Estrogonofe de carne

>> domingo, 25 de março de 2012

É, sem dúvida, o meu prato favorito! Procurei no 'google' a forma original de escrever 'estrogonofe'  e   que surpresa (!), encontrei inúmeras grafias. Bem, pelo menos uma dúvida foi sanada: a origem do prato é russa! Esta receita de hoje é um presente da minha amada tia Dida, uma mestre na cozinha. Digo 'presente' porque depois que aprendi a fazer esta receita de estrogonofe, nunca mais encontrei outro igual por aí. O resultado é maravilhoso, além de ser rápido e fácil prepará-lo.


Ingredientes

500 gr de filet mignon (também pode ser alcatra), cortado em cubos pequenos
sal e pimenta do reino a gosto
200 gr de manteiga
1 cebola grande ralada ou picadinha
3 colheres de sopa de ketchup
2 colheres de sopa de mostarda
1/2 xícara de conhaque
300 gr de champignon (pode ser inteiro, cortado ao meio ou em fatias)
2 colheres de sopa de maizena
1 lata de creme de leite com soro


Modo de preparo

Tempere a carne com uns 30 minutos de antecedência antes de iniciar o preparo: coloque-a em uma vasilha com sal e pimenta do reino a gosto. Mexa bem. Deixe descansar. Passado o tempo de descanso, leve ao fogo baixo uma panela grande com a manteiga . Deixe derreter. Jogue a cebola picada e aguarde até ficar translúcida. Jogue a carne dentro, mexa e deixe refogar bem. Quando toda a carne perder a cor vermelha, adicione o ketchup e a mostarda. A carne vai formar água. Quando a água secar, é hora de flambar com conhaque.

Como flambar a carne: use um palito grande, desses de churrasco. Acenda-o no fogo da panela. Feito isso, jogue todo o conhaque sobre a carne e aproxime o palito de churrasco aceso. A carne vai literalmente "pegar fogo", mas apagará rápido. Se você se sentir desconfortável com o tempo de flambagem, tampe a panela. Mas por favor jamais, jamais jogue água ou use pano para acabar com o fogo. Basta tampar a panela com sua própria tampa.

Terminada a flambagem, coloque 3 xícaras d'água e os champignons para cozinharem junto com a carne. Enquanto isso, dilua a maizena em 1 xícara de água. Adicione à panela. Misture bem. Quando o líquido da panela engrossar, adicione o creme de leite e misture bem, sem parar de mexer. Após alguns segundos misturando, desligue o fogo. Não tampe a panela. Sirva com arroz branco e batata palha.

Recomendo este prato para todas as ocasiões: almoços e jantares. É o meu 'curinga'. Além disso, não demanda tempo e é facílimo de preparar. Não esqueçam de separar todos os ingredientes antes de começar, pois uma vez iniciado o processo do fogão, as fases passam rápido e não dá para ficar pegando os ingredientes na hora.

Um grande beijo a todos e uma linda semana!
Paula

22 comentários:

Veronica Kraemer 25 de março de 2012 20:36  

Paula querida, vc. sabe que não sou muito da cozinha , né? Mas tái um prato que faço e que fica mará, a família inteira ama!!!
Adorei sua receita!
Mas o que adorei mesmo foi te conhecer! Fou muito bom!
Te desejo uma semana abençoada
Bjos
Vero

Daiane 25 de março de 2012 20:42  

Também amo estrogonofe, mas não gosto do tal champignon , bem na verdade não gosto de funghi em geral( sei lá a textura o cheiro ) ,aí eu coloco palmito fica bom também , mas como o marido é o papai smurf eu tenho que catar os danados do meu prato! Vai entender né?

Danni e Lype 25 de março de 2012 20:45  

Querida Paulinha,
Eu também adoro estrogonofe!!! Nossa!!! Adorei a apresentação... Ficou LINDO!!! E com certeza DELICIOSO!!! Deu água na boca...
Um beijo com carinho e uma ótima semana, Irene

Renata Boechat 25 de março de 2012 20:56  

Minha querida amiga

Devo dizer que o strogonoff é também um dos meus pratos preferidos.
Originalmente de carne bovina, ou em suas inúmeras variações ele sempre é campeão!
A receita da Tia Dida está mesmo uma maravilha hein?

