O melhor cheesecake que já provei

>> domingo, 4 de setembro de 2011


Bom dia pessoal!

Uma das sobremesas que mais gosto é o cheesecake. Acho muito interessante a combinação do creme com a base, como uma torta cremosa. Entretanto, sempre me decepcionei ao provar cheesecakes por aí. O creme, sempre gorduroso, mais parecia creme de queijo com açucar.

No último Dia dos Namorados preparei um almoço especial para o Principe Encantado, e decidi tentar como sobremesa o cheescake. Revirei a web em busca de uma receita que me parecesse saborosa e fácil de fazer. Finalmente a encontrei no formidável blog da Stefânia Barreto, 'Com uma pitada de açucar', nesta postagem aqui. Reproduzo abaixo a receita, com a diferença de que optei pelo coulis de maracujá -  uma das minhas frutas favoritas.

De fácil preparo, vocês podem seguir a receita 'à risca', pois os ingredientes estão na medida certa. O resultado é maravilhoso! É o melhor cheesecake que já provei! Após o primeiro bocado, imediatamente veio à minha mente a música "Cheek to cheek", e - como a própria Stefânia descreve - a sensação é "Heaven... I'm in heaven!"

Cheesecake de pêra e gengibre com coulis de maracujá
(do blog Com uma pitada de açucar)

Tempo de preparo: 1 hora (mais o tempo de geladeira)
Rendimento: 10 porções
Ingredientes para a base
170g de biscoito tipo maisena ou mel (utilizei leite e mel da Nestlé)
3 colheres (sopa) de amêndoas moídas
75g de manteiga sem sal derretida

Ingredientes para o recheio
1 colher (sopa) de gelatina em pó
250ml de néctar de pêra (descasquei 2 peras e bati no liquidificador)
1 colher (chá) de suco de gengibre (rale o gengibre no ralo fino e esprema para sair o suco)
115g de açúcar
380g de cream cheese
1 fava de baunilha (ou 1 colher (chá) de essência)
1 colher (sopa) de suco de limão
250ml de creme de leite fresco gelado

Ingredientes para o coulis de maracujá
1 xícara (chá) de suco de maracujá 
1/2 xícara (chá) de água
4 colheres de sopa de mel
2 colheres (chá) de amido de milho 

Modo de preparo

1. Prepare a base. Num processador ou liquidificador, triture os biscoitos até obter uma farofa fina. Passe por uma peneira e misture com a amêndoa triturada, adicione a manteiga derretida, misture bem para dar liga. Pressione a mistura no fundo de uma forma com fundo removível e deixe na geladeira por 30 minutos.

2. Prepare o recheio. Em uma tigela pequena, coloque a gelatina sobre 5 colheres (sopa) de néctar de pêra. Mexa bem e deixe descansar por 5 minutos. Leve a tigela em uma panela com água quente (banho maria) em fogo brando e misture até que se dissolva por completo. Junte essa mistura ao restante do néctar de pêra e deixe esfriar.

3. Na batedeira, bata o açúcar e o cream cheese até obter um creme fofo e brilhante (aproximadamente 3 minutos). Abra a fava de baunilha no sentido do comprimento e raspe o conteúdo na vasilha. Bata apenas para incorporar. Despeje o suco de limão e o suco de gengibre sob a mistura de pêra e gelatina e misture bem. Incorpore o suco a mistura de cream cheese e açúcar. Essa mistura precisa estar bem homogênea. Reserve. Bata na batedeira o creme de leite fresco até obter picos leves e junte ao recheio com uma colher e misture com a ajuda de uma espátula até incorporar bem.
Distribua essa mistura sobre a base de biscoitos e deixe na geladeira de véspera, ou pelo menos por 4 horas, até endurecer.

4. Prepare o coulis. Misture os ingredientes do coulis em uma panela e leve ao fogo até ferver. Espere esfriar. Retire o cheesecake da geladeira, desenforme e cubra cuidadosamente com o coulis. Leve à geladeira novamente antes de servir.

Et bon appétit mes amis!

Beijos e boa semana!
Paula


12 comentários:

Stefânia Barreto 4 de setembro de 2011 14:47  

OI Paula,
Tudo bem?

Que delícia ver essa receita por aqui! Realmente o sabor é inigualável e vale toda a espera para que fique pronta, não é?

Beijocas e parabéns, sua cheesecake ficou lindona!

Mimu's Da Mônica 6 de setembro de 2011 18:49  

Adoro diquinhas assim, por isso estou chegando e vou ficar por aqui, para ficar sempre antenada.
Seu blog esta fofo.
Adorei o post da festa junina em agosto, hehehehee, a mesa ficou linda. O carinho faz toa a diferença.
Parabéns.

Begin

Ana Paula Gervason 7 de setembro de 2011 19:19  

Eu adoro cheesecake! Uma das minhas sobremesas preferidas...hehhe
Vou anotar essa receita...


Bjss querida e uma maravilhosa noite!!!

http://toutlamour.blogspot.com/

Pepa 7 de setembro de 2011 20:37  

Oi Paula, é a Vi, a foto desse cheesecake esta D+, e pela receita deduzo que deve estar uma delicia, deu vontade, vou pedir para Pepa( quando melhorar da gripe) para fazer, afinal a mestre cuca aqui é ela..
Muitos beijos,Vi

Meu Canto Na Cozinha 8 de setembro de 2011 16:39  

Oi Paula,

A foto do seu cheesecake ja convence que ele realmente deve ser delicioso, ateh hoje eu nunca provei outro sabor alem do frutas vermelhas, nao sei, nao me convence que outro sabor ficaria bom na combinacao, mas vou aproveitar que vc colocou que esse eh o melhor cheesecake que vc ja provou e vou reproduzir a receita um dia em casa!
Beijos
Paty

Executiva de Panela 8 de setembro de 2011 22:52  

Oi meninas lindas! Muito obrigada pelos elogios! Este cheesecake é bem leve. Vale a pena testar. E A receita está na medida certa. Qualquer dúvida, estou à disposição! Muitos beijos!

Chá Mate com Pinhão 9 de setembro de 2011 01:54  

Olá Paula
Ahhh... mas sem dúvidas esta receita vou experimentar. Ainda mais com pêra, minha fruta favorita!
Belíssimas fotos!
Bjos
Bia Costa

Katia Bonfadini 9 de setembro de 2011 05:09  

Deve ser uma delícia mesmo e a foto ficou linda, com destaque para a colher de degustação! Amei aapresentação. Meu pai faz um cheesecake maravilhoso e até hj foi o melhor que já comi, mas sua receita promete! Vou encaminhar pra ele!Bjs!

Emília 9 de setembro de 2011 10:42  

Uma combinação de sabores bem exótica!
Ficou lindo!!!
Beijinhos

são33 7 de outubro de 2011 04:39  

adoro cheesecake e este ficou divino.
bjs

Patricia M. M. Duwe 20 de junho de 2013 12:29  

Maravilhoso esse cheesecake!!! Bjs

Back to TOP