Uma prosa, com (e sobre) um cafezinho

>> sábado, 25 de fevereiro de 2012

Após muitos meses de análises e poucos meses de reforma, a empresa em que trabalho mudou de endereço. Ela continua no mesmo bairro, o Itaim Bibi - região privilegiada de SP devido ao fácil acesso a serviços e produtos diversos. Entretanto, mesmo sendo uma mudança de curta distância, as necessidades foram as mesmas de uma longa. Foi necessário cuidar da implantação de infra-estrutura que todo Escritório exige. Para mim, a experiência foi interessantíssima porque é nessas horas de ‘trabalho sob pressão’ que identificamos qual papel exercemos em uma equipe e qual papel as pessoas ao nosso redor desempenham. Tem gente que põe a “mão na massa” e colabora em todos os aspectos. Tem gente que aponta problemas. Tem gente que elogia... É simplesmente fascinante o universo humano com todas as suas diferenças.

Quanto a mim, meu chefe me parabenizou. Fiquei feliz. Entretanto, acelerei! Foi uma prova física e mental da qual há meses faço parte, já que acompanhei todo o processo: desde a captação do imóvel, a análise de espaço x custo, até a instalação no novo prédio. Na semana passada trabalhei até tarde, na tentativa de não causar prejuízo à equipe ao meu redor. Em poucos dias observei que a velocidade do meu raciocínio aumentou de uma forma vertiginosa. Isso não é bom. Quero dizer, conheço pessoas que são “ligadas no 220V” e convivem muito bem com essa característica, mas isso é natural ao ritmo delas; o que não é meu caso. Por isso, aproveitei estes dias de ‘Carnaval’ para desacelerar. Procurei atividades mais tranqüilas que me causam bem estar. Fiz coisas que não fazia há um muito tempo: li um livro inteiro - o belíssimo romance ‘Orgulho e Preconceito” de Jane Austen. Fui ao cinema assisitir em 3D Star Wars “A ameaça fantasma” – sou fã; e dormi até tarde durante todo o feriado. Me afastei da TV e fiz várias pausas para um cafezinho.

Falando em cafezinho, nest post falarei um pouquinho dessa bebida que é preferência nacional.

Até conhecer o Principe Encantado, me contentava com o básico ‘Pilão’. Servia-o com o maior orgulho. Porém o Príncipe apresentou-me para um universo muito mais interessante e saboroso do café.

Minha primeira providência após conhecer esse mundo foi trocar a marca do cafezinho do dia-a-dia para Melita, à vácuo - Tradicional, Fazenda ou Extraforte.

Também aprimorei algumas técnicas no feitio do cafezinho. Basicamente, para se ter um bom cafezinho:
- prefira sempre água filtrada ou água mineral; água com cloro ou impurezas interfere no sabor do café;
- não ferva a água. Para passar o café, basta água bem quente, em ponto de ebulição.
- prefira embalagens à vácuo, que conservam o frescor do pó. Compre café em pequena quantidade, para não estocar. Prefira embalagens com data de fabricação o mais recente possível.
- sobre a armazenagem do café, há controvérsias. Aqui em casa preferimos guardá-lo em um pote de vidro bem fechado e na geladeira.

Ah... Jamais reaproveite o café ou o guarde por horas em garrafa térmica, ok? Café deve ser servido na hora em que é feito, bem fresquinho. Melhor ainda é deixar a porta da cozinha aberta e fazer exalar pela casa aquele perfume de café coando.

Falando em café fresquinho, nestes dias de Carnaval, experimentamos esta receita do livro ‘Café – Comer e Beber’ da Melhoramentos.


Café Gelado com Cardamomo

Rendimento: 2 porções
Tempo de preparo: 5 minutos

Ingredientes:
60 ml de café forte
1 colher (sopa) de leite condensado
2 colheres (sopa) de água fervente
1 pitada de cardamomo em pó

Modo de preparo
Coloque o café, o leite condensado, a água fervente e o cardamomo numa tigela pequena e misture bem. Deixe esfriar. Sirva em copos old fashioned sobre cubos de gelo.


