O que Einstein disse a seu cozinheiro

>> segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Bom dia pessoal!

Aí está um livro muito bacana para quem aprecia o ambiente da gastronomia: O que Einstein disse a seu cozinheiro (What Einstein told his cook), de Robert L. Wolke.  Trata-se de uma enciclopédia compacta abordando todos os elementos que envolvem a culinária: desde ingredientes, nutrientes, temperaturas e técnicas de preparo,  a equipamentos e instrumentos.

Não é fácil associar química e física com cozinha. Entretanto, o autor escreve de forma tão leve e divertida que é um prazer ler cada página deste livro. Alguns mitos da culinária são descartados e outros são confirmados - e tudo sempre muito bem fundamentado!

Aprendi, por exemplo, que a frigideira ideal seria de prata, acreditam? Isso porque a prata é o metal que melhor conduz o calor. E que congelar ovos não dá muito certo porque as gemas ficam espessas e grudentas no degelo, ou seja, de textura inadequada para o preparo de qualquer receita. E Robert L. Wolke explica tudo isso em detalhes.

Além do rico conteúdo da 'ciência na cozinha', o livro também contém receitas interessantíssimas como 'Gelatina de champagne', 'Bolo de framboesa' e 'Creme talhado de limão'.

Atrativo, né pessoal?

Beijos e uma linda semana!

Paula

13 comentários:

Dzoli 20 de setembro de 2011 01:52  

Who would ever think that Einstein would find his place in cooking:)

Guloso e Saudável 20 de setembro de 2011 03:28  

Paula,
Vou procurar o livro, não conhecia.
Beijo.
Vânia

Ana 20 de setembro de 2011 07:44  

Muito interessante. Vai já para a minha lista. Adorei a sugestão.

Beijinhos

Simples Assim 20 de setembro de 2011 16:28  

Gostei da dica.Acho que todo mundo que gosta de gastronomia adora esses livros.
Obrigada pela indicação.
Bj,
Lylia

Fla 21 de setembro de 2011 12:36  

Mais um pra minha listinha.
Estou lendo um ótimo também que vai me render um post em breve.
Beijos e obrigada pela dica.

lívia e lucia 21 de setembro de 2011 16:20  

Adorei a dica vou colocar na minha listinha bjs!

Andréa 21 de setembro de 2011 16:41  

OLÁ QUERIDA!
ÓTIMA DICA,LIVROS SÃO SEMPRE BEM VINDOS, UMA RIQUEZA A MAIS!

BEIJOS.......

Tamy 21 de setembro de 2011 20:26  

Ainda não li esse livro, mas muitas pessoas já me recomendaram!!!! Você está gostando???

Beijos e obrigada pela visita!

Executiva de Panela 21 de setembro de 2011 20:57  

Meninas, obrigada pela visita e pelos comentários! O livro realmente é riquíssimo de informação e muito interessante. Tem até dicas de como preservar os utensílios domésticos. Tudo escrito de forma abrangente mas, principalmente, descomplicada! Beijos, Paula

Meu Canto Na Cozinha 21 de setembro de 2011 20:59  

Paula,
Que sugestão ótima, entrou na minha wish list rsss
Você sempre nos presenteando com boas dicas.
Obrigada querida
Beijos
Paty

Executiva de Panela 22 de setembro de 2011 22:31  

Oi Tamy! Sim, gosto muito do livro. Ele é do tipo para consultar, sabe? Sempre dou uma olhada nele seja por mera curiosidade ou aconselhamento em relação à rotina da cozinha. Beijos

Katia Bonfadini 3 de outubro de 2011 17:07  

Paula, esse livro deve ser bem interessante mesmo! Se eu começar a tomar gosto por pratos mais elaborados, com certeza vou incluí-lo na minha lista de desejos! Bjs!

Anônimo,  7 de maio de 2013 16:49  

Oi Paulinha,

adoro livros de culinária, esse eu não conheço, mas vou ficar na expectativa de um novo sorteio para que eu possa concorrer.
Adoooooooooro seu blog!

Bjinhs
Isabel Cristina

Back to TOP