Bolo de pinhão, com gostinho de "chalé na montanha"

>> domingo, 5 de fevereiro de 2012

No fim de semana passado fomos descansar um pouquinho no alto das montanhas. Ficamos em Cunha, cidade a 225km da capital de São Paulo - maior produtora de pinhão do Estado. Pinhão é a semente de algumas espécies de árvore como o pinheiro. Em uma lojinha muito charmosa de lá, encontramos pinhão cozido, sem casca e congelado! Além de trazer um pacotinho para casa, também peguei uma folha com várias sugestões de receitas utilizando-o como ingrediente principal. Dentre as receitas está o bolo de pinhão da ‘Vig’, que reproduzo abaixo.

Bolo de Pinhão

Ingredientes

2 ½ xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de sopa de canela em pó
2 xícaras de açúcar (usei apenas 1 xícara)
½ xícara de nozes ou castanha do Pará picadas (usei nozes)
4 ovos batidos
2 xícaras de pinhão cozido, descascado e moído (usei o pinhão picado como uma farofa grossa)
1 xícara de óleo


Modo de preparar

Em uma tigela, incorpore os ingredientes secos, acrescente a farofa do pinhão e as nozes picadas. Misture bem. Reserve. Com um fouet, bata os 4 ovos e junte-os aos ingredientes secos. Acrescente a xícara de óleo. Em batedeira, bata a massa em velocidade alta por aproximadamente 1 minuto et voilà! Está pronta. Despeje-a em forma untada e enfarinhada. A forma redonda, com furo no meio, tamanho padrão serviu bem para essa medida. Leve ao fogo baixo (180º), já pré-aquecido por uns 10 minutos.  O bolo tem aspecto claro, por isso não o deixe dourar em cima porque queimará embaixo e nas bordas.  Após 30 minutos faça o teste do palito. No meu forno levou 40 minutos para assar.

~.~

Fiz este bolo aqui em casa poucos dias após o retorno de Cunha. O aroma de canela misturado com o gostinho ‘rústico’ de pinhão me transpotou de volta às montanhas. A sensação foi de aconchego!

Aproveitando a postagem, reproduzo abaixo fotos das paisagens que vimos em Cunha, da pousada em que ficamos e também da lojinha onde comprei o pinhão.






A pousada, com sua decoração rústica e colorida, é um local de descanso. Os proprietários são muito carinhosos e nos fazem sentir à vontade. O ambiente é perfumado de ervas e, no salão de refeições, a música ambiente é instrumental e tranqüila - de muito bom gosto, diga-se de passagem. Sentimo-nos muito descansados e em paz.











Abaixo está a fachada da charmosa lojinha onde compramos o pinhão e também seu interior. Destaque para o pinhão disposto como decoração, na entrada da loja.







Além da bela paisagem, Cunha possui inúmeros ateliers de cerâmica. Visitamos grande parte deles e conhecemos artistas receptivos, prontos a contar histórias sobre eles e sobre a técnica. As técnicas utilizadas para a produção de peças de cerâmica são elaboradas e, em meu ponto de vista, de altíssimo nível no quesito de ‘artesanato’. Os artesãos precisam de matéria prima de excelente qualidade e muita criativade para criar as lindas peças. Além disso, é necessário um forno com temperaturas superiores a 1.300ºC para consolidar as peças. O mais atraente, porém, é a singularidade das peças. Estas são únicas, ou seja, não há linha de produção no feitio da cerâmica.

Curtimos bastante o ambiente montanhês e o sofisticado artesanato de Cunha. Queremos voltar!


Desejo a todos uma linda semana!

Beijos
Paula

30 comentários:

Josy 5 de fevereiro de 2012 21:53  

Paula querida acabei de te perguntar uma coisa agora por email e agora que vi no seu perfil a sua profissão hehe.
Que paraíso é esse amiga? Que lugar lindo, pra mim é sonho de consumo um lugar assim com cheirinho de Natureza, lindo demais, a decoração dos pinhões na entrada realmente é lindo, aquelas violetas na janela, a roda de carroça decorando o lugar, lindo demais. Amei esse lugar, vc fez uma ótima escolha, é um local onde se realmente se descansa o corpo e a alma
E o bolo? Que lindo e delicioso deve ter ficado, adoro pinhões e certamente esse bolo ficou muito bom. Adorei seu post Paula, como todos que vc publica. Gostei muito mesmo. Bjos querida uma ótima semana de paz e harmonia.