~.~

Para os fãs de um bom expresso, recomendo a marca Gaggia. A Gaggia é subsidiária da Saeco para fabricação de máquinas residenciais de café expresso. A nossa é esta aqui: a ‘Baby Gaggia’. Optamos por ela devido à versatilidade de aceitar tanto café em sache quanto em pó. Seu expresso é realmente muito bom e se tornou nosso cafezinho do dia-a-dia. E não esqueça: café expresso tem de ter aquela espuminha amarelada!


Um grande beijo a todos e uma linda semana!
Paula

27 comentários:

Danni e Lype 25 de fevereiro de 2012 22:24  

Querida Paula,
Parabéns pelo grande desafio no trabalho!!! Ufa, que bom que você conseguiu se desligar no carnaval, pois ninguém é de ferro, né amiga?
Uau!!! Adorei as suas dicas de café... Há algum tempo atrás fiz um curso de barista... E lidar com café é muito DELICIOSO!!!
Um ótimo domingo para você...
Grande beijo, Irene

Meu Canto Na Cozinha 25 de fevereiro de 2012 23:20  

Oi Paula
Que maratona na empresa, ufa, me lembrei dos tempos que eu trabalhava. Era na vila Olímpia e também super puxado. Não chegamos a mudar de endereço, apenas de prédio no mesmo local e andar, mas a pressão por mudar e não atrasar o trabalho é sempre grande. Imagino a sua! Que com certeza, elogiada por merecimento. Parabéns Paula querida e nada melhor que o feriado do carnaval para descansar. Fez muito bem, e poxa, ler um livro todo, como isso é bom!!
Quando eu morava no Brasil era viciada em um BOM expresso. Foi eu vir morar aqui para perder o glamour, o café "feio" que o americano consome, até o expresso é ruim.
Adorei seu post de hoje e mais uma vez parabéns pelo elogio do chefe. É muito gostoso ser reconhecida pelos nossos esforços profissionais.
Um grande beijo
Paty

Flávia Mergulhão 26 de fevereiro de 2012 06:25  

Oi Paula,
Que bom que descansou e renovou as energias!
Café é bom de qualquer jeito, não é? Bem feito, claro!rs.
Aprendi a gostar com meu marido que é um "cafetino"! rsrsrsrs...viciado!
Estou prestes a fazer uma mudança desta no trabalho, mudaremos de bairro tb, e estou me preparando mentalmente para o cansaço.Seja o que Deus quiser!
Bom retorno!
Bjos

A Paixão da Isa 26 de fevereiro de 2012 06:25  

adoro café esse ai deve ser super bom adorei mas o cardomo nao sei se metia pois nao conheço bjs

Lalique 26 de fevereiro de 2012 09:19  

olaaaaa amiga
visit from Turkey
boa tarde

http://laracroft3.skynetblogs.be
http://lunatic.skynetblogs.be

Renata Boechat 26 de fevereiro de 2012 09:22  

Oi Dona Moça Executiva de Sampa...rsss

Eu sei muito bem o que é isso, viver ligada na tomada...no inicio satisfaz, mas depois o corpo reclama e a cabeça pira...não, não é bom não!!!
Tudo resolvido, é hora de parar sim, dar uma trégua, pra recomeçar com tranquilidade, claro!

Quero agradecer todo o seu carinho lá no EternosPrazeres, e a dica da Máquina de Expresso, estou querendo uma, mas como em casa só eu tomo café nunca encontro uma que me atenda...vou dar uma olhada, gostei da madame...rsss

No mais, o domingo aqui está pegando fogo, o sol brilha impiedoso, e a mineirada já está toda dentro de alguma piscina...vou indo...

