Meu artesanato

>> sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Bom dia pessoal!

Hoje é um dia feliz! Participo do quadro BONFA CONVIDA do blog CASOS E COISAS DA BONFA, da Katia Bonfadini. Tenho muito carinho por este blog pois foi através dele que me inseri na maravilhosa blogosfera. Primeiro, comecei visitando-o. Aos poucos fui conhecendo outros lindos e  caprichados blogs. Finalmente, decidi criar o meu. Lembro-me que entrei em contato com a Katia e disse algo do tipo: “Sou sua fã. Gostaria de uma ilustração sua e de um blog como o seu!” rs Com toda a compreensão e simpatia, a Katia me recebeu muito bem. Trocamos e-mails conversando ao mesmo tempo sobre a ilustração e sobre nós. Ao fim do projeto chegamos na minha bonequinha aqui no cabeçalho do blog. Ficou linda, né? rs Para o layout do blog, a Katia indicou a Nana, do MANGA COM PIMENTA. A Nana é uma fofa e elaborou este lindo layout para o EXECUTIVA DE PANELA. Além disso, com carinho e paciência, me explicou passo-a-passo como fazer postagens. E olha que graça: juntas - a Nana e a Katia - decidiram pela bela padronagem de fundo. Sou muito grata por ter iniciado minha aventura pela blogosfera com essas duas excelentes profissionais e, sobretudo, donas de um bondoso e nobre coração. Obrigada, meninas! Espero que vocês estejam sempre por perto!

Hoje mostro algo bem diferente do que se espera de uma executiva! rs Em vez de laptops, blackberries, smpartphones, mp3, 4, 5, iPhones, iPods, tablets, papéis, telefones, planilhas, balanços, balancetes... Ufa... Apresento a TAPEÇARIA! É a técnica de artesanato na qual dedico um pouquinho do meu tempo.
Tapeçaria é a arte de tecer tapetes. A técnica consiste, basicamente, em bordar sobre telas com uma lã especial, mais grossa, específica para tapeçaria. O ponto mais conhecido é o ‘arraiolo’. Entretanto há pontos como o ‘casa caiada’, ‘diabinho’ e ‘rosinha’ dentre outros. Abaixo está um tapete que fica na beira da minha cama. Ele foi bordado em ‘casa caiada’.






Optei por este artesanato para relaxar já que meu ritmo no escritório é bastante dinâmico pois, como Administradora, estou envolvida com todos os departamentos da empresa e, sobretudo, com grande parte das pessoas destes departamentos. Portanto, além da rotina burocrática do dia-a-dia, administro humores, desejos, frustrações e problemas individuais daqueles que compõem a equipe. Isso intensifica ainda mais meu ritmo e não quero carregar isso para fora do trabalho.

Por isso, tomo algumas atitudes para separar bem a vida da executiva e a vida da “panela”. Uma delas é a prática da tapeçaria. Um artesanato muito gratificante que, com simples material, torna possível produzir algo por completo. Além disso, pode-se carregar a matéria-prima (agulha, lã e tela) para qualquer lugar. Em toda viagem que faço procuro levar, pelo menos, uma tela pequena para tecer nos momentos de pausa.





Há uma variedade de coisas para se fazer através da tapeçaria como almofadas, passadeiras, caminhos de mesa, revestimento para pequenos estofados e pesinhos de porta.

Os pesinhos de porta são meu “carro chefe”. Todo final de ano produzo uma quantidade considerável para presentear minha familia, amigos, colegas de trabalho, esposa do chefe, sogra, tias, vizinhas, ... Sempre tenho alguém para presentear com os pesinhos. Considero-os um mimo útil, que pode embelezar qualquer porta. 


É muito intressante como as pessoas se agradam ao ganhar os pesinhos. Algumas dizem que nem vão tirar da embalagem, de tão bonitinho! rs

Abaixo está meu ‘porta-cartas’, que fica em uma das paredes da cozinha.  Utilizo-o para guardar os cardápios dos restaurantes e pizzarias deliveries aqui da região. Fui eu quem bordei!



E meu atual projeto é este: uma passadeira de 2,5m de comprimento por 0,76m de largura. Sempre que sobra um tempinho, sento-me no sofá da sala e começo a bordar. Enquanto bordo, ouço música,  penso na vida, converso com o Principe Encantado ou acompanho-o quando ele assite TV. É uma delícia!


Espero que tenham gostado do meu artesanato!

Desejo a todos um lindo final de semana!

