Boas maneiras no trabalho

>> segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Bom dia pessoal!

O Executiva de Panela é um blog 'bebê' - bem novinho; porém já me proporciona muitas alegrias por compartilhar com vocês, dentre tantas variedades, 'causos' do ambiente corporativo onde passo boa parte do tempo.

Hoje gostaria de dar uma dica àqueles que querem entrar (ou se manter) no mercado de trabalho. Tenho observado uma tendência muito interessante e que me deixa muito feliz: a atenção que as empresas estão tendo em relação à postura de seus funcionários.

Diante de tantas faculdades, cursos e mais cursos, escolas de idiomas e afins; o que realmente indico para todos os profissionais - seja qual for a área de atuação - é um:



Quando penso em boas maneiras, refiro-me a muito mais do que saber qual talher usar em determinado prato ou a quem apresentar primeiro num encontro. Para mim, boas maneiras é não constranger o seu próximo.

Ser cordial, agradável e gentil no trato com todos - chefes, colegas e subordinados - é sim uma vantagem e tanto para o profissional. E gentileza não significa bajular as pessoas. É possível manter uma atitude simpática e também genuína com todos.

Como começar? Preocupe-se com o bem estar do seu próximo! Seja atencioso, mantenha a sua palavra, seja pontual, seja bom ouvinte, fale com uma voz tranquila, clara e calorosa, lembre-se de agradecer as atenções. Enfim, seja simpático e mantenha uma atitude positiva!

Conheci um profissional com um currículo brilhante! Brasileiro formado no exterior, falava fluentemente o idioma inglês, trabalhou em outros países, até trabalhou no Japão! Seu trato com o próximo, porém, era de uma grosseria que ninguém queria ficar por perto. Ele tinha histórico de ter brigado com um aqui  e outro acolá. Poucos meses depois de sua contratação, sua chefia mudou e ele foi demitido.

Chefes bons e justos valorizam e reconhecem a boa postura, pois educação e bom senso são fundamentais para se ter condições de representar a empresa em qualquer ocasião.

Na área de RH há material de sobra com dicas e 'passos' para se sair bem em uma entrevista. Mas... E quanto a mater o emprego? Então, se você quer realmente preservar sua imagem e manter a boa convivência no trabalho, fica aí a dica: boas maneiras e respeito ao próximo.

Beijos e boa semana!

Paula

6 comentários:

Eu Mulher 29 de agosto de 2011 23:49  

ótimas dicas não só para o trabalho mas também para toda vida.

Bjs

Executiva de Panela 31 de agosto de 2011 10:16  

Obrigada! É verdade! A dica é para a Vida. Boas maneiras é uma questão de hábito. E hábito é exercido 24h por dia. Beijos!

Simone Scharamm 31 de agosto de 2011 10:33  

Oi, Paula,
Ótimas dicas!
Aqui em casa, tem yakissoba 1 vez por semana,rs! Foi a maneira que descobri de familiarizar a caçulinha com as verduras! No início ela não gostava, agora adora!
Beijocas pra você!

Meu Canto Na Cozinha 2 de setembro de 2011 00:02  

Olá Paula,
Excelente você trazer esse assunto porque muitas vezes as pessoas se esquecem de que boas maneiras vão além de simples educação. Ter trato social, saber ouvir, falar e principalmente respeitar a opinião do próximo e procurar compreender as divergências são fundamentais, ainda mais no trabalho onde a convivência é diária.
Beijos
Paty

Emília 2 de setembro de 2011 11:09  

Oi Paula!!
Boas maneiras e respeito ao próximo deveriam nascer com a gente né, como seria bom não ter que ensinar para "gente grande" coisas básicas. Mas somos seres imperfeitos, rss, uns mais do que outros rss.
Gostei muito do seu blog!!!
Beijinhos

Katia Bonfadini 9 de setembro de 2011 05:13  

Paula, eu não poderia concordar mais com vc!!!! Conheço uma pessoa que adoro, é um executivo brilhante e bem sucedido, mas precisa muito ler esse texto!!!!! Chegou a um ótimo cargo na empresa onde trabalha, mas demorou a conquistar a tão esperada posição porque, apesar do extremo talento e inteligência, não tem muito tato pra lidar com as pessoas. Como tenho intimidade, vou encaminhar seu post e sugerir a leitura! Um grande beijo!

Back to TOP