Para as crianças... e adultos também!

>> sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Bom dia pessoal!

Enquanto meu bebezinho não vem, me "acabo" nos programas infantis com uma figurinha muito amada por mim: a Olivia, minha sobrinha que em breve completará 6 aninhos. Como ela é uma pessoinha muito importante, tenho o maior cuidado com ela. Penso antes de falar as coisas, procuro falar de maneira clara e correta, e também escolho nossos passeios com carinho e atenção. Na minha opinião a primeira infância é importantíssima para a formação do indivíduo e por isso me esforço para que a Olivia tenha os melhores registros possíveis de imagens e som.

Um dos lugares que escolhi para conhecermos juntas é o Espaço Catavento. Um local repleto de informações e atrações sobre o Cosmos, Vida e Sociedade. O espaço é totalmente interativo. Está repleto de inventos e experiências que podem ser manipuladas por todos. Tudo está bem sinalizado e em cada instalação há monitores incentivando esta interação.

Todos os monitores são estudantes dos temas das instalações. Por exemplo, na seção do Universo há rapazes e moças estudantes de atronomia. Em instalações com plantas e animais há estudantes de biologia. E assim vai. Esta turma está sempre pronta a explicar os fenômenos ao nosso redor, de forma muito simpática e acessível.

O Espaço Catavento fica no Palácio das Indústrias, no Centro de São Paulo. Há um bom estacionamento no local. Apesar de estar no Centro e perto do Mercado Municipal, não há estações de metrô próximas, então, antes de ir, verifiquem qual é o melhor acesso.

Uma visita completa ao espaço leva um dia inteiro e, mesmo assim, fica a sensação de que faltou ver algo. Além da riqueza de conteúdo dentro do Palácio, há ao lado de fora os jardins com um avião DC-3, uma locomotiva, charretes e veículos antigos em exposição!

Este é o Palácio da Indústrias. Olhando de fora, ninguém imagina as engenhocas que tem dentro.

A primeira parte é sobre o Universo. Conheçam o sol!


Logo após o Universo, entramos na parte da geologia. Aprendemos sobre as camadas dos solos e os tipos de pedras que encontramos neste nosso lindo Planeta.

Na instalação de zoologia há uma homenagem ao Brasil e sua rica fauna e flora.


Esta parte do Espaço é sobre o ser humano e sua evolução ao longo das eras.

Aqui é uma enorme área com vários inventos e experiências onde todos podem interagir, brincar e manipular.

Este balão ao fundo sobe, bate no teto e desce... sozinho!!!

Esta é uma das áreas fora do palácio, no "quintal".


Com São Paulo de chuva ou sol, vale a pena conferir! Em todas as vezes em que visitei o Espaço Catavento, sempre vi os frequentadores se divertindo muito!

Foi um passeio inesquecível com a Olivia!

Um lindo fim de semana para todos!

Beijos

Paula

13 comentários:

Dzoli 24 de setembro de 2011 00:17  

Thanks Paula for taking us through this wonderfullM Museum.Place taht we can say we have seen :))

Guloso e Saudável 24 de setembro de 2011 03:47  

Paula,
Temos de alimentar nosso corpo e espírito, o espaço catavento é uma forma muito interessante e divertida de alimentar o espirito.
Beijo.
Vânia

Dri Viaro 26 de setembro de 2011 15:17  

Já fui ao caavento cultural, as crianças gostaram demais :)

beijos

lívia e lucia 28 de setembro de 2011 11:13  

Que programa gostoso e que tia mais carinhosa vc é, quando tiver os meus filhos vou fazer esses programas com eles com certeza bjs ótima dia!

Simples Assim 28 de setembro de 2011 18:33  

Oi Paula,
Que lugar lindo! Adorei que vc trouxe pra gente conhecer.
Bj,
Lylia

Executiva de Panela 28 de setembro de 2011 20:02  

Muito obrigada pela visita de vocês, garotas! De fato o espaço é bem interessante e bonito! O mais legal é a possibilidade de interagir com grande parte dos inventos e material em exposição! Grande beijo a todas!

Simone Scharamm 29 de setembro de 2011 08:01  

Oi, Paula,
Isso é que é tia, hein? Aposto que a Olívia adorou esse passeio!
Já anotei aqui, pra quando levar minha pequena à Sampa! Valeu a dica!
As fotos estão lindas!
Beijos!

Heloísa 29 de setembro de 2011 10:01  

Vim agradecer sua visita e comentários ao meu blog (Blog da vovó ... mas não só), e conhece o seu. Giostei muito, e vi que temos muitas coisas em comum. Também gosto de culinária, de viagens, livros e filmes (já falei sobre muitos no meu blog), e gostamos de mimar uma garotinha de 5 anos. Você, sua sobrinha Olívia, e eu, minha neta Isadora.
Ainda não estive nesse espaço Catavento, mas numa primeira oportunidade quero levar minha netinha.
Adorei sua torta de atum, seu café da manhã para dois, e tudo mais.
Beijo.

Formiguinha 29 de setembro de 2011 10:04  

Oi! Sou a Formiguinha:)

Venho agradecer a visita, comentário e por ficares seguidora da minha Casinha. Adorei!
Volta sempre que és muito bem vinda:):):)
Adorei também conhecer o teu cantinho e não me importava nada de visitar este palácio do conhecimento. Deve ser bem divertido.

Vou ficar tua seguidora para não perder as novidades:)
Beijinhos da Formiguinha

Lívia Carolina 29 de setembro de 2011 15:30  

Que delícia de passeio, Paula!
Eu vi uma reportagem muito legal sobre o Espaço Catavento, e desde então quero conhecer!

Obrigada pela visita e por seguir meu blog literário!

Em breve farei outro soreio! rs (neste e no meu outro blog também)

Bjos

Ps. O seu blog é uma graça. Conheci-o através do blog da Kátia.

Bjos

Executiva de Panela 29 de setembro de 2011 21:47  

Estou muito feliz com a visita de vocês! Formiguinha, você não poderia dar melhor definição: é um palácio do conhecimento. Simone, não deixe de me avisar quando vier com sua pequena! Tenho muitas dicas de passeios infantis, pois sempre estou passeando com a Olivia. Heloisa, é verdade! Visitei seu blog e temos muito em comum. Por isso acho que Você e sua netinha irão gostar do passeio até o catavento. Grande beijo a todas e excelente fim de semana!

Cucchiaio pieno 2 de outubro de 2011 13:23  

Que fortuna a Olivia ter uma tia como você!
Adorei o local.
Bjim
Léia

Katia Bonfadini 3 de outubro de 2011 17:06  

Paula, que lugar mais interessante! Adorei saber da existência dele! E que fachada é essa? Maravilhosa!!!!! Boa dica, hein?? Bjs!

Back to TOP