Liderando com o Gladiador

>> segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Unindo o útil ao agradável, hoje recomendo o filme Gladiador, dirigido por Ridley Scott, tendo como protagonista o ator Russell Crowe. Além da riqueza artística, considero este filme um excelente material para análise da Liderança - tema polêmico para os Administradores e Executivos.



A polêmica sobre Liderança se dá porque a mesma estratégia bem-sucedida para se conduzir uma determinada situação, pode ser um verdadeiro desastre para outra. Liderar não é mandar, e liderar não é simples.

Lembro-me de um colega de faculdade que trabalhava em uma famosa rede de lojas tipo magazine, com filiais em todo o Brasil. Como gerente geral da região Sul, ele aumentou tanto as vendas que foi transferido para São Paulo, na tentativa de obter o mesmo resultado. Ele relatou que, mesmo tendo aplicado as mesmas estratégias das lojas do Sul, estas não surtiram o menor efeito com a equipe de São Paulo. Ele teve de arregaçar as mangas e mudar sua tática.

Como vocês vêem, não há receita para uma boa Liderança. Cada situação requer estratégia própria. Porém, há aspectos comportamentais que - na minha opinião - são essenciais para todo bom líder. Primeiramente, o líder deve compreender muito bem o objetivo a ser atingido, pois cabe a ele transmiti-lo à sua equipe e, sobretudo, definir a estratégia mais adequada para se chegar à almejada conquista.

No filme Gladiador, o protagonista do filme General Maximus Decimus Meridius atinge seu objetivo principal, que é encontrar-se com o novo Imperador. Sua conduta, abaixo relacionada, é essencial para essa vitória.
  • Comprometimento com o objetivoO líder não deve perder sua meta de foco.  O Gladiador acreditava fortemente na possibilidade de rever o Imperador. Para chegar até ele, tratou todo o percurso com muita seriedade. Não perdeu o foco.
  • Espírito de união. O líder deve unir sua equipe e mantê-la assim. O sucesso não é solitário. Um grupo de pessoas que geralmente estão nos bastidores colaboram de forma direta ou indireta para grandes realizações.
  • Antecipar problemas. O líder deve ter serenidade para enxergar todos os apectos que envolvem uma situação. No filme, antes de iniciar uma das batalhas mais sangrentas da arena, o Gladiador habilmente dita a estratégia de combate para o Grupo. Durante toda a luta ele continua fazendo o mesmo: dizendo o que o grupo deve fazer para evitar a derrota. Toda estratégia ou tática adotada tem seus prós e contras. Para evitar colapsos, porém, deve-se sempre avaliar a situação de forma sistêmica, ou seja, olhar para ela em 360º.
Somando-se a isso o líder deve agir com justiça, sabedoria e prudência. Ter humildade para ouvir os que estão ao redor - sempre há que se aprender com o próximo. Ter resistência em relação ao que for contrário à bondade.

Percalços haverão durante todo o percurso mas, se o líder estiver determinado a seguir o que é BOM, as chances de vitória serão muitas.

Bom filme e boa reflexão!

Paula

4 comentários:

Caio Russo 17 de agosto de 2011 13:51  

Oi Executiva,

Estava lendo este seu último post sobre liderança e lembrei de alguns trabalhos que eu fiz (alguns que falharam e outros que deram certo)

Sabe qual era normalmente a razão do sucesso ou fracasso? REGIONALISMO.

Não por uma questão de preconceito, mas por uma questão de uma simples palavra fazer toda a diferença de uma região para a outra (e dependendo da palavra realmente faz) no seu significado ou então não pelas pessoas não saberem o que significavam aquilo.

Aqui em SP a questão da estratégia é exatamente a mesma. Temos filiais aqui em SP, no RJ e BA. em cada um destes lugares os negócios são fechados de formas tão diferentes que eu fico até atordoado. ;)

Então, apesar de vivermos em um mundo que caminha para a globalização, ainda temos que lembrar que a individualização das características conta muito.

Meu Canto Na Cozinha 18 de agosto de 2011 20:20  

Gostei muito do seu post
Liderar realmente nao eh facil e precisa de muita determinacao, foco, expirito de equipe...enfim, tudo o que vc mencionou aqui.
Adoro esse tema!
Bjs
Paty

Executiva de Panela 19 de agosto de 2011 18:48  

É pessoal, não é fácil, viu? Esse tema dá muita prosa! Beijos!

Sandra Portugal 4 de janeiro de 2012 10:57  

Excelente filme e excelente analogia ao tema e a liderança! Vou até rever o filme nesse meu período de férias!
Amo vir aqui!
bj carinhoso
Feliz 2012!
Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com//

Back to TOP