Bolo de banana e um meme dos 11

>> quinta-feira, 5 de abril de 2012

Um dos meus livros de culinária predileto é o Dona Benta. Todas as receitas que experimento deste livro ficam deliciosas. Uma delas é este singelo bolo - fez tanto sucesso com o Principe Encantado que repeti a dose poucos dias depois.


Bolo de banana 

Ingredientes
3 bananas nanicas maduras
1 e ½ xícara de chá de açúcar
100 gr de manteiga derretida
2 ovos graúdos
1 e ½ xícara de chá de farinha de trigo peneirada
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de essência de baunilha
½ xícara de chá de nozes picadas
Pitada de sal
Canela a gosto
Açúcar de confeiteiro


Modo de preparo
1. Aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma tipo pão de forma (ou 2 de bolo inglês) com manteiga e enfarinhe. Retire o excesso. Coloque as bananas em uma tigela e amasse com o açúcar.

2. Com ajuda de um batedor, bata a mistura incorporando os ovos, a manteiga, a essência de baunilha. Em outro recipiente misture a farinha, o fermento, o sal e o bicarbonato. Adicione à mistura de bananas sem bater o excesso.

3. Adicione as nozes. Despeje a massa na forma e leve ao forno aquecido por cerca de 50 minutos. Teste com um palito.

4. Retire da forma e salpique com açúcar de confeiteiro e canela.


Espero que gostem! O bolo fica escurinho mesmo - até parece de chocolate. O prato da foto foi pintado pela minha sogra especialmente para mim! Ela pinta porcelanas e telas. É uma artista porque faz verdadeiras obras de arte! Ainda vou postar a terrina que ela pintou para vocês verem que linda!


A seguir está minha participação no...


Meme dos 11

Fiquei super feliz com a lembrança e convite da querida Paty do Meu canto na cozinha para participar do meme dos 11 - brincadeira para falar um pouquinho da gente.

A regra é contar 11 fatos sobre mim, responder às 11 perguntas que a Paty fez, criar 11 novas perguntas, escolher 11 novos blogs para participarem e avisar, colocar as regras no post.

Participarei da brincadeira parcialmente porque deveria indicar blogueiras, mas achei melhor não especificar. Prefiro estender o convite à todas queridas blogueiras que quiserem e tiverem um tempinho para falar um pouquinho mais de si. Ficarei muito feliz em saber mais a respeito das amigas que estão sempre presentes!


11 fatos sobre mim


1. Quando eu era criança, meu bolo favorito era o Floresta Negra. Hoje são todos os bolos que não engordam. rs rs rs

2. Fiz ‘colegial’ técnico em Secretariado. Comecei como minha carreira profissional como estagiária de secretariado em um escritório de Engenharia.

3. Por volta dos 16 anos trabalhei por alguns meses em uma vídeo locadora (faz tempo hein?) perto da casa onde eu morava. Era um emprego delicioso porque a jornada era de ½ período e passava o tempo todo assistindo filmes. Lá conheci uma colega de trabalho que se tornou uma querida amiga e com quem mantenho contato até hoje.

4. No meio da adolescência fui gótica – me vestia toda de preto e saia com um bando de adolescentes (góticos, claro! rs). Tudo isso muuuiittoo antes de aparecer aquele gótico da novela da Globo e “ser” gótico virar moda. Essa fase durou poucos meses (ufa). Também mantenho até hoje queridas amizades daquela época.

5. Tirei minha carteira de motorista com 25 anos - muito mais tarde do que a maioria dos motoristas da minha geração.

6. Me graduei com 28 anos – também muito mais tarde do que a maioria dos graduados da minha geração.

7. Entre o colegial e a faculdade, estudei alemão e inglês comercial – estes idiomas foram fundamentais para eu me inserir no mundo das multinacionais, com 21 anos.

8. Passei por uma enfermidade nutricional que, durante 8 meses, fez-me abster de laticínios, glúten, frutas ácidas, sementes, folhas, doces e uma série de comidas gostosas. Em 3 meses emagreci 10kg, sem praticar nenhuma atividade física. Depois que melhorei, comi tanto que ganhei 15kg! rs rs rs

9. Meu esporte favorito é a natação. Entretanto, não consigo praticar devido à instabilidade da minha jornada horária. As academias não têm horário flexível para aulas de natação.

