Tábua de frutas para o Verão

>> sexta-feira, 13 de janeiro de 2012


O clima quente do Verão me induz a comer mais frutas. Dia desses, para o lanche da noite, preparei esta tábua de frutas. No centro da tábua está um fruto verde chamado abiu.  Para mim, um fruto exótico pois nunca havia visto ou ouvido falar dele. É difícil encontrá-lo por aqui. Achei-o no sacolão pertinho daqui de casa e imediatamente quis trazê-lo para provar. Gosto muito de experimentar novos aromas e sabores, principalmente em se tratando de frutas.

Parece que o abiu é fruto típico na Amazônia. Encontrado em formas redondas, ovais ou alongadas, deve-se consumi-lo maduro, quando sua casca está amarela. Entretanto, não agüentei a curiosidade e mandei ver do jeito que estava: ainda verde. Mesmo assim a experiência foi deliciosa! O abiu contém uma polpa gelatinosa translúcida e bem docinha. Tem sabor suave, por isso é fácil de degustar! Deixei a casca de lado por estar verde e, portanto, liberando uma espécie de látex. Quero muito prová-lo novamente!


Na tábua, perto do abiu está a granadilla, fruta laranja e redonda. A granadilla é da família do maracujá e bastante parecida com o ele, principalmente em seu interior. Entretanto, o sabor da polpa é completamente diferente! É suave e adocicada. Tanto que saboreei a polpa aos poucos. Não foi preciso adicionar açúcar, adoçante ou água. A polpa em si já é naturalmente gostosa.





As demais frutas também estavam saborosas. Com o caju, acabei fazendo suco. Não conhecia a uva Brasil e gostei muito. Seus gomos são grandes e de casca bem escura. É de baixa acidez e sabor adocicado – uma uva excelente para quem tem resistência a frutos cítricos – que é o meu caso.

Taí uma sugestão para colorir a mesa de forma saudável e doce neste Verão!


Um beijo a todos e um lindo fim de semana!

Paula

25 comentários:

Danni e Lype 13 de janeiro de 2012 19:49  

Querida Paula,
Nossa!!! Nunca nem ouvi falar nessas frutas... Mas, fiquei muito curiosa e com vontade de experimentar... Eu também gosto muito de experimentar novos sabores como você...
Vou procurar... Frutas sempre são bem-vindas no verão...
Obrigada pela dica, amiga.
Beijos, Irene

Rose 13 de janeiro de 2012 19:58  

Realmente a apresentacao e linda!!

Veronica Kraemer 13 de janeiro de 2012 20:34  

Paula querida, que linda e saborosa tábua de frutas!
Eu não sou muito fã de frutas, mas me esforço bastante.
Estas que vc mencionou eu não conhecia.
Paula, te desejo um 2012 iluminado e abençoado!!!
E que continuemos caminhando juntas!
Beijosssssssssss e um lindo final de semana pra ti
Vero

Josy 13 de janeiro de 2012 20:59  

Paulinha querida que delicia de imagem, adoro frutas, e aqui em casa não faltam, o pessoal aqui é meio enjoadinho, mas eu gosto de experimentar novos sabores, essas duas que vc fala, não conhecia, e aquela amarela que parece um maracujá, certamente eu iria adorar, pois como maracujá puro, e essa como é mais doce com certeza tem o sabor mais agradável. Adorei suas frutas, uma dica excelente. Com o calor que anda fazendo é sempre muito bem vindas. Bjos amiga, um ótimo final de semana

Jo Andrade 13 de janeiro de 2012 21:05  

boa noite, nao conhecia e a foto esta chamativa.tenha uma excelente final de semana.

Renata Boechat 13 de janeiro de 2012 21:13  

Hummm...adoro!!!

Hoje tbm estou de frutas, como essa semana foi toda de comer nos botecos à noite, hoje resolvi ficar em casa, e dar um descanso ao meu estômago...

Maravilha a sua tábua de frutas, o abiu eu não conhecia, mas a granadilla já comi muito pensando que fosse maracujá mesmo, é uma delícia, e super doce, né?

Um salve às frutas!

Flávia Mergulhão 13 de janeiro de 2012 21:39  

Que refrescante e colorida esta tábua de frutas! Adorei a idéia!
Bjão

Andréa Mota 13 de janeiro de 2012 22:33  

Nunca tinha ouvido falar. rsrs Mas, agente sempre aprende um pouquinho nas andanças da vida.. sou da terra das pupunhas e do cupuaçu.. saudade. rsrs

Cela 13 de janeiro de 2012 22:43  

Eu aaamo cítricos! Como maracujá puro, até se for o azedo. Tomo todos os sucos sem açúcar ou adoçante, até limonada, haha.
Ainda não comi abiu, mas meu pai e um dos meus irmãos amam! Experimentarei. :)

Beijos!