Danni e Lype 5 de fevereiro de 2012 22:28  

Querida Paula,
Nossa!!! Bolo de Pinhão??? Eu nunca comi e nem imaginei algo parecido... Adoro pinhão!!! Esse bolo deve ser tudo de BOM... Gostaria muito de experimentar... Levei a receita comigo...
Que pousada mais LINDA!!! Toda charmosa, simplesmente aconchegante e maravilhosa...
Adorei tudo que você postou...
Estava com saudades suas...
Grande beijo, Irene

Meu Canto Na Cozinha 6 de fevereiro de 2012 01:22  

Paula
Voltei com tudo rsss agora com as coisas no lugar me sinto renovada!
O Blog para mim é uma terapia, mesmo muito amador capricho o máximo que posso e faço com carinho, acho que assim como todas/os.
Agora Paula, você é incrível para lugares bonitos heim, primeiro foi aquele parque lindo, agora essa viagem nas montanhas, achei super aconchegante, convidativo, lindo demais e olha, eu era fã de pinhão quando eu era criança, eu comia muitos pinhões cozidos e depois dessa fase não consigo me lembrar da ultima vez que comi, so sad.
Gostei muito dessa receita, adoro bolo assim hummm é minha visão de conforto, sentada em uma poltrona perfeita com as pernas dobradas, saboreando uma fatia (generosa rssss) e tomando uma xícara de um bom chá. :D
Uma ótimo semana pra você
Beijos
Paty

Cucchiaio pieno 6 de fevereiro de 2012 08:39  

Que lugar lindo!
Nunca comi pinhão, mas tenho muita vontade de experimentar!
Gostei muito da receita, deve ficar delicioso.
Te desejo uma linda semana!
Um abraço
Léia

Andréa 6 de fevereiro de 2012 09:02  

BOM DIA QUERIDA PAULA!
DEUS É MARAVILHOSO NOS PROPORCIONA TANTAS COISAS BOAS, A NATUREZA É PERFEITA!
QUE RECEITA MARAVILHOSA, ME DEU ÁGUA NA BOCA SÓ DE OLHAR P/ ESTE BOLO, UMA DELÍCIA!

TENHA UMA SEMANA ABENÇOADA!
BJS..♥

Josiana Leite 6 de fevereiro de 2012 09:26  

O lugar achei lindo, nunca comi esse bolo estou curiosa, é muito bom sairmos da rotina e tirar esse descanso, lindas imagens, grande abraço.

Lylia 6 de fevereiro de 2012 11:16  

Que lugar lindo, Paula! Esse nosso Brasil é muito diverso mesmo. Gostaria de conhecer.
Obrigada pelo coment´rio carinhoso no Simples Assim.
Boa semana pra vc,
Lylia

Fimère 6 de fevereiro de 2012 11:49  

ce délicieux gâteau est parfait pour accompagner une bonne tasse de thé chaud
superbes photos
bonne journée

COLHENDO FLORES ENTRE ESPINHOS 6 de fevereiro de 2012 12:40  

Lindo post! Amo pinhão, faz parte de minha origem
lindo dia
juliana

Receber e Celebrar 6 de fevereiro de 2012 13:07  

Que lugar lindo e aconchegante! É sempre bom parar um pouco e descansar né? bjão
Marina

Trainee de Cozinheira 6 de fevereiro de 2012 13:43  

Que lugarzinho lindo não conhecia!! parece um paraíso!!bjs
Maura

Carol Vieira 6 de fevereiro de 2012 13:56  

Paula que delícia de bolo hein? Eu amo pinhão e desde criança eu como, enfim pinhão para mim é algo que remete a infância... Delícia Total!!!
Qualquer dia eu tento fazer este bolo também.
Que lugar gostoso para dar uma fugidinha né?
Beijos :o)

A Paixão da Isa 6 de fevereiro de 2012 17:21  

o bolo esta muitoadorei as fotos que sao muito bonitas parabens bjs

Chef Wannabe 6 de fevereiro de 2012 17:50  

não conhecia bolo de pinhão! fiquei com vontade de experimentar uma fatia.

beijos e ótima semana

Liliane,  6 de fevereiro de 2012 22:24  

Paula, que lugar lindo, adorei ver as fotos. O bolo deve ter ficado uma maravilha.
Bjo
www.caminhodagula.blogspot.com

Veronica Kraemer 6 de fevereiro de 2012 22:36  

Paula querida, que lugar lindooooooooo, e as imagens estão maravilhosas!!!
Me deu uma paz incrível!
Adorei a receita, pinhão é tudo de bom!
Bjos e uma linda semana pra ti
Vero

Renata Boechat 6 de fevereiro de 2012 23:19  

Minha amiga,

Que lugar tão lindo!