10. Assim como a Paty, meu signo é Escorpião e exatamente como acontece com a Paty, muita gente me olha torto quando falo isso mas a verdade é que sou super tranquila rs rs rs

11. Realizei um sonho fazendo um mochilão pela Europa. Percorri 7 países em 20 dias. A viagem foi independente - toda programada por mim. Fiquei em albergues da juventude e peguei trens e ônibus para ir de um País a outro.


Perguntas da Paty para as participantes do meme

1. Qual é a sua receita favorita, que se pudesse faria toda semana? Estrogonofe de carne e para sobremesa a gelatina colorida.

2. Do que você tem medo? De ter algum problema de saúde a ponto de depender das pessoas para fazer as coisas.

3. O que te deixa feliz quando você está triste? Receber um telefonema (ou e-mail) inesperado de algum amigo ou familiar, para saber como estão as coisas ou contar boas coisas.

4. Quantas cidades você já conheceu no Brasil e no mundo? Hmmmm... São poucas...

No Brasil - excluindo as cidades do Estado de São Paulo: Maceió (AL), Penedo (AL), Recife (PE), Olinda (PE), Rio de Janeiro (RJ), Paraty (RJ), Visconde de Mauá (RJ), São Tomé das Letras (MG), Bandeirantes (PR) e Foz do Iguaçu (PR).

No mundo:, Presidente Stroessner (PY), Buenos Aires (AR) Taiti, Moorea, Huahini – as 3 na Polinésia Francesa, Longmont (EUA), Central City (EUA), Denver (EUA), Amsterdam (NL), Bruxelas (BE), Berlim (DE), Viena (AT), Paris (FR), Londres (GB), Zurique (CH),

5.Qual o seu tipo de livro? Tem um preferido? Livros de história, de filosofia e culinária.

6. Que época do ano você mais gosta? Porque? Outono. Gosto da variação de temperatura, das manhãs e entardeceres mais frescos, do céu azul e vento frio entre as árvores.

7. No que você pensa quando está cozinhando sem ninguém perto? Nas pessoas que fazem parte da minha vida – principalmente amigos e família, nas minhas histórias, em situações atuais.

8. O que te deixa inspirada para fazer uma receita? A curiosidade em relação ao sabor do prato e os ingredientes.

9. Que profissão você sonhava ter quando era criança? Enfermeira.

10. Para quem você mais gosta de cozinhar? Para o meu esposo. É meu mais amado crítico – é sincero e, graças a Deus, gosta de grande parte dos pratos que preparo.

11. O que faz nas horas totalmente livres? Deito no sofá e assisto filmes, jogo “Farm Frenzy”, olho livros e revistas de culinária e decoração, faço postagens e visito meus queridos blogs.

~.~

Desejo a todos um lindo feriado – seja de festa ou de descanso, que tenha alegria, harmonia, saúde e fartura!


Um beijo

Paula

28 comentários:

COLHENDO FLORES ENTRE ESPINHOS 5 de abril de 2012 20:39  

Adoro bolo de banana e esse parece ótimo
bjs
juliana

Danni e Lype 5 de abril de 2012 21:10  

Querida Paula,
Eu também gosto muito do livro de receita da Dona Benta... ADOREI o seu bolo!!! Ficou LINDO e parece DELICIOSO!!!
Adorei +++AINDA conhecer um pouco mais sobre você... Muito legal!!!
Achei engraçado o seu comentário sobre as pessoas que são do signo de escorpião... Eu tenho muitas pessoas desse signo na minha família... Me dou muito bem com as pessoas desse signo...
Eu sou de câncer...
Um grande beijo e uma ótima páscoa, Irene

Daiane 5 de abril de 2012 22:01  

Temos um gosto em especial pelo mesmo livro , mas o meu preferido é o sabor de festa do Álvaro Rodrigues. Você conhece? As fotos são tão magnificas que eu quase babo nelas! Bom venho já assim cedo ,desejando um feliz páscoa com muito amor e Deus no coração ! Beijos

Guloso e Saudável 6 de abril de 2012 04:57  

Olá Paula,
O bolo de banana é sempre muito saboroso, se associado à canela e nozes, fica lindo e delicioso, ótima receita.
Adorei conhecê-la um pouco mais.
Beijo,
Vânia

