Boas compras - as especiarias

>> sábado, 19 de novembro de 2011




Bom dia pessoal!

Hoje conto para Vocês a respeito desta região no centro de São Paulo, chamada “Zona Cerealista”. Ela fica perto do Mercado Municipal. O local não é bonito tampouco charmoso; mesmo assim é encantador! As mais exóticas e perfumadas especiarias são encontradas ali, na Avenida Mercúrio e Rua Santa Rosa.

No passado o local abrigava armazéns de cebola, alho e cereais para consumo no atacado. Entretanto, visando atrair o consumidor final, os lojistas repaginaram suas lojas e passaram a comercializar também especiarias, grãos e produtos naturais.

No tocante a especiarias, a variedade é tanta que fascina! Em um só lugar vê-se inúmeros tipos de condimentos na forma de pó, sementes ou folhas. São muitos e exóticos aromas, texturas e cores que seduzem às estantes das lojas.

O melhor de tudo é o preço dos condimentos: está muito abaixo em comparação a qualquer supermercado. Por isso, o movimento nas lojas é intenso. A Zona Cerealista é para os temperos, o mesmo que a Rua 25 de Março (SP) ou a Saara (RJ) são para os badulaques.

Aqui está o resultado do meu encantamento:  minha cesta de especiarias. Ela tem gengibre moido, cardamomo em pó, farinha de uva, limão com ervas finas, colorífico paraiba e caldo de camarão em pó. Há também alguns risotos desidratados que - por sua cor - não pude deixar de levá-los. O verde é risoto de espinafre e o amarelo é integral com açafrão.


Além das especiarias, em algumas lojas encontra-se molhos, vinagres e azeites com diferentes compostos. Cheguei a ver vinagre de kiwi! Aproveitei a oportunidade para comprar estas coisinhas menos exóticas. Fiquei em dúvida, porém, em relação ao preço destes produtos: não tenho certeza se é tão diferente dos supermercados.
A "frescurinha" do dia foi esta geléia feita com vinho 'cabernet sauvignon'. Encontrei-a quando aguardava na fila para o Caixa, prestes a pagar.  Quando a vi, foi 'amor à primeira vista'. rs rs rs
Aproveito a postagem para indicar este 'Guia das Especiarias', editado para a lingua portuguesa pela Dinalivro, de Portugal. O livro tem aproximadamente 300 páginas de inúmeras informações sobre especiarias. Ele aborda a história e origem; dados botânicos; características, localização e cultivo; componentes e propriedades; e dá dicas de aplicação na cozinha e na medicina. Além disso possui lindas fotos de cada especiaria mencionada. Este guia me foi dado de presente pelo Principe Encantado há alguns meses. Ele o encontrou em uma das livrarias Nobel.


Agora vou para os maravilhosos blogs de culinária que tenho a sorte de conhecer para procurar receitas com essas especiarias. Fico pensando, o que posso fazer com a farinha de uva? rs rs rs

Um grande beijo!
Paula

26 comentários:

Mundo da Carol 19 de novembro de 2011 23:10  

Amei as especiarias, eu particularmente sou apaixonada e gosto sempre de dar um toque nas minhas comidinhas e sobremesas.
Ah, dá um pulo lá no blog que tem sorteio.
Beijos :o)

Teresa Newman 19 de novembro de 2011 23:30  

Você fez a festa, quando eu for a Sampa vou conhecer, uma amiga já mim falou nessa região perto do mercadão que é bom para comprar.

Guloso e Saudável 20 de novembro de 2011 08:34  

Paula,
Ótimas compras, a farinha de uva pode ser usada na massa de pães, também noutras massas.
Eu também compro alguns temperos fora dos supermercados, em feiras do interior e a concentração e qualidade é totalmente diferente.
Vamos ficar à espera de pratos onde estarão os novos temperos.
Bom domingo
Beijo

Izis Borck 20 de novembro de 2011 09:06  

Adoro passear por mercados municipais, encontra-se todos os temperos possíveis. Na minha casa tenho vários vidros que reciclei e coloquei pozinhos mágicos, rrsrsrs... adoro me aventurar em misturas inusitadas.
Beijocas

Renata 20 de novembro de 2011 09:23  

Minha amiga,

Bom dia!

Eu enlouqueço num lugar desses...rsss...ainda bem que vou pouco...senão tava maluca!!!!

Farinha de uva? Meu Deus? Nunca ouvi falar...kkkkkk!!!!

Agora as outras coisas me interessaram profundamente...esses risotos, por exemplo, preciso conhecer...

Que ótima dica essa, quando for a Sampa, mesmo que correndo como sempre, vou separar uma horinha pra me divertir por essas bandas...coitado do VISA!!!!

Beijo querida,
Meu abraço!

Nice 20 de novembro de 2011 11:51  

Odorei esse post, esta de parabens.

Cela 20 de novembro de 2011 12:02  

Ameeeei! Meu próximo post vai ser uma dica para o Natal, e depois vou falar da minha ida ao Mercado Central de Belo Horizonte. Você ia pirar aqui. :D

Dzoli 20 de novembro de 2011 18:56  

You are very well prepared to spice up your life;)))

Lara 20 de novembro de 2011 20:20  

O que eu amo nesses lugares são os aromas, delícia pura!
Obg pela visita ao meu blog,
bjs e ótima semana prá vc!