Eva 13 de janeiro de 2012 22:52  

Paula, me deu água na boca de ver a tábua de frutas, não conheço abiú, adorei que vc me apresentou. Frutas são a minha paixão, amo demais. Desejo um lindo final de semana para vc, querida.

arte da sadhia 13 de janeiro de 2012 23:39  

adorei nunc atinha visto essas frutinhas ....devem ser divinas mesmo
querida tem cupcake no meu blog ..é um ´prazer vir aqui na sua cozinha
bjokas bom findi

Sandra Portugal 14 de janeiro de 2012 09:23  

Paula querida, hj o Projetando Pessoas esta no Mundo da Moda! Bem diferente do habitual, passe por la' bj Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com//

Cucchiaio pieno 14 de janeiro de 2012 10:36  

Querida Paula
Esse post foi para deixar-me com água na boca, pois sinto muita falta do caju e do mamão:(
Não conheço o abiu, mas fiquei curiosa!
Um grande abraço
Léia

michele andrade 14 de janeiro de 2012 10:46  

Bem exóticas, não conhecia todas, não!
Bjs e bom sabado.

www.atelierartedecor.blogspot.com

Chá Mate com Pinhão 14 de janeiro de 2012 10:56  

Paula
Que tábua linda!!!
Eu também não conhecia essas frutas, muito legal ter compartilhado conosco.

Bjos
Bia

Tabuleiro Chic 14 de janeiro de 2012 16:53  

Somos loucas por frutas!!!!Amamos demais essa tabua!!!Beijinhos do TC!!!!

Manuela © 14 de janeiro de 2012 19:54  

Obrigada pela sua visita ao meu blogue. Não conhecia o seu blogue, adorei o design, está muito bonito :)
Ultimamente tenho comido imensa fruta, ando numa onda mais light para combater os excessos do Natal.

Eu Mulher 14 de janeiro de 2012 23:49  

Olá querida!

Eu sou super fã de frutas frescas, mas essas aí que você nos mostrou, infelizmente ainda não experimentei. Essa parecida com o maracujá eu já vi em algum lugar, mas não experimentei.

Beijão e bom domingo

Grazzi! 15 de janeiro de 2012 00:03  

Q idéia mais legal! Adorei a tábua e as frutas exóticas...adoro frutas e sempre como, mais ainda no verão!!!!

Bjs

coisasdagrazzi.blogspot.com

Patricia Merella 15 de janeiro de 2012 11:03  

Olá Paula
Adoro o que meu marido me diz sempre..fruta só da época...rs..
Cá compro algumas frutas tropicais: mamão papaia,maracujá,manga,caki..
Como são importadas não chega perto do sabor das frutas ai,mas na época das frutas de cá me delicio com as cerejas, os êssegos,maças,uvas,framboesas,morangos...
Ficou linda,colorida e apetitosa tua mesa,linda sugestão para eu receber no jardim por cá no verão,será uma excelente apresentação.Lindo domingo,bjkas

Atelier Glacê Real 15 de janeiro de 2012 11:43  

Olá Paula!
É a minha primeira vez por aqui...adorei o seu bloguitcho!
Já estou te seguindo...
A tábua ficou uma delícia!
Das frutas da tábua, só não provei o abiu, nunca vi por aqui na minha cidade...
Beijos,
Marcela.

Andréa 15 de janeiro de 2012 18:55  

QUERIDA PAULA,
QUE FOTOS MAIS LINDAS, POST NOTA 10, MARAVILHOSO!

TENHA UM ÓTIMO INICIO DE SEMANA!
FICA COM DEUS!
BJS..♥

Alicia 16 de janeiro de 2012 16:51  

ME ENCANTA LA FRUTA...
QUE BIEN ESTAR EN UN LUGAR QUE TIENEN MIL FRUTAS DIFERENTES.
SALUDITOS

Katia Bonfadini 26 de janeiro de 2012 07:31  

Adorei a ideia, Paula! Esse ano prometi a mim mesma que mudaria a minha alimentação comendo mais frutas, verduras e legumes. O verão é a melhor época para colocar em prática essa resolução! Um beijão!

Guloso e Saudável 18 de março de 2012 05:43  

Paula,
Linda tábua, deliciosa no visual e nos sabores, só não me recordo de ter saboreado o abiu, a granadilla é um delicioso maracujá doce.
Muito boa iniciativa de nos trazer novas cores e sabores para a nossa mesa.
Beijo,
Vânia

Back to TOP