Meu Canto Na Cozinha 6 de abril de 2012 08:07  

Oi Paula
Adoooro bolo de banana... Simples mas super saboroso, é um dos meus preferidos já que não curto muita cobertura em bolo, meus queridinhos são os bolinhos básicos e gostosos como esse seu :D
E as coincidências só aumentam rsssss
Com a mesma idade que vc também trabalhei em vídeo locadora e amava. The best Job ever rssss responsabilidade mínima com máxima diversão rssss
Eu não cheguei a ser gótica mas tive um lado "diferente" de me vestir emes cabelo affff nem gosto de lembrar o jeito como eu colava ele na cabeça rssss hj em dia adoro que ele balance rssss
Nem vou comentar sobre o esporte rssssss E o mochilão?!! Que incrível heim, achei o máximo. Mas melhor que isso é saber que vc já foi para Moorea O.O fiquei com o queixo caído aqui uns 15 minutos.... Meu sonho ir para Polinésia Francesa, fiquei muito curiosa e espero que você me conte mais sobre.... Agora sou eu que quero as dicas :D
Também jogo Farm Frenzy viciannnte rssss já joguei varias versões dele, e a de pizza foi a única que não dei continuidade.
Ótimo saber isso tudo de você, uma pessoa super querida e como boa escorpiana, tranquila rssss
Um super beijo, obrigada por participar
Paty

"Manjares da Manu" 6 de abril de 2012 08:27  

Olá, obrigado pelo carinho!!!
Amo bolo de banana!!! Ficou divino!!!

Bjs.... Feliz Páscoa!!!

Curry and Comfort 6 de abril de 2012 08:31  

Beautiful Banana Cake!! Have a wonderful weekend and Happy Easter! ~ Ramona

Fimère 6 de abril de 2012 15:14  

avec les bananes c'est trop trop bon
j'adore
bonne soirée

Cíntia A. S. Sevaux 6 de abril de 2012 15:41  

Olá Paula...Ah sabe pq ainda não me animei a comprar o Dona Benta, não tem figuras... eu sou um ser totalmente visual...rsrsrsBem q podiam fazer uma versão ilustrada... bolinho bom hein!! E a brincadeira é parecida com uma que fiz esses dias no blog...QUe legal q vc também é de escorpião... todo mundo já imagina o pior né? credo!!rsrsrsbjinhos e feliz Páscoa!!!

Andréa 6 de abril de 2012 16:46  

PAULA MINHA QUERIDA,
BOLO DE BANANA É SEMPRE BEM VINDO E COM ESTES INGREDIENTES O TORNA AINDA MAIS SABOROSO.
GOSTEI MUITO DE CONHECÊ-LA MELHOR VC É UMA PESSOA INCRÍVEL, TE ADMIRO AINDA MAIS.
EU TMB TENHO MEDO DE FICAR DOENTE E DEPENDER DAS PESSOAS, MAS DEUS NÃO VAI DEIXAR ISSO ACONTECER CONOSCO, VAMOS FICAR SEMPRE FORTES ATÉ O DIA DA NOSSA PARTIDA PARA JUNTO DELE, RSRS.

TENHA UMA PÁSCOA ABENÇOADA JUNTO A SUA FAMÍLIA!
BJS ♥

são33 6 de abril de 2012 17:33  

O BOLO FICOU COM UM EXCELENTE ASPECTO COM NOZES E CANELA FICA UMA DELICIA.
GOSTEI DE SABER MAIS UM POUCO SOBRE TI.
UMA FELIZ PASCOA
BJS

Sandra Portugal 6 de abril de 2012 22:20  

Adorei ler um pouco sobre você!
Que haja um renascimento de fé, de energia, de alegria em cada um de nós! Feliz Páscoa!
Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com//

Flávia Mergulhão 7 de abril de 2012 18:47  

Paula, muito bom conhecer um pouco de vc!!
Tem livrinhos de culinária lá no blog.
Feliz Páscoa!
Bjos

Danni e Lype 7 de abril de 2012 19:38  

Querida Paula,
Vim te desejar uma FELIZ PÁSCOA com ovos recheados somente de coisas boas...
Um super beijo, Irene

Izis Borck 7 de abril de 2012 21:34  

Adorei a receita.
Beijocas

Kinha 9 de abril de 2012 13:26  

Hummm, adoro boo de banana. Já quanto ao meme, adoro saber um pouco mais sobre os blogueiros que visito.