Guloso e Saudável 26 de março de 2012 04:20  

Bom dia Paula,
Também sou fã do estrogonofe, embora minha versão seja mais light (na manteiga)..., a receita da tia Dida é mesmo deliciosa, e ficou muito apetitosa.
Boa semana, beijo,
Vânia

Loveforfood 26 de março de 2012 07:01  

I love your blog and the way you convey such a lovely atmosphere with your great recipes, your pictures and what you write!

Andréa 26 de março de 2012 08:54  

QUERIDA PAULA, BOM DIA!
STROGONOFF É UM PRATO IRRESISTÍVEL, PREFIRO DE CARNE BOVINA, O SEU FICOU COM UM ASPECTO DELICIOSO, A APRESENTAÇÃO ESTÁ PERFEITA!

TENHA UMA SEMANA ABENÇOADA!
BS ♥

Emília 26 de março de 2012 10:39  

Acredita que nunca procurei receita de estrogonofre, cada vez que faço fica de um jeito rss.
Vou guardar a sua receita, parece mesmo muito gostoso!
Bjos

Lylia 26 de março de 2012 14:51  

Oi Paula,
Estrogonofe também é um dos meus pratos favoritos,mas aqui em casa quem faz é meu marido , pois ele tem uma receita especial.
Qualquer hora dessas vou blogar essa receita.
Bj euma linda semana,
Lylia

Katia Bonfadini 26 de março de 2012 15:41  

Oi, Paula!!!! Sabe que não sou muito fã de estrogonofe, mas inventei uma versão que gosto muito???? Além dos ingredientes tradicionais, misturo vinho tinto e gorgonzola ao molho!!!!! E fica delicioso!!!!! Um beijão!!!!

Vânia 26 de março de 2012 16:14  

Esse é o meu prato favorito. Amo muito comer estrogonofe, seja de filet mignon, frango ou camarão.

A minha receita é quase idêntica a sua. A única diferença é que não uso maizena.

Adorei o blog.

Beijos

Josy 26 de março de 2012 16:35  

Paulinha querida este é uma prato que posso considerar um dos meus preferidos,vc faz exatamente como faço, e ficauma delicia né miga, adorei sua sugestão. Também é meu curinga. Excelente. Beijinhos ótima semana

A Paixão da Isa 26 de março de 2012 16:46  

hummm super esse pratinho ele esta 5* adorei a decor bjs

Sandra Portugal 26 de março de 2012 22:13  

Também é um dos meus pratos preferidos e vc escolheu uma bela apresentação!

Amiga, inovei e lancei na postagem de 25/03/2012 um sorteio lá no blog!
Conto com sua ajuda divulgando e também participando!
Segue o link:
http://projetandopessoas.blogspot.com.br/2012/03/quem-voce-quer-ser.html#comment-form
bj carinhoso
Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com//

Van 27 de março de 2012 01:21  

Hum... Adorei a sua receita!
Seu blog é muito bom e já estou te seguindo!

Bjus

Teresa Newman Medeiros 27 de março de 2012 15:57  

Paulinha strogonoff é sempre bem vindo, receita muito boa.

As Receitas da Selene 27 de março de 2012 17:19  

Ficou uma apresentação linda.
A sugestão ficou com um aspecto delicioso.
Quem não gosta de Estrogonofe? Eu adoro.
Beijinhos

Simone Scharamm 27 de março de 2012 21:16  

Oi, Paula,
Deve ficar muito especial! Só fiz strogonoff flambado 1 vez, fiquei preocupada com o sabor, mas ficou gostoso. Vou anotar pra repetir a receita!
Obrigada por compartilhar!
Beijos!

Chá Mate com Pinhão 27 de março de 2012 22:42  

Que lindo seu prato!!
Além de prática, é uma receita muito saborosa.
Bjos
Bia

"Manjares da Manu" 28 de março de 2012 08:27  

Aqui em casa tb amamos estrogonofe!!!
Ficou divino!!!

Obrigado pela visita!!!

Bjs...

Fimère 28 de março de 2012 12:54  

la viande est bien appétissante, j'adore
bonne journée

Bia Jubiart 28 de março de 2012 23:54  

Oi Paula!

Como pouca carne vermelha. Gostei da produção do prato!

Recebeste meu e-mail? Está tudo ok! Só aguardando seu endereço...

Beijoooooooooooo

Back to TOP