Fica bem,
Grande abraço,

Josy 26 de fevereiro de 2012 09:29  

Paulinha querida adorei seu post, como te disse no email, tudo valeu a pena né? E olha que gostoso, ainda recebeu elogios do chefe, é muito gratificante ver nosso trabalho sendo reconhecido. Parabéns. Quanto ao café concordo com tudo o que vc disse, adoro o café Melita e nas embalagens à vacuo, o sabor e aroma permanecem sempre fresquinhos. Me desculpem quem não conocrdar comigo,mas café de garrafa térmica para mim é um horror, um bom café não merece isso hehehe
Sigo quase todas suas dicas, a única diferença é que faço meu café na cafeteira, ótima que tenho por sinal, adorei sua máquina de café, qualquer dia compro uma hehe. E a receita excelente, gosto de receitas feitas com café. ótimo post. Uma linda semana pra vc tbém e ótimo domingo. Bjocas

COLHENDO FLORES ENTRE ESPINHOS 26 de fevereiro de 2012 10:10  

Post gostoso!!! Pra mim tem que ser cremoso!
bjs
juliana

Carol Vieira 26 de fevereiro de 2012 10:12  

Paula, primeiro parabéns pelo seu trabalho, disse que foi elogiada pelo seu chefe... Você deve ser bem dedicada e comprometida. Não é fácil, mas vale a pena!
Aiii, eu amo café e meu marido também. Temos uma expresso da DeLonghi que gostamos muito e variamos o pó.
No final do ano passado compramos uma Nespresso e está sendo incrível nossas experiências. Realmente cada cápsula é especial e um pó de café bem diferenciado.
Gostei da receitinha.
Beijos e boa semana :o)

Alexandre Mauj Imamura Gonzalez 26 de fevereiro de 2012 13:46  

Paula, que post mais incrível! eu adoro café, vc sabe rs, e as receita com cardamomo parece mto boa!

vou seguir as dicas que vc passou, pra conservar melhor o café, obrigado!

boa semana pra vc e os seus.

Sandra Portugal 26 de fevereiro de 2012 14:09  

Pelo relato é que se vê a super executiva que você é!
E é nas horas dos grandes desafios que as pessoas brilhantes , criativas, atuantes, proativas, se destacam, oeferecendo o que têm de melhor! E, por outro lado, fica claro, quem não "faz parte" do time que faz acontecer.
Identifiquei outra coisa que temos em comum, o prazer de apreciar um bom café!
Ultimamente meu ideal de consumo é o Nespresso!!
E amo colecionar belas xícaras!
Adorei o post!
bjs Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com//

Andréa 26 de fevereiro de 2012 16:06  

QUERIDA PAULA,
É MUITO BOM QUANDO O CHEFE RECONHECE UM BOM FUNCIONÁRIO E ELOGIA, PARABÉNS PELO POST, E POR COMPARTILHAR DICAS MARAVILHOSAS. EU AMO UM CAFEZINHO MAIS TEM QUE SER FEITO NA HORA, DEPOIS QUE FICA NA GARRAFA POR ALGUMAS HORAS NÃO TOMO DE JEITO NENHUM.

TENHA UMA SEMANA ABENÇOADA, FICA COM DEUS, SUCESSOS SEMPRE!

Liliane,  26 de fevereiro de 2012 19:29  

Paula, adorei as dicas.
beijinho.
www.caminhodagula.blogspot.com

Veronica Kraemer 26 de fevereiro de 2012 21:27  

Paula querida, também aproveitei o carnaval pra desacelerar e fiz muitas coisas calmas e boas!
Eu sou ligada no 220, mas tem horas que tem que descansar, né?
Adorei as dicas sobre o café. Eu não vivo sem um cafezinho! rsrsrsrsr
Obrigada por seu carinho lá no bloguito, fiquei muito feliz!
Bjos e uma linda semana pra ti
Vero

Alessandra Macedo 27 de fevereiro de 2012 09:43  

Oi querida. Não sou tão apaixonada por café, mas gostei do post!
Ótima semana!
Beijos,
Leca, lá da Cozinha da Leca.

Simone Scharamm 28 de fevereiro de 2012 10:19  

Oi, Paula,
Amei as dicas sobre o café, essa receita deve ser uma delícia!!!
Vim agradecer por participar do sorteio! Boa sorte!
Beijos!