Beijos
Paula

41 comentários:

Guloso e Saudável 11 de novembro de 2011 07:40  

Paula,
Nossa casa também tem muita tapeçaria, eu amo, a sua é linda, parabéns pelo convite, a Paula merece.
Bom final de semana, beijo.
Vânia

Heloísa 11 de novembro de 2011 08:05  

Paula,
Vi você na Katia, e vim correndo visitá-lá. Adorei seu artesanato. A tapeçaria é algo que relaxa bastante, não?
Beijo.

Flávia Mergulhão 11 de novembro de 2011 08:27  

Menina, eu adorei te ver na Bonfa e descobri seu lado arteira!
Lindo trabalho!
Bjos e bom fim de semana!

Andréa 11 de novembro de 2011 08:46  

PRIMEIRAMENTE QUERO TE AGRADECER POR SUAS VISITAS AO MEU BLOG ,POR SEUS COMENTÁRIOS,QUE DEUS ABENÇOE SEMPRE SUA VIDA E DE TODA SUA FAMÍLIA!
PARABÉNS PELO LINDO TRABALHO, ESTOU DE BOCA ABERTA COM TANTA CRIATIVIDADE!!
ESTÃO LINDOS, LINDOS!!

TENHA UM FIM DE SEMANA ABENÇOADO NA GRAÇA DE DEUS!
BEIJOS....

Grazzi! 11 de novembro de 2011 09:23  

Nossa q lindo! É sempre bom termos alguns artificios para fugir da rotina e mudar um pouco né?
Eu sempre procuro algo neste sentido e principalmente nesta época do ano, que gosto de presentear com coisas feitas por mim...um ano fiz ponto cruz,outro fiz caixinhas de MDF decoradas, já fiz cookies, pão de mel...e este ainda ainda não decidi, mas é isso mesmo!
Parabéns adorei os pesinhos e a passadeira está ficando linda!

coisasdagrazzi.blogspot.com

Val 11 de novembro de 2011 11:35  

Oi Paula, conheci seu blog atraves do Casos e Coisas da Bonfa. Adorei tudo por aqui e já li todos os post, estou te seguindo para não perder nenhum detalhe!
Parabéns pelo seu capricho em tudo.

Bjks

Val
No Balaio da Val
www.balaioediariodaval.blogspot.com

Executiva de Panela 11 de novembro de 2011 11:46  

Muitissimo obrigada pela visita de vocês e pelo carinho! Hoje estou super feliz por participar do Bonfa Convida e pela oportunidade de compartilhar este meu hobby com vocês! Estou no trabalho agora. Mais tarde responderei aos comentários individualmente. Beijos! Paula

Josy 11 de novembro de 2011 12:47  

Paula querida adorei seus trabalhos, lindos de viver, adorei os pesinhos, sabe aquelas cobras com pedrinhas dentro? Os meus pesinhos são elas, acho-as horriveis, o seus pesinhos são muito mais delicados. Amei...amei. Sabe que minha saudosa mãe foi uma exímia tricoteira e crocheteira, fazia trabalhos maravilhosos e eu nunca quis aprender, embora ela insistisse, hoje me arrependo amargamente. A única coisa que sei fazer são essas tapeçarias igual as tuas, mas mesmo assim, desisti, pois não sei fazer aqueles pontos atrás falsos, para que não fiquem nózinhos sabe? Mas acho lindos e prá mim é uma terapia. Parabéns, adorei todos, são de uma extrema delicadeza e bom gosto. Bjos querida um lindo e maravilhoso final de semana

Gina 11 de novembro de 2011 14:15  

Quando eu estava grávida, fiz muita tapeçaria. Altamente terapêutico! Bordados em ponto-de-cruz também foram anos... Sempre gostei de artesanato.
Lindos os seus pesos de porta!
Bjs.

Katia Bonfadini 11 de novembro de 2011 14:23  

Paula, vc é ótima e eu fico muito feliz de ter te estimulado,de alguma maneira, a criar seu blog e a compartilhar com a gente tantas ideias legais e textos bem escritos com conteúdos diversos. Tô aqui elaborando um jantar pra amanhã e me inspirando nas suas mesas!!!!!!!!!! É muito boa essa troca, né? Beijão!!!!!

Espaco Home 11 de novembro de 2011 14:44  

Oi Paula, sinto exatamente a mesma coisa que você, se não tivermos nossa válvula de escape ficamos loucas com tantos compromissos profissionais. ADOREI seu trabalho! O meu relex é fazer comidinhas diferentes. Outra coisa, assino em baixo os elogios para a Nana, ela também fez o layout do meu blog...ela é maravilhosa. Quanto a Bonfa, sem comentários, sou fãsona dela!
Bjs Gladys

Juju Bombana 11 de novembro de 2011 15:56  

Oii Paula, vi seu blog lá na Bonfa, e adorei seu blog!
Volto sempre!

