Bacalhau a Portuguesa

>> segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Sei que parece uma salada mas não é. (rs) Trata-se do primeiro prato que fiz com bacalhau, servido na ceia do Reveillon. Estava bastante apreensiva para prepará-lo devido ao processo de dessalga. Tinha medo de que ficasse salgado - o que é horrível para degustar. Comprei-o em lascas grandes na zona cerealista e um dia antes de prepará-lo destaquei-o em lascas menores, visando facilitar a dessalga. Coloquei as lascas em um pirex e cobri-as com água bem gelada, adicionando pedras de gelo por cima. Assim ele descansou dentro da geladeira e, a cada 3 horas, trocava a água gelada e as pedras de gelo.  A última troca foi antes de dormir, quando o deixei de molho até o dia seguinte. Pela manhã constatei que não era mais preciso repetir o processo. Escorri a água e comecei a montagem das camadas em outro pirex, onde ele foi ao forno.

No pirex médio onde o bacalhau foi preparado despejei 1/2 xícara de azeite. Dispus as lascas do bacalhau como base, preenchendo bem todo o formato do pirex. Sobre essa base, coloquei rodelas de tomate sem casca, rodelas de pimentão verde, vermelho e amarelo,  rodelas de ovo cozido e azeitonas pretas. Salpiquei com uma pitada de pimenta do reino preta e reguei toda a camada com um fio de azeite. Repeti cada camada por mais uma vez. Aproveitei a casca do tomate para fazer uma flor e coloquei-a no centro da última camada. Despejei 1 xícara de azeite e levei em forno baixo por 30 minutos.

Resultado: aprovação geral!

Estava bastante insegura em relação ao preparo deste prato, e fiquei muito feliz com os elogios do pessoal!

~.~

Um beijo e boa semana!
Paula

22 comentários:

Meu Canto Na Cozinha 31 de janeiro de 2012 01:50  

Paula
Tenho certeza que ficou uma delícia pois essa receita é parecida com uma que minha avó faz, só que ela acrescenta batata cozida.
Meu marido ficou super fã de bacalhau, sempre que eu acho compro pra fazer. O Último foi um bacalhau ao forno com queijo gruyere e ficou muito bom.
Sempre fico apreensiva quanto ao sal, ainda mais quando uso queijo, mas deu certo...ufa rsssss
Ando meio esquecida, então nao sei se já te falei, mas ai vai... Eu respondi a brincadeira do Desafio do 5... Foi muito bacana, obrigada por ter me escolhido.
Beijos
Paty

Beth 31 de janeiro de 2012 05:16  

Um pratinho de bacalhau bem ao gosto dos de casa, gostei!

bjs

Duxa 31 de janeiro de 2012 08:31  

Parabéns Paula , teu pirex está um capricho amiga.
Bacalhau é tudo de bom, temperado com bom azeite e alhos, não tem como errar.
Beijocas.

Andréa 31 de janeiro de 2012 08:47  

BOM DIA PAULA!
COM ESTES INGREDIENTES E FEITO COM TANTO CAPRICHO SÓ PODERIA OUVIR MUITOS ELOGIOS MESMO. FICOU LINDA A APRESENTAÇÃO!

FICA COM DEUS!
BJS..♥

COLHENDO FLORES ENTRE ESPINHOS 31 de janeiro de 2012 08:56  

Menina, que negócio lindo é esse!? uau!
linda terça
bjs
juliana

Simone Scharamm 31 de janeiro de 2012 09:29  

Oi, Paula,
Tudo bem?
Esse bacalhau está com uma cara ótima...delícia!!! É o prato preferido do meu marido!
Beijos!

Roberta Lito 31 de janeiro de 2012 11:15  

Eu adoro bacalhau e pratos com 3 tipos de pimentões. Deve ter ficado muito bom!

Beijos querida!