Josy 20 de novembro de 2011 21:27  

Oi amiga, quando eu morava em São Paulo, ia de vez em nunca na 25 de Março e nas lojas de especiarias. Atualmente me desespero esperando uma oportunidade pra ir até la, nessas horas que vejo como não damos valor ao que temos tão próximos de nós heheh
Adorei suas especiarias, a geléia deve ser divina. Vou aguardar as delicias que vem por ai...Bjos uma ótima semana

Liliane,  20 de novembro de 2011 23:13  

Paula, adorei a dica, com certeza vou anotar esse endereço, quando for a São Paulo quero ir nesse lugar.
Um grande beijo e obrigada pela dica.
WWW.caminhodagula.blogspot.com

Danieli 21 de novembro de 2011 10:25  

Menina, adorei o seu blog! Também sou formada em Administração e sei bem o que é conciliar essa vida de profissional com a paixão pelas panelas hehehehe
Quando puder, visite o meu cantinho:
www.nossacozinhadani.blogspot.com
Beijos, Dani

Emília 21 de novembro de 2011 10:43  

Quero me aventurar mais no mundo das especiarias, sempre uso os mesmos temperinhos...bom ganhar livro de "comidinhas" rss, eu adoro; e esse seu é um charme só!
Bjos

Cucchiaio pieno 21 de novembro de 2011 12:17  

Todos "pegam no meu pé", pois tenho mania de especiarias e tenho dezenas!
Tenho muita vontade de conhecer o Mercado Municipal.
Não sabia que existia farinha de uva!
Esse livro deve ser muito interessante, fiquei curiosa.
Um grande abraço
Léia

Chá Mate com Pinhão 21 de novembro de 2011 13:50  

Olá Paula
Também amo especiarias, azeites e vinagres especiais.
Os Temperos industriais semi prontos,cheios de sal, conservantes e muito sódio foram banidos aqui de casa rsss...
E nada como a beleza das cores naturais e aromas espalhados pela cozinha.

Beijos
Bia

Katia Bonfadini 21 de novembro de 2011 15:01  

Paula, eu adoro temperos e especiarias! As cores dos que você comprou estão lindas, que mistura inusitada! Agora fiquei curiosa pra saber como vai usá-las! Vou ficar acompanhando seus próximos posts! Beijão!

Espaco Home 21 de novembro de 2011 18:29  

Repito aqui as palavras da Jozy, só damos valor as coisas quando não temos mais....morro de saudades de quando ia fuçar a região da 25. Quantas coisas bacanas encontramos por lá.
Vou ficar de olho para ver as coisas gostosas que vão aparecer por aqui.
Bjs Gladys

são33 21 de novembro de 2011 19:55  

ESPECIARIAS ATÉ QUE NÃO USO ASSIM TANTAS MAS VINAGRE BALSÁMICO E MOLHO INGLÊS NÃO PODEM FALTAR AQUI EM CASA.
BOA SEMANA
BJS

Veronica Kraemer 21 de novembro de 2011 22:55  

Paula querida, que post mágico este!!!
Eu nunca fui na zona cerealista, mas quero ir conhecer, deve ser tudo de bom!!!
Adorei suas comprinhas! Imagino a sua alegria!
Lindas todas as imagens, parabéns!
Beijossssssss e uma linda semana pra ti
Vero

Andréa 22 de novembro de 2011 14:04  

QUERIDA PAULA,
COMPRINHAS NOTA 1000!
EU NUNCA VI FARINHA DE UVA. PRA FAZER UM BOLO A COR DEVE FICAR LINDA.
VOU AGUARDAR AS DELÍCIAS QUE VEM POR AÍ,HEHEHE!!

BEIJOS,FICA COM DEUS!

Lourdes Sabioni 22 de novembro de 2011 14:15  

Menina do céu, quantas compras maravilhosas! Faz mais de 1 ano que não vou até lá e fiquei com uma vontade imensa de retornar!
Beijos!!!

Lívia Carolina 22 de novembro de 2011 21:58  

Oi Paula!
Que post mais "saboroso" rs

Eu não cozinho muito, logo acabo não usando muitos temperos.
Mas acho lindo e adoro os cheiros!

Sua cesta está linda!

Bjos

Iris Cristina 31 de janeiro de 2012 15:07  

Que delícia seu blog e em especial essa postagem ! Nossa !

Estou pra ir na ZC sábado próximo e com certeza vou procurar essa geléia !

Bjs

Anônimo,  21 de fevereiro de 2013 02:52  

Нi, just wantеd tο mеntion, I еnjoyeԁ this blog poѕt.

It was inspiring. Kеep on pοѕting!

my ρagе ... http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

Anônimo,  6 de março de 2013 07:47  

Hi there I am so thrillеd I found your website, I гeally
founԁ you bу miѕtake, while I ωaѕ гesearchіng on Yahoo for something еlsе, Аnуhоw I аm here now
and wοuld just liκe tо sаy kudοs for a marvеlous pоst and
a all round inteгeѕting blog (I аlѕo love the themе/dеsign), I don't have time to look over it all at the minute but I have saved it and also included your RSS feeds, so when I have time I will be back to read much more, Please do keep up the awesome work.

Check out my web site :: V2 Cigs Reviews

Anônimo,  8 de março de 2013 22:25  

Hі there, all the time і used to check weblog
ρosts herе in the eaгly hοurs іn thе ԁawn, аs i love to gain knоwledge of more and mοre.



Feеl free to ѵisit my weblοg
:: Full File

Back to TOP