Beijinhos

Renata 11 de novembro de 2011 17:02  

Paula, minha amiga

Você é uma mulher 1001 utilidades, parabéns!

Cheia de talento pra todo lado, seus trabalhos são lindos!

Dzoli 11 de novembro de 2011 19:16  

So beautiful..all pieces:)You have golden hands:)

Marion 11 de novembro de 2011 22:11  

Te vi lá na Bonfa e vim conhecer o blog... e fui ficando! Tapeçaria é muito legal mesmo. Já fiz em outros tempos. Eu tinha uma vizinha que fazia muito esses pesinhos pra porta - ainda tenho um aqui em casa! E, qualquer arte manual é um desestressor, né? Abs. Marion

Anônimo,  11 de novembro de 2011 23:25  

Olá Paula, sempre acompanho seu blog (embora nunca tenha comentado).
Parabéns pelos lindos trabalhos e dedicação. Um abraço...Lori

Nana 12 de novembro de 2011 10:35  

Paula, vc é uma graça!!!!

Eu gosto muito de ti. Eu lembrei da minha época que trabalhava como financeira e quando voltava para casa, sempre fazia trico ou croche dentro do onibus para mandar todos os males embora :)

Eu te entendo guria e lindo os seus trabalhos.

Bjsss

Nana

Regina 12 de novembro de 2011 11:15  

E você ainda consegue tempo para fazer essas maravilhas? Que beleza Paula, realmente eu estou maravilhada com seu bom gosto, e criatividade.

Graça Tristão 12 de novembro de 2011 22:36  

Te achei no blog da Marion e vim conhece-lá, gostei por demais de tudo que vi por aqui e estou ficando... quando puder passa para conhecer meu cantinho (Arte e Mimos) e se gostar também fica por lá...
Paz e Luz em teu coração
Bjcas
Graça

Adda Ritzel 13 de novembro de 2011 01:09  

Oi, Paula! Bom te conhecer. Sua tapeçaria ficou linda, de muito bom gosto. Parabéns!

Dá uma passadinha lá em casa!
artistadeplantao.blogspot.com

Beijão.

michele andrade 13 de novembro de 2011 15:38  

Quanta coisa linda, artesanato é tudo de bom!!
Bjs e bom domingo.

www.atelierartedecor.blogspot.com

Meus trabalhos em Mosaico 13 de novembro de 2011 19:46  

Oi Paula, vim retribuir a visita, adorei seu tapetes, tbm já bordei algumas coisas adoro essa arte. Queria aproveitar e te convidar para o sorteio que estou fazendo lá no blog junto com o madeira em forma, vamos sortear duas bandejas lindas, apareça o link é esse:
http://madeiraemforma.blogspot.com/2011/10/sorteios-nos-blogs-parceiros.html
Bom Feriado !!!

Marta 14 de novembro de 2011 09:19  

Te vi lá na Bonfa e já estou seguindo!
Adorei os pesinhos e as fotos das mesas montadas por você!
Beijos

Taia Assunção 14 de novembro de 2011 10:19  

Olá, vim agradecer-lhe a companhia lá no blog. Seja sempre muito bem vinda. Li seu texto no blog da Katia, ficou ótimo. Bom ter jogo de cintura para separar o universo doméstico do universo corporativo. Belas peças as suas, como disse lá no blog da Bonfá, só me aventurei uma única vez nessa técnica e levei incríveis 13 anos para terminar...kkkkkkkkkkkkkk. Beijocas!

Sandra Portugal 14 de novembro de 2011 11:19  

Nossa, descobri mais uma coisa em comum!!!! Amo trabalhos manuais. E ja fiz muita tapecaria. Mas infelizmente minha agenda profissionak nao tem me permitido investir muito nisso..meu telefone toca muito e multi-processo muito as atividades e acabei deixando as agulhas um pouco de lado!!
Bj Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com//

Formiguinha 15 de novembro de 2011 14:59  

Olá;

simplesmente adorei! Parabéns pelo seu belo trabalho. São magnificos:)

Adoro artesanato e sei bordar mas tapetes nunca fiz. Fiquei fascinada com tanto talento e beleza. Força aí:)

Boa semana!
Beijinhos da Formiguinha

Michelle Sales 15 de novembro de 2011 17:44  

Oiii Paula!!!

É mesmo muito bom fazer artesanato, ainda mais qdo a gente se identifica com ele, no momento estou me dedicando ao natal...

Adorei seu blog, te achei através do blog da Kátia...