Bombom 29 de fevereiro de 2012 12:55  

Oi, Paula
É a primeira vez que a visito e venho da Cozinha da sua amiga Josy. Vim, entusiasmada com as belezas que ela mostrou feitas por si. Já por lá andei a verificar tudinho! Nunca fiz tapeçaria, mas é uma arte que aprecio muito. Quem sabe, talvez este verão me entusiasme e comece um tapetinho ou uma almofada!
Queria dar-lhe os Parabéns pela sua versatilidade e bom senso!Adorei visitá-la.
Também sou grande apreciadora de café do bom! Cá em casa só tomamos um, após o almoço, por isso não compro máquina expresso. Uso uma cafeteira à italiana, mas não há dúvida que nas máquinas como a sua, o café sai excelente.
Já o Nespresso, acho muito caro (exorbitante) o preço por uma moda! Mas há gostos e bolsas para tudo...
Bjs. Bombom

Roberta Lito 29 de fevereiro de 2012 23:32  

Paulinha, tudo bem querida!

Realmente há momentos na vida que precisamos desacelerar,seja em casa,no trabalho, nas relações interpessoais, enfim nosso corpo e mente dão o sinal que precisamos manerar,refletir e descansar. Ótimo que você ouviu os sinais e pôde aproveitar os dias do carnaval para descansar, vi que soube aproveitá-los muito bem.
Bem, obrigada pelo elogio pessoal e a minha cidade, o dia que pensar em vir ao RJ não esqueça de entrar em contato para podermos nos conhecer, afinal de contas o mundo virtual também nos traz boas amizades.

Um beijo!

Josy 2 de março de 2012 18:59  

Paulinha amiga querida, passando pra desejar um excelente e maravilhoso final de semana. Procura descansar minha amiga, final de semana passa rapidinho né?? Bjocas

Deise Soares |arquiteta| 6 de março de 2012 10:59  

ola!!!
uhmmm que post bem gostoooso! ;)
eu sou viciada em cafe!
adorei o blog!

Josy 8 de março de 2012 23:15  

Paulinha minha doce amiga, passando pra lhe desejar mesmo que tardiamente, um maravilhoso dia das mulheres, obrigada pela visita amiga querida. Bjocas

Simone Scharamm 9 de março de 2012 10:57  

Oi, Paula,
Que coincidência, né?
Estou gamada pela suqueira, com mil ideias pra enchê-la!rsrs!
Beijo grande e ótimo fds!

Trainee de Cozinheira 9 de março de 2012 19:08  

Oi Paula, que bom que o seu trabalho foi reconhecido, isso vale o esforço!, agora quanto ao café eu uso o pilão e guardo na geladeira, e sempre recebo elogios quando sirvo café aqui em casa, acho que tem regras sim, também sigo algumas mas já experimentei o mellita e ainda assim prefiro o pilão, bem gosto não se discute... bjs
Maura

Receber e Celebrar 9 de março de 2012 19:15  

Oi Paula,
Ainda não me rendi aos encantos do café. Gosto só do cheio e do capuccino da kopenhagen que é lotado de chocolate...hehehehehe!
bjs,
Marina

Patricia Merella 10 de março de 2012 03:59  

Olá Paula
Toda mudança exige um pouco de nós.
O importante que passou e você venceu mas uma etapa.A vida segue,sucesso sempre para você.
Café...marido é Português,assim como você eu bebia no Brasil café cuado.Ao vim viver pelas bandas de cá,descobri o maravilhoso mundo do café.Temos 2 máquinas em casa,Nespresso e Dolce Gusto.Nespresso para cáfé curto,Dolce Gusto uso para capuccino,chocolate quente e café com leite bem cremoso,adoro!
Lindo final de semana,bjkas

Guloso e Saudável 18 de março de 2012 06:06  

Paula,
Sou veterana e especialista em mudanças, também casei com um meio mônade, passamos a ser cidadãos do mundo, toda a mudança é aprendizado, estão inclusas a canseira e o prazer, principalmente no fim o prazer cumprido.
O prazer de beber um café feito da forma mais prazerosa para nós é inigualável.
Beijo,
Vânia

Marcia Rosa 16 de maio de 2012 21:04  

Olá Paula,

Tudo bem? que coincidência...vc queria saber onde fica o meu restaurante e estou pertinho de vc...no Brooklin. Visite o site www.acasinha.com.br, quando vier, me procure! vai ser um prazer recebê-la. Bjs

Back to TOP