuma das versões salgadas, mas fiquei super curiosa.
Bjos
Bia

luci 15 de julho de 2012 18:09  

Ai que delícia eu adoro canjica beijos

Mãos de prata 15 de julho de 2012 18:15  

Olá Paula: em primeiro lugar venho agradecer a visita tão simpática ao meu cantinho e dizer-te que também já sou tua seguidora. Em segundo lugar quero dizer que adorei esta receita. Já tinha ouvido falar nela,mas não fazia ideia do que era. Uma pequena maravilha.
Bj
Márcia

Juliana 15 de julho de 2012 18:45  

Uma canjiquinha morna com bastante canela.... Sério, fiquei salivando só de lembrar!!!!

Isadora 15 de julho de 2012 21:45  

vim conhecer seu blog e estou encantada com tantas delicia....

amo canjica...uma delicia no friozinho...

seguindo já!

http://deliciasdaisa.blogspot.com.br/

Back to TOP