Já ouvi falar muito,e agora comprovo:é apaixonante sim!

Belas fotos, e um bolo de pinhão delicioso, muito bem!!!

Heloísa 7 de fevereiro de 2012 12:50  

Paula,
Que lugar lindo!
Tenho muita vontade de passar uns dias por lá e, agora, com essas suas fotos, a vontade aumentou.
Adoro pinhão, e acho que esse bolo deve ser delicioso.
Pinhões, hortênsias ... êta lojinha charmosa.
Beijos.

Simone Scharamm 7 de fevereiro de 2012 14:12  

Oi, Paula,
Que lugar encantador! Amei as fotos! Só conheço o pinhão porque vi na minha viagem ao sul, mas nunca experimentei, é bem versátil, né?
Olha, tem sorteio lá no blog, gostaria que você participasse!
Beijos!

Formiguinha 7 de fevereiro de 2012 15:07  

Oi:)

Além de ficar encantada com esse lugar fiquei igualmente encantada com os pinhões, são enormes comparados com os de Portugal. Eu que adoro pinhões ficaria deliciada com esses.
O bolo deve ser uma delícia ou não levasse um ingrediente que adoro:)

Boa semana!
Beijinhos

Guloso e Saudável 8 de fevereiro de 2012 07:15  

Paula,
Que lugar deslumbrante, transmite paz, a pousada é muito linda.
O bolo é lindo muito apetitoso, saudável, macio, adorei.
Beijo,
Vânia

Marly 8 de fevereiro de 2012 08:23  

Oi, Paula, bom dia,

Achei ótima a idéia de vender o pinhão congelado, pronto para o uso, já que é mais difícil tirar o pinhão da casca do que, por exemplo, as castanhas ou nozes dos invólucros naturais, rsrs. O bolo me deixou com água na boca, rsrs.
Quanto à Cunha, de tão belas paisagens, quero muito conhecer esta cidade, que deve ter alguma semelhança com Monte Verde, cidade turística situada ao sul do estado de Minas Gerais.

Um beijo.

Teresa Newman 8 de fevereiro de 2012 19:16  

Que lugar lindo esse combina bem com o bolo que ficou com aspecto divino.

Miriam 9 de fevereiro de 2012 00:29  

Olá Minha Querida Paula,

Adorei viajar com você através das fotos, para esse paraíso, lindo!!!!

Que delicia de bolo, muito bom!!!

Um Grande Abraço \o/
1000 Beijokinhas

Renata 9 de fevereiro de 2012 20:26  

Paula, que bolo maravilhoso! E que vista linda! Parece coisa de filme! Adorei!

Beijo!

"Manjares da Manu" 11 de fevereiro de 2012 09:36  

Olá!!!!
Uma combinação perfeita!!!
Um lugar lindo com um bolinho maravilhoso!!!!

Bom final de semana!!!!

Bjs...

Chá Mate com Pinhão 11 de fevereiro de 2012 20:19  

Paula que lugar lindo!! Fim de semana perfeito.
Quanto ao pinhão sou suspeita em falar neh?! rsss... Ainda não tinha visto congelado, mas gostei de saber, muito mais prático para o preparo de receitas, por sinal este bolo deve ter ficado muito bom.
Ótimo Domingo
Bjos
Bia

Emília 12 de fevereiro de 2012 16:33  

Que lugar lindo, perfeito para esquecer de tudo e relaxar. O bolo ficou enorme, muito lindo!
Bjos

Katia Bonfadini 13 de fevereiro de 2012 07:22  

Que lindas fotos, Paula!!!!! Acho que o Marcelo já esteve em Cunha! Adorei a pousada, parece um lugar bem gostoso pra relaxar e me lembrou da casa que meus pais tinham aqui em Teresópolis... nossa, como sinto falta de um cantinho aconchegante no meio do verde para curtir e passar um final de semana revigorante longe da rotina! Amei o post e esse bolo deve ter ficado delicioso! Um beijão!!!

Alexandre Mauj Imamura Gonzalez 26 de fevereiro de 2012 13:49  

que post lindo de um lugar especial. fantástico! deu vontade de estar ai, gostei mto desse lugar e ...pinhão, ah eu adoro!

seu blog é maravilhoso, parabéns!
bjs

Back to TOP