Mousse de uva

>> terça-feira, 22 de novembro de 2011


Bom dia pessoal!

Finalmente estou em férias! Como é bom! O Principe Encantado também. Decidimos não viajar para descansarmos bem. Infelizmente eu estava com fadiga devido à rotina e stress do trabalho - bem 'puxado' neste ano, por sinal;  por isso achamos melhor ficar aqui em casa. Se viajassemos, não descansaríamos. Então, como imaginávamos: liberdade total! Sem hora para nada - é a mais pura rebeldia contra o relógio. Peço desculpas por estar ausente dos queridos blogs; é que com essa rotina "anti-horário", não estou conseguindo me organizar para fazer as coisas. Hi hi hi...

Ainda assim, estou cozinhando um poquinho. Esses dias preparei esta mousse de uva, que fiz com a tal farinha de uva. Por isso ela está 'pintada'. Enquanto a preparava, pensava na acidez do sabor. Entretanto, no primeiro bocado, me surpreendi com a doce suavidade e a leveza da mousse.

Tempo de preparo: 30 minutos
Rendimento: 10 porções

Ingredientes
500 ml de suco de uva
1 colher de sopa de farinha de uva (opcional)
1 pacotinho de gelatina incolor em pó
6 claras de ovo
1 pitada de sal
6 colheres de sopa de açucar
1 lata de creme de leite sem soro
1 colher de sopa de amido de milho
1/2 colher de sopa de açucar

Modo de preparo da mousse

Dissolva em fogo baixo a gelatina incolor em 350ml do suco de uva. Deixe esfriar.
Bata as 6 claras em neve com a pitada de sal; acrescente as 6 colheres de açucar e bata até o ponto de suspiro. Acrescente o creme de leite e a gelatina dissolvida no suco de uva. Misture bem. Coloque em um refratário ou pequenos recipientes. Leve para gelar.

Modo de preparo da coulis

Leve ao fogo baixo os 150ml restantes do suco de uva, com 1 colher de sopa de amido de milho e 1/2 colher de sopa de açucar. Mexa até levantar fervura. Espere esfriar e leve-a para a geladeira.

No dia seguinte, ao desenformar a mousse, regue-a à gosto com esta coulis.


Espero que apreciem!

Beijos
Paula

31 comentários:

Flávia Mergulhão 22 de novembro de 2011 21:05  

Que sobremesa luxuosa e elegante!
Bjoss

Chá Mate com Pinhão 22 de novembro de 2011 22:30  

Olá minha amiga
Que coisa boa poder ficar mais em casa, aproveite mesmo!
E essa mousse, que linda, imagino o quanto ficou ótima, vou testar com certeza.
Bjos
Bia

Josy 22 de novembro de 2011 23:04  

E que linda ficou Paulinha, belo uso vc fez com a farinha, embora não conheça, ficou linda nessa forma. Fresquinha com esse calor, uma delicia...Bjos. ótimas férias pra vc e seu principe, aproveitem bem e descansem muito.

Margarida 23 de novembro de 2011 05:52  

Paula minha amiga, eu nao gostei adorei... e fiquei com vontade de experimentar...

Umas boas ferias pata vcs, descansem muito!!!

Beijocas

Guloso e Saudável 23 de novembro de 2011 06:10  

Paula,
Boas férias, bom descanso.
Linda a mousse adoro receitas de uva,esta receita está deliciosa, com consistência e sabor muito agradável.
Beijo
Vânia

Grazzi! 23 de novembro de 2011 10:06  

Adorei essa receita...diferente e inusitada!

coisasdagrazzi.blogspot.com

Graça Tristão 23 de novembro de 2011 10:26  

Hummmmm... "k-cara boa", deve ter ficado uma delícia... já anotei!
Grata pelo carinho lá no blog.
Um lindo dia
Paz e Luz em teu coração
Bjcas
Graça

Emília 23 de novembro de 2011 11:14  

Ótimas férias, aproveite para descansar bem!! Faz bem esquecer o relógio mesmo!rs
A mousse ficou lindona!!
Bjos

Lourdes Sabioni 23 de novembro de 2011 11:37  

Ai que coisa mais linda! Eu fiquei apaixonada pela forma e pela cor da mousse...!
Lindaaaaa!!!
Beijos!

Formiguinha 23 de novembro de 2011 13:31  

Oi;

essa mousse deve ser uma delícia!

Ficou lindo:) Também tenho uma forma assim como a tua:)

Beijinhos da Formiguinha

Marly 23 de novembro de 2011 15:14  

Oi, Paula,

Concordo totalmente com você: viajar nas férias quase sempre é sinônimo de não descansar, rsrs.
Por falar nisso: boas Férias!
Gostei da mousse e também estou numa fase de procurar empregar farinhas alternativas em minhas receitas, e este doce deve ter ficado mesmo muito bom!
Ah, estou refazendo a minha lista de blogs e já incluí o seu link, ok?