Bjos.
Mi

Miriam 15 de novembro de 2011 18:08  

Olá Paula,

Passei para conhecer o seu cantinho e adorei,

Seus trabalhos são perfeitos!!!

Feliz Tarde!!!
1000 Beijokinhas

são33 16 de novembro de 2011 06:14  

QUANTA COISA LINDA ADOREI O PORTA CARTAS BEM ORIGINAL.
BJS

Simone Scharamm 16 de novembro de 2011 09:51  

Oi, Paula,
Vou lá ver o post da Bonfa que neu perdi!
Amei seus artesanatos!
Que lindos!!! Parabéns!
beijos!

Simples Assim 16 de novembro de 2011 10:33  

Parabéns pelos trabalhos, Paula! Muito lindos!
Que bom quando encontramos blogueiras como a Katia e a Nana.
Seu blog ficou realmente lindo!
Bj e ótima quarta,
Lylia

Emília 16 de novembro de 2011 11:42  

O fundo do blog é muito lindo! E seus trabalhos também!!
Bjos

Fabiana Tardochi 16 de novembro de 2011 21:37  

Acabei de descobrir uma arteira! rs
Seus pesos de porta são lindos!!!
Toda a sua tapeçaria é divina!
Parabéns!!!!!
Um beijo

Zi 16 de novembro de 2011 21:47  

Olá Paula! adorei o novo lay out do blog! eu também estou precisando repaginar o meu e isso não é tarefa fácil pra mim! Obrigada pela calorosa visita e por ter conhecido mais um pouquinho da minha casinha, é muito bem vinda! bjs!

Mundo da Carol 19 de novembro de 2011 23:06  

Paula, eu amei seus artesanatos. Sou apaixonada por artesanato que herdei da minha avó paterna que até hoje com quase 90 anos ainda faz muitas coisas. Eu tenho almofadas e tapetinhos como esses que ela fez, só que jamais coloquei o tapete no chão, deixo como encosto no sofá do home theater. Parabéns, estão lindos!!!
Bjs :o)

Mundo da Carol 23 de novembro de 2011 12:44  

Paula, você acredita que vendo seus artesanatos iguais os da minha avó eu tomei coragem e comecei a fazer? Assim que ficar pronto eu coloco no meu blog e claro que vou te citar, rs.
Esse artesanato eu sempre fiquei adiando para começar, mas sempre deixei para depois. Com seu post fui logo comprar tudo para começar. Como me faz bem, ainda mais que eu sou a única neta que gosta de trabalhos manuais e parece que tenho uma obrigação de fazer pelo menos 1/3 de tudo que minha avó faz. Cada dia que se passa mais sei como herdei coisas boas dela como artesanato e cozinhar. Vou colocar tudo em prática para que eu possa passar a diante um dia.
Beijos lindona e obrigada pelo post que foi muito válido na minha vida!!!

Anônimo,  19 de fevereiro de 2012 02:24  

Adorei o trabalho com tapeçaria , como posso fazer pra entrar em contato com vc e aprender?
bj

Anônimo,  19 de fevereiro de 2012 02:25  

Gostaria de aprender como poderia fazer, adorei seu trabalho...bj
Tayna_jessica@hotmail.com

MAGDA,  15 de setembro de 2012 14:35  

OI, ADOREI SEU TRABALHO, GOSTARIA DE BORDAR UM QUADRO PARA MINHA CASA.
QUERIA SABER DE VC COMO CONSIGO MOLDES OU RISCOS PARA EU PODER BORDAR, SERÁ QUE AQUELES QUE USAMOS PARA PONTO CRUZ SERVE,SOU EVANGÉLICA E QUERIA FAZER UM QUADRO BEM BONITO.
OBRIGADA. MAGDA

Salete 20 de novembro de 2012 18:33  

Olá amiga vim conhecer seu blog parabéns muito lindo.Venha conhecer meus blogs e ser minha seguidora.Bjus!
http://sacroche.blogspot.com.br/
http://saleteeva.blogspot.com.br/

Edna bartelli 13 de setembro de 2013 09:25  

PAULA BOM DIA,ADOREI SEUS TRABALHOS,HOJE SOU APOSENTADA E TAMBÉM ESTOU DEDICANDO MEUS MOMENTOS DE FOLGA EM CASA A TAPEÇARIA COM ESTOPA E COM LÃ,ESTOU ADORANDO,E BUSCANDO SUGESTÕES DE TRABALHO ENCONTREI O SEU BLOG,PARABÉNS,VÁ EM FRENTE,ABRAÇOS EDNA.

Back to TOP