Simone Scharamm 9 de abril de 2012 16:39  

Oi, Paula,
Que receitinha boa! Esse bolo deve ser aromático e muito gostoso!
Ah, gostei de saber um pouco mais de você com essa brincadeira...gótica???rsrs!fiquei rindo, nunca imaginei!
Estive viajando, mas essa semana vou novamente à caça dos tecidos pras suas forminhas. Engraçado, quando eu não queria tinha tantas opções em lilás!rs!
Beijocas!

Lylia 9 de abril de 2012 17:46  

Oi Paula,]
Muito legal essa brincadeira, assim fiquei conhecendo um pouco mais de você.
Bj e boa semana,
Lylia

Daniel 9 de abril de 2012 18:26  

parabéns para você, pelo bolo
e parabéns para sua sogra, pelo prato

:)

beijos e boa semana

Josy 10 de abril de 2012 21:38  

Querida Paulinha que saudads de vc minha amiga, andei meio ausente de vários blogues e tinha certeza que já tinha vindo aqui, me perdõe,juro que não foi por mal. Adorei esse bolo, bolos de banana são muito apreciados aqui em casa, ainda mais com nozes. Hummm...deve ter ficado muito bom. O prato que sua sogra pintou é de uma delicadeza enorme, que mãos de fada ela tem. Lindo de viver
Adorei saber mais um pouco de vc, ri com algumas situações, minha filha tbém teve a fase de viver como gótica, quase me deixou louca kkkkk. Ainda bem que passou. Ah. descobri que temos algo em comum, adoro jogar Farm Frenzy e outros desse genero. Também gosto muito dos Hidden aqueles de procurar objetos hehe. Quanto a vc ser de escorpião, tenho várias amigas, tem um gênio forte, são super, hiper, mega ciumentas e possesivas, mas tem um coração de ouro. Gostei, é muito gostoso esse memes né? Bjos minha querida e me desculpe mais uma vez pela ausência

"Manjares da Manu" 11 de abril de 2012 08:16  

Olá, volte lá no blog e deixe os seus dados!!!
Vc pode participar simmmmm!!!

Bjs...Boa semana!!!

Carol Vieira 11 de abril de 2012 22:55  

Paula, posso saber que loucura deliciosa é essa do bolo??? Eu amooo bolo de banana com um cafezinho... Aiiiii meu Deus!!! rs.
Ficou com uma cara ótima e qualquer dia eu faço em casa.
beijosss :o)

Chá Mate com Pinhão 12 de abril de 2012 16:07  

Olá Paula
Que saudades, andei sumida por conta da visitinha de uma virose super chata, mas já estou de volta rss...
Este bolo parece delicioso!!! Sua sogra é uma verdadeira artista, que prato lindo, fiquei encantada com a pintura.
E gostei muito de te conhecer um pouco mais através do Meme 11.
Bejinhos
Bia

Andréa 13 de abril de 2012 17:15  

QUERIDA PAULA,
TENHA UM FINAL DE SEMANA ABENÇOADO!
BJS ♥

Van 13 de abril de 2012 17:25  

Eita bolinho bom! Adoro bolo de banana!!

P.S: Tem o sorteio de um kit de produtos Gomes da Costa no meu blog!

Ótimo final de semana!!
Bjus

Eva Sabbado 14 de abril de 2012 11:55  

Nooossa eu amei tuas respostas, Paula, no meme, que bacana, humorada, sincera, amei conhecer vc um pouquinho mais! E o bolo? noossa deu água na boca, obrigada pela receitinha, já arquivei.bjinhos, flor, um lindo findi pra ti e os teus.

Te de Ternura 14 de abril de 2012 15:35  

QUE RICO!!!
Me anoto la RECETA :)

Josy 16 de abril de 2012 08:28  

Paulinha querida, volta lá no meu blog é claro que vc pode participar, não é necessario ter facebook, pode participar sem problemas. Ele dizem pra ir na Fanpage do facebook da Paineira, só pra pessoa conhecer, mas pode sim, vá tranquila e participe, vou ficar muito feliz com sua participação ta? Agora vou ver sua mesa. Bjos

Back to TOP