Beijoca e boa tarde!

Heloísa 23 de novembro de 2011 16:27  

Paula,
Essa sua mousse ficou linda!
Beijo.

Pequi 23 de novembro de 2011 18:34  

Achei linda a foto, adoro jaboticaba.Parabéns pelo blog.

Pequi 23 de novembro de 2011 18:39  

Adoro uva também, kkk . Visita meu blog quem sabe goste. Abraço e boas férias.

Casa com tudo dentro 23 de novembro de 2011 20:27  

Oi Querida!
Seja sempre bem vinda la no casa com tudo dentro,a casa estara sempre aberta pra vc,viu?
Agora que musse maravilhoso e essa farinha de uva?Nunca tinha ouvido falar,eu encontro fácil?
Já estou anotando toda esse receitinha linda e muito apresentavél,amei!!!!

Renata Boechat 23 de novembro de 2011 20:36  

Maravilha essa mousse!!!

Gostei da utilidade que voce deu à farinha de uva! Ficou muito, muito linda!

Bjo pra você,
Aproveite as férias!

Receber e Celebrar 23 de novembro de 2011 21:21  

Paula, que lindo o seu mousse!! Não conhecia essa tal de farinha de uva! Vou procurar!! Aproveita as férias, descansa muito e continua fazendo umas artes assim na cozinha pra gente ficar aqui babando no seu blog :)

Beijos!!
Mel e Marina

Miriam 23 de novembro de 2011 21:38  

Olá Paula,

Adorei a sua receita, ficou linda...
Curta bastante as suas férias...

Tenha Lindos Sonhos e um amanhecer de Paz!!!
1000 Beijokinhas

Meu Canto Na Cozinha 23 de novembro de 2011 23:30  

Paula
Que delícia!! Eu nunca tinha ouvido falar nessa farinha, deve ser maravilhoso, ela deve acentuar o sabor Hummmm Adooooro uva!
Ficou linda essa mousse, você sempre super caprichosa.
Beijos
Paty

Mirane Mcleslie, Canada, Ontario 24 de novembro de 2011 15:55  

Ola Paula,
Nao conhecia o seu blog! Adorei!
Nossa! Que mousse lindo! Nao conhecia essa farinha tambem!
Boas Ferias!

Eva 24 de novembro de 2011 17:26  

Linda e saborosa, deu água na boca, bjinhos, amiga, um bom dia para você!

Fimère 24 de novembro de 2011 20:14  

un très beau dessert vraiment délicieux bravo
bonne soirée

Roberta Lito 24 de novembro de 2011 21:43  

Querida, sua mousse ficou divina, a paresentação ficou maravilhosa.

Parabéns!!!

Beijos e bom descanso para vocês

Cucchiaio pieno 25 de novembro de 2011 07:59  

Adorei essa mousse, me deixou com água na boca, pois amo uva!
Belíssimo aspecto!
Um lindo fim de semana para você e para a tua família.
Bjim
Léia

Liliane,  25 de novembro de 2011 11:50  

Adorei, achei linda a sobremesa.
beijo
www.caminhodagula.blogspot.com

Cela 25 de novembro de 2011 15:59  

Essa calda tá com uma cara seeeensacional!

Meu Canto Na Cozinha 26 de novembro de 2011 13:49  

Paula, você é uma querida, amei seu comentário e coloquei a receita do cranberry sauce no blog.
Um grande beijo
Paty

Regina 27 de novembro de 2011 18:13  

Querida Paula, muito obrigada pelo comentário q deixou sobre o meu blog. Foi um grande prazer recebê-la quando o blog estava comemorando 1 ano de vida. Valeu!

Sabe q eu nunca experimentei mousse de uva? Deve ser uma delícia!
Não sou boa cozinheira, faço o trivial, e admiro muito quem faz da comida uma arte.

Katia Bonfadini 28 de novembro de 2011 16:14  

Paula, a aparência dessa mousse é maravilhosa! E que boa essa decisão de ficar em casa e descansar! Tem muitos anos que não faço isso, menina! Adoro viajar e não reclamo, mas não é a mesma coisa... Estar em casa, não ter que ir à academia todos os dias, fazer o que eu bem entender, acordar a hora que der na telha, alugar um monte de DVDS... ai, como sinto falta de tudo isso! Um grande beijo pra vc e aproveite ao máximo as férias!!!!

Tamy 30 de novembro de 2011 13:13  

Incrível!!!!! A cor, a textura, o formato... adorei!!! Bejs

Carol 16 de dezembro de 2011 16:04  

Oi, Paula!
Fiquei conhecendo hoje seu blog e gostei muito! Parece que temos muita coisa em comum, também adoro cozinhar, decoração, ler, cachorros...
Ah, o suco de uva dessa receita deliciosa é concentrado?
Bjoss!

Back to TOP