Liliane,  31 de janeiro de 2012 12:21  

Hummmm...que delícia, deu água na boca.
Bjo
www.caminhodagula.blogspot.com

Carol Vieira 31 de janeiro de 2012 13:25  

Paula, como ficou lindo hein?
Eu lembro bem meu primeiro prato com bacalhau... Fiquei super apreensiva também com medo do sal ou até mesmo de tirar todo o sal e ficar com gosto de nada.
A prática é o X da questão, cada vez que faz fica melhor e aí vai inventando mais e mais coisas.
Eu amo bacalhau, acho super versátil e não canso de comer. Quando viajei a Portugal achei que iria voltar meio enjoada de bacalhau. Que nada! Eu voltei com mais vontade de fazer tudo que vi e comi por lá, hehehe.
Beijos :o)

Lylia 31 de janeiro de 2012 14:22  

Parabéns pelo prato, Paula! Ficou delicioso!
Bj e boa semana,
Lylia

Sandra Portugal 31 de janeiro de 2012 17:45  

Paula, me deu água na boca! Amo bacalhau, especialmente sem cebolas, pois não consigo mastigar cebola!
Parabéns pelo prato!
bjs Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com//

Josy 31 de janeiro de 2012 18:57  

Paulinha querida, amo bacalhau, e essa sua receita ficou um espetáculo. A primeira vez que fiz bacalhau também fiquei bem apreensiva e com medo que ficasse salgado, mas daí aprendi um jeito muito bacana, assim que vc chegar com seu bacalhau, vc lava bem ele em água corrente pra tirar aquele sal grosseiro que fica. Ai vc coloca duas panelas com água no fogo, em uma vc coloca o bacalhau, e quando ferver, vc espera uns 5 minutos, desliga e passa ela na panela da água limpa que está quente, lava a panela em que ele estava e enche de agua coloca para ferver e faz o mesmo processo umas 3 vezes, dá mais trabalho vc vai pensar, mas o bacalhau nao desmancha e fica sem sal nenhum é uma beleza. Bem é o jeito que faço. Adoro essa receita. Com certeza fez muito sucesso miga. Bjocas

Danni e Lype 31 de janeiro de 2012 20:59  

Oi Paula,
Adorei o seu prato!!! Hum... Parece DELICIOSO!!!
Eu entendo a sua preocupação em dessalgar o bacalhau... Eu também tenho o mesmo receio...
Parabéns pelo sucesso!!!
Grande beijo, Irene

Miriam 31 de janeiro de 2012 22:47  

Olá Paula,

Ficou divino o seu bacalhau, adorei...

Boa Noite Minha Querida!!
Até Amanhã, 1000 Beijokinhas

Chá Mate com Pinhão 1 de fevereiro de 2012 00:03  

Olá Paula
Realmente ficou com uma aspeto lindo, deve ter ficado muito saboroso também!

Bjos
Bia

Regina Yumi 1 de fevereiro de 2012 23:11  

Adorei o teu blog, principalmente do layout! Passei a segui-lo!!! :)

Beijos!
Regina
quitutesdayumi.blogspot.com

Chef Wannabe 2 de fevereiro de 2012 10:59  

lindo prato para começar o ano!

XD

Eu Mulher 4 de fevereiro de 2012 00:59  

Paula, aqui em casa costumamos consumir basta peixe durante a semana por isso gosto muito das novidades com todos os tipos de peixe. Bacalhau é o meu preferido!

Beijos e bom fim de semana.

CRIKA 5 de fevereiro de 2012 11:34  

Minha família é toda portuguesa, imagina se eu não sou apaixonada por bacalhau, o seu prato ficou lindo!!! Beijinhos e bom domingo ensolarado pra você!!!

Espaco Home 5 de fevereiro de 2012 11:47  

Paula....ai que vontade!!! Realmente a cara está de dar água na boca. Ainda não me arrisquei em fazer bacalhau, acho que vou me inspirar e encarar o desafio.
Bjs e ótima semana

15aacl17,  18 de março de 2012 06:34  

Paula,
Para mim não existe mais o problema de dessalgar o bacalhau, compro já dessalgado.
Essa receita ficou muito apetitosa devido a isso teve a total aprovação.
Beijo,
Vânia

Guloso e Saudável 18 de março de 2012 06:43  

Paula,
Hoje não tenho esse problema pois compro o bacalhau já dessalgado.
O bacalhau à portuguesa ficou lindo, muito apetitoso e por isso teve total aprovação.
Beijo,
Vânia

Back to TOP