Com uma xícara de chá ou café

>> quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Nunca pensei que algum dia conseguiria fazer cookies crocantes. A primeira vez que tentei ficou uma 'massinha' mole. Daí em diante, soube que o trato com essa massa é diferente. É importante assar em forno baixo - no máximo uns 180º e após uns 30 minutos, ficar de olho para não torrar. Finalmente encontrei esta receita que, no primeiro bocado do cookie, tive a sensação de missão cumprida! O cookie estava crocante (mas não torrado) e com um sabor suavemente doce. Para dar um toque diferenciado, dividi a massa em duas partes: numa parte adicionei gotas de chocolate e na outra passas.

Cookies
receita extraída de um dos livros de receita do açucar União

Rendimento  30 unidades
Tempo de preparo: 1 hora (incluindo tempo de forno)

Ingedientes:
1 xícara de chá de açucar
1/2 xícara de chá de margarina sem sal
1 ovo
1/2 colher chá de essência de baunilha
1 xícara de chá rasa de farinha de trigo
1 colher café bem rasa de bicarbonato
1 pitada de sal
1 colher chá bem rasa de fermento em pó
1 1/2 xícara de chá de aveia em flocos
1 xícara de chá de gotas de chocolate, ou passas, ou castanha de caju picada (à preferência)


Modo de preparo

Misture o açucar, a margarina e o ovo. Acrescente a essência, a farinha de trigo, o bicarbonato, o sal e o fermento. Junte a aveia, as gotas de chocolate ou passas, e ligue bem a massa. Faça bolinhas do tamanho de uma noz e achate-as levemente. Coloque-as em forma untada e enfarinhada (deixe um espaço de 1 cm entre elas para não grudarem). Asse em forno pré-aquecido, em temperatura máxima de 180º até dourarem levemente. O meu forno levou aproximadamente 40 minutos para dourar. Espere esfriar para retirá-los da forma.

Vão bem acompanhando uma xícara de chá ou café ... Ainda mais com esta chuvinha!

~.~

Desejo a todos um lindo final de semana!  Viajamos neste sábado e domingo para curtir um pouquinho as montanhas. Estarei sem acesso à internet e aos comentários. Assim que voltar lerei tudo com carinho! Antecipo os meus agradecimentos pela visita!

Beijos
Paula

16 comentários:

Danni e Lype 26 de janeiro de 2012 21:01  

Querida Paula,
Adorei os seus Cookies... Humm... Eu quero um (risos)...
Obrigada pelas dicas...
Boa viagem e curta bastante...

Grande beijo, Irene

Lívia Carolina 26 de janeiro de 2012 21:02  

Oi Paula
Eu não "mando muito bem" na cozinha, rs, mas sempre tive vontade de fazer cookies!

Vou criar coragem e experimentar essa receita!

Bjos e boa viagem!

Carol 26 de janeiro de 2012 22:18  

Hummm...ficaram com a cara muito boa!!!
Adoro aqueles cookies da Bauduco, mas nada como uma comidinha feita em casa, né? Melhor não tem!!!
Beijossss!!! ;)

Chá Mate com Pinhão 27 de janeiro de 2012 07:45  

Bom dia Paula
Confesso que ainda não acertei fazer cookies. É bem o descrito que acontece, torradinhos demais ou a massa fica mole.
Mas sua receita me inspirou a tentar novamente!! Eles ficaram lindos!!

Ótimo final de semana
Bia

Andréa 27 de janeiro de 2012 09:17  

BOM DIA QUERIDA PAULA!
FICARAM LINDOS E PELA RECEITA, COM CERTEZA FICARAM UMA DELÍCIA!

TENHA UM FINAL DE SEMANA ABENÇOADO JUNTO A SUA FAMÍLIA!
BJS..♥

Grazzi! 27 de janeiro de 2012 10:35  

Nesse friozinho q está fazendo no verão de SP, isso seria uma ótima pedida!!!

coisasdagrazzi.blogspot.com

Meu Canto Na Cozinha 27 de janeiro de 2012 12:36  

Oi Paula
Minha filha adora cookies, imagina né 3 anos...se eu deixar ela só come isso!! Acho que fiz cookies umas 2 vezes e olhe lá, na maioria compro prontas mas tenho um livro muito legal com receitas ótimas e você sempre me inspirando a ser uma pessoa melhor, após ver seu post vou tirar o livro da gaveta e programar um bake :D
Tenha um excelente final de semana e uma viagem maravilhosa!!
Bjs
Paty

Marly 27 de janeiro de 2012 14:47  

Oi, Paula,

Os cookies devem ter ficado super saborosos, o aspecto deles é muito bom! Eu tenho uns doze livros publicado pelo açúcar União, ganhos de pessoas da família que os colecionavam, tenho até alguns repetidos, rsrs.

Beijoca e bom fim de semana!

Curry and Comfort 27 de janeiro de 2012 15:58  

Delicious looking cookies! :) Well done... I would take it with a glass of cold milk. :) Have a great weekend! ~ Ramona

Miriam 27 de janeiro de 2012 20:54  

Olá Querida,

Parece estar deliciosa, adorei a sugestão!!!


Boa Noite!!!
Seja Sempre Feliz!!
1000 Beijokinhas

Katia Bonfadini 28 de janeiro de 2012 07:04  

Paula, cookies são uma coisa que eu adoraria fazer! Tenho medo de forno,sempre acho que, se um dia eu fizer um bolo, ele vai solar... mas eu adoraria testar essa receita porque cookies são deliciosos e uma ótima pedida para um lanchinho em qualquer estação do ano!!!! Beijão!

Executiva de Panela 29 de janeiro de 2012 21:36  

Muito obrigada pela visita, pelo carinho! Cookies realmente são muito bons não só para o cafézinho ou chá, mas também para 'beliscar' quando dá aquela fome. Quem for testar a receita pode fazê-los também com castanha do pará em pedaços... Deve ficar muito bom. Beijos, Paula

Simone Scharamm 2 de fevereiro de 2012 09:36  

Que delícia esses cookies,nunca fiz em casa, vou tentar!
Beijos!

Guloso e Saudável 18 de março de 2012 06:23  

Paula,
Cookies são um problema, principalmente quando ficam lindos pois é impossível comer só um.
Beijo,
Vânia